Ir para conteúdo

Olympio Lima Ferreira

Membro
  • Total de itens

    47
  • Registro em

  • Última visita

  • Dias Ganhos

    2

Histórico de Reputação

  1. Gostei
    Olympio Lima Ferreira recebeu reputação de prj em DHEA, o suplemento da longevidade? (Com vídeo explicativo)   
    Muito se tem dito sobre o DHEA, que ele melhora o sono, combate o stress, aumenta a testosterona, queima gordura e ainda aumenta a longevidade. Então o que de fato ele faz e principalmente o que ele não faz? Vale a pena? Quem deve tomar? 
     
    Não vou ficar me alongando aqui dizendo o que é o DHEA, onde é sintetizado etc. Pra quem quiser ver uma versão mais completa pode assistir meu vídeo sobre.
     
    Vamos para a parte prática que é o que interessa a vocês. 
     
    Longevidade, rejuvenescimento, antiaging, anti-envelhecimento, Lair Ribeiro, etc.
     
    Esse é um mito MUITO, mas muito difundido quando a gente fala em DHEA. E quem alega que ele aumenta a longevidade se apoia nesses pontos:
     
    1- A quantidade de dhea está ligada diretamente a nossa idade, tanto homem quanto mulher segundo esses artigos(1,2,3), e com o avançar da idade, esse volume sanguíneo de dhea abaixa substancialmente. Portanto, suplementar dhea é desacelerar o envelhecimento, prevenir, combater até.

    O que eles não falam disso é que nesse artigo aqui, mostra claramente não haver nenhuma relação do DHEA com os sintomas do envelhecimento.
    De fato quando você avança na idade, os níveis de SDHEA abaixam proporcionalmente, tem até um gráfico mostrando isso.

     
    O problema nisso é que o fato de suplementar dhea, não necessariamente reverte a velhice, como MUITOS alegam.
     
    2- Tomar de 5 a 12mg de dhea diariamente preveniria o encurtamento dos telômeros, que estão diretamente ligados a longevidade segundo esse estudo.
     
    O problema é que a forma que eles usaram pra "medir" os telômeros está errada. E fizeram esses artigos (1,2) demonstrando isso.
     
    Então na prática ATÉ HOJE a gente vê que DHEA não rejuvenesce e não aumenta a longevidade. 
     
    Sono
     
    Não se percebe melhora no sono segundo esse artigo aqui.
     
    Hormônios Sexuais (testosterona, estrogênio, etc)
     
    Tem inúmeros estudos (1,2,3,4,5,6,7) demonstrando melhora do quadro hormonal
     
    A grande questão é que os estudos mostram que essas melhoras foram feitas em pessoas a partir de 40 anos. Tanto homens quanto mulheres.
     
    Em jovens a história não é a mesma (1,2), você até tem uma melhorazinha, mas nada tão relevante a ponto de ser dito.
     
    O grande ponto do DHEA nessa questão é que ele age como um coringa nos hormônios sexuais. Na prática é o seguinte: 

    Se você tem deficiência, ele vai "normalizar". Seja homem, mulher, jovem, velho. Só que se parar de tomar, volta. hehe
     
    Cortisol
     
    O Dhea existe num pseudo-balanço com o cortisol (1), como se fossem dois hormônios antagônicos do eixo HPA (hipotálamo, pituitária e adrenal). Isso significa na prática que quanto mais cortisol, menos DHEA, e quanto mais DHEA, menor é a proporção de cortisol. 
     
    E se vocês perceberem, outra correlação curiosa é que esse padrão Cortisol alto e DHEA baixo é visto em vários cenários de doenças psicológicas como: depressão, anorexia nervosa, transtorno bipolar, esquizofrenia e outras como mostram esses estudos (1,2,3,4,5,6). 
     
    Então se vocês tiverem baixa de cortisol por conta do DHEA, aumenta-lo vai melhorar essas questões. no caso dessas doenças, já existem vários protocolos de tratamento onde estão sendo bem promissores no tratamento de depressão principalmente. 
     
    Da pra fazer uma sinergia com melatonina nessa questão do cortisol, mas isso vou deixa pra outro texto.
     
    Composição corporal
     
    Depende. Se você de fato estiver com deficiência de DHEA, seja pela idade ou por outras questões, você pode ter um aumento na sua testosterona, no seu SHBG e consequentemente no longo prazo vai ter uma melhor queima de gordura sim. O problema é que essa melhora no quadro hormonal não parece ser suficiente para ter um efeito tão relevante a ponto de ser um benefício comprovado.

    Tanto que tiveram vários estudos(1,2,3,4,5,6) com mais de 6 meses de duração em grupos diferentes e praticamente não teve alteração na composição corporal, na força ou sequer na sensibilidade à insulina dos participantes.
     
    Disfunção sexual e problemas de libido
     
    O DHEA também não se mostrou eficiente para melhorar disfunções sexuais e problemas de libido, como mostram esses estudos(1,2,3). 
     
    Eu tendo a discordar um pouco do resultado desses artigos. Pois o DHEA melhora quadro hormonal com deficiência, então se a pessoa tem queda de libido por causa dessa deficiência, corrigir vai melhorar. Não consegui achar outros artigos, se alguém tiver, contribua que colocarei aqui. 
     
    Aumenta o IGF-1
     
    Segundo esse estudo.
     
    Aumenta o GH
     
    Mas os estudos (1,2) não são TÃO conclusivos assim.
     
    Não influencia diretamente os hormônios da tireóide (t3, t4)
     
    Nesse estudo.
     
    Melhorou os sintomas da menopausa
     
    Segundo esses artigos (1,2)
     
    Pra quem tem preguiça de ler e quer saber das conclusões, fiz um apanhado de tudo o que ele faz e tirei algumas conclusões próprias aqui.
     
    Suplementar DHEA definitivamente aumenta seus níveis sanguíneos de DHEA e portanto corrige eventuais deficiências. Mas se parar de tomar, elas voltam. Nada indica ou prova que o DHEA serve para longevidade MAS definitivamente melhora a qualidade de vida de mulheres na menopausa ou homens na andropausa Não tem vantagem estratégica clara utilizar pensando em desempenho esportivo É uma boa estratégia em períodos de cutting, onde a baixa ingestão de gordura irá prejudicar parte dos seus hormônios como testosterona, IGF1, estrogênio e GH. O DHEA entraria "normalizando" eles. Diminui os sintomas da TPM e melhora o desbalanço hormonal que as mulheres sofrem de tempos em tempos com a menstruação Reduz o stress se o problema do seu stress for baixa de DHEA. Pode aumentar seu óxido nítrico sanguíneo, o que teria relação com ereção e desempenho sexual, mas os estudos mostraram que esse aumento não é tão relevante a esse ponto. Pode ser um substituto das estatinas, caso seu colesterol esteja acima do “ideal”.  Mas não vai parar de tomar seu remédio porque eu falei isso, ok? Se esse é o seu caso, pegue esses artigos (1,2,3)  e leve no seu médico Não existe oficialmente uma dosagem padrão recomendada, elas variam de 8, 12, 25, 50 até 100mg diários de acordo com a finalidade. Nenhuma dessas dosagens vai causar mal a vocês, portanto, vocês podem testar cada uma delas sem risco e depois me dizer aqui em baixo o que funcionou e para que.  
    Espero ter esclarecido alguns pontos desse suplemento. Procurei aqui no fórum e não vi tanta informação assim condensada. Resolvi fazer esse post. 
     
    Se vocês tiverem sugestão de tópico, manda ai que coloco na fila.
     
    E pra quem quiser ver em vídeo e/ou compartilhar com quem tem preguiça de ler, segue o vídeo.
     
     
     
    Abraços
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
  2. Gostei
    Olympio Lima Ferreira recebeu reputação de jotaro em Aspartame, o que o Lair Ribeiro não te contou (vídeo explicativo)   
    Já prometo que esse post vai ser polêmico porque tanto vai contra o que o Guru (Lair Ribeiro), seu filhote Victor Sorrentino (que inclusive tenho uma foto junto com ele) e outros vários posts (1,2,3,4) aqui mesmo do fórum.
     
    Então peço que leiam tudo, VERIFIQUEM os estudos (mais de 20) que tive o trabalho de pesquisar e olhem a conclusão antes de simplesmente falar: "fulano que é médico disse que faz mal e pronto #refutado".
     
     

    O que a gente mais percebe quando falam do aspartame por aí é que ele dá câncer, mata, vicia e ainda causa problemas neurológicos.
     
    Só que não é bem assim e vou provar pra vocês baseado em evidências, afinal, tanto faz o que eu acho ou o que você acha. Tem gente que dedicou uma carreira inteira estudando e publicando artigos, são esses que sabem do que estão falando. E são esses que eu estou trazendo aqui.
     
    Não vou me alongar na bioquímica do aspartame porque tenho isso bem detalhado em vídeo então vou colocar um resumo e alguns links para quem não estiver familiarizado com a composição dele ou estejam com preguiça de ler.
     
    O aspartame é um dipeptídeo, ou seja, é uma molécula com apenas 2 aminoácidos em sua composição: Fenilalanina e o Ácido Aspartico. 
     
    O que posso dizer rapidamente é que a Fenilalanina é um aminoácido essencial (precisamos consumir na dieta). E existem pessoas que possuem um erro inato do metabolismo que causa uma doença chamada "fenilcetonúria" que é a incapacidade ou diminuição da capacidade de uma enzima do fígado em metabolizar esse aminoácido causando uma série de problemas. 
     
    O outro é o Ácido Aspartico, é um aminoácido não-essencial (nosso corpo produz) e além disso é tranquilo de achar ele na dieta do dia a dia.
     
    Algo importante agora é que quando a gente ingere aspartame, no nosso intestino delgado, na hora que as enzimas que quebram proteínas entram em ação, surge uma nova molécula, o metanol que por sua vez é metabolizado e chega um componente toxico chamado formaldeído e depois em ácido fórmico. Inclusive o Lair Ribeiro fala que é veneno de matar formiga.
     
    De fato, é veneno de matar formiga, solvente, é componente do plástico, combustível de aeromodelo, participa no processo da trans-esterificação (que são aquelas novas margarinas que estão saindo) e outras coisas mais.
     
    Não preciso nem falar que o metanol é extremamente tóxico, chegando a ter uma dose letal de apenas 25g, se ingerido em sua forma pura. Pra vocês terem noção, 25g dá mais ou menos 2 colheres e meia de sopa. Pode causar cegueira e problemas de fígado, dependendo da dosagem consumida. Existem muitos casos de intoxicação por metanol.
     
    https://economia.estadao.com.br/noticias/geral,dono-da-ilha-e-conhecido-como-paulinho-metanol-imp-,760717
    https://noticias.r7.com/saude/sobe-para-9-o-numero-de-mortos-em-cuba-por-intoxicacao-com-metanol-01082013
     
    A ressaca de vocês provavelmente é por causa do metanol, tenho um vídeo falando sobre isso também.
     
    No nosso dia-a-dia, pra surpresa consumimos várias fontes de metanol, dentre elas:
     
    Frutas e sucos (1,2,3) Bebidas alcoólicas no geral, mas principalmente as mais baratas com pior qualidade (1)  
    Só que no caso ESPECÍFICO do aspartame, a quantidade de metanol produzida no intestino e metabolizada no fígado é tão, mas tão pequena que não produz danos à saúde (1).
     
    Vamos fazer uma matemática básica aí.
     
    A dose “letal” de metanol é de 25g. Quanto dessa dose letal estamos consumindo, por exemplo, numa coca-zero?

    Geralmente esses refrigerantes zero tem mais ou menos 15mg de aspartame num copo de 200ml. E vocês já sabem que 1 molécula de aspartame gera 3 partes (fenilalanina, ácido aspártico e metanol), e dessas 3 partes, só 1/3 é de metanol, então, 5mg aproximadamente você está ingerindo a cada 200ml. Isso equivale a nada mais nada menos que 0,02% da dose letal. Como podem ver é irrelevante.
     
    O aspartame é utilizado há mais de 30 anos de forma segura de adoçante nos alimentos, ele é constantemente analisado pelas agências reguladoras e de laboratórios de todo o mundo, não estou pegando estudos apenas de um laboratório e sim de vários ao redor do mundo, é o adoçante artificial mais estudado que existe no mundo, com artigos de revisões bibliográficas com mais de 20 anos, como é o caso desse (1).
     
    Vamos dar chance a quem diga que o aspartame faz mal.
     
    O instituto de pesquisa, Ramazzini Foundation, que fica em Bolonha, na Itália, desenvolveu uma série de artigos onde apontavam que o aspartame desenvolveria câncer se ingerido numa concentração de 20mg/kg em ratos (1). 
     
    Noutro estudo, da mesma empresa, apontavam relação com a leucemia, que é o câncer do sangue, originado na medula óssea. Também em ratos. (1)
    E nesse outro estudo, apontavam câncer de fígado (1).
     
    Fazendo uma comparação esdrúxula (homem com rato, peso diferente, metabolismo com velocidades diferentes), se você consome 20mg/kg ou seja, uma pessoa média de 70kg, se ingerisse 1,4g de aspartame teria desenvolvimento de câncer.
     
    Isso equivale a tomar 18L de refrigerante zero. Só lembrando que como nosso corpo não acumula aspartame, muito menos metanol, você teria de tomar isso em algumas horas. 
     
    A agência reguladora dos estados unidos considera até 50mg/kg seguro, porque só testaram até essa dosagem. Isso equivale a 45L de refrigerante zero NO DIA. Se vocês tomarem 45L de QUALQUER coisa no dia, vocês irão MORRER. Tanto faz se for refrigerante zero, água, suco "detox" ou chá.
     
