Ir para conteúdo
Acessar app

Navegue melhor pelo fórum. Entenda.

Fórum Hipertrofia

Um aplicativo em tela cheia na sua tela inicial com notificações push, selos e muito mais.

Para instalar este aplicativo no iOS e iPadOS
  1. Toque no ícone Compartilhar no Safari
  2. Role o menu e toque em Adicionar à Tela de Início.
  3. Toque em Adicionar no canto superior direito.
Para instalar este aplicativo no Android
  1. Toque no menu de 3 pontos (⋮) no canto superior direito do navegador.
  2. Toque em Adicionar à tela inicial ou Instalar aplicativo.
  3. Confirme tocando em Instalar.

Nem Todo Lutador É Um Artista Marcial

Posts Recomendados

Postado

Nem todo lutador é um artista marcial

Guilherme Nascimento Valadares

Jon Jones, o atual melhor lutador peso-por-peso do UFC, parece estar na segunda categoria.

Me lembro até hoje de sua esmagadora vitória contra Quinton “Rampage” Jackson. Enquanto o treinador de Rampage berrava “libere sua fúria!”, o treinador de Jones dizia, em voz baixa, algo que tive dificuldade em entender. Me aproximei da tela e ele repetiu, “encontre sua cachoeira“.

Ahn, será que escutei certo?

jon-jones-rampage-jackson.jpg

Aquela pitoresca instrução me fisgou. Mesmo o UFC sendo um circo movido a holofotes, dólares e sangue, fico em busca das pequenas historietas escondidas por trás dos ossos quebrados e manobras de marketing. Me interessa conhecer quem são os treinadores, quais os métodos, qual a estrutura, o investimento, as motivações e até mesmo as filosofias por trás dos lutadores e suas equipes.

Quero saber o que se passa quando ninguém está olhando.

O ritual secreto de Jon Jones

Nesse obscuro vídeo gravado em 2012, com pouco mais de mil views, encontrei o contexto da estranha frase. Antes de cada luta, Jones realiza um ritual de entrar em contato com água corrente.

Tradução do vídeo:

“Há algo sobre o som da água que me acalma, me relaxa. Me sinto em paz, apenas observando aquele fluxo, assistindo o poder da água, pensando sobre Bruce Lee e em como a água destrói, pensando sobre como Bruce Lee diz que água pode fluir, pensando sobre como água não tem limites. Então olho pra água antes da luta e me sinto empoderado. Então, entre os rounds, muitos lutadores entram em pânico.

“Treinador, o que eu faço? Cara, eu tô cansado. Só tenho um minuto pra me recuperar. Tenho que voltar lá. Ah, cara. Me dê as palavras mágicas. Me diga o que fazer pra vencer.”

Me sinto inundado por esses pensamentos entre os rounds. Então o que tento fazer é fechar meus olhos e focar na água. Me foco no som da água. Me foco na batida cardíaca que tinha quando estava em contato com a água naquele mesmo dia, mais cedo. E me foco na beleza e no ar fresco.

Entre todos esses belos pensamentos, me recupero. Me sinto, “uau”. Minha pressão sanguínea desceu. Meus batimentos se acalmaram novamente. Estou simplificando onde estou e estou realmente capaz a focar meus pensamentos naquilo que meus treinadores estão me dizendo. E eles estão me dando… conselhos.

Por exemplo, em minha última luta. Entrando no segundo round, a primeira coisa que fiz foi respirar e me focar. Eles me disseram, “Jon, o Lyoto está tentando te acertar toda vez que você chuta, então finja um chute e use um nove ou um azul.”

Escutei meus treinadores soarem claros como o dia. Instantaneamente entendi o que precisava fazer. E dois minutos depois encontrei aquela brecha, encaixei o ataque exato que meu treinador pediu. O que levou ao fim da luta. Então é por isso que procuro por água.”

Agora tudo se encaixa.

As estranhas instruções vindas do corner, a conversa sobre cachoeira, a postura tranquila em situações extremas.

E voltando ao próprio o exemplo relatado no vídeo, é possível ver, no primeiro round, Lyoto Machida encaixando uma sequência devastadora após uma tentativa de chute feita por Jones. No segundo assalto, quando o relógio marcava 0:55, vemos o momento exato em que Jones finje um chute e encaixa uma esquerda certeira, abrindo caminho para a finalização com uma guilhotina em pé, deixando Lyoto desacordado.

No entanto, nenhum lutador se cria sozinho. Nem mesmo os mais talentosos.

greg-jackson-kicked-out-of-corner-620x52

Greg “The Guru” Jackson

Greg Jackson, treinador de Jon Jones, merece boa parte desse crédito. Temido e renomado por seus métodos pouco ortodoxos e por sua habilidade em transformar bons lutadores em campeões, Jackson nunca lutou profissionalmente e não tem qualificações oficiais.

Ele não grita com seus pupilos, diz que essa história de berrar pra motivar é coisa de cinema, de Rocky Balboa. Seu foco passa por acalmar e estabilizar seus lutadores, mantê-los fora da rotina e desenvolver ritmos que se adaptem à fisiologia de cada um. Sua estante de livros tem exemplares ligados a teoria dos jogos, física e causalidade.

Circulam histórias de que ele coloca música clássica para tocar em alguns treinos e encoraja seu discípulos a usar os princípios do jazz(!) ao ritmar os ataques contra seus oponentes. Ele os encoraja a abraçar seus medos e inseguranças mais profundas, dizendo que “a chance de superar uma adversidade não é algo a ser evitado, algo só é assustador se você não está acostumado a fazê-lo”.

