Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Diário da Fabi (protusão, condromalácia, dor crônica)

FabianaF

Posts Recomendados

Postado

Fabi, você faz corrida em esteira? Tem feito algo específico para gluteos? A dor no joelho é aguda? Seu joelho estala no agacho? Quando seu peso era maior, também sentia dor?

edit: mais uma pergunta: Você acha que seus joelhos são para dentro quandoestá de pé? Tipo um joelho encosta no outro quando você junta as pernas.

Abraços.

Oi moço!!

Respondendo:

- parei de trotar na esteira quando o joelho direito começou a reclamar

- específico para glúteos não, só faço liberação miofascial em casa (glúteo máximo)

- a dor não é aguda, mas incomoda principalmente ao subir e descer escada

- no agacho não estala, às vezes estala uma vez ou outra do nada

- nunca tinha sentido os joelhos na época mais gordinha

- sim, meus joelhos são pra dentro, acho que na minha última foto dá pra ver (o EctoBeast falou algo sobre isso)

Suspensão, acho q só em ultima instancia... o ideal caso precise de algum cuidado com o agacho seria a execução e a carga q vc seria obrigada a baixar.

Sim, o que uma fisio deve corrigir, intervenção cirurgica, somente num caso mais grave.

Meus joelhos reclamam mais depois do front, mas isso é no dia seguinte. Aqueço bem e não dói durante nenhum dos exercícios.

A fisioterapeuta de ouro que fui há 2 semanas disse que o problema não é exatamente agachar, só deu a dica (que já sigo) de jogar os joelhos pra fora. Ela suspeitou de menisco, mas pelo jeito não é.

Postado

Já que não sou médico, a consulta é de graça, mas os resultados não são garantidos.

A Condropatia é mais comum em pessoas dos sexo feminino, uma das causas pode ser gluteos fracos. Com isto a pelvis baixa e os joelhos compensam a postura projetando-se um em direção ao outro. No seu caso, pelos exames, a lesão na cartilagem é bem pequena, normalmente será recomendado fisioterapia. Cirurgia somente em situações mais extremas. Eu sugiro que você pense se o seu treino não está provocando algum desiquilibrio entre posteriores e anteriores. Introduzir Adutores e Abdutores como auxiliar pode ajudar. Veja a sua postura no Agacho, principalmente na projeção dos joelhos. Abrir um pouco mais a base pode ajudar.

Enfim, seu problema é simples, mas requer atenção.

Abraços.

Postado

Já que não sou médico, a consulta é de graça, mas os resultados não são garantidos.

A Condropatia é mais comum em pessoas dos sexo feminino, uma das causas pode ser gluteos fracos. Com isto a pelvis baixa e os joelhos compensam a postura projetando-se um em direção ao outro. No seu caso, pelos exames, a lesão na cartilagem é bem pequena, normalmente será recomendado fisioterapia. Cirurgia somente em situações mais extremas. Eu sugiro que você pense se o seu treino não está provocando algum desiquilibrio entre posteriores e anteriores. Introduzir Adutores e Abdutores como auxiliar pode ajudar. Veja a sua postura no Agacho, principalmente na projeção dos joelhos. Abrir um pouco mais a base pode ajudar.

Enfim, seu problema é simples, mas requer atenção.

Abraços.

Obrigada, vc é demais!

Já encaixei abdutora e adutora como exercícios de aquecimento, faço 3x15 com cargas moderadas.

A minha base do agacho já é um pouco mais aberta por conta da minha relação tronco x pernas, acho que dá pra ver no meu último vídeo de high-bar.

Será então que é melhor botar algo a mais, tipo elevação pélvica?

Postado

Faz tempo que você está fazendo adutora e abdutora? Você lembra em qual página está a sua estrutura atual de treinos? Vou dar uma olhada e depois dou meus pitacos!!!

Abraços.

Postado

Faz tempo que você está fazendo adutora e abdutora? Você lembra em qual página está a sua estrutura atual de treinos? Vou dar uma olhada e depois dou meus pitacos!!!

Abraços.