    Depois desses estudos dessa empresa, a Ramazzini, fizeram alguns artigos de revisão e invalidaram as metodologias deles. (1,2)
     
    Quando os estudos revisão da Ramazzini foram refeitos em humanos, as conclusões foram opostas e demonstraram que não há relação entre aspartame e câncer (1).
     
    Outros estudos observacionais relevantes demonstraram que não há relação entre aspartame e câncer, tanto cerebral, quanto leucemia, quanto de outros tipos, bem como regulações, toxicidade e estudos epidemiológicos bastante relevantes (1,2,3).
     
    Aí tem outra galera falando também: "Mas o aspartame faz a pessoa ganhar peso no longo prazo, porque gera vício". 

    Interessante essas alegações, pena que não procedem. 
     
    Segundo esses artigos (1,2,3) , o aspartame além de não fazer você ganhar peso (no curto quanto no longo prazo), se você substituir açúcar por ele você estará também prevenindo o ganho de peso. Mas isso meio que óbvio, já que ele não tem calorias.
     
    Da mesma forma, o aspartame não deixa você viciado, gera alterações de humor ou comportamento e dores de cabeça, nem em adultos nem em crianças segundo esses artigos (1,2,3,4,5,6,7,8,9)
     
    Mas sendo justo, encontrei 1 artigo mostrando que o aspartame PODE aumentar a frequência de dores de cabeça em quem já tem dores de cabeça (1).
     
    Pronto, achei um artigo da dor de cabeça, refutei todo o aspartame. rs. 
     
    Existem pessoas que relatam ter uma hipersensibilidade ao aspartame.
     
    E pra confirmar tanto esse estudo da frequência de dores de cabeça, quanto da hipersensibilidade, precisamos de mais estudos nesse sentido pois muitas vezes essa hipersensibilidade pode vir de outras causas como:
    Lesão no fígado pré-existente, Deficiência na metabolização da fenilalanina Sensibilidade ao alcool.  
    Até porque o aspartame não é uma molécula só, como o hidrogênio.
     
    O aspartame é bom ou ruim? O que a gente pode concluir?
     
    Eu diria que ele é neutro com base nas informações que passei. Certamente não é um nutriente e essa não é e nunca foi a proposta dele. E sim a de simular a sensação doce sem agregar calorias, podendo perfeitamente substituir o açúcar. Ele passa com segurança científica de curto e longo prazo pois tem evidência o suficiente para tal.
     
    Incontáveis diabéticos utilizam pois ele não aumenta a insulina. Com uma pesquisa rápida no google vocês podem achar um bocado de relatos com exames de sangue, mostrando o cara tomando uma coca zero e a insulina estável.
     
    É isso pessoal, eu espero que antes que me xinguem, dizendo que o dotô disse tal coisa e eu sou um bosta, leiam o texto na íntegra, avaliem os artigos, que não são poucos. Se vocês tiverem artigos novos demonstrando que o aspartame realmente causa algum mal, me mandem que eu avalio e faço um vídeo com essas informações dando os devidos créditos. A ideia não é veicular verdades e sim conhecimento atualizado.
     
    Espero ter esclarecido e agregado pra comunidade.
     
    Abraços
     
     
     

     
     
     
     
     
     
     
     
  3. Gostei
    Olympio Lima Ferreira recebeu reputação de MarcioMe em Aspartame, o que o Lair Ribeiro não te contou (vídeo explicativo)   
    Já prometo que esse post vai ser polêmico porque tanto vai contra o que o Guru (Lair Ribeiro), seu filhote Victor Sorrentino (que inclusive tenho uma foto junto com ele) e outros vários posts (1,2,3,4) aqui mesmo do fórum.
     
    Então peço que leiam tudo, VERIFIQUEM os estudos (mais de 20) que tive o trabalho de pesquisar e olhem a conclusão antes de simplesmente falar: "fulano que é médico disse que faz mal e pronto #refutado".
     
     

    O que a gente mais percebe quando falam do aspartame por aí é que ele dá câncer, mata, vicia e ainda causa problemas neurológicos.
     
    Só que não é bem assim e vou provar pra vocês baseado em evidências, afinal, tanto faz o que eu acho ou o que você acha. Tem gente que dedicou uma carreira inteira estudando e publicando artigos, são esses que sabem do que estão falando. E são esses que eu estou trazendo aqui.
     
    Não vou me alongar na bioquímica do aspartame porque tenho isso bem detalhado em vídeo então vou colocar um resumo e alguns links para quem não estiver familiarizado com a composição dele ou estejam com preguiça de ler.
     
    O aspartame é um dipeptídeo, ou seja, é uma molécula com apenas 2 aminoácidos em sua composição: Fenilalanina e o Ácido Aspartico. 
     
    O que posso dizer rapidamente é que a Fenilalanina é um aminoácido essencial (precisamos consumir na dieta). E existem pessoas que possuem um erro inato do metabolismo que causa uma doença chamada "fenilcetonúria" que é a incapacidade ou diminuição da capacidade de uma enzima do fígado em metabolizar esse aminoácido causando uma série de problemas. 
     
    O outro é o Ácido Aspartico, é um aminoácido não-essencial (nosso corpo produz) e além disso é tranquilo de achar ele na dieta do dia a dia.
     
    Algo importante agora é que quando a gente ingere aspartame, no nosso intestino delgado, na hora que as enzimas que quebram proteínas entram em ação, surge uma nova molécula, o metanol que por sua vez é metabolizado e chega um componente toxico chamado formaldeído e depois em ácido fórmico. Inclusive o Lair Ribeiro fala que é veneno de matar formiga.
     
    De fato, é veneno de matar formiga, solvente, é componente do plástico, combustível de aeromodelo, participa no processo da trans-esterificação (que são aquelas novas margarinas que estão saindo) e outras coisas mais.
     
    Não preciso nem falar que o metanol é extremamente tóxico, chegando a ter uma dose letal de apenas 25g, se ingerido em sua forma pura. Pra vocês terem noção, 25g dá mais ou menos 2 colheres e meia de sopa. Pode causar cegueira e problemas de fígado, dependendo da dosagem consumida. Existem muitos casos de intoxicação por metanol.
     
    https://economia.estadao.com.br/noticias/geral,dono-da-ilha-e-conhecido-como-paulinho-metanol-imp-,760717
    https://noticias.r7.com/saude/sobe-para-9-o-numero-de-mortos-em-cuba-por-intoxicacao-com-metanol-01082013
     
    A ressaca de vocês provavelmente é por causa do metanol, tenho um vídeo falando sobre isso também.
     
    No nosso dia-a-dia, pra surpresa consumimos várias fontes de metanol, dentre elas:
     
    Frutas e sucos (1,2,3) Bebidas alcoólicas no geral, mas principalmente as mais baratas com pior qualidade (1)  
    Só que no caso ESPECÍFICO do aspartame, a quantidade de metanol produzida no intestino e metabolizada no fígado é tão, mas tão pequena que não produz danos à saúde (1).
     
    Vamos fazer uma matemática básica aí.
     
    A dose “letal” de metanol é de 25g. Quanto dessa dose letal estamos consumindo, por exemplo, numa coca-zero?

    Geralmente esses refrigerantes zero tem mais ou menos 15mg de aspartame num copo de 200ml. E vocês já sabem que 1 molécula de aspartame gera 3 partes (fenilalanina, ácido aspártico e metanol), e dessas 3 partes, só 1/3 é de metanol, então, 5mg aproximadamente você está ingerindo a cada 200ml. Isso equivale a nada mais nada menos que 0,02% da dose letal. Como podem ver é irrelevante.
     
    O aspartame é utilizado há mais de 30 anos de forma segura de adoçante nos alimentos, ele é constantemente analisado pelas agências reguladoras e de laboratórios de todo o mundo, não estou pegando estudos apenas de um laboratório e sim de vários ao redor do mundo, é o adoçante artificial mais estudado que existe no mundo, com artigos de revisões bibliográficas com mais de 20 anos, como é o caso desse (1).
     
    Vamos dar chance a quem diga que o aspartame faz mal.
     
    O instituto de pesquisa, Ramazzini Foundation, que fica em Bolonha, na Itália, desenvolveu uma série de artigos onde apontavam que o aspartame desenvolveria câncer se ingerido numa concentração de 20mg/kg em ratos (1). 
     
    Noutro estudo, da mesma empresa, apontavam relação com a leucemia, que é o câncer do sangue, originado na medula óssea. Também em ratos. (1)
    E nesse outro estudo, apontavam câncer de fígado (1).
     
    Fazendo uma comparação esdrúxula (homem com rato, peso diferente, metabolismo com velocidades diferentes), se você consome 20mg/kg ou seja, uma pessoa média de 70kg, se ingerisse 1,4g de aspartame teria desenvolvimento de câncer.
     
    Isso equivale a tomar 18L de refrigerante zero. Só lembrando que como nosso corpo não acumula aspartame, muito menos metanol, você teria de tomar isso em algumas horas. 
     
    A agência reguladora dos estados unidos considera até 50mg/kg seguro, porque só testaram até essa dosagem. Isso equivale a 45L de refrigerante zero NO DIA. Se vocês tomarem 45L de QUALQUER coisa no dia, vocês irão MORRER. Tanto faz se for refrigerante zero, água, suco "detox" ou chá.
     
    Depois desses estudos dessa empresa, a Ramazzini, fizeram alguns artigos de revisão e invalidaram as metodologias deles. (1,2)
     
    Quando os estudos revisão da Ramazzini foram refeitos em humanos, as conclusões foram opostas e demonstraram que não há relação entre aspartame e câncer (1).
     
    Outros estudos observacionais relevantes demonstraram que não há relação entre aspartame e câncer, tanto cerebral, quanto leucemia, quanto de outros tipos, bem como regulações, toxicidade e estudos epidemiológicos bastante relevantes (1,2,3).
     
    Aí tem outra galera falando também: "Mas o aspartame faz a pessoa ganhar peso no longo prazo, porque gera vício". 

    Interessante essas alegações, pena que não procedem. 
     
    Segundo esses artigos (1,2,3) , o aspartame além de não fazer você ganhar peso (no curto quanto no longo prazo), se você substituir açúcar por ele você estará também prevenindo o ganho de peso. Mas isso meio que óbvio, já que ele não tem calorias.
     
    Da mesma forma, o aspartame não deixa você viciado, gera alterações de humor ou comportamento e dores de cabeça, nem em adultos nem em crianças segundo esses artigos (1,2,3,4,5,6,7,8,9)
     
    Mas sendo justo, encontrei 1 artigo mostrando que o aspartame PODE aumentar a frequência de dores de cabeça em quem já tem dores de cabeça (1).
     
    Pronto, achei um artigo da dor de cabeça, refutei todo o aspartame. rs. 
     
    Existem pessoas que relatam ter uma hipersensibilidade ao aspartame.
     
    E pra confirmar tanto esse estudo da frequência de dores de cabeça, quanto da hipersensibilidade, precisamos de mais estudos nesse sentido pois muitas vezes essa hipersensibilidade pode vir de outras causas como:
    Lesão no fígado pré-existente, Deficiência na metabolização da fenilalanina Sensibilidade ao alcool.  
    Até porque o aspartame não é uma molécula só, como o hidrogênio.
     
    O aspartame é bom ou ruim? O que a gente pode concluir?
     
    Eu diria que ele é neutro com base nas informações que passei. Certamente não é um nutriente e essa não é e nunca foi a proposta dele. E sim a de simular a sensação doce sem agregar calorias, podendo perfeitamente substituir o açúcar. Ele passa com segurança científica de curto e longo prazo pois tem evidência o suficiente para tal.
     
    Incontáveis diabéticos utilizam pois ele não aumenta a insulina. Com uma pesquisa rápida no google vocês podem achar um bocado de relatos com exames de sangue, mostrando o cara tomando uma coca zero e a insulina estável.
     
    É isso pessoal, eu espero que antes que me xinguem, dizendo que o dotô disse tal coisa e eu sou um bosta, leiam o texto na íntegra, avaliem os artigos, que não são poucos. Se vocês tiverem artigos novos demonstrando que o aspartame realmente causa algum mal, me mandem que eu avalio e faço um vídeo com essas informações dando os devidos créditos. A ideia não é veicular verdades e sim conhecimento atualizado.
     
    Espero ter esclarecido e agregado pra comunidade.
     
    Abraços
     
     
     

     
     
     
     
     
     
     
     
  4. Gostei
    Olympio Lima Ferreira recebeu reputação de Carcacinha em DHEA, o suplemento da longevidade? (Com vídeo explicativo)   
    Muito se tem dito sobre o DHEA, que ele melhora o sono, combate o stress, aumenta a testosterona, queima gordura e ainda aumenta a longevidade. Então o que de fato ele faz e principalmente o que ele não faz? Vale a pena? Quem deve tomar? 
     
    Não vou ficar me alongando aqui dizendo o que é o DHEA, onde é sintetizado etc. Pra quem quiser ver uma versão mais completa pode assistir meu vídeo sobre.
     
    Vamos para a parte prática que é o que interessa a vocês. 
     
    Longevidade, rejuvenescimento, antiaging, anti-envelhecimento, Lair Ribeiro, etc.
     
    Esse é um mito MUITO, mas muito difundido quando a gente fala em DHEA. E quem alega que ele aumenta a longevidade se apoia nesses pontos:
     
    1- A quantidade de dhea está ligada diretamente a nossa idade, tanto homem quanto mulher segundo esses artigos(1,2,3), e com o avançar da idade, esse volume sanguíneo de dhea abaixa substancialmente. Portanto, suplementar dhea é desacelerar o envelhecimento, prevenir, combater até.

