Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Fórum Hipertrofia

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

'bem Estar' Contraindica Óleo De Coco E Gera Revolta Na Internet

Posts Recomendados

Postado
  • Este é um post popular.

Internautas ficaram revoltados com a abordagem do programa "Bem Estar" (Globo) sobre o óleo de coco, queridinho entre os adeptos da alimentação saudável.

No programa da última terça‐feira (18), os apresentadores receberam a nutricionista Ana Maria Lottenberg para falar sobre óleos vegetais. Ela falou mal do óleo de coco e recomendou o de canola.

"Muita gente tá usando óleo de coco para cozinhar, mas é caríssimo, um potinho desses sai por mais de quarenta, até cinquenta reais. É bom ou é ruim?", emenda a apresentadora Mariana Ferrão.

"Ele não traz nenhum benefício, pelo contrário. É rico em gordura saturada, aumenta o colesterol e a inflamação no tecido adiposo. Quem usa óleo de coco para emagrecer, na verdade está fazendo o contrário", diz a nutricionista.

"Vamos até tirar ele daqui, então", interrompe a apresentadora, tirando o pote da vista das câmeras. A nutricionista continua: "Lembrando, Mariana, que o coco tem muitas calorias, é o alimento mais calórico na natureza".

15232418.jpeg

Em seguida, a apresentadora enfatiza os benefícios do óleo de canola. "Se você estiver saindo neste momento para comprar um óleo para cozinhar, prefira o óleo de canola ou o de soja. São os melhores!". A reportagem termina com um "close" na embalagem de óleo de canola.

Telespectadores e internautas mais antenados, no entanto, não engoliram a recomendação, um tanto controversa: o óleo de canola, feito a partir de uma planta transgênica, é tido como vilão pelos defensores da culinária saudável, como Bela Gil — que recomenda, aliás, o óleo de coco.

"O óleo de canola deve ser substituído por outros óleos, como o dendê, o óleo de coco ou o azeite virgem ou extra virgem. Não existe nenhuma planta chamada 'canola', ou seja, o óleo de canola é totalmente industrializado", diz Bela no site oficial de seu programa na GNT.

A nutricionista Ana Maria Lotenberg, em entrevista ao "F5", rebate: "Existe a planta canola sim. No Rio Grande do Sul há fazendas de canola, que são lindas". A canola é uma planta geneticamente modificada, criada em 1999 a partir de outra planta, chamada couza, cujo óleo natural é impróprio para consumo

Com a repercussão do programa, o Instagram de Mariana Ferrão ficou lotado de reclamações de internautas sobre a matéria. "Desinformação", "informação comprada", "falta de responsabilidade", "deveria se chamar 'Mal Estar'" são algumas das críticas em uma foto publicada pela apresentadora sobre os óleos.

15232533.jpeg

A impopularidade do programa foi agravada quando o empresário Flavio Passos apontou que a nutricionista convidada, Ana Maria Lottenberg, tem uma série de textos publicados no site oficial da Purilev, marca de óleo de canola pertencente à Cargill. Um post feito por ele no Facebook teve mais de 11 mil compartilhamentos e foi parar em outras redes sociais.

CM3ch-wWUAEm0d0.jpg

Formado em nutrição nos Estados Unidos (o curso não tem validade formal no Brasil), Passos é dono da marca de produtos naturais Pura Vida, que comercializa, entre outras coisas, alimentos à base de coco.

"Achei um absurdo demonizarem um alimento tão tradicional, dizer que o óleo de coco não tem nenhum benefício. Os benefícios são comprovados. E vários estudos atuais são muito conclusivos em apontar que gordura saturada não necessariamente está ligada a doença e o fato de um alimento ser calórico não significa que ele faz mal", explica.

Passos começou a se interessar pelo assunto há cerca de 20 anos, quando diz ter se curado de uma infecção intestinal crônica apenas mudando a alimentação. A doença, segundo ele, era causada principalmente pela ingestão de gorduras "artificiais", como a soja e a canola. Quando substituiu os óleos pelos de coco, oliva e abacate, presenciou melhoras no intestino e na pele.

O OUTRO LADO

Procurada, a Cargill nega que Lottenberg seja funcionária da empresa. "A nutricionista desenvolveu conteúdos sobre saúde, bem estar e qualidade de vida para o site da marca entre 2010 e 2011. Após este período, não houve nenhum outro vínculo entre a nutricionista e a Cargill", diz a assessoria de imprensa da marca, que também nega ser anunciante da Globo atualmente.