Faço adutora e abdutora logo depois que mudei pra FB, já há um tempo. Os treinos estão assim:

Aquecimento:

Hiperextensão 3x12

Abdominais 3x15

Adutora 3x15

Abdutora 3x15

Rosca pulso / rosca pulso inversa 3x15

Treinos até semana passada:

Agacho high-bar (hoje são 12 séries)

Supino

RDL

Front squat (hoje são 12 séries)

Desenvolvimento

Pendlay row

---

Agacho high-bar (pra ver a base):

https://youtu.be/Do28uQ15Xpg

Front (acho que a base é a mesma):

https://youtu.be/FQXA6Z-7R7c

Postado

Fabi, não sou o melhor pra falar de postura pois sou todo duro.

Mas acho que seu front ta sobrecarregando de mais o joelho (aparentemente). O front parece ser um movimento pra baixo, entre as pernas, ou seja uma base um pouco mais aberta e com pés voltados pra fora (não muito), quando descer a perna vai pra fora e não pra frente como parece no vídeo

Kendrick-Farris-front-squat.jpg

E claro que o joleho vai mais ra frente do que no agachamento normal. Mas repare na imagem que o atleta esta "entre as pernas". Acho que deu pra entender. Mas seria melhor uma opinião de alguém mais entendido.

Postado

Fabi, o video do Squat está privado para mim. Não consigo ver.

Seu treino seria dividido em aquecimento todo treino + um dos treinos FB?

Qual a frequencia que você treina na semana?

Postado

Fabi, não sou o melhor pra falar de postura pois sou todo duro.

Mas acho que seu front ta sobrecarregando de mais o joelho (aparentemente). O front parece ser um movimento pra baixo, entre as pernas, ou seja uma base um pouco mais aberta e com pés voltados pra fora (não muito), quando descer a perna vai pra fora e não pra frente como parece no vídeo

E claro que o joleho vai mais ra frente do que no agachamento normal. Mas repare na imagem que o atleta esta "entre as pernas". Acho que deu pra entender. Mas seria melhor uma opinião de alguém mais entendido.

Então, os meninos que viram o vídeo (Ramon, Danilo, Martin) não acharam nada de errado com a execução :tired:

Fabi, o video do Squat está privado para mim. Não consigo ver.

Seu treino seria dividido em aquecimento todo treino + um dos treinos FB?

Qual a frequencia que você treina na semana?

Tenta de novo, abri aqui :D

Isso, aquecimento todo treino (rosca pulso inversa no dia de front) mais um dos treinos, faço 3 vezes por semana.

Esqueci de mencionar também que estou aquecendo com TKE e YTWL

Postado

Então tá tudo certo. Principalmente se não sente nada durante ou pós execução. Provavelmente não tem a ver com a execução

Pior que meus joelhos reclamam em dia de front :stun:

Postado

Pior que meus joelhos reclamam em dia de front :stun:

Eita.

Então pode estar havendo sobrecarga nos joelhos

Olhe as dicas do Candito

Quando a câmera esta filmando ele de costas, observe a base levemente pra fora, e as pernas abertas e não pra frente

a 2ª - Open up hips

Não digo que esse seja seu problema de joelho, mas se sente quando faz realmente pode ser um dos fatores. Tente essas pequenas mudanças e veja como fica. Abrir um pouco mais a base, pés um pouco pra fora e tentar descer entre as pernas

Postado (editado)

Eita.

Então pode estar havendo sobrecarga nos joelhos

Olhe as dicas do Candito

Quando a câmera esta filmando ele de costas, observe a base levemente pra fora, e as pernas abertas e não pra frente

a 2ª - Open up hips

Não digo que esse seja seu problema de joelho, mas se sente quando faz realmente pode ser um dos fatores. Tente essas pequenas mudanças e veja como fica. Abrir um pouco mais a base, pés um pouco pra fora e tentar descer entre as pernas

Mas péra, abrir a base = pontas dos pés um pouco pra fora? Pq isso eu faço

Edit: agora que reparei que o vídeo do front não ficou num ângulo muito bom, nele não dá pra ver a minha base aberta

Editado por FabianaF
Postado

Fabi, achei que sua execução está muito boa na questão da postura. Todavia, vou deixar algumas considerações que observei no video.