    O que eles não falam disso é que nesse artigo aqui, mostra claramente não haver nenhuma relação do DHEA com os sintomas do envelhecimento.
    De fato quando você avança na idade, os níveis de SDHEA abaixam proporcionalmente, tem até um gráfico mostrando isso.

     
    O problema nisso é que o fato de suplementar dhea, não necessariamente reverte a velhice, como MUITOS alegam.
     
    2- Tomar de 5 a 12mg de dhea diariamente preveniria o encurtamento dos telômeros, que estão diretamente ligados a longevidade segundo esse estudo.
     
    O problema é que a forma que eles usaram pra "medir" os telômeros está errada. E fizeram esses artigos (1,2) demonstrando isso.
     
    Então na prática ATÉ HOJE a gente vê que DHEA não rejuvenesce e não aumenta a longevidade. 
     
    Sono
     
    Não se percebe melhora no sono segundo esse artigo aqui.
     
    Hormônios Sexuais (testosterona, estrogênio, etc)
     
    Tem inúmeros estudos (1,2,3,4,5,6,7) demonstrando melhora do quadro hormonal
     
    A grande questão é que os estudos mostram que essas melhoras foram feitas em pessoas a partir de 40 anos. Tanto homens quanto mulheres.
     
    Em jovens a história não é a mesma (1,2), você até tem uma melhorazinha, mas nada tão relevante a ponto de ser dito.
     
    O grande ponto do DHEA nessa questão é que ele age como um coringa nos hormônios sexuais. Na prática é o seguinte: 

    Se você tem deficiência, ele vai "normalizar". Seja homem, mulher, jovem, velho. Só que se parar de tomar, volta. hehe
     
    Cortisol
     
    O Dhea existe num pseudo-balanço com o cortisol (1), como se fossem dois hormônios antagônicos do eixo HPA (hipotálamo, pituitária e adrenal). Isso significa na prática que quanto mais cortisol, menos DHEA, e quanto mais DHEA, menor é a proporção de cortisol. 
     
    E se vocês perceberem, outra correlação curiosa é que esse padrão Cortisol alto e DHEA baixo é visto em vários cenários de doenças psicológicas como: depressão, anorexia nervosa, transtorno bipolar, esquizofrenia e outras como mostram esses estudos (1,2,3,4,5,6). 
     
    Então se vocês tiverem baixa de cortisol por conta do DHEA, aumenta-lo vai melhorar essas questões. no caso dessas doenças, já existem vários protocolos de tratamento onde estão sendo bem promissores no tratamento de depressão principalmente. 
     
    Da pra fazer uma sinergia com melatonina nessa questão do cortisol, mas isso vou deixa pra outro texto.
     
    Composição corporal
     
    Depende. Se você de fato estiver com deficiência de DHEA, seja pela idade ou por outras questões, você pode ter um aumento na sua testosterona, no seu SHBG e consequentemente no longo prazo vai ter uma melhor queima de gordura sim. O problema é que essa melhora no quadro hormonal não parece ser suficiente para ter um efeito tão relevante a ponto de ser um benefício comprovado.

    Tanto que tiveram vários estudos(1,2,3,4,5,6) com mais de 6 meses de duração em grupos diferentes e praticamente não teve alteração na composição corporal, na força ou sequer na sensibilidade à insulina dos participantes.
     
    Disfunção sexual e problemas de libido
     
    O DHEA também não se mostrou eficiente para melhorar disfunções sexuais e problemas de libido, como mostram esses estudos(1,2,3). 
     
    Eu tendo a discordar um pouco do resultado desses artigos. Pois o DHEA melhora quadro hormonal com deficiência, então se a pessoa tem queda de libido por causa dessa deficiência, corrigir vai melhorar. Não consegui achar outros artigos, se alguém tiver, contribua que colocarei aqui. 
     
    Aumenta o IGF-1
     
    Segundo esse estudo.
     
    Aumenta o GH
     
    Mas os estudos (1,2) não são TÃO conclusivos assim.
     
    Não influencia diretamente os hormônios da tireóide (t3, t4)
     
    Nesse estudo.
     
    Melhorou os sintomas da menopausa
     
    Segundo esses artigos (1,2)
     
    Pra quem tem preguiça de ler e quer saber das conclusões, fiz um apanhado de tudo o que ele faz e tirei algumas conclusões próprias aqui.
     
    Suplementar DHEA definitivamente aumenta seus níveis sanguíneos de DHEA e portanto corrige eventuais deficiências. Mas se parar de tomar, elas voltam. Nada indica ou prova que o DHEA serve para longevidade MAS definitivamente melhora a qualidade de vida de mulheres na menopausa ou homens na andropausa Não tem vantagem estratégica clara utilizar pensando em desempenho esportivo É uma boa estratégia em períodos de cutting, onde a baixa ingestão de gordura irá prejudicar parte dos seus hormônios como testosterona, IGF1, estrogênio e GH. O DHEA entraria "normalizando" eles. Diminui os sintomas da TPM e melhora o desbalanço hormonal que as mulheres sofrem de tempos em tempos com a menstruação Reduz o stress se o problema do seu stress for baixa de DHEA. Pode aumentar seu óxido nítrico sanguíneo, o que teria relação com ereção e desempenho sexual, mas os estudos mostraram que esse aumento não é tão relevante a esse ponto. Pode ser um substituto das estatinas, caso seu colesterol esteja acima do “ideal”.  Mas não vai parar de tomar seu remédio porque eu falei isso, ok? Se esse é o seu caso, pegue esses artigos (1,2,3)  e leve no seu médico Não existe oficialmente uma dosagem padrão recomendada, elas variam de 8, 12, 25, 50 até 100mg diários de acordo com a finalidade. Nenhuma dessas dosagens vai causar mal a vocês, portanto, vocês podem testar cada uma delas sem risco e depois me dizer aqui em baixo o que funcionou e para que.  
    Espero ter esclarecido alguns pontos desse suplemento. Procurei aqui no fórum e não vi tanta informação assim condensada. Resolvi fazer esse post. 
     
    Se vocês tiverem sugestão de tópico, manda ai que coloco na fila.
     
    E pra quem quiser ver em vídeo e/ou compartilhar com quem tem preguiça de ler, segue o vídeo.
     
     
     
    Abraços
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
  5. Gostei
    Olympio Lima Ferreira recebeu reputação de Tmock em Aspartame, o que o Lair Ribeiro não te contou (vídeo explicativo)   
    Já prometo que esse post vai ser polêmico porque tanto vai contra o que o Guru (Lair Ribeiro), seu filhote Victor Sorrentino (que inclusive tenho uma foto junto com ele) e outros vários posts (1,2,3,4) aqui mesmo do fórum.
     
    Então peço que leiam tudo, VERIFIQUEM os estudos (mais de 20) que tive o trabalho de pesquisar e olhem a conclusão antes de simplesmente falar: "fulano que é médico disse que faz mal e pronto #refutado".
     
     

    O que a gente mais percebe quando falam do aspartame por aí é que ele dá câncer, mata, vicia e ainda causa problemas neurológicos.
     
    Só que não é bem assim e vou provar pra vocês baseado em evidências, afinal, tanto faz o que eu acho ou o que você acha. Tem gente que dedicou uma carreira inteira estudando e publicando artigos, são esses que sabem do que estão falando. E são esses que eu estou trazendo aqui.
     
    Não vou me alongar na bioquímica do aspartame porque tenho isso bem detalhado em vídeo então vou colocar um resumo e alguns links para quem não estiver familiarizado com a composição dele ou estejam com preguiça de ler.
     
    O aspartame é um dipeptídeo, ou seja, é uma molécula com apenas 2 aminoácidos em sua composição: Fenilalanina e o Ácido Aspartico. 
     
    O que posso dizer rapidamente é que a Fenilalanina é um aminoácido essencial (precisamos consumir na dieta). E existem pessoas que possuem um erro inato do metabolismo que causa uma doença chamada "fenilcetonúria" que é a incapacidade ou diminuição da capacidade de uma enzima do fígado em metabolizar esse aminoácido causando uma série de problemas. 
     
    O outro é o Ácido Aspartico, é um aminoácido não-essencial (nosso corpo produz) e além disso é tranquilo de achar ele na dieta do dia a dia.
     
    Algo importante agora é que quando a gente ingere aspartame, no nosso intestino delgado, na hora que as enzimas que quebram proteínas entram em ação, surge uma nova molécula, o metanol que por sua vez é metabolizado e chega um componente toxico chamado formaldeído e depois em ácido fórmico. Inclusive o Lair Ribeiro fala que é veneno de matar formiga.
     
    De fato, é veneno de matar formiga, solvente, é componente do plástico, combustível de aeromodelo, participa no processo da trans-esterificação (que são aquelas novas margarinas que estão saindo) e outras coisas mais.
     
    Não preciso nem falar que o metanol é extremamente tóxico, chegando a ter uma dose letal de apenas 25g, se ingerido em sua forma pura. Pra vocês terem noção, 25g dá mais ou menos 2 colheres e meia de sopa. Pode causar cegueira e problemas de fígado, dependendo da dosagem consumida. Existem muitos casos de intoxicação por metanol.
     
    https://economia.estadao.com.br/noticias/geral,dono-da-ilha-e-conhecido-como-paulinho-metanol-imp-,760717
    https://noticias.r7.com/saude/sobe-para-9-o-numero-de-mortos-em-cuba-por-intoxicacao-com-metanol-01082013
     
    A ressaca de vocês provavelmente é por causa do metanol, tenho um vídeo falando sobre isso também.
     
    No nosso dia-a-dia, pra surpresa consumimos várias fontes de metanol, dentre elas:
     
    Frutas e sucos (1,2,3) Bebidas alcoólicas no geral, mas principalmente as mais baratas com pior qualidade (1)  
    Só que no caso ESPECÍFICO do aspartame, a quantidade de metanol produzida no intestino e metabolizada no fígado é tão, mas tão pequena que não produz danos à saúde (1).
     
    Vamos fazer uma matemática básica aí.
     
    A dose “letal” de metanol é de 25g. Quanto dessa dose letal estamos consumindo, por exemplo, numa coca-zero?

    Geralmente esses refrigerantes zero tem mais ou menos 15mg de aspartame num copo de 200ml. E vocês já sabem que 1 molécula de aspartame gera 3 partes (fenilalanina, ácido aspártico e metanol), e dessas 3 partes, só 1/3 é de metanol, então, 5mg aproximadamente você está ingerindo a cada 200ml. Isso equivale a nada mais nada menos que 0,02% da dose letal. Como podem ver é irrelevante.
     
    O aspartame é utilizado há mais de 30 anos de forma segura de adoçante nos alimentos, ele é constantemente analisado pelas agências reguladoras e de laboratórios de todo o mundo, não estou pegando estudos apenas de um laboratório e sim de vários ao redor do mundo, é o adoçante artificial mais estudado que existe no mundo, com artigos de revisões bibliográficas com mais de 20 anos, como é o caso desse (1).
     
    Vamos dar chance a quem diga que o aspartame faz mal.
     
    O instituto de pesquisa, Ramazzini Foundation, que fica em Bolonha, na Itália, desenvolveu uma série de artigos onde apontavam que o aspartame desenvolveria câncer se ingerido numa concentração de 20mg/kg em ratos (1). 
     
    Noutro estudo, da mesma empresa, apontavam relação com a leucemia, que é o câncer do sangue, originado na medula óssea. Também em ratos. (1)
    E nesse outro estudo, apontavam câncer de fígado (1).
     
    Fazendo uma comparação esdrúxula (homem com rato, peso diferente, metabolismo com velocidades diferentes), se você consome 20mg/kg ou seja, uma pessoa média de 70kg, se ingerisse 1,4g de aspartame teria desenvolvimento de câncer.
     
    Isso equivale a tomar 18L de refrigerante zero. Só lembrando que como nosso corpo não acumula aspartame, muito menos metanol, você teria de tomar isso em algumas horas. 
     
    A agência reguladora dos estados unidos considera até 50mg/kg seguro, porque só testaram até essa dosagem. Isso equivale a 45L de refrigerante zero NO DIA. Se vocês tomarem 45L de QUALQUER coisa no dia, vocês irão MORRER. Tanto faz se for refrigerante zero, água, suco "detox" ou chá.
     
    Depois desses estudos dessa empresa, a Ramazzini, fizeram alguns artigos de revisão e invalidaram as metodologias deles. (1,2)
     
    Quando os estudos revisão da Ramazzini foram refeitos em humanos, as conclusões foram opostas e demonstraram que não há relação entre aspartame e câncer (1).
     
    Outros estudos observacionais relevantes demonstraram que não há relação entre aspartame e câncer, tanto cerebral, quanto leucemia, quanto de outros tipos, bem como regulações, toxicidade e estudos epidemiológicos bastante relevantes (1,2,3).
     
    Aí tem outra galera falando também: "Mas o aspartame faz a pessoa ganhar peso no longo prazo, porque gera vício". 

    Interessante essas alegações, pena que não procedem. 
     
    Segundo esses artigos (1,2,3) , o aspartame além de não fazer você ganhar peso (no curto quanto no longo prazo), se você substituir açúcar por ele você estará também prevenindo o ganho de peso. Mas isso meio que óbvio, já que ele não tem calorias.
     
    Da mesma forma, o aspartame não deixa você viciado, gera alterações de humor ou comportamento e dores de cabeça, nem em adultos nem em crianças segundo esses artigos (1,2,3,4,5,6,7,8,9)
     
    Mas sendo justo, encontrei 1 artigo mostrando que o aspartame PODE aumentar a frequência de dores de cabeça em quem já tem dores de cabeça (1).
     
    Pronto, achei um artigo da dor de cabeça, refutei todo o aspartame. rs. 
     
    Existem pessoas que relatam ter uma hipersensibilidade ao aspartame.
     