Lottenberg, que é doutora em ciências dos alimentos pela USP, se defendeu. Em entrevista ao "F5", ela confirma que produziu os textos para o site da Purilev em 2010, e disse não ter "nenhum vínculo com a indústria alimentícia".

Autora da 1ª Diretriz sobre o consumo de gorduras e saúde cardiovascular, da Sociedade Brasileira de Cardiologia, Lottenberg diz que "todos os óleos vegetais são saudáveis" e que costuma indicar aos seus pacientes que cozinhem com óleos de canola, soja ou oliva. "Trabalho com gorduras desde 1983. O óleo de coco não é recomendado para cozinhar porque aumenta a quantidade de gordura saturada da refeição. Eu não sou contra o óleo de coco, ele tem sua utilidade e importância. Apenas não é o ideal para cozinhar", frisa.

Professora‐adjunta do hospital Albert Einstein e do laboratório de lípides da FMUSP, ela já participou várias vezes do "Bem Estar" e já chegou a recusar participações, quando o tema do programa não era sua especialidade. Questionada sobre porque o óleo de coco está "na moda", foi enfática: "não faço a menor ideia".

A Globo nega qualquer influência de marca alimentícia. "Os programas jornalísticos da Globo, por seu compromisso com a isenção e a precisão, não realizam ações patrocinadas ou vinculam‐se a marcas. Como se viu na pauta sobre o óleo de canola, o 'Bem Estar' não exibiu embalagens com logotipos. Todas as matérias do programa são baseadas em profunda pesquisa e escutam profissionais especializados", diz a emissora.

  • Respostas 92
  • Visualizações 11k
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Postagens Populares

  • Não o da matéria, especialistas de todo o mundo hehe A hype em cima do óleo de coco tá grande, principalmente nas gringa, falam até de alimento milagroso. Trata câncer, HIV, zica, bicho-do-pé, cax

  • Tem gente fechando os olhos pras evidencias, e teimando em dizer que o programa ta certo, porque a nutricionista falou. Nao tem o minimo de disposição pra fazer um simples pesquisa no google schoolar

  • Entre acreditar nela e no Lair Ribeiro, fico com o Lair, o que ele diz se comprova e se comprovou em mim na prática que foi : menos gordura vegetal = melhor perfil lipídico. Banha

Postado

Matéria comprada, ta na cara! Na boa gente, é só ir pela lógica. O que você prefere? Um óleo totalmente industrializado de uma planta genéticamente modificada, que não existe naturalmente e que sequer muda de estado ao ficar exposto ao calor, frio etc. Ou um óleo totalmente natural, extraido com vários processos para manter suas propriedades... Inclusive minha vó fala que antigamente cozinhava-se muito com óleo de coco, até começar a chegar esses trangênicos que nem existem na natureza..

Postado

E o pior é que como diz a matéria ai, o que ja criticaram sobre a matéria é evidente, acaba atingindo uma quantidade vasta de gente, que erroneamente acreditam que estão no caminho certo, essa pra mim, é a pior das consequências.. É complicado convencer a minha mãe que o melhor pra saúde dela não é exatamente o óleo de canola que ela vem usando há vários anos..

Postado

brincadeira viu, o pior que isso alimenta o povo que assiste :thumbsdown_anim:

acaba que o jaleco pesa nessas horas, infelizmente

Editado por batataaao

Postado

Problema é que pra gente tudo bem, mas pro resto dos brasileiros (centenas e centenas de milhares provavelmente), ela é uma nutri boa porque estava na globo e vao passar a considerar como religião o que ela fala...

Postado

O que esperar vindo da globo né... a única coisa certa que essa "doutora" falou é que óleo de côco é caro. rs.

Pior ainda é convencer que a banha de porco que uso não vai "entupir a veias".
E que é perfeitamente saudável.

Meu prof de biologia falou isso também..

Postado

Por essas e outras que eu evito assistir televisão, desanimador.

Editado por GuilhermeFacção

Postado
  • Este é um post popular.

Tem gente fechando os olhos pras evidencias, e teimando em dizer que o programa ta certo, porque a nutricionista falou. Nao tem o minimo de disposição pra fazer um simples pesquisa no google schoolar ou pubmed pra saber. Falta de cetismo, comodismo ou então é burrice mesmo !!!