Postural:

Não existe uma posição correta dos pés para agachar. Cada pessoa deve conhecer os principios do agachamento e achar uma postura que melhor lhe agrade. Um pos pontos importantes nos pés é fazer com que o joelhos se projetem para fora e isto você já faz. Um dica seria você variar um pouco a pisada. Abrir um pouco a base e girar os pés para fora. Talvez um angulo de 90º ou mais entre os pés talvez seja mais confortável para você.

Algo assim:

60-foot.jpg

Execução.

Eu percebi que você usa restituição elastica para conseguir executar os lifts. Você bate e volta. Não tem nada de errado nisto ( em termos), PLs com faixas de joelhos também usam isto. O grande problema é a transferencia de tensão momentaneamente para as articulações. No momento que o músculo relaxa a sobrecarga é grande e a tensão tem que ser suportada pela articulação. Não existe outra forma.

Dica: Controle mais a descida. Não mergulhe, agache com um pouco mais de cadencia.

Sobre a divisão dos treinos não vou opinar muito, acho que está bom, só que eu montaria com variações diferentes. Manteria o Front, mas trocaria o high bar para low bar. Com isto você conseguiria 2 estimulos diferentes no agacho. O high bar é um intermediário ( pensando no angulo) entre o front e o low. Eu trabalharia os 2 extremos.

Squat.png

Sobre os DLs, eu particularmente não sou fã do RDL pelos mesmos motivos.

Eu alternaria entre um treino e outro entre DL ( ou sumô) e SLDL. Particularmente, acho que o RDL não trabalha tão bem os isquios. Mas isto é algo que você tem que perceber.

Espero ter ajudado mais do que confundido!!

Abraços.

Postado

Seguindo Aqui Mestra. ;-)

Mestra ainda não, calma meu chofem hahahaha

Fabi, achei que sua execução está muito boa na questão da postura. Todavia, vou deixar algumas considerações que observei no video.

Postural:

Não existe uma posição correta dos pés para agachar. Cada pessoa deve conhecer os principios do agachamento e achar uma postura que melhor lhe agrade. Um pos pontos importantes nos pés é fazer com que o joelhos se projetem para fora e isto você já faz. Um dica seria você variar um pouco a pisada. Abrir um pouco a base e girar os pés para fora. Talvez um angulo de 90º ou mais entre os pés talvez seja mais confortável para você.

Algo assim:

Execução.

Eu percebi que você usa restituição elastica para conseguir executar os lifts. Você bate e volta. Não tem nada de errado nisto ( em termos), PLs com faixas de joelhos também usam isto. O grande problema é a transferencia de tensão momentaneamente para as articulações. No momento que o músculo relaxa a sobrecarga é grande e a tensão tem que ser suportada pela articulação. Não existe outra forma.

Dica: Controle mais a descida. Não mergulhe, agache com um pouco mais de cadencia.

Sobre a divisão dos treinos não vou opinar muito, acho que está bom, só que eu montaria com variações diferentes. Manteria o Front, mas trocaria o high bar para low bar. Com isto você conseguiria 2 estimulos diferentes no agacho. O high bar é um intermediário ( pensando no angulo) entre o front e o low. Eu trabalharia os 2 extremos.

Sobre os DLs, eu particularmente não sou fã do RDL pelos mesmos motivos.

Eu alternaria entre um treino e outro entre DL ( ou sumô) e SLDL. Particularmente, acho que o RDL não trabalha tão bem os isquios. Mas isto é algo que você tem que perceber.

Espero ter ajudado mais do que confundido!!

Abraços.

Vamos lá, too much information:

- Vou experimentar, já hoje, abrir um pouco mais as pontas dos pés, porque a largura das pernas está OK - se eu abro mais, a execução sai toda errada;

- Sobre a descida, faço assim porque aprendi desse jeito com o Danilo - força então a articulação dos joelhos fazer isso?