    E pra confirmar tanto esse estudo da frequência de dores de cabeça, quanto da hipersensibilidade, precisamos de mais estudos nesse sentido pois muitas vezes essa hipersensibilidade pode vir de outras causas como:
    Lesão no fígado pré-existente, Deficiência na metabolização da fenilalanina Sensibilidade ao alcool.  
    Até porque o aspartame não é uma molécula só, como o hidrogênio.
     
    O aspartame é bom ou ruim? O que a gente pode concluir?
     
    Eu diria que ele é neutro com base nas informações que passei. Certamente não é um nutriente e essa não é e nunca foi a proposta dele. E sim a de simular a sensação doce sem agregar calorias, podendo perfeitamente substituir o açúcar. Ele passa com segurança científica de curto e longo prazo pois tem evidência o suficiente para tal.
     
    Incontáveis diabéticos utilizam pois ele não aumenta a insulina. Com uma pesquisa rápida no google vocês podem achar um bocado de relatos com exames de sangue, mostrando o cara tomando uma coca zero e a insulina estável.
     
    É isso pessoal, eu espero que antes que me xinguem, dizendo que o dotô disse tal coisa e eu sou um bosta, leiam o texto na íntegra, avaliem os artigos, que não são poucos. Se vocês tiverem artigos novos demonstrando que o aspartame realmente causa algum mal, me mandem que eu avalio e faço um vídeo com essas informações dando os devidos créditos. A ideia não é veicular verdades e sim conhecimento atualizado.
     
    Espero ter esclarecido e agregado pra comunidade.
     
    Abraços
     
     
     

     
     
     
     
     
     
     
     
  6. Gostei
    Olympio Lima Ferreira recebeu reputação de Lucas em Aspartame, o que o Lair Ribeiro não te contou (vídeo explicativo)   
    Já prometo que esse post vai ser polêmico porque tanto vai contra o que o Guru (Lair Ribeiro), seu filhote Victor Sorrentino (que inclusive tenho uma foto junto com ele) e outros vários posts (1,2,3,4) aqui mesmo do fórum.
     
    Então peço que leiam tudo, VERIFIQUEM os estudos (mais de 20) que tive o trabalho de pesquisar e olhem a conclusão antes de simplesmente falar: "fulano que é médico disse que faz mal e pronto #refutado".
     
     

    O que a gente mais percebe quando falam do aspartame por aí é que ele dá câncer, mata, vicia e ainda causa problemas neurológicos.
     
    Só que não é bem assim e vou provar pra vocês baseado em evidências, afinal, tanto faz o que eu acho ou o que você acha. Tem gente que dedicou uma carreira inteira estudando e publicando artigos, são esses que sabem do que estão falando. E são esses que eu estou trazendo aqui.
     
    Não vou me alongar na bioquímica do aspartame porque tenho isso bem detalhado em vídeo então vou colocar um resumo e alguns links para quem não estiver familiarizado com a composição dele ou estejam com preguiça de ler.
     
    O aspartame é um dipeptídeo, ou seja, é uma molécula com apenas 2 aminoácidos em sua composição: Fenilalanina e o Ácido Aspartico. 
     
    O que posso dizer rapidamente é que a Fenilalanina é um aminoácido essencial (precisamos consumir na dieta). E existem pessoas que possuem um erro inato do metabolismo que causa uma doença chamada "fenilcetonúria" que é a incapacidade ou diminuição da capacidade de uma enzima do fígado em metabolizar esse aminoácido causando uma série de problemas. 
     
    O outro é o Ácido Aspartico, é um aminoácido não-essencial (nosso corpo produz) e além disso é tranquilo de achar ele na dieta do dia a dia.
     
    Algo importante agora é que quando a gente ingere aspartame, no nosso intestino delgado, na hora que as enzimas que quebram proteínas entram em ação, surge uma nova molécula, o metanol que por sua vez é metabolizado e chega um componente toxico chamado formaldeído e depois em ácido fórmico. Inclusive o Lair Ribeiro fala que é veneno de matar formiga.
     
    De fato, é veneno de matar formiga, solvente, é componente do plástico, combustível de aeromodelo, participa no processo da trans-esterificação (que são aquelas novas margarinas que estão saindo) e outras coisas mais.
     
    Não preciso nem falar que o metanol é extremamente tóxico, chegando a ter uma dose letal de apenas 25g, se ingerido em sua forma pura. Pra vocês terem noção, 25g dá mais ou menos 2 colheres e meia de sopa. Pode causar cegueira e problemas de fígado, dependendo da dosagem consumida. Existem muitos casos de intoxicação por metanol.
     
    https://economia.estadao.com.br/noticias/geral,dono-da-ilha-e-conhecido-como-paulinho-metanol-imp-,760717
    https://noticias.r7.com/saude/sobe-para-9-o-numero-de-mortos-em-cuba-por-intoxicacao-com-metanol-01082013
     
    A ressaca de vocês provavelmente é por causa do metanol, tenho um vídeo falando sobre isso também.
     
    No nosso dia-a-dia, pra surpresa consumimos várias fontes de metanol, dentre elas:
     
    Frutas e sucos (1,2,3) Bebidas alcoólicas no geral, mas principalmente as mais baratas com pior qualidade (1)  
    Só que no caso ESPECÍFICO do aspartame, a quantidade de metanol produzida no intestino e metabolizada no fígado é tão, mas tão pequena que não produz danos à saúde (1).
     
    Vamos fazer uma matemática básica aí.
     
    A dose “letal” de metanol é de 25g. Quanto dessa dose letal estamos consumindo, por exemplo, numa coca-zero?

    Geralmente esses refrigerantes zero tem mais ou menos 15mg de aspartame num copo de 200ml. E vocês já sabem que 1 molécula de aspartame gera 3 partes (fenilalanina, ácido aspártico e metanol), e dessas 3 partes, só 1/3 é de metanol, então, 5mg aproximadamente você está ingerindo a cada 200ml. Isso equivale a nada mais nada menos que 0,02% da dose letal. Como podem ver é irrelevante.
     
    O aspartame é utilizado há mais de 30 anos de forma segura de adoçante nos alimentos, ele é constantemente analisado pelas agências reguladoras e de laboratórios de todo o mundo, não estou pegando estudos apenas de um laboratório e sim de vários ao redor do mundo, é o adoçante artificial mais estudado que existe no mundo, com artigos de revisões bibliográficas com mais de 20 anos, como é o caso desse (1).
     
    Vamos dar chance a quem diga que o aspartame faz mal.
     
    O instituto de pesquisa, Ramazzini Foundation, que fica em Bolonha, na Itália, desenvolveu uma série de artigos onde apontavam que o aspartame desenvolveria câncer se ingerido numa concentração de 20mg/kg em ratos (1). 
     
    Noutro estudo, da mesma empresa, apontavam relação com a leucemia, que é o câncer do sangue, originado na medula óssea. Também em ratos. (1)
    E nesse outro estudo, apontavam câncer de fígado (1).
     
    Fazendo uma comparação esdrúxula (homem com rato, peso diferente, metabolismo com velocidades diferentes), se você consome 20mg/kg ou seja, uma pessoa média de 70kg, se ingerisse 1,4g de aspartame teria desenvolvimento de câncer.
     
    Isso equivale a tomar 18L de refrigerante zero. Só lembrando que como nosso corpo não acumula aspartame, muito menos metanol, você teria de tomar isso em algumas horas. 
     
    A agência reguladora dos estados unidos considera até 50mg/kg seguro, porque só testaram até essa dosagem. Isso equivale a 45L de refrigerante zero NO DIA. Se vocês tomarem 45L de QUALQUER coisa no dia, vocês irão MORRER. Tanto faz se for refrigerante zero, água, suco "detox" ou chá.
     
    Depois desses estudos dessa empresa, a Ramazzini, fizeram alguns artigos de revisão e invalidaram as metodologias deles. (1,2)
     
    Quando os estudos revisão da Ramazzini foram refeitos em humanos, as conclusões foram opostas e demonstraram que não há relação entre aspartame e câncer (1).
     
    Outros estudos observacionais relevantes demonstraram que não há relação entre aspartame e câncer, tanto cerebral, quanto leucemia, quanto de outros tipos, bem como regulações, toxicidade e estudos epidemiológicos bastante relevantes (1,2,3).
     
    Aí tem outra galera falando também: "Mas o aspartame faz a pessoa ganhar peso no longo prazo, porque gera vício". 

    Interessante essas alegações, pena que não procedem. 
     
    Segundo esses artigos (1,2,3) , o aspartame além de não fazer você ganhar peso (no curto quanto no longo prazo), se você substituir açúcar por ele você estará também prevenindo o ganho de peso. Mas isso meio que óbvio, já que ele não tem calorias.
     
    Da mesma forma, o aspartame não deixa você viciado, gera alterações de humor ou comportamento e dores de cabeça, nem em adultos nem em crianças segundo esses artigos (1,2,3,4,5,6,7,8,9)
     
    Mas sendo justo, encontrei 1 artigo mostrando que o aspartame PODE aumentar a frequência de dores de cabeça em quem já tem dores de cabeça (1).
     
    Pronto, achei um artigo da dor de cabeça, refutei todo o aspartame. rs. 
     
    Existem pessoas que relatam ter uma hipersensibilidade ao aspartame.
     
    E pra confirmar tanto esse estudo da frequência de dores de cabeça, quanto da hipersensibilidade, precisamos de mais estudos nesse sentido pois muitas vezes essa hipersensibilidade pode vir de outras causas como:
    Lesão no fígado pré-existente, Deficiência na metabolização da fenilalanina Sensibilidade ao alcool.  
    Até porque o aspartame não é uma molécula só, como o hidrogênio.
     
    O aspartame é bom ou ruim? O que a gente pode concluir?
     
    Eu diria que ele é neutro com base nas informações que passei. Certamente não é um nutriente e essa não é e nunca foi a proposta dele. E sim a de simular a sensação doce sem agregar calorias, podendo perfeitamente substituir o açúcar. Ele passa com segurança científica de curto e longo prazo pois tem evidência o suficiente para tal.
     
    Incontáveis diabéticos utilizam pois ele não aumenta a insulina. Com uma pesquisa rápida no google vocês podem achar um bocado de relatos com exames de sangue, mostrando o cara tomando uma coca zero e a insulina estável.
     
    É isso pessoal, eu espero que antes que me xinguem, dizendo que o dotô disse tal coisa e eu sou um bosta, leiam o texto na íntegra, avaliem os artigos, que não são poucos. Se vocês tiverem artigos novos demonstrando que o aspartame realmente causa algum mal, me mandem que eu avalio e faço um vídeo com essas informações dando os devidos créditos. A ideia não é veicular verdades e sim conhecimento atualizado.
     
    Espero ter esclarecido e agregado pra comunidade.
     
    Abraços
     
     
     

     
     
     
     
     
     
     
     
  7. Gostei
    Olympio Lima Ferreira recebeu reputação de Zé Ninguém em Aspartame, o que o Lair Ribeiro não te contou (vídeo explicativo)   
    Já prometo que esse post vai ser polêmico porque tanto vai contra o que o Guru (Lair Ribeiro), seu filhote Victor Sorrentino (que inclusive tenho uma foto junto com ele) e outros vários posts (1,2,3,4) aqui mesmo do fórum.
     
    Então peço que leiam tudo, VERIFIQUEM os estudos (mais de 20) que tive o trabalho de pesquisar e olhem a conclusão antes de simplesmente falar: "fulano que é médico disse que faz mal e pronto #refutado".
     
     

    O que a gente mais percebe quando falam do aspartame por aí é que ele dá câncer, mata, vicia e ainda causa problemas neurológicos.
     
    Só que não é bem assim e vou provar pra vocês baseado em evidências, afinal, tanto faz o que eu acho ou o que você acha. Tem gente que dedicou uma carreira inteira estudando e publicando artigos, são esses que sabem do que estão falando. E são esses que eu estou trazendo aqui.
     
    Não vou me alongar na bioquímica do aspartame porque tenho isso bem detalhado em vídeo então vou colocar um resumo e alguns links para quem não estiver familiarizado com a composição dele ou estejam com preguiça de ler.
     
    O aspartame é um dipeptídeo, ou seja, é uma molécula com apenas 2 aminoácidos em sua composição: Fenilalanina e o Ácido Aspartico. 
     
    O que posso dizer rapidamente é que a Fenilalanina é um aminoácido essencial (precisamos consumir na dieta). E existem pessoas que possuem um erro inato do metabolismo que causa uma doença chamada "fenilcetonúria" que é a incapacidade ou diminuição da capacidade de uma enzima do fígado em metabolizar esse aminoácido causando uma série de problemas. 
     
    O outro é o Ácido Aspartico, é um aminoácido não-essencial (nosso corpo produz) e além disso é tranquilo de achar ele na dieta do dia a dia.
     
    Algo importante agora é que quando a gente ingere aspartame, no nosso intestino delgado, na hora que as enzimas que quebram proteínas entram em ação, surge uma nova molécula, o metanol que por sua vez é metabolizado e chega um componente toxico chamado formaldeído e depois em ácido fórmico. Inclusive o Lair Ribeiro fala que é veneno de matar formiga.
     
    De fato, é veneno de matar formiga, solvente, é componente do plástico, combustível de aeromodelo, participa no processo da trans-esterificação (que são aquelas novas margarinas que estão saindo) e outras coisas mais.
     
