Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Ufes Decide Afastar Por 30 Dias Professor Acusado De Racismo


cosechen

Posts Recomendados

Eu acho que é uma questão de conjuntos. Existe uma população pobre. A grande maioria dessa população é negra. Ok, se instituirmos cotas sociais (baixa renda e passado em escola pública), quem serão os beneficiados? Os pobres. E os pobres em sua grande maioria são oq? Negros.

É um raciocínio simples. O problema de instituir cotas raciais é que vc cria uma divisão que não existe. Certo, o racismo existe, é óbvio. Mas, pra mim, ao criar uma cota racial vc reafirma essa racismo, mesmo que a intenção fosse fazer o contrário.

Sim, cota racial é péssimo porque gera preconceito em grande parte da população. Antes não havia diferença se o médico era negro ou branco, já hoje, consideram-o incapaz por ter entrado pelas cotas.

Editado por Broly75
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Compartilho dessa opinião

Me falam negros não são inferiores e são tão capazes quanto os brancos (concordo plenamente). E que o problema esta na desigualdade e que na sua maioria os negros não tem condições adequadas de estudo. Na minha opinião o problema esta ai, as condições do ensino publico e não a cor da pessoa.

Um individuo não conseguiu entrar em uma universidade porque ele não teve base, não teve condições adequadas de estudo não porque ele é negro.

Um nordestino, um branco, um japonês, ou qualquer outro não que passasse por condições precárias de ensino terão a mesma probabilidade de entrar na universidade, não poderiam ser diferenciados por "raça". Isso na minha cabeça é o que gera o racismo, segregação e ódio

Aqui em São Paulo uma boa parte de pessoas carentes são nordestinas ou descendentes de nordestinos que vieram pra cá pra tentar uma vida melhor e muitos deles foram explorados sim, e os filhos desses nordestinos estudam nas mesmas escolas onde tem negros, brancos etc (escola publica). Mas Se um negro tem mais chances de entrar em uma universidade que um nordestino, apenas por ser negro. Isso gera segregação e ódio sim. Se eu tivesse as mesmas condições de uma pessoas e ela entrasse em uma universidade por um sistema que separa por "raça" eu ficaria PUTO

"Mas não vemos Negros na USP" - me falaram isso em uma debate pessoal, (não foi uma indireta). Não (eu nunca ouvi ou li) conheço nenhum caso de um negro que tivesse atingido a nota necessária pra entrar num curso de medicina e tenha sido proibido de estudar por ser negro. Se não tem negros na USP é porque não atingiram a nota, e não atingiram a nota porque o sistema de ensino é falho (isso atinge a TODOS) e não porque são negros. Somos todos igualmente capazes sim

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Igualdade de condições total não existe.

Pega os maiores gênios do Ensino Médio e coloca com os melhores professores no melhor colégio de São Paulo.

Ainda assim, as capacidades individuais são limitadas. Por mais que você iguale todas as condições externas, igualdade total é um delírio utópico inatingível.

Eu vi um Estudo que dizia que nossas capacidades cognitivas, de destreza e de desenvolvimento pessoal já eram determinadas por cerca de 500 gerações anteriores.

Aquele papo que nossa genética é noventa e poucos porcento semelhante ao macaco vem caindo. Parece que é apenas 60% semelhante. Há uma porrada de coisa que é determinada geneticamente e só com o mapeamento no projeto genoma vem pincelando tais sutilezas.

--

Os genes dos ratos é 90% os dos chipanzés e ninguém argumenta que ratos e chipanzés são iguais.

Na RAÇA HUMANA, as diferenças se dão a nível genético e não RACIAL, pois RAÇAS NÃO EXISTEM!

Editado por FrangoEctomorfo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

oq eu vejo é q a opinião de qm é contra as cotas é um pouco longe da realidade. É do tipo "rascismo não existe" ou "cota nao muda nada" ou "e os brancos pobres?" ou "cota gera mais racismo" ou "na europa é assim e assado" ou "a esquerda não sei oq" etc etc etc.

Oq eu sei e posso garantir pq vi com meus proprios olhos é q, qnd ralava de serviços gerais em uma federal os alunos eram TODOS brancos e a peãozada era toda pardos ou pretos. Era como se qnd entrasse lá dentro estivesse em outro país.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já dizia meu avô, um homem analfabeto, branco, dos olhos verdes e que carregava consigo, uma sabedoria que só quem teve tempo o suficiente pra observar a vida, poderia adquirir, quando eu por minha teimosia, acabava por fazer coisa errada e por óbvio, acabava me fodendo com isso: "Te garanto que se tivesse numa igreja rezando, ou carpindo um lote, isso não teria te acontecido!"