- Demorei tanto pra aprender o high-bar, assim vc faz mind f*ck comigo, haha!

- SLDL judia demaaaaais da minha lombar :/

Depois do treino, falo como saiu o front! Muito obrigada pelas dicas!

Viu. ta ai uma dica mais bem elaborada HAHAHAHAHAHAHAHAAH boa Mklek

HAHAHAHAHA ok, abrindo mais as pontinhas do pé pra testar!

Postado

Fabi, não tenho dúvidas que quanto maior a velocidade maior a solicitação nas articulações. Como eu disse, não é errado. Eu já disse anteriormente em algum lugar aqui do forum que o Powerlifting é a arte de levantar as maiores cargas da maneira mais fácil possivel.

Aproveitar a restituição elástica no agachamento é a maneira mais fácil de levantar maiores cargas.

Considere investir em um Knee Sleeve, caso o incomodo no squat persista.

Low bar é um bom caminho para cargas maiores. Depois que você acostumar com o low, vai gostar mais dele do que do high.

SLDL e Good morning são uns dos melhores lifts que considero para os isquios, de graça toda a cadeia anterior mais forte.

Postado

O quadril também. Mas o mais importante é não sentir dor (durante e/ou pós)

Se der pra filmar, filma e posta aqui pra ver. Mas o mais importante é não sentir dor

O quadril também = forçar na execução mais rápida? Num tendi.

Falo pra vcs como será o front hoje, tentando abrir um pouquinho mais as pontas dos pés :)

De semana não consigo filmar porque treino sozinha, e não dá pra colocar o celular no chão.

Mklk mito demais, me ajudou também!

Musa, keep going com esse agacho aí.

Tava sumido mas li tudinho, viu?

Bjo.

Eu quero muito continuar, é só os joelhos se comportarem, haha! Beijos!

Fabi, não tenho dúvidas que quanto maior a velocidade maior a solicitação nas articulações. Como eu disse, não é errado. Eu já disse anteriormente em algum lugar aqui do forum que o Powerlifting é a arte de levantar as maiores cargas da maneira mais fácil possivel.

Aproveitar a restituição elástica no agachamento é a maneira mais fácil de levantar maiores cargas.

Considere investir em um Knee Sleeve, caso o incomodo no squat persista.

Low bar é um bom caminho para cargas maiores. Depois que você acostumar com o low, vai gostar mais dele do que do high.

SLDL e Good morning são uns dos melhores lifts que considero para os isquios, de graça toda a cadeia anterior mais forte.

Vc acha que usar um sleeve durante o agacho preveniria a dor depois? Porque é um incômodo de leve, que acontece no front (mas não em todos eles). Não tem muita "consistência".

Escolhi o RDL pela lombar mesmo :/

---

Atualizando: só consegui agendar o retorno na ortopedista pra terça-feira, 14/10. Minha ansiedade grita, queria logo (começar a) resolver isso...

Postado

O quadril também = forçar na execução mais rápida? Num tendi.

Falo pra vcs como será o front hoje, tentando abrir um pouquinho mais as pontas dos pés :)

De semana não consigo filmar porque treino sozinha, e não dá pra colocar o celular no chão.

Eu quero muito continuar, é só os joelhos se comportarem, haha! Beijos!

Vc acha que usar um sleeve durante o agacho preveniria a dor depois? Porque é um incômodo de leve, que acontece no front (mas não em todos eles). Não tem muita "consistência".

Escolhi o RDL pela lombar mesmo :/

---

Atualizando: só consegui agendar o retorno na ortopedista pra terça-feira, 14/10. Minha ansiedade grita, queria logo (começar a) resolver isso...

Knee sleeves é o poder! hsuahsuah! Mas realmente é algo que eu achava digamos, engraçado no teu agacho! É que tu mergulha de uma vez com o peso! hsuahsuahs! Se a pessoa ta fazendo isso na minha frente, eu até prendo a respiração pra acompanhar o movimento dela! Acho que se tu por um sleeve, e controlar mais a descida como bem disse o Mklek, se brincar tu vai conseguir por até mais peso!