Oleo de coco é o melhor oleo pra cozinhar porque é composto 90% de gorduras saturadas isso faz com que ele seja resistente ao calor e nao chega a oxidar com facilidade. Ele é rico em ácido láurico, que melhora o colesterol e ajudar a matar bactérias e outros patogênicos. É um oleo que traz benefícios poderosos a saúde.

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC444260/

https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0009912004001201

https://link.springer.com/article/10.1007%2Fs11745-009-3306-6

Oleo de canola ate tem uma boa proporção de omega 3 e 6, mas é um oleo extremamente industrializado que passa por MUITOS processos, antes de chegar nos supermercados, por isso nao é recomendado pra consumo humano

Esse video mostra como o oleo de canola é fabricado, olhem o tanto de processos que ele passa antes de ser engarrafado, nunca que um alimento desse é saudavel

Oleos vegetais derivados de grãos em geral devem ser evitados, sao altamente processados e refinados, ricos em omega-6 e uma desproporção grande com o omega 3.

Estudos que ligam esse tipo de oleo a doenças como cancer e doenças cardiacas

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2166702/

https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1196/annals.1323.028/abstract

https://www.biomedcentral.com/1741-7015/10/50

estudo que mostra que os oleos vegetais dos supermercardos americanos contem cerca de 0,56 a 4,2% de gorduras trans o que é altamente toxico ao nosso organismo

https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1745-4522.1994.tb00244.x/abstract

Lista dos piores oleos para se consumir:

  • Óleo De Soja
  • Óleo De Milho
  • Óleo De Canola
  • Óleo de colza
  • Óleo de girassol
  • Óleo de gergelim
  • Óleo De Semente De Uva
  • Óleo de cártamo

Tabela que mostra a desproporção absurda entre esse óleos ditos como "saudáveis" pela mídia, isso sim que gera inflamação

Óleo Proporção Omega 6 a 3
__________________________________________________
O óleo de cártamo 78-1
__________________________________________________
Óleo de girassol 69-1
__________________________________________________
Óleo de milho 59-1
__________________________________________________
Óleo de gergelim 45-1
__________________________________________________
Óleo de amendoim 34-1
__________________________________________________
Óleo de pistache 31-1
__________________________________________________
Óleo de semente de abóbora 20-1
__________________________________________________
Óleo de soja 11-1
__________________________________________________

Postado

Vi na internet, que furada aquela nutricionista, constrangedora a cena, ela parecia insegura e falando coisas sem nexo. O óleo canola é sem duvida o pior de todos.

Postado

Essa nutricionista quer enganar quem falando que existe a planta canola kkkkk, canola nao existe o oleo é derivado de um grão chamado colza que é um vegetal barato, que cresce rápido e resistente a insetos , é muito mais fácil de ser processado do que um azeite de oliva prensado a frio por exemplo . O oleo de colza era ultilizado antigamente como oleo industrial, depois teve que mudar o o nome pra "disfarçar".

as pessoas leigas continuam sendo feitas de idiotas e cobaias, caindo nas armadilhas das industrias de alimentos

Postado

Bela Gil, a mulher que recomenda jogar o creme dental fora e escovar os dentes com curcuma tem um programa de tv..

Postado

O mais triste é que isso não acontece só com o óleo.

Infelizmente a televisão é movida a grana, sendo assim fica complicado ter matérias que realmente ajudariam numa alimentação saudável.

Propaganda deu um Oi.

Postado

Matéria comprada, ta na cara! Na boa gente, é só ir pela lógica. O que você prefere? Um óleo totalmente industrializado de uma planta genéticamente modificada, que não existe naturalmente e que sequer muda de estado ao ficar exposto ao calor, frio etc. Ou um óleo totalmente natural, extraido com vários processos para manter suas propriedades... Inclusive minha vó fala que antigamente cozinhava-se muito com óleo de coco, até começar a chegar esses trangênicos que nem existem na natureza..

Ué, e só porque um alimento é transgênico ele traz malefícios a saúde?

Eu acho esse tipo de argumento deveras fraco. O que eu vejo aqui é que há uma convicção tão grande sobre óleo de coco, que nem os próprios especialistas da área tem.

Na verdade, na verdade, o óleo de coco tem uma hype imensa.

Postado

O que eu vejo aqui é que há uma convicção tão grande sobre óleo de coco, que nem os próprios especialistas da área tem.