    Não preciso nem falar que o metanol é extremamente tóxico, chegando a ter uma dose letal de apenas 25g, se ingerido em sua forma pura. Pra vocês terem noção, 25g dá mais ou menos 2 colheres e meia de sopa. Pode causar cegueira e problemas de fígado, dependendo da dosagem consumida. Existem muitos casos de intoxicação por metanol.
     
    https://economia.estadao.com.br/noticias/geral,dono-da-ilha-e-conhecido-como-paulinho-metanol-imp-,760717
    https://noticias.r7.com/saude/sobe-para-9-o-numero-de-mortos-em-cuba-por-intoxicacao-com-metanol-01082013
     
    A ressaca de vocês provavelmente é por causa do metanol, tenho um vídeo falando sobre isso também.
     
    No nosso dia-a-dia, pra surpresa consumimos várias fontes de metanol, dentre elas:
     
    Frutas e sucos (1,2,3) Bebidas alcoólicas no geral, mas principalmente as mais baratas com pior qualidade (1)  
    Só que no caso ESPECÍFICO do aspartame, a quantidade de metanol produzida no intestino e metabolizada no fígado é tão, mas tão pequena que não produz danos à saúde (1).
     
    Vamos fazer uma matemática básica aí.
     
    A dose “letal” de metanol é de 25g. Quanto dessa dose letal estamos consumindo, por exemplo, numa coca-zero?

    Geralmente esses refrigerantes zero tem mais ou menos 15mg de aspartame num copo de 200ml. E vocês já sabem que 1 molécula de aspartame gera 3 partes (fenilalanina, ácido aspártico e metanol), e dessas 3 partes, só 1/3 é de metanol, então, 5mg aproximadamente você está ingerindo a cada 200ml. Isso equivale a nada mais nada menos que 0,02% da dose letal. Como podem ver é irrelevante.
     
    O aspartame é utilizado há mais de 30 anos de forma segura de adoçante nos alimentos, ele é constantemente analisado pelas agências reguladoras e de laboratórios de todo o mundo, não estou pegando estudos apenas de um laboratório e sim de vários ao redor do mundo, é o adoçante artificial mais estudado que existe no mundo, com artigos de revisões bibliográficas com mais de 20 anos, como é o caso desse (1).
     
    Vamos dar chance a quem diga que o aspartame faz mal.
     
    O instituto de pesquisa, Ramazzini Foundation, que fica em Bolonha, na Itália, desenvolveu uma série de artigos onde apontavam que o aspartame desenvolveria câncer se ingerido numa concentração de 20mg/kg em ratos (1). 
     
    Noutro estudo, da mesma empresa, apontavam relação com a leucemia, que é o câncer do sangue, originado na medula óssea. Também em ratos. (1)
    E nesse outro estudo, apontavam câncer de fígado (1).
     
    Fazendo uma comparação esdrúxula (homem com rato, peso diferente, metabolismo com velocidades diferentes), se você consome 20mg/kg ou seja, uma pessoa média de 70kg, se ingerisse 1,4g de aspartame teria desenvolvimento de câncer.
     
    Isso equivale a tomar 18L de refrigerante zero. Só lembrando que como nosso corpo não acumula aspartame, muito menos metanol, você teria de tomar isso em algumas horas. 
     
    A agência reguladora dos estados unidos considera até 50mg/kg seguro, porque só testaram até essa dosagem. Isso equivale a 45L de refrigerante zero NO DIA. Se vocês tomarem 45L de QUALQUER coisa no dia, vocês irão MORRER. Tanto faz se for refrigerante zero, água, suco "detox" ou chá.
     
    Depois desses estudos dessa empresa, a Ramazzini, fizeram alguns artigos de revisão e invalidaram as metodologias deles. (1,2)
     
    Quando os estudos revisão da Ramazzini foram refeitos em humanos, as conclusões foram opostas e demonstraram que não há relação entre aspartame e câncer (1).
     
    Outros estudos observacionais relevantes demonstraram que não há relação entre aspartame e câncer, tanto cerebral, quanto leucemia, quanto de outros tipos, bem como regulações, toxicidade e estudos epidemiológicos bastante relevantes (1,2,3).
     
    Aí tem outra galera falando também: "Mas o aspartame faz a pessoa ganhar peso no longo prazo, porque gera vício". 

    Interessante essas alegações, pena que não procedem. 
     
    Segundo esses artigos (1,2,3) , o aspartame além de não fazer você ganhar peso (no curto quanto no longo prazo), se você substituir açúcar por ele você estará também prevenindo o ganho de peso. Mas isso meio que óbvio, já que ele não tem calorias.
     
    Da mesma forma, o aspartame não deixa você viciado, gera alterações de humor ou comportamento e dores de cabeça, nem em adultos nem em crianças segundo esses artigos (1,2,3,4,5,6,7,8,9)
     
    Mas sendo justo, encontrei 1 artigo mostrando que o aspartame PODE aumentar a frequência de dores de cabeça em quem já tem dores de cabeça (1).
     
    Pronto, achei um artigo da dor de cabeça, refutei todo o aspartame. rs. 
     
    Existem pessoas que relatam ter uma hipersensibilidade ao aspartame.
     
    E pra confirmar tanto esse estudo da frequência de dores de cabeça, quanto da hipersensibilidade, precisamos de mais estudos nesse sentido pois muitas vezes essa hipersensibilidade pode vir de outras causas como:
    Lesão no fígado pré-existente, Deficiência na metabolização da fenilalanina Sensibilidade ao alcool.  
    Até porque o aspartame não é uma molécula só, como o hidrogênio.
     
    O aspartame é bom ou ruim? O que a gente pode concluir?
     
    Eu diria que ele é neutro com base nas informações que passei. Certamente não é um nutriente e essa não é e nunca foi a proposta dele. E sim a de simular a sensação doce sem agregar calorias, podendo perfeitamente substituir o açúcar. Ele passa com segurança científica de curto e longo prazo pois tem evidência o suficiente para tal.
     
    Incontáveis diabéticos utilizam pois ele não aumenta a insulina. Com uma pesquisa rápida no google vocês podem achar um bocado de relatos com exames de sangue, mostrando o cara tomando uma coca zero e a insulina estável.
     
    É isso pessoal, eu espero que antes que me xinguem, dizendo que o dotô disse tal coisa e eu sou um bosta, leiam o texto na íntegra, avaliem os artigos, que não são poucos. Se vocês tiverem artigos novos demonstrando que o aspartame realmente causa algum mal, me mandem que eu avalio e faço um vídeo com essas informações dando os devidos créditos. A ideia não é veicular verdades e sim conhecimento atualizado.
     
    Espero ter esclarecido e agregado pra comunidade.
     
    Abraços
     
     
     

     
     
     
     
     
     
     
     
  8. Gostei
    Olympio Lima Ferreira recebeu reputação de Junior_maromba2013 em Termogênese fria, sem colaterais e barata (vídeo explicativo)   
    Sim, a única ressalva é com o devido aquecimento articular para não gerar lesão antes do exercício em si.
  9. Gostei
    Olympio Lima Ferreira recebeu reputação de Fcheic em Termogênese fria, sem colaterais e barata (vídeo explicativo)   
    Prezad@s, nesse texto aqui quero trazer pra vocês algo que praticamente não é discutido e tem resultados incríveis como lerão em breve. Como sempre, recheado de estudos para quem tiver vontade de se aprofundar no tema. Quem estiver com preguiça de ler textão pode assistir ao vídeo clicando aqui.
     
    Em janeiro de 2012 nos Estados Unidos colocaram várias pessoas numa sala a 18º usando trajes de verão (camiseta, bermuda e tênis), mediram a quantidade gasta de calorias utilizando um método chamado caloria indireta e após 3 horas naquela sala, elas queimaram 250 calorias a mais, apenas por existir. Um aumento de 80% no metabolismo. (1)
     
    Em outro estudo controlado no Japão, dessa vez um pouco diferente, a sala estava a 19º, os mesmos trajes de verão que citei e cada participante estava com a perna encostada num bloco de gelo, após 2 horas nessa sala, eles queimaram 410 calorias a mais.(2)
     
    Então como funcionaria na prática?
     
    Basicamente toda essa mágica acontece devido ao tecido adiposo marrom. E, ao contrário do que muitos pensam, esse tecido adiposo não desaparece depois que nascemos (3)(Como eles gostam de dizer nas aulas de histologia). Esse tecido adiposo marrom é um tipo de gordura especializada em termogênese e se localiza estrategicamente no nosso corpo. E prestem atenção, ela só é ativada em momentos onde precisamos esquentar partes importantes e vitais. Ou seja, para utiliza-la, é preciso sentir frio.
     
    Observem essa imagem aqui, percebam como ela se distribui nos pontos mais importantes do nosso corpo.


     
    Nos órgãos, peito, coluna e além disso, ela tem uma pequena % em todos os vasos sanguíneos.
    obs: Imagens de tomografia.
     
    Se a gente observar a histologia, ou seja, a composição desse tipo de gordura, poderemos perceber que ela tem além de ferro, muito mais mitocôndrias em sua composição, que é o que dá a característica de “marrom” e o que faz toda a diferença. Pois esse tecido além de ser irrigado com bem mais vasos sanguíneos ainda tem mais mitocôndrias, o que faria com que o poder de beta-oxidação fosse muito mais acentuado.
     
    O frio pode converter gordura branca, que é geralmente o que a gente tem em maior quantidade em gordura marrom(4,5). E existem várias outras formas de converter gordura branca em gordura marrom, uma delas é por um hormônio chamado Irisina. Outras formas são adaptativas que também explicarei ao longo do texto, afinal, a ciência está aí pra isso, pra criar formas de gerar mais resultados sem privar as pessoas do conforto.
     
    Isso significa que é possível aumentar a quantidade de gordura marrom que temos no corpo e, consequentemente, com as técnicas e dicas que vou passar aqui, vocês poderão substituir todos os termogênicos que vocês utilizam ou que vocês querem utilizar. Afinal, pra que usar cafeína como termogênico, criando vício e queimando míseras 80 calorias ao final do dia se vocês podem simplesmente mudar alguns hábitos e queimar pelo menos 300 ou 400? Isso também vale pra galera do clenbuterol, da efedrina e do aerolin. Pra que viciar os receptores e se encher de colateral se pode ter muito mais benefícios e sem colaterais?
     
    Lembra que eu falei da Irisina?
     
    A Irisina é um hormônio produzido pelo nosso corpo quando estamos fazendo exercício físico (6). E seu principal papel é mobilizar tecido adiposo branco (que ao contrário do marrom, é a sua pança, seu pneuzinho, seu culote etc) ou seja, transformar tudo isso em  tecido adiposo marrom. Basicamente quanto mais você se exercita, mais você se adapta a utilizar gordura como fonte primária de energia. É por isso que atletas fundistas, que são os de endurance fazem um período do ano chamado “treinamento de base”, é nesse período que eles vão especializar o corpo deles mais ainda para queimar mais gordura marrom.
     
    Pois bem, foi feito um estudo em 2012 mostrando que a irisina também é secretada quando estamos com frio, afinal, nosso corpo precisa se adaptar a esse frio. E olha que interessante, 15 minutos de exposição secreta tanta irisina quanto 1 hora de exercício físico. (6)
     
    Além disso, outro hormônio bem interessante chamado adiponectina que também é secretado faz com que seu corpo mobilize mais gordura e iniba seu apetite, tudo isso no frio. (7,8)
     
    Agora vamos às várias técnicas que se forem feitas corretamente, queimarão mais calorias que qualquer termogênico do mundo. Inclusive mais que o famoso ECA.
     
    Frequente mais ambientes com temperatura de 19º ou abaixo. Nesse estudo(1) mostrou que simplesmente existir em ambientes nessa temperatura faz com que você queime aproximadamente 250 calorias a cada 3 horas. E pra isso funcionar, você pode estar de camiseta. Não é nada de outro mundo.
    Então a dica é, se você trabalha no ar ou tem acesso a ar condicionado durante o seu dia, não se cubra ou se agasalhe, curta o frio e queime umas calorias. Só lembre de ingerir muita água pois a umidade nesses locais é bem baixa.
     
    Vista ou faça seu colete de gelo! Utilizando a imagem que eu mostrei da localização da gordura marrom (lá em cima), o fato de você utilizar coletes de gelo faz com que você tenha um resultado parecido com o de cima, podendo queimar até 500 calorias enquanto o gelo derrete. E o motivo é simples, você estará baixando a temperatura de todas as partes que você tem gordura marrom para proteger.

     
    Beba água gelada Dizem que a cada 4,7 litros de água gelada (daquelas do filtro) você queima por volta de 140 calorias. Não consegui achar estudos sobre isso, então fiquem com um pé atrás.
     
    EDIT: (NOTA DO MPCOSTA) A água gelada: para aumentar a temperatura de 6ºC até 36ºC (utilizando números inteiros para facilitar o cálculo), o corpo vai gastar 30 kcal para cada kg de água ingerido (o calor específico da água é 1 kcal/kg/ºC). Para chegar aos 140 kcal citados seria necessário ingerir cerca de 4.7 litros de água gelada a 6ºC. 
     
    Resumindo após EDIT, desconsiderem beber água gelada, rs.
     
    Banheiras, lagos, rios, mares ou chuveiro gelados Nesse artigo(10) aqui perceberam que submersões entre 10-20º por não mais que 30 minutos vão aumentar e muito a sua queima de gordura.
    Em águas a 20º você tem um aumento de 93% no metabolismo, queimando aproximadamente 200 a 300 calorias em 30 minutos apenas por existir dentro da água, se você estiver nadando o gasto é maior pois soma com o do exercício.
    Se essa água estiver a 14º, seu metabolismo irá acelerar em 530%, queimando acima de 500 calorias no mesmo período de 30 minutos. A questão é, 14º é bem mais gelado. Aí precisa de coragem.
     
    Já pra quem é hardcore, tem as famosas banheiras de gelo, que se você aguentar mais de 10 minutos, pode perder acima de 500 calorias. Mas da pra minimizar, basta adicionar o gelo depois de entrar na banheira. Assim você se adapta melhor.