É o que tenho pra falar sobre esse papinho batido de merda sobre negro x criminalidade! Muito se fala, muito se diz, muito se especula mas, eu ainda tô por ver, alguém que tenha sido preso apenas por ser negro ou, apenas por ser pobre!

Sobre cotas, tem um estudo num outro tópico aqui pelo fórum mesmo, mostrando que as cotas, são o que mais estão tirando os negros da faculdade hj! Em 2012, por exemplo, as notas dos negros que entraram por cota, eram idênticas ou muito pouco inferiores, aos alunos que entraram por mérito, ou seja, eles teriam por direito, o acesso a vaga por suas qualidades de intelectuais mas, acabavam entrando por cota, tirando assim a vaga de quem precisava da cota para entrar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre cotas, tem um estudo num outro tópico aqui pelo fórum mesmo, mostrando que as cotas, são o que mais estão tirando os negros da faculdade hj! Em 2012, por exemplo, as notas dos negros que entraram por cota, eram idênticas ou muito pouco inferiores, aos alunos que entraram por mérito, ou seja, eles teriam por direito, o acesso a vaga por suas qualidades de intelectuais mas, acabavam entrando por cota, tirando assim a vaga de quem precisava da cota para entrar!

Podem fechar o tópico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Até parece que a universidade pública é formada por um baronato seleto de gente que usufrui de todos os privilégios possíveis.

A maior parte dos alunos vem de famílias de classe média/baixa que via de regra priorizaram a educação, fizeram vários sacrifícios pela formação dos próprios filhos.

Sou contra cotas. Para mim o caminho é melhorar educação básica e tornar a economia mais produtiva, sem atalhos. Sou contra cotas sociais também.

E vale lembrar que universidade não precisa ser para todos, que não é a única forma das pessoas terem uma vida digna. Na Itália, por exemplo, acho que nem 20% da população adulta tem ensino superior e mesmo assim há pouca gente sofrendo com miséria, déficit habitacional e criminalidade, por exemplo. Vamos fazer o básico primeiro; não vai ser "pintando" o aluno da USP que a realidade do país vai mudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que o processo de melhoria na educação é o verdadeiro caminho para o estabelecimento de condições de igualdade para toda a população no que se refere à entrada na universidade, que é o tema a ser debatido.

De fato, as cotas não resolvem o problema. Mas, acredito que possam ser usadas como medida paliativa ENQUANTO as modificações no sistema educacional são feitas, e só.

No fim, tudo gira em torno das oportunidades que cada cidadão tem. No Brasil, o preto tem menos oportunidade que o branco, por uma junção de muitos fatores numa nação que já foi racista e hoje apresenta racismo. Portanto, penso ser válida a ajuda a esse grupo de pessoas pela sua necessidade, já que 53% da população (pelo que eu me lembro) é preta e ocupa cargos e funções de menor prestígio por fatores externos em sua vida, algo que pra mim não deveria ocorrer.

No mesmo pensamento, creio que numa sociedade mais igualitária, não haveria motivo pra instituição de tal lei que visa o "tratamento desigual para pessoas desiguais". Alguém pensa assim?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No mesmo pensamento, creio que numa sociedade mais igualitária, não haveria motivo pra instituição de tal lei que visa o "tratamento desigual para pessoas desiguais". Alguém pensa assim?

Sempre existirão desiguais que precisarão ser tratados de maneira desigual. Mas isso é Aristóteles, é uma discussão bem mais filosófica.

Em relação as cotas, foi oq eu falei no outro post. Os negros estão a margem da sociedade pq são pobres. Existe racismo? Sim, mas oq te impede de entrar na faculdade, ter uma educação melhor, é ser pobre (que é uma condição), não ser negro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Até parece que a universidade pública é formada por um baronato seleto de gente que usufrui de todos os privilégios possíveis.

A maior parte dos alunos vem de famílias de classe média/baixa que via de regra priorizaram a educação, fizeram vários sacrifícios pela formação dos próprios filhos.

Sou contra cotas. Para mim o caminho é melhorar educação básica e tornar a economia mais produtiva, sem atalhos. Sou contra cotas sociais também.

E vale lembrar que universidade não precisa ser para todos, que não é a única forma das pessoas terem uma vida digna. Na Itália, por exemplo, acho que nem 20% da população adulta tem ensino superior e mesmo assim há pouca gente sofrendo com miséria, déficit habitacional e criminalidade, por exemplo. Vamos fazer o básico primeiro; não vai ser "pintando" o aluno da USP que a realidade do país vai mudar.

Fechou o tópico!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...