Na verdade, na verdade, o óleo de coco tem uma hype imensa.

Olha o naipe dos "especialistas" nutricionistas

não entendi porque oleo de coco tem uma hype imensa, isso ai eu diria para os óleos derivados de grãos, não ?

Postado

Mariana Ferrão fazia boa companhia a Ricardo Boechat quando a dupla apresentava o Jornal da Band. Há uns anos, ela deixou a TV Bandeirantes e migrou para a Rede Globo, e acabou ganhando um papel num programa matinal onde desinformação e notícias bostejadas são perpetradas aos montes

A inflação está alta, camaradas. O IPCA-15 está quase batendo 10% nos últimos 12 meses. Então, deixe que achem que óleo de côco entope artérias, que banha de porco dá arteriosclerose e que gema de ovo é o símbolo do apocalipse. Mais pessoas acreditando nessas desgraças = menos pessoas comprando esses produtos = preço mais acessível a nós

Postado

Ué, e só porque um alimento é transgênico ele traz malefícios a saúde?

Eu acho esse tipo de argumento deveras fraco. O que eu vejo aqui é que há uma convicção tão grande sobre óleo de coco, que nem os próprios especialistas da área tem.

Na verdade, na verdade, o óleo de coco tem uma hype imensa.

Estamos perdidos com estes "especialistas" de hoje.... Interesses financeiros estão escancaradamente por trás de muitos estudos e ações.

Ao invés de procurarem fazer mais pesquisas sobre o óleo de coco, eles desqualificam prontamente o produto, será porque?

Editado por CarlosRossi

Postado
  • Este é um post popular.

Olha o naipe dos "especialistas" nutricionistas

não entendi porque oleo de coco tem uma hype imensa, isso ai eu diria para os óleos derivados de grãos, não ?

Não o da matéria, especialistas de todo o mundo hehe

A hype em cima do óleo de coco tá grande, principalmente nas gringa, falam até de alimento milagroso. Trata câncer, HIV, zica, bicho-do-pé, caxumba. Esses três últimos pode por na minha conta.

Tem gente fechando os olhos pras evidencias, e teimando em dizer que o programa ta certo, porque a nutricionista falou. Nao tem o minimo de disposição pra fazer um simples pesquisa no google schoolar ou pubmed pra saber. Falta de cetismo, comodismo ou então é burrice mesmo !!!

Oleo de coco é o melhor oleo pra cozinhar porque é composto 90% de gorduras saturadas isso faz com que ele seja resistente ao calor e nao chega a oxidar com facilidade. Ele é rico em ácido láurico, que melhora o colesterol e ajudar a matar bactérias e outros patogênicos. É um oleo que traz benefícios poderosos a saúde.

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC444260/

https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0009912004001201

https://link.springer.com/article/10.1007%2Fs11745-009-3306-6

Oleo de canola ate tem uma boa proporção de omega 3 e 6, mas é um oleo extremamente industrializado que passa por MUITOS processos, antes de chegar nos supermercados, por isso nao é recomendado pra consumo humano

Esse video mostra como o oleo de canola é fabricado, olhem o tanto de processos que ele passa antes de ser engarrafado, nunca que um alimento desse é saudavel

Oleos vegetais derivados de grãos em geral devem ser evitados, sao altamente processados e refinados, ricos em omega-6 e uma desproporção grande com o omega 3.

Estudos que ligam esse tipo de oleo a doenças como cancer e doenças cardiacas

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2166702/

https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1196/annals.1323.028/abstract

https://www.biomedcentral.com/1741-7015/10/50

estudo que mostra que os oleos vegetais dos supermercardos americanos contem cerca de 0,56 a 4,2% de gorduras trans o que é altamente toxico ao nosso organismo

https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1745-4522.1994.tb00244.x/abstract

Lista dos piores oleos para se consumir:

  • Óleo De Soja
  • Óleo De Milho
  • Óleo De Canola
  • Óleo de colza
  • Óleo de girassol
  • Óleo de gergelim
  • Óleo De Semente De Uva
  • Óleo de cártamo

Tabela que mostra a desproporção absurda entre esse óleos ditos como "saudáveis" pela mídia, isso sim que gera inflamação