Postado

só anotando aqui as dicas, obrigada meninos

Obs.: Fabi eu fiquei com a marca da barra certinha no ombro e no pescoço, é comum isso pra você?

Postado

Gostei das dicas :D eu tava observando, acho que o que eu faço nao é RDL, ta mais pra stiff. Eu quase nao flexiono os joelhos...

Postado

Pessoal, por conta da minha franguice no supino e desenvolvimento, o couti tirou pendlay e me botou no programa de chin-ups do Thibaudeau (level 1, newbie). Alguém avisa que tem pessoas no nível 0? HAHAHA :(

Treino 48:

Aquecimento com abs, hiperextensão, adutora, abdutora, rosca pulso inversa e TKE

(33) Agacho frente:

18kg / 5 - 5

23kg / 5 - 3

28kg / 5

30,5kg / 5

33kg / 5

Aquecimento com YTWL

(31) Desenvolvimento:

10,5kg / 5 - 5

13kg / 5 - 3

15,5kg / 5

18kg / 5

20,5kg / 3

Incline chin-up:

3 x F (3x4)

3 position static holds:

2 x 30s (10s???)

Puxador frente:

10kg / 7

15kg / 6

20kg / 5

25kg / 4

30kg / 3

Chin-ups parciais:

1x5 (1x3)

Fiz a descida mais cadenciada no front, vamos ver como os joelhos se comportam amanhã. Pela mudança na execução, grindei horrores - mas consegui todas as reps.

Desenvolvimento consegui as 3 reps grindando mais que agacho, mas descendo uns 2~3cm menos, pouca coisa antes de bater no peito. Vale? :whistle:

Aí vem o desastre, HAHAHA:

No incline eu não conseguia ficar parada, sapoha de pé escorregava e cagou tudo. Tentei apoiar os pés no colchonete e não deu, o chão lá é muito escorregadio. Se não fosse por isso, eu aguentaria mais.

3 position: comecei a tremer loucamente e não conseguia mais contar os segundos, aí óbvio que baixando pro meio e pra posição final já tinha cagado tudo.

Puxador: sussa

Parciais: pohan, eu já tava acabada, só consegui 3 e descendo uns... 10cm :x

Tenho uma ótima teoria pra tudo isso: fiz no graviton e o apoio das mãos é bem grosso (ui): minha pegada arregou anos luz antes do resto.

Tanto é que a puxada saiu de boa, a barrinha é bem mais fina.

Postado (editado)

Ahh, vi seu exame agora, tua patela é meio fora do lugar né? Pelo que vi no exame. Isso é bem comum. E tá com lesão besta né no esquerdo? Fazendo musculação direitinho, sem forçar o joelho de forma errada vai ajudar a regularizar, ao menos um pouco, esse desvio, ate onde eu saiba :) seu medico pediu para vc parar com os exercicios? Explicou como é essa lesao?

Editado por cathyresende
Postado

só anotando aqui as dicas, obrigada meninos

Obs.: Fabi eu fiquei com a marca da barra certinha no ombro e no pescoço, é comum isso pra você?

No começo ficava beeem vermelho, e no dia seguinte doía só de tocar nos ombros hauhauhaua. Agora acostumei!

Gostei das dicas :D eu tava observando, acho que o que eu faço nao é RDL, ta mais pra stiff. Eu quase nao flexiono os joelhos...

Eu curto o RDL Cathy, fora que é mais gentil pra minha lombar

No vídeo da Fabi o ângulo não ajuda, mas realmente parece que os joelhos estão um pouco para dentro. Como o Danilo ajuda ela pessoalmente, imagino que, se isso realmente acontece (joelhos para dentro), seja algo leve, com o qual ele não se preocupou, e já falou para a Fabi como melhorar.

Fabi, o front squat exige bastante dos joelhos. Não sei dizer até que ponto é normal os joelhos reclamarem, os meus reclamam também, mas fazendo exercícios de mobilidade eu não sinto nada durante o dia.

