Ir para conteúdo

Carboidratos – Entendento O Índice Glicêmico


LeandroTwin

Posts Recomendados

Postado

Infelizmente, muitas pessoas não sabem realmente o que é um carboidrato. A maioria dirá que os carboidratos são doces e massas. Ignoram que legumes, feijões, frutas e hortaliças são igualmente carboidratos. Todos são apenas fontes diversificadas de nos proporcionar energia. O corpo precisa de consumo contínuo de carboidratos para alimentar o cérebro (que usa glicose como sua principal fonte de energia) e para todas as funções metabólicas que necessitam de glicose + oxigênio. O nível ótimo de glicose no sangue é de 80 a 120 dg/l. Nestas concentrações, o cérebro e todo metabolismo vital estão sendo supridos de energia de forma otimizada. Para manter esta faixa de concentração da glicose sob controle, o ideal é que ela seja produzida e liberada no sangue de forma lenta e gradual, ou seja, sem picos glicêmicos.

Entretanto, quando ingerimos carboidratos que se transformam em glicose muito rapidamente, ou em demasia, haverá um aumento rápido do nível de glicose na corrente sangüínea, ou seja, um pico glicêmico com taxa maior que 120 dg de glicose/litro de sangue. Para adaptar-se a esse aumento vertiginoso e perigoso de glicose no sangue, o pâncreas rapidamente secreta um hormônio chamado insulina. A insulina é basicamente um hormônio de armazenamento, porque transforma o alto nível de glicose no sangue em acúmulo de gordura corporal. Em outras palavras, quando ingerimos muito carboidrato, ou carboidratos muito rápidos, estamos enviando uma mensagem hormonal ao corpo (na verdade às células adiposas), via insulina, que é: ARMAZENE GORDURA.

E não é só isso, os maiores níveis de insulina não só dizem ao corpo para armazenar gordura como também informam-no para que NÃO LIBERE qualquer gordura armazenada. Portanto, o excesso de carboidratos na sua alimentação não só faz com que você engorde, como garante que você permaneça gordo.

Triplamente pior, é que o excesso de insulina na corrente sangüínea reduz a taxa de glicose para níveis abaixo de 80 dg/l (a conhecida hipoglicemia) e o cérebro (principal consumidor deste combustível), para não interromper suas funções vitais, inicia um comando de fome, exigindo o consumo de mais carboidrato. Ou seja, você acaba de comer um doce, o organismo passou por enorme desarmonia, armazenou gordura, entrou em estresse e já está de novo com fome de mais doce.

Os carboidratos são atualmente classificados da seguinte maneira:

1) Os rápidos (menos recomendáveis) – também classificados de ALTO ÍNDICE GLICÊMICO – pois após sua ingestão, liberam rapidamente a glicose para a corrente sanguínea;

2) Os mais lentos (mais recomendáveis) – também classificados de BAIXO ÍNDICE GLICÊMICO – pois após sua ingestão, liberam a glicose para a corrente sanguínea de forma lenta e gradual.

O estômago é basicamente um tanque indiscriminado de enzimas digestivas que decompõem todos os carboidratos, seja um bolo, um pão integral, brócolis, alface ou aveia – em glicose. O que diferencia um carboidrato rápido de um lento é a velocidade na qual ele se transforma em glicose e penetra na corrente sangüínea. Quanto menor a velocidade de transformação em glicose, mais lenta e gradual será sua liberação para a corrente sangüínea.

Uma vez entendido que a qualidade dos carboidratos está diretamente ligada à velocidade com que jogamos glicose no sangue e portanto à facilidade para engordar, cabe a nós elaborarmos nossa dieta com os carboidratos mais recomendáveis, justamente aqueles que deverão ser escolhidos com maior freqüência no das refeições e lanches. Baixo IG nas refeições ao longo do dia, e alto IG na refeição pós treino (aproveitando a janela de oportunidades que se cria nesse período, assunto ao qual trataremos em breve).

Veja aqui a tabela de Índice Glicêmico dos Alimentos, no site da Sociedade Brasileira de Diabetes.

https://dominiounderground.com.br/index.php/2009/06/carboidratos-entendento-o-indice-glicemico/

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...