Óleo Proporção Omega 6 a 3
__________________________________________________
O óleo de cártamo 78-1
__________________________________________________
Óleo de girassol 69-1
__________________________________________________
Óleo de milho 59-1
__________________________________________________
Óleo de gergelim 45-1
__________________________________________________
Óleo de amendoim 34-1
__________________________________________________
Óleo de pistache 31-1
__________________________________________________
Óleo de semente de abóbora 20-1
__________________________________________________
Óleo de soja 11-1
__________________________________________________

Outro prova da hype do óleo é sobre esse história de ser bactericida e fungicida. Primeiro porque estudos in vitro não são suficientes para determinar isso (como é o caso do artigo que você citou). Por exemplo, antibióticos para serem liberados precisam de estudos in vitro e in vivo. Matar microorganismos dentro de um tubo de ensaio ou placa de petri não é necessariamente ser eficaz em seres humanos.

Sobre o acído láurico até onde eu sei ele levanta tanto o HDL como o LDL. Vou dá uma lida no full text, porque só pelo abstract não da pra tirar conclusões. (se quiser é só me enviar PM)

E o ultimo artigo só apresenta conclusão que o oleo de coco não causa dislipidemia e pode reduzir a gordura abdominal de mulheres (o que precisa ser reproduzido em outros estudos, com maiores populações e em homens também).

Se quiser o full text também é só mandar PM.

Entendam que ter um artigo cientifico falando que X coisa causa Y, não necessariamente prova nada, tudo precisa ser reproduzido e discutido em cima de possíveis fatores de confusão. Por isso que existe uma coisa chamada de força de evidência. Um ensaio clinico randomizado em humanos é infinitamente superior do que um estudo em animais, certo?!

O óleo de coco carece disso, por isso opiniões controversas. Não estou defendendo o uso de óleos vegetais, apenas não sou tão categórico ao afirmar que o óleo de coco é extremante melhor que óleos vegetais e bem melhor para a saúde como um todo.

Eu? Continuo cozinhando com banha de porco e manteiga. Óleo de coco é caro rapaz.

Postado

Nao manjo muito do assunto de olhos vegetais, mas tenho uma pergunta:

Com o que andei lendo aqui, seria melhor usar manteiga para besuntar uma frigideira do que o azeite de oliva?

Sempre ouvi falar muito bem desse ultimo, mas no quesito cozinha ele se torna um vilao é isso?

Postado

Nao manjo muito do assunto de olhos vegetais, mas tenho uma pergunta:

Com o que andei lendo aqui, seria melhor usar manteiga para besuntar uma frigideira do que o azeite de oliva?

Sempre ouvi falar muito bem desse ultimo, mas no quesito cozinha ele se torna um vilao é isso?

azeite se oxida em altas temperaturas, se o que vc comprou já não estiver oxidado de fabrica...

manteiga é melhor.

Postado
  • Autor

Achei bem interessante todos os posts seus nesse tópico mas creio que algo ficou faltando. Você näo chegou a falar nada sobre o óleo de canola. Näo falou o que acha da recomendacäo da dotôra de usar esse óleo como número um.

Eu ficaria muito feliz com a sua opiniäo acerca disso.

Postado

Quanta discussão por causa de uns óleos.

Se o óleo de canola e de coco fossem 2 pessoas iam estar olhando pra toda essa revolta na internet dizendo "Cara, olha isso...... kkkkkkkk tão discutindo por causa da gente"

Postado

azeite se oxida em altas temperaturas, se o que vc comprou já não estiver oxidado de fabrica...

manteiga é melhor.

E no caso para frituras?

Gosto de fritar a cebola para por no omelete, faria como dai?

Postado

Nao manjo muito do assunto de olhos vegetais, mas tenho uma pergunta:

Com o que andei lendo aqui, seria melhor usar manteiga para besuntar uma frigideira do que o azeite de oliva?

Sempre ouvi falar muito bem desse ultimo, mas no quesito cozinha ele se torna um vilao é isso?

como o lander falou, prefira os que são ricos em gordura saturada que sao mais resistentes a oxidação, azeite tu joga na comida quando for comer

o Norton falou as melhores fontes

Mas, assim, no caso daqueles que seguem IIFYM, tanto faz o óleo?

se os macros bater sim, porque quem faz iifym o que importa sao os macros

por isso iifym pode ser perigoso para a saude

Postado

temos que exisgir retratação do programa bem estar

as tiazinhas de 40+ e as pessoas de baixa escolaridade acreditam em 100% do que é falado na tv

Crie uma conta ou entre para comentar

Quem Está Navegando 0

  • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.