Mklek,

já eu achei a descida da Fabi controlada até demais :D

de qualquer forma, tudo o que você falou se aplica, a descida deve ser controlada para manter a tensão na musculatura.

Como foi o Front Squat, Fabi?

Martin!

Então, o vídeo do front ficou ruim mesmo de ver a base, mas no do high-bar dá pra ver melhor - e eu abro igual nos 2 tipos de agacho.

O Danilo nunca viu meu front pessoalmente, só o high-bar (como a base é a mesma, então creio que a maior preocupação seria com o tronco, que eu consegui ajeitar).

Não é todo treino de front que os joelhos reclamam, e eles reclamam no dia seguinte - não sinto durante e nem logo depois do treino.

Ah! No tack and stretch com bolinha (suprapatelar) os 2 joelhos estalam, é normal?

Hoje controlei melhor a descida, vamos ver o que os joelhos dizem amanhã :)

Abraços!

Ahh, vi seu exame agora, tua patela é meio fora do lugar né? Pelo que vi no exame. Isso é bem comum. E tá com lesão besta né no esquerdo? Fazendo musculação direitinho, sem forçar o joelho de forma errada vai ajudar a regularizar, ao menos um pouco, esse desvio, ate onde eu saiba :) seu medico pediu para vc parar com os exercicios? Explicou como é essa lesao?

Então, só consegui a consulta de retorno na ortopedista pra dia 14 (terça da semana que vem). Aí fico na ansiedade pra saber o que ela vai dizer, haha

Postado

Pelo que eu sei estalos sem dor, normalmente, não tem problemas nenhum. Se lembra aquele líquido que tem nas articulações? O estalo é por diferença por pressão, você faz um movimento e esse líquido passa para outro lado e o barulhos que ouvimos é dessa passagem.

Postado

Mklek,

já eu achei a descida da Fabi controlada até demais :D

de qualquer forma, tudo o que você falou se aplica, a descida deve ser controlada para manter a tensão na musculatura.

quanto a abrir os pés, tem que cuidar o que eu falei acima. Se você consegue agachar com os pés a 60º e os joelhos apontarem na direção dos pés, ótimo. Caso contrário é bom apontar os pés mais para dentro.

Esse teste todo mundo pode fazer em casa, para verificar se é possível jogar os joelhos para fora com aberturas maiores dos pés:

Quanto ao RDL, não entendi o que você falou sobre não ser fã dele 'pelos mesmos motivos'... como assim?

O RDL trabalha muito bem os ísquios, por manter as canelas na vertical e permitir um alongamento grande dos ísquios.

Quanto ao SLDL, de qual você está falando? Já vi pelo menos umas 3 ou 4 formas diferentes de SLDL :D a sigla é muito genérica, e pode significar mais de uma coisa. Pode ser com as pernas totalmente esticadas, descendo com flexão da lombar ou mantendo ela reta; pode ser com cada repetição começando do chão, mantendo as canelas retas.. e provavelmente há outras formas de fazer.

Já o RDL é um só - começa com o corpo totalmente estendido e termina com o maior alongamento possível dos ísquios, com o quadril para trás e as canelas na vertical.

Martin, assisti várias vezes o video dos Squats e percebo diferente a questão da descida. Certamente é controlado, mas percebo que ocorre esta restituição elastica, Diferentemente se a cadencia na fase excêntrica fosse pouca coisa maior. Mas, posso estar percebendo errado.

Sobre os pés, é apenas um conselho genérico que acredito que possa ser testado. Mas, concordo com você que o importante é a projeção dos joelhos.

RDL para mim trabalha de forma limitada os isquios. Ao menos é esta a sensação que tenho. Estou errado?

Percebo que a solicitação dos isquios aumenta segundo estes lifts: DL<RDL<SLDL< SLDL com déficit. Estou errado?

Não sabia que existiam diferentes formas de SLDL. Para mim existia apenas uma forma. A que cito é esta que o Candito explica: Colocar em 1:03.

https://www.youtube.com/watch?v=08KtLCXYnwY

ok,ok, sem dicas furadas então.

Abraços.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...