     
    No chuveiro, o fato de você começar com a água quente, se acostumar e ir diminuindo a temperatura até desligar, você chega a perder por volta de 200 calorias num banho de 10 minutos (contados à partir do começo da água gelada é claro)
     
    E isso só acontece porque a água tem uma capacidade muito maior que o ar de roubar calor. Então sua temperatura cai muito mais rápido forçando o corpo a trabalhar muito mais pra aquecer.
     
    Durma em ambiente mais frios Dormir num quarto a 18º faz você queimar até 700 calorias ao longo das 8 horas de sono(1). Mas lembre-se. Nesse caso é necessário dormir SEM nada cobrindo, apenas as roupas normais.
     
    Se exponha mais ao frio O fato de fazer isso vai criar condições melhores para você ter mais tecido adiposo marrom e consequentemente queimar mais calorias.
     
    Utilize a tecnologia da Criosauna Experimente uma criosauna, essas belezuras prometem queimar até 800 calorias em 3 minutos. Não conheço estudo em cima delas, não sei se fazem isso, mas a proposta é boa, afinal são jatos de vapor de -150 graus durante 3 minutos no seu corpo inteiro.


     
    Comecem devagar. Se adaptando, vão se expondo aos poucos ao frio. Não é porque mais frio que gasta mais caloria que é o melhor para você nesse momento. Já mostrei estudos dizendo que da pra conseguir excelentes resultados em temperaturas relativamente altas, 18 à 20º.
     
    Se vocês tem problemas cardíacos ou de pressão alta, deem uma passada no médico só pra certificar que pode fazer sem problemas, mas já adianto. Em temperaturas acima de 10º, é raríssimo ter qualquer tipo de problema. Tanto é que os casos de infarto e avc relacionado ao frio são com os mendigos que dormem nas ruas em tempestades de neve. 
     
    Mas muito além de apenas termogênese, o frio tem vários benefícios que as pessoas ignoram. Vou listar vários aqui!
     
    Diminui vários tipos de inflamação(11,12) Aumenta a longevidade em vários tipos de animais e, portanto, existem boas chances disso acontecer em humanos também, só não tem estudos ainda. (13,14,15,16,17) Fortalece o sistema nervoso, criando adaptações positivas ao stress do frio. (18,19) Aumenta recuperação de lesões e acelera processos de cura (20,21,22,23). Regula o açúcar no sangue e aumenta a sensibilidade a insulina (24,25,26). Melhora a qualidade do sono (27,28). Fortalece o sistema imuni (29,30,31). Diminui a dor (o que é óbvio) (32,33,34) Aumenta a saúde óssea enquanto envelhecemos (35)  
    Então é isso, pensem 10x antes de jogar estimulantes ou termogênicos pra dentro. As vezes utilizar alguma técnica dessa é muito melhor, não tem colateral, é de graça e ainda tem mais outros vários benefícios pro seu corpo.
     
    Espero ter esclarecido um pouco mais sobre esse assunto.
     
    Abraços
     
     
  10. Gostei
    Olympio Lima Ferreira recebeu reputação de surf em Termogênese fria, sem colaterais e barata (vídeo explicativo)   
    Prezad@s, nesse texto aqui quero trazer pra vocês algo que praticamente não é discutido e tem resultados incríveis como lerão em breve. Como sempre, recheado de estudos para quem tiver vontade de se aprofundar no tema. Quem estiver com preguiça de ler textão pode assistir ao vídeo clicando aqui.
     
    Em janeiro de 2012 nos Estados Unidos colocaram várias pessoas numa sala a 18º usando trajes de verão (camiseta, bermuda e tênis), mediram a quantidade gasta de calorias utilizando um método chamado caloria indireta e após 3 horas naquela sala, elas queimaram 250 calorias a mais, apenas por existir. Um aumento de 80% no metabolismo. (1)
     
    Em outro estudo controlado no Japão, dessa vez um pouco diferente, a sala estava a 19º, os mesmos trajes de verão que citei e cada participante estava com a perna encostada num bloco de gelo, após 2 horas nessa sala, eles queimaram 410 calorias a mais.(2)
     
    Então como funcionaria na prática?
     
    Basicamente toda essa mágica acontece devido ao tecido adiposo marrom. E, ao contrário do que muitos pensam, esse tecido adiposo não desaparece depois que nascemos (3)(Como eles gostam de dizer nas aulas de histologia). Esse tecido adiposo marrom é um tipo de gordura especializada em termogênese e se localiza estrategicamente no nosso corpo. E prestem atenção, ela só é ativada em momentos onde precisamos esquentar partes importantes e vitais. Ou seja, para utiliza-la, é preciso sentir frio.
     
    Observem essa imagem aqui, percebam como ela se distribui nos pontos mais importantes do nosso corpo.


     
    Nos órgãos, peito, coluna e além disso, ela tem uma pequena % em todos os vasos sanguíneos.
    obs: Imagens de tomografia.
     
    Se a gente observar a histologia, ou seja, a composição desse tipo de gordura, poderemos perceber que ela tem além de ferro, muito mais mitocôndrias em sua composição, que é o que dá a característica de “marrom” e o que faz toda a diferença. Pois esse tecido além de ser irrigado com bem mais vasos sanguíneos ainda tem mais mitocôndrias, o que faria com que o poder de beta-oxidação fosse muito mais acentuado.
     
    O frio pode converter gordura branca, que é geralmente o que a gente tem em maior quantidade em gordura marrom(4,5). E existem várias outras formas de converter gordura branca em gordura marrom, uma delas é por um hormônio chamado Irisina. Outras formas são adaptativas que também explicarei ao longo do texto, afinal, a ciência está aí pra isso, pra criar formas de gerar mais resultados sem privar as pessoas do conforto.
     
    Isso significa que é possível aumentar a quantidade de gordura marrom que temos no corpo e, consequentemente, com as técnicas e dicas que vou passar aqui, vocês poderão substituir todos os termogênicos que vocês utilizam ou que vocês querem utilizar. Afinal, pra que usar cafeína como termogênico, criando vício e queimando míseras 80 calorias ao final do dia se vocês podem simplesmente mudar alguns hábitos e queimar pelo menos 300 ou 400? Isso também vale pra galera do clenbuterol, da efedrina e do aerolin. Pra que viciar os receptores e se encher de colateral se pode ter muito mais benefícios e sem colaterais?
     
    Lembra que eu falei da Irisina?
     
    A Irisina é um hormônio produzido pelo nosso corpo quando estamos fazendo exercício físico (6). E seu principal papel é mobilizar tecido adiposo branco (que ao contrário do marrom, é a sua pança, seu pneuzinho, seu culote etc) ou seja, transformar tudo isso em  tecido adiposo marrom. Basicamente quanto mais você se exercita, mais você se adapta a utilizar gordura como fonte primária de energia. É por isso que atletas fundistas, que são os de endurance fazem um período do ano chamado “treinamento de base”, é nesse período que eles vão especializar o corpo deles mais ainda para queimar mais gordura marrom.
     
    Pois bem, foi feito um estudo em 2012 mostrando que a irisina também é secretada quando estamos com frio, afinal, nosso corpo precisa se adaptar a esse frio. E olha que interessante, 15 minutos de exposição secreta tanta irisina quanto 1 hora de exercício físico. (6)
     
    Além disso, outro hormônio bem interessante chamado adiponectina que também é secretado faz com que seu corpo mobilize mais gordura e iniba seu apetite, tudo isso no frio. (7,8)
     
    Agora vamos às várias técnicas que se forem feitas corretamente, queimarão mais calorias que qualquer termogênico do mundo. Inclusive mais que o famoso ECA.
     
    Frequente mais ambientes com temperatura de 19º ou abaixo. Nesse estudo(1) mostrou que simplesmente existir em ambientes nessa temperatura faz com que você queime aproximadamente 250 calorias a cada 3 horas. E pra isso funcionar, você pode estar de camiseta. Não é nada de outro mundo.
    Então a dica é, se você trabalha no ar ou tem acesso a ar condicionado durante o seu dia, não se cubra ou se agasalhe, curta o frio e queime umas calorias. Só lembre de ingerir muita água pois a umidade nesses locais é bem baixa.
     
    Vista ou faça seu colete de gelo! Utilizando a imagem que eu mostrei da localização da gordura marrom (lá em cima), o fato de você utilizar coletes de gelo faz com que você tenha um resultado parecido com o de cima, podendo queimar até 500 calorias enquanto o gelo derrete. E o motivo é simples, você estará baixando a temperatura de todas as partes que você tem gordura marrom para proteger.

     
    Beba água gelada Dizem que a cada 4,7 litros de água gelada (daquelas do filtro) você queima por volta de 140 calorias. Não consegui achar estudos sobre isso, então fiquem com um pé atrás.
     
    EDIT: (NOTA DO MPCOSTA) A água gelada: para aumentar a temperatura de 6ºC até 36ºC (utilizando números inteiros para facilitar o cálculo), o corpo vai gastar 30 kcal para cada kg de água ingerido (o calor específico da água é 1 kcal/kg/ºC). Para chegar aos 140 kcal citados seria necessário ingerir cerca de 4.7 litros de água gelada a 6ºC. 
     
    Resumindo após EDIT, desconsiderem beber água gelada, rs.
     
    Banheiras, lagos, rios, mares ou chuveiro gelados Nesse artigo(10) aqui perceberam que submersões entre 10-20º por não mais que 30 minutos vão aumentar e muito a sua queima de gordura.
    Em águas a 20º você tem um aumento de 93% no metabolismo, queimando aproximadamente 200 a 300 calorias em 30 minutos apenas por existir dentro da água, se você estiver nadando o gasto é maior pois soma com o do exercício.
    Se essa água estiver a 14º, seu metabolismo irá acelerar em 530%, queimando acima de 500 calorias no mesmo período de 30 minutos. A questão é, 14º é bem mais gelado. Aí precisa de coragem.
     
    Já pra quem é hardcore, tem as famosas banheiras de gelo, que se você aguentar mais de 10 minutos, pode perder acima de 500 calorias. Mas da pra minimizar, basta adicionar o gelo depois de entrar na banheira. Assim você se adapta melhor.

     
    No chuveiro, o fato de você começar com a água quente, se acostumar e ir diminuindo a temperatura até desligar, você chega a perder por volta de 200 calorias num banho de 10 minutos (contados à partir do começo da água gelada é claro)
     
    E isso só acontece porque a água tem uma capacidade muito maior que o ar de roubar calor. Então sua temperatura cai muito mais rápido forçando o corpo a trabalhar muito mais pra aquecer.
     
    Durma em ambiente mais frios Dormir num quarto a 18º faz você queimar até 700 calorias ao longo das 8 horas de sono(1). Mas lembre-se. Nesse caso é necessário dormir SEM nada cobrindo, apenas as roupas normais.
     
    Se exponha mais ao frio O fato de fazer isso vai criar condições melhores para você ter mais tecido adiposo marrom e consequentemente queimar mais calorias.
     
    Utilize a tecnologia da Criosauna Experimente uma criosauna, essas belezuras prometem queimar até 800 calorias em 3 minutos. Não conheço estudo em cima delas, não sei se fazem isso, mas a proposta é boa, afinal são jatos de vapor de -150 graus durante 3 minutos no seu corpo inteiro.


     
    Comecem devagar. Se adaptando, vão se expondo aos poucos ao frio. Não é porque mais frio que gasta mais caloria que é o melhor para você nesse momento. Já mostrei estudos dizendo que da pra conseguir excelentes resultados em temperaturas relativamente altas, 18 à 20º.
     
    Se vocês tem problemas cardíacos ou de pressão alta, deem uma passada no médico só pra certificar que pode fazer sem problemas, mas já adianto. Em temperaturas acima de 10º, é raríssimo ter qualquer tipo de problema. Tanto é que os casos de infarto e avc relacionado ao frio são com os mendigos que dormem nas ruas em tempestades de neve. 
     
    Mas muito além de apenas termogênese, o frio tem vários benefícios que as pessoas ignoram. Vou listar vários aqui!
     
    Diminui vários tipos de inflamação(11,12) Aumenta a longevidade em vários tipos de animais e, portanto, existem boas chances disso acontecer em humanos também, só não tem estudos ainda. (13,14,15,16,17) Fortalece o sistema nervoso, criando adaptações positivas ao stress do frio. (18,19) Aumenta recuperação de lesões e acelera processos de cura (20,21,22,23). Regula o açúcar no sangue e aumenta a sensibilidade a insulina (24,25,26). Melhora a qualidade do sono (27,28). Fortalece o sistema imuni (29,30,31). Diminui a dor (o que é óbvio) (32,33,34) Aumenta a saúde óssea enquanto envelhecemos (35)  
    Então é isso, pensem 10x antes de jogar estimulantes ou termogênicos pra dentro. As vezes utilizar alguma técnica dessa é muito melhor, não tem colateral, é de graça e ainda tem mais outros vários benefícios pro seu corpo.
     
    Espero ter esclarecido um pouco mais sobre esse assunto.
     
    Abraços
     
     
  11. Não gostei
    Olympio Lima Ferreira recebeu reputação de Norton em Termogênese fria, sem colaterais e barata (vídeo explicativo)   
    Prezad@s, nesse texto aqui quero trazer pra vocês algo que praticamente não é discutido e tem resultados incríveis como lerão em breve. Como sempre, recheado de estudos para quem tiver vontade de se aprofundar no tema. Quem estiver com preguiça de ler textão pode assistir ao vídeo clicando aqui.
     