Sua abordagem torna aqueles que treinam com ele verdadeiros mestres do ritmo e da imprevisibilidade, o que, inevitavelmente, me puxa de volta à lendária fala de Bruce Lee, “Be like water”, tornada famosa em uma antiga série televisiva de 1971, chamada Long Street:

zen-620x867.jpg

O que, por sua vez, nos conecta ao Yasin Mengüllüoglu, mestre alemão de artes marciais que trouxemos ao Brasil para realizar o encontro do lugar chamado “Seja Água – Potência, Fluidez e Adaptabilidade nas Artes Marciais e na Vida“.

Lembram?

Nos conectamos ao Yasin por meio do Gil Vivekananda, também autor no PdH e professor de Wing-Chun, formado pela linhagem direta decorrente de Yip Man, que treinou o próprio Bruce Lee na década de 50.

bruceleeartist1.jpg

Um impúbere Bruce Lee com Yip Man

Apesar de minha curtíssima prática de judô, capoeira e muay thai, artes marciais seguem me fascinando. Não poderia me expressar melhor do que o mestre turco de Wing-Chun Cemil Uylukçu:

“Chamamos de artes marciais pois não é apenas lutar. Luta e defesa pessoal são parte disso. Mas nós chamamos “artes marciais” porque não é só algo físico. Você pode expressar a si mesmo nas artes marciais ou em qualquer arte.”

* * *

Talvez o nosso dia a dia não seja assim tão distante de uma luta de MMA. Talvez ser mais água seja um ensinamento válido para aqui e agora, fora do octógno, longe de qualquer ringue.

Fonte: PDH

"Eu ouço e esqueço. Vejo e lembro. Faço e compreendo." - Confúcio

xs8mfz.jpg

Postado

Muito interessante mesmo, em esporte teoricamente tão violento, é até de causar surpresa afirmações como essa, e se olharmos bem, o Jones realmente é sempre muito tranquilo, centrado e raramente se altera durante a luta.

Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.
(2 Coríntios 5:17)

• 2 semanas depois...
Postado

Não considero o jogo sujo o cara usa as armas que tem e usa bem, a ideia no octagon é entrar bater e se machucar menos, o cara que estuda e se adapta melhor as fraquesas do adversário é quem vence. Mas muito bom o tópico em casa vou ver os vídeos.

Rodolfo Nunez Lace

Kyokushin Karate,LPO e PL

O que leio eu sei, o que eu falo eu lembro e o que faço aprendo!

Cruise4ever - próximo blast (trembo + enantato + oxan)

Postado

Não considero o jogo sujo o cara usa as armas que tem e usa bem, a ideia no octagon é entrar bater e se machucar menos, o cara que estuda e se adapta melhor as fraquesas do adversário é quem vence. Mas muito bom o tópico em casa vou ver os vídeos.

Se eu não me engano, uma das técnicas "sujas" do Jones, é a mão na cara do oponente que ele coloca não é? ele fez isso na luta contra o Glover Teixeira.. e o juiz nem pra tirar ponto dele..

Dá uma olhada aos 1:50 e aos 4:05..

Editado por Gos (veja o histórico de edições)

Postado

Se eu não me engano, uma das técnicas "sujas" do Jones, é a mão na cara do oponente que ele coloca não é? ele fez isso na luta contra o Glover Teixeira.. e o juiz nem pra tirar ponto dele..

Exato, mas eu não sei se isso é válido ou não.

Postado

Exato, mas eu não sei se isso é válido ou não.

mas ele coloca a mão no olho do oponente!

Postado

Colocar os dedos nos olhos do oponente é jogo sujo. Ele pode por a mão na testa, como ele faz pra marcar a distância... Mas sempre acaba indo uns dedos nos olhos do adversário.

Diário

Keep it simple.

Postado

É acidental isso é brabo mesmo, vira e mexe a luta é interrompida devido a esses dedos que entram nos olhos.

Rodolfo Nunez Lace

Kyokushin Karate,LPO e PL

O que leio eu sei, o que eu falo eu lembro e o que faço aprendo!

Cruise4ever - próximo blast (trembo + enantato + oxan)

Postado

Ótimo tópico, vou dar uma googlada sobre.

Lifting without killing

VEGAN POWERLIFTER

Postado

Colocar os dedos nos olhos do oponente é jogo sujo. Ele pode por a mão na testa, como ele faz pra marcar a distância... Mas sempre acaba indo uns dedos nos olhos do adversário.

É acidental isso é brabo mesmo, vira e mexe a luta é interrompida devido a esses dedos que entram nos olhos.

essa mãozada na cara atrapalha demais o andar da luta.. toda hora a luta é interrompida

Postado

essa mãozada na cara atrapalha demais o andar da luta.. toda hora a luta é interrompida

o sujeito que faz isso tem que ser penalizado e perder ponto.

Postado

legal o post...

sobre Yip Man, saiu uma série de filmes sobre sua vida, o melhor é esse daqui => https://www.imdb.com/title/tt1220719/ (recomendo), e fiquei meio decepcionado com as citações de Bruce Lee em todos eles...quem viu sabe o q estou falando...

e esses dedos na cara do bones são irritantes mesmo...não sei pq ainda não avisaram pra tirar pontos na primeira dedada...

Editado por Warrior Diet (veja o histórico de edições)

Crossfit Level One Trainer

Crie uma conta ou entre para comentar

Quem Está Navegando 0

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Configurar notificações push do navegador

Chrome (Android)
  1. Toque no ícone de cadeado ao lado da barra de endereços.
  2. Toque em Permissões → Notificações.
  3. Ajuste sua preferência.
Chrome (Desktop)
  1. Clique no ícone de cadeado na barra de endereços.
  2. Selecione Configurações do site.
  3. Encontre Notificações e ajuste sua preferência.