    Em janeiro de 2012 nos Estados Unidos colocaram várias pessoas numa sala a 18º usando trajes de verão (camiseta, bermuda e tênis), mediram a quantidade gasta de calorias utilizando um método chamado caloria indireta e após 3 horas naquela sala, elas queimaram 250 calorias a mais, apenas por existir. Um aumento de 80% no metabolismo. (1)
     
    Em outro estudo controlado no Japão, dessa vez um pouco diferente, a sala estava a 19º, os mesmos trajes de verão que citei e cada participante estava com a perna encostada num bloco de gelo, após 2 horas nessa sala, eles queimaram 410 calorias a mais.(2)
     
    Então como funcionaria na prática?
     
    Basicamente toda essa mágica acontece devido ao tecido adiposo marrom. E, ao contrário do que muitos pensam, esse tecido adiposo não desaparece depois que nascemos (3)(Como eles gostam de dizer nas aulas de histologia). Esse tecido adiposo marrom é um tipo de gordura especializada em termogênese e se localiza estrategicamente no nosso corpo. E prestem atenção, ela só é ativada em momentos onde precisamos esquentar partes importantes e vitais. Ou seja, para utiliza-la, é preciso sentir frio.
     
    Observem essa imagem aqui, percebam como ela se distribui nos pontos mais importantes do nosso corpo.


     
    Nos órgãos, peito, coluna e além disso, ela tem uma pequena % em todos os vasos sanguíneos.
    obs: Imagens de tomografia.
     
    Se a gente observar a histologia, ou seja, a composição desse tipo de gordura, poderemos perceber que ela tem além de ferro, muito mais mitocôndrias em sua composição, que é o que dá a característica de “marrom” e o que faz toda a diferença. Pois esse tecido além de ser irrigado com bem mais vasos sanguíneos ainda tem mais mitocôndrias, o que faria com que o poder de beta-oxidação fosse muito mais acentuado.
     
    O frio pode converter gordura branca, que é geralmente o que a gente tem em maior quantidade em gordura marrom(4,5). E existem várias outras formas de converter gordura branca em gordura marrom, uma delas é por um hormônio chamado Irisina. Outras formas são adaptativas que também explicarei ao longo do texto, afinal, a ciência está aí pra isso, pra criar formas de gerar mais resultados sem privar as pessoas do conforto.
     
    Isso significa que é possível aumentar a quantidade de gordura marrom que temos no corpo e, consequentemente, com as técnicas e dicas que vou passar aqui, vocês poderão substituir todos os termogênicos que vocês utilizam ou que vocês querem utilizar. Afinal, pra que usar cafeína como termogênico, criando vício e queimando míseras 80 calorias ao final do dia se vocês podem simplesmente mudar alguns hábitos e queimar pelo menos 300 ou 400? Isso também vale pra galera do clenbuterol, da efedrina e do aerolin. Pra que viciar os receptores e se encher de colateral se pode ter muito mais benefícios e sem colaterais?
     
    Lembra que eu falei da Irisina?
     
    A Irisina é um hormônio produzido pelo nosso corpo quando estamos fazendo exercício físico (6). E seu principal papel é mobilizar tecido adiposo branco (que ao contrário do marrom, é a sua pança, seu pneuzinho, seu culote etc) ou seja, transformar tudo isso em  tecido adiposo marrom. Basicamente quanto mais você se exercita, mais você se adapta a utilizar gordura como fonte primária de energia. É por isso que atletas fundistas, que são os de endurance fazem um período do ano chamado “treinamento de base”, é nesse período que eles vão especializar o corpo deles mais ainda para queimar mais gordura marrom.
     
    Pois bem, foi feito um estudo em 2012 mostrando que a irisina também é secretada quando estamos com frio, afinal, nosso corpo precisa se adaptar a esse frio. E olha que interessante, 15 minutos de exposição secreta tanta irisina quanto 1 hora de exercício físico. (6)
     
    Além disso, outro hormônio bem interessante chamado adiponectina que também é secretado faz com que seu corpo mobilize mais gordura e iniba seu apetite, tudo isso no frio. (7,8)
     
    Agora vamos às várias técnicas que se forem feitas corretamente, queimarão mais calorias que qualquer termogênico do mundo. Inclusive mais que o famoso ECA.
     
    Frequente mais ambientes com temperatura de 19º ou abaixo. Nesse estudo(1) mostrou que simplesmente existir em ambientes nessa temperatura faz com que você queime aproximadamente 250 calorias a cada 3 horas. E pra isso funcionar, você pode estar de camiseta. Não é nada de outro mundo.
    Então a dica é, se você trabalha no ar ou tem acesso a ar condicionado durante o seu dia, não se cubra ou se agasalhe, curta o frio e queime umas calorias. Só lembre de ingerir muita água pois a umidade nesses locais é bem baixa.
     
    Vista ou faça seu colete de gelo! Utilizando a imagem que eu mostrei da localização da gordura marrom (lá em cima), o fato de você utilizar coletes de gelo faz com que você tenha um resultado parecido com o de cima, podendo queimar até 500 calorias enquanto o gelo derrete. E o motivo é simples, você estará baixando a temperatura de todas as partes que você tem gordura marrom para proteger.

     
    Beba água gelada Dizem que a cada 4,7 litros de água gelada (daquelas do filtro) você queima por volta de 140 calorias. Não consegui achar estudos sobre isso, então fiquem com um pé atrás.
     
    EDIT: (NOTA DO MPCOSTA) A água gelada: para aumentar a temperatura de 6ºC até 36ºC (utilizando números inteiros para facilitar o cálculo), o corpo vai gastar 30 kcal para cada kg de água ingerido (o calor específico da água é 1 kcal/kg/ºC). Para chegar aos 140 kcal citados seria necessário ingerir cerca de 4.7 litros de água gelada a 6ºC. 
     
    Resumindo após EDIT, desconsiderem beber água gelada, rs.
     
    Banheiras, lagos, rios, mares ou chuveiro gelados Nesse artigo(10) aqui perceberam que submersões entre 10-20º por não mais que 30 minutos vão aumentar e muito a sua queima de gordura.
    Em águas a 20º você tem um aumento de 93% no metabolismo, queimando aproximadamente 200 a 300 calorias em 30 minutos apenas por existir dentro da água, se você estiver nadando o gasto é maior pois soma com o do exercício.
    Se essa água estiver a 14º, seu metabolismo irá acelerar em 530%, queimando acima de 500 calorias no mesmo período de 30 minutos. A questão é, 14º é bem mais gelado. Aí precisa de coragem.
     
    Já pra quem é hardcore, tem as famosas banheiras de gelo, que se você aguentar mais de 10 minutos, pode perder acima de 500 calorias. Mas da pra minimizar, basta adicionar o gelo depois de entrar na banheira. Assim você se adapta melhor.

     
    No chuveiro, o fato de você começar com a água quente, se acostumar e ir diminuindo a temperatura até desligar, você chega a perder por volta de 200 calorias num banho de 10 minutos (contados à partir do começo da água gelada é claro)
     
    E isso só acontece porque a água tem uma capacidade muito maior que o ar de roubar calor. Então sua temperatura cai muito mais rápido forçando o corpo a trabalhar muito mais pra aquecer.
     
    Durma em ambiente mais frios Dormir num quarto a 18º faz você queimar até 700 calorias ao longo das 8 horas de sono(1). Mas lembre-se. Nesse caso é necessário dormir SEM nada cobrindo, apenas as roupas normais.
     
    Se exponha mais ao frio O fato de fazer isso vai criar condições melhores para você ter mais tecido adiposo marrom e consequentemente queimar mais calorias.
     
    Utilize a tecnologia da Criosauna Experimente uma criosauna, essas belezuras prometem queimar até 800 calorias em 3 minutos. Não conheço estudo em cima delas, não sei se fazem isso, mas a proposta é boa, afinal são jatos de vapor de -150 graus durante 3 minutos no seu corpo inteiro.


     
    Comecem devagar. Se adaptando, vão se expondo aos poucos ao frio. Não é porque mais frio que gasta mais caloria que é o melhor para você nesse momento. Já mostrei estudos dizendo que da pra conseguir excelentes resultados em temperaturas relativamente altas, 18 à 20º.
     
    Se vocês tem problemas cardíacos ou de pressão alta, deem uma passada no médico só pra certificar que pode fazer sem problemas, mas já adianto. Em temperaturas acima de 10º, é raríssimo ter qualquer tipo de problema. Tanto é que os casos de infarto e avc relacionado ao frio são com os mendigos que dormem nas ruas em tempestades de neve. 
     
    Mas muito além de apenas termogênese, o frio tem vários benefícios que as pessoas ignoram. Vou listar vários aqui!
     
    Diminui vários tipos de inflamação(11,12) Aumenta a longevidade em vários tipos de animais e, portanto, existem boas chances disso acontecer em humanos também, só não tem estudos ainda. (13,14,15,16,17) Fortalece o sistema nervoso, criando adaptações positivas ao stress do frio. (18,19) Aumenta recuperação de lesões e acelera processos de cura (20,21,22,23). Regula o açúcar no sangue e aumenta a sensibilidade a insulina (24,25,26). Melhora a qualidade do sono (27,28). Fortalece o sistema imuni (29,30,31). Diminui a dor (o que é óbvio) (32,33,34) Aumenta a saúde óssea enquanto envelhecemos (35)  
    Então é isso, pensem 10x antes de jogar estimulantes ou termogênicos pra dentro. As vezes utilizar alguma técnica dessa é muito melhor, não tem colateral, é de graça e ainda tem mais outros vários benefícios pro seu corpo.
     
    Espero ter esclarecido um pouco mais sobre esse assunto.
     
    Abraços
     
     
  12. Gostei
    Olympio Lima Ferreira recebeu reputação de BUSY em Termogênese fria, sem colaterais e barata (vídeo explicativo)   
    Prezad@s, nesse texto aqui quero trazer pra vocês algo que praticamente não é discutido e tem resultados incríveis como lerão em breve. Como sempre, recheado de estudos para quem tiver vontade de se aprofundar no tema. Quem estiver com preguiça de ler textão pode assistir ao vídeo clicando aqui.
     
    Em janeiro de 2012 nos Estados Unidos colocaram várias pessoas numa sala a 18º usando trajes de verão (camiseta, bermuda e tênis), mediram a quantidade gasta de calorias utilizando um método chamado caloria indireta e após 3 horas naquela sala, elas queimaram 250 calorias a mais, apenas por existir. Um aumento de 80% no metabolismo. (1)
     
    Em outro estudo controlado no Japão, dessa vez um pouco diferente, a sala estava a 19º, os mesmos trajes de verão que citei e cada participante estava com a perna encostada num bloco de gelo, após 2 horas nessa sala, eles queimaram 410 calorias a mais.(2)
     
    Então como funcionaria na prática?
     
    Basicamente toda essa mágica acontece devido ao tecido adiposo marrom. E, ao contrário do que muitos pensam, esse tecido adiposo não desaparece depois que nascemos (3)(Como eles gostam de dizer nas aulas de histologia). Esse tecido adiposo marrom é um tipo de gordura especializada em termogênese e se localiza estrategicamente no nosso corpo. E prestem atenção, ela só é ativada em momentos onde precisamos esquentar partes importantes e vitais. Ou seja, para utiliza-la, é preciso sentir frio.
     
    Observem essa imagem aqui, percebam como ela se distribui nos pontos mais importantes do nosso corpo.


     
    Nos órgãos, peito, coluna e além disso, ela tem uma pequena % em todos os vasos sanguíneos.
    obs: Imagens de tomografia.
     
    Se a gente observar a histologia, ou seja, a composição desse tipo de gordura, poderemos perceber que ela tem além de ferro, muito mais mitocôndrias em sua composição, que é o que dá a característica de “marrom” e o que faz toda a diferença. Pois esse tecido além de ser irrigado com bem mais vasos sanguíneos ainda tem mais mitocôndrias, o que faria com que o poder de beta-oxidação fosse muito mais acentuado.
     
    O frio pode converter gordura branca, que é geralmente o que a gente tem em maior quantidade em gordura marrom(4,5). E existem várias outras formas de converter gordura branca em gordura marrom, uma delas é por um hormônio chamado Irisina. Outras formas são adaptativas que também explicarei ao longo do texto, afinal, a ciência está aí pra isso, pra criar formas de gerar mais resultados sem privar as pessoas do conforto.
     
    Isso significa que é possível aumentar a quantidade de gordura marrom que temos no corpo e, consequentemente, com as técnicas e dicas que vou passar aqui, vocês poderão substituir todos os termogênicos que vocês utilizam ou que vocês querem utilizar. Afinal, pra que usar cafeína como termogênico, criando vício e queimando míseras 80 calorias ao final do dia se vocês podem simplesmente mudar alguns hábitos e queimar pelo menos 300 ou 400? Isso também vale pra galera do clenbuterol, da efedrina e do aerolin. Pra que viciar os receptores e se encher de colateral se pode ter muito mais benefícios e sem colaterais?
     
    Lembra que eu falei da Irisina?
     
    A Irisina é um hormônio produzido pelo nosso corpo quando estamos fazendo exercício físico (6). E seu principal papel é mobilizar tecido adiposo branco (que ao contrário do marrom, é a sua pança, seu pneuzinho, seu culote etc) ou seja, transformar tudo isso em  tecido adiposo marrom. Basicamente quanto mais você se exercita, mais você se adapta a utilizar gordura como fonte primária de energia. É por isso que atletas fundistas, que são os de endurance fazem um período do ano chamado “treinamento de base”, é nesse período que eles vão especializar o corpo deles mais ainda para queimar mais gordura marrom.
     
    Pois bem, foi feito um estudo em 2012 mostrando que a irisina também é secretada quando estamos com frio, afinal, nosso corpo precisa se adaptar a esse frio. E olha que interessante, 15 minutos de exposição secreta tanta irisina quanto 1 hora de exercício físico. (6)
     
    Além disso, outro hormônio bem interessante chamado adiponectina que também é secretado faz com que seu corpo mobilize mais gordura e iniba seu apetite, tudo isso no frio. (7,8)
     
    Agora vamos às várias técnicas que se forem feitas corretamente, queimarão mais calorias que qualquer termogênico do mundo. Inclusive mais que o famoso ECA.
     
    Frequente mais ambientes com temperatura de 19º ou abaixo. Nesse estudo(1) mostrou que simplesmente existir em ambientes nessa temperatura faz com que você queime aproximadamente 250 calorias a cada 3 horas. E pra isso funcionar, você pode estar de camiseta. Não é nada de outro mundo.
    Então a dica é, se você trabalha no ar ou tem acesso a ar condicionado durante o seu dia, não se cubra ou se agasalhe, curta o frio e queime umas calorias. Só lembre de ingerir muita água pois a umidade nesses locais é bem baixa.
     
    Vista ou faça seu colete de gelo! Utilizando a imagem que eu mostrei da localização da gordura marrom (lá em cima), o fato de você utilizar coletes de gelo faz com que você tenha um resultado parecido com o de cima, podendo queimar até 500 calorias enquanto o gelo derrete. E o motivo é simples, você estará baixando a temperatura de todas as partes que você tem gordura marrom para proteger.

     
    Beba água gelada Dizem que a cada 4,7 litros de água gelada (daquelas do filtro) você queima por volta de 140 calorias. Não consegui achar estudos sobre isso, então fiquem com um pé atrás.
     
    EDIT: (NOTA DO MPCOSTA) A água gelada: para aumentar a temperatura de 6ºC até 36ºC (utilizando números inteiros para facilitar o cálculo), o corpo vai gastar 30 kcal para cada kg de água ingerido (o calor específico da água é 1 kcal/kg/ºC). Para chegar aos 140 kcal citados seria necessário ingerir cerca de 4.7 litros de água gelada a 6ºC. 
     
    Resumindo após EDIT, desconsiderem beber água gelada, rs.
     
    Banheiras, lagos, rios, mares ou chuveiro gelados Nesse artigo(10) aqui perceberam que submersões entre 10-20º por não mais que 30 minutos vão aumentar e muito a sua queima de gordura.
    Em águas a 20º você tem um aumento de 93% no metabolismo, queimando aproximadamente 200 a 300 calorias em 30 minutos apenas por existir dentro da água, se você estiver nadando o gasto é maior pois soma com o do exercício.
    Se essa água estiver a 14º, seu metabolismo irá acelerar em 530%, queimando acima de 500 calorias no mesmo período de 30 minutos. A questão é, 14º é bem mais gelado. Aí precisa de coragem.
     
    Já pra quem é hardcore, tem as famosas banheiras de gelo, que se você aguentar mais de 10 minutos, pode perder acima de 500 calorias. Mas da pra minimizar, basta adicionar o gelo depois de entrar na banheira. Assim você se adapta melhor.

     
    No chuveiro, o fato de você começar com a água quente, se acostumar e ir diminuindo a temperatura até desligar, você chega a perder por volta de 200 calorias num banho de 10 minutos (contados à partir do começo da água gelada é claro)
     
    E isso só acontece porque a água tem uma capacidade muito maior que o ar de roubar calor. Então sua temperatura cai muito mais rápido forçando o corpo a trabalhar muito mais pra aquecer.
     
    Durma em ambiente mais frios Dormir num quarto a 18º faz você queimar até 700 calorias ao longo das 8 horas de sono(1). Mas lembre-se. Nesse caso é necessário dormir SEM nada cobrindo, apenas as roupas normais.
     
    Se exponha mais ao frio O fato de fazer isso vai criar condições melhores para você ter mais tecido adiposo marrom e consequentemente queimar mais calorias.
     
    Utilize a tecnologia da Criosauna Experimente uma criosauna, essas belezuras prometem queimar até 800 calorias em 3 minutos. Não conheço estudo em cima delas, não sei se fazem isso, mas a proposta é boa, afinal são jatos de vapor de -150 graus durante 3 minutos no seu corpo inteiro.


     
    Comecem devagar. Se adaptando, vão se expondo aos poucos ao frio. Não é porque mais frio que gasta mais caloria que é o melhor para você nesse momento. Já mostrei estudos dizendo que da pra conseguir excelentes resultados em temperaturas relativamente altas, 18 à 20º.
     
    Se vocês tem problemas cardíacos ou de pressão alta, deem uma passada no médico só pra certificar que pode fazer sem problemas, mas já adianto. Em temperaturas acima de 10º, é raríssimo ter qualquer tipo de problema. Tanto é que os casos de infarto e avc relacionado ao frio são com os mendigos que dormem nas ruas em tempestades de neve. 
     
    Mas muito além de apenas termogênese, o frio tem vários benefícios que as pessoas ignoram. Vou listar vários aqui!
     
    Diminui vários tipos de inflamação(11,12) Aumenta a longevidade em vários tipos de animais e, portanto, existem boas chances disso acontecer em humanos também, só não tem estudos ainda. (13,14,15,16,17) Fortalece o sistema nervoso, criando adaptações positivas ao stress do frio. (18,19) Aumenta recuperação de lesões e acelera processos de cura (20,21,22,23). Regula o açúcar no sangue e aumenta a sensibilidade a insulina (24,25,26). Melhora a qualidade do sono (27,28). Fortalece o sistema imuni (29,30,31). Diminui a dor (o que é óbvio) (32,33,34) Aumenta a saúde óssea enquanto envelhecemos (35)  
    Então é isso, pensem 10x antes de jogar estimulantes ou termogênicos pra dentro. As vezes utilizar alguma técnica dessa é muito melhor, não tem colateral, é de graça e ainda tem mais outros vários benefícios pro seu corpo.
     
    Espero ter esclarecido um pouco mais sobre esse assunto.
     
    Abraços
     
     
  13. Gostei
    Olympio Lima Ferreira recebeu reputação de perverso em Pó de canela e insulina acabando com a polêmica (vídeo explicativo)   
    Entendi e concordo com seu ponto, a minha crítica foi pontual sobre a generalização "conhecimento de internet" e da irrelevância da canela/fitoterápicos. Sobre as formações dele, tanto faz ele ter 1000 graduações e pós. Ele não sabia do assunto, desconversou, descredibilizou o rapaz (que também não foi santo, mas ele era a autoridade ali) e ainda desqualificou TODOS os fitoterápicos, dizendo que não tem relevância. Ele poderia ter tido o bom senso de ter falado.. "putz, você me pegou, não sabia dessa. Vou pesquisar e respondo em um vídeo, próxima".
     
    Quando ele denegriu o conhecimento de internet, não me pareceu que pubmed estava de fora, pois ele se gabou de ter 102143214 formações. O que da a entender que ele valoriza mais o conhecimento formal, que o informal (internet). Mas essa minha perspectiva é tão arbitrária quanto a sua de falar que o pubmed não ficaria de fora do "conhecimento da internet". 
     
    Abraço
     
  14. Gostei
    Olympio Lima Ferreira recebeu reputação de perverso em Pó de canela e insulina acabando com a polêmica (vídeo explicativo)   
    Como é sabido está rolando uma polêmica na internet por causa desse vídeo aqui. Resolvi desmistificar esse assunto e trouxe várias pesquisas interessantes, passei os últimos 3 dias só lendo e produzindo esse material. Como é de costume, quem estiver com preguiça de ler, convido a assistir meu vídeo clicando aqui. Já vou adiantando que no vídeo eu critico a postura do Renato Cariani (ABETV) pois ele denegriu a imagem dos fóruns e o "conhecimento de internet" sendo que ele próprio tira todo o conhecimento dele do pubmed também. Agora, manchar a imagem do fórum é inaceitável pra mim. Os fóruns são algo valiosíssimo em questão de conhecimento compartilhado. Mesmo que ninguém nunca se entenda, a troca de informação é incrível.
     
    FÓRUM RULES.
    Pois bem, vamos ao que interessa. Existe alguma relação REAL sobre canela e insulina?
     
    Primeiro é interessante saber que existem dois tipos mais comuns disponíveis da canela.
     
    A canela da índia e a cássia.


    Para esse assunto, qualquer um dos tipos servirá. Exceto quando eu for falar da toxicidade, mas lá farei a diferenciação. Enquanto quando eu falar "canela", entendam os 2 tipos.
     
    O artigo que gerou toda a polêmica foi esse, de 2001, isolando e testando o polímero metilhidroxichalcone que é um dos componentes da canela, perceberam que essa molécula tem a capacidade de ativar a glicogênio sintase e inibir a glicogênio sintase kinase, que já é um mecanismo conhecido da insulina. Depois fizeram outro teste desse polímero junto com insulina, para ver se juntos, seria necessária a mesma quantidade de insulina para o mesmo fim. E prestem atenção na conclusão: Que o metilhidroxichalcone é um efetivo mimetizador da insulina e que juntos, podem ser úteis no tratamento de resistência à insulina. (1)
     
    Aí rola a dúvida. Então a canela precisa estar junta com a insulina para fazer efeito? 
     
    NÃO. E aí tem trocentas fontes para demonstrar isso. Quem tiver curiosidade e interesse pelo tema, sugiro abrir os artigos e lê-los. Vale a pena. (2,3,4,5,6,7,8,9,10)
     
    Por exemplo, artigo aqui de 2015, com 30 pessoas, fizeram uma refeição e tomaram 6g de canela no formato de chá. Observem o gráfico e vejam por si próprios. O grupo que tomou o chá teve um menor aumento da glicemia sanguínea, segue o gráfico. (9)
     

     
    Se observar, é uma diminuição relevante. De 11 foi pra 9. São 18%.
     
     
    Todos esses artigos estão demonstrando isso, que existe relevância na utilização da canela para controle da glicose sanguínea.
     
    Inclusive nessa meta-análise de 2013, com 513 pessoas envolvidas, avaliaram os efeitos da canela na glicemia e no lipidograma e pra quem não sabe, lipidograma é colesterol, ldl, hdl, vldl, etc. Perceberam nesse grande estudo que o consumo de canela reduziu significativamente a glicose sanguínea, o colesterol total, o ldl, os triglicerídeos e aumentou o hdl. (11)
     
    Vamos entender quais são alguns desenrolares bioquímicos para demonstrar que fitoterápico pode ter relevância.
     
    Nesse estudo aqui mostrou que a canela também no estômago, diminuindo a velocidade do esvaziamento gástrico, fazendo o papel de uma fibra. (12)
     
    Em dois outros estudos, foi demonstrado que a canela bloqueia algumas amilases e glicosidases no intestino, ou seja, enzimas que quebram carboidrato, dificultando e impedindo sua absorção. (13,14)
     
    Além disso
     
    Inibir o fator de necrose tumoral alfa que é associado com resistência a insulina (15,16) Inibe as interleucinas 6, que são citocinas inflamatórias associadas com diabetes (17) Inibe também o fator nuclear kappa beta, associado com diabetes tipo 1 e 2 (18) Ativa o PPAR gama e reduz a glicose sanguínea via GLUT4, um transportador de glicose que fica dentro da célula (19) Aumenta a quantidade de reguladores de células T, protegendo contra o diabetes (20)  
    Percebam que a canela apesar de ser um fitoterápico (e o Renato Cariani, no vídeo praticamente despreza todos eles), tem um potencial REAL imenso no controle da glicemia sanguínea, resistência à insulina e se combinado com insulina, os efeitos são potencializados ainda mais.
     
    Agora algo sério, é que a canela cássia é mais hepatotóxica que a canela da índia pois existe uma substância chamada cumarina e ela se apresenta com mais evidência na canela cássia. Não é algo exclusivo da canela, várias e várias outras plantas também têm tal substância.(21)
     
    Então no que diz respeito a toxicidade, a gente entra nas dosagens seguras.
     
    Fizeram um estudo com 60 pessoas utilizando dosagens de 1g até 6g. E em todas elas, os benefícios foram semelhantes, logo, o inteligente a ser feito é utilizar a menor dosagem que continua te dando os mesmos benefícios. (22)
     
    E assim como existem toxicidades, existem pessoas que não devem ingerir canela no geral.

    São elas:
    Gestantes Crianças  Alérgicos  
    Diabéticos que tomam junto com insulina, cuidado pelo rebote hipoglicêmico. Se você é diabético/fisiculturista e quer diminuir a dose da sua insulina ou melhor, potencializar o efeito, dá uma ida no médico e veja junto com ele ou com seu coach QUE TENHA EXPERIÊNCIA NO ASSUNTO. 
     
    Espero que eu tenha esclarecido esse ponto e desmistificado essa polêmica boba. Existem vários e vários fitoterápicos interessantes e com resultados REAIS e relevantes. A canela é um desses.
     
    Abraços 
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
  15. Gostei
    Olympio Lima Ferreira recebeu reputação de krebz em Pó de canela e insulina acabando com a polêmica (vídeo explicativo)   
    Como é sabido está rolando uma polêmica na internet por causa desse vídeo aqui. Resolvi desmistificar esse assunto e trouxe várias pesquisas interessantes, passei os últimos 3 dias só lendo e produzindo esse material. Como é de costume, quem estiver com preguiça de ler, convido a assistir meu vídeo clicando aqui. Já vou adiantando que no vídeo eu critico a postura do Renato Cariani (ABETV) pois ele denegriu a imagem dos fóruns e o "conhecimento de internet" sendo que ele próprio tira todo o conhecimento dele do pubmed também. Agora, manchar a imagem do fórum é inaceitável pra mim. Os fóruns são algo valiosíssimo em questão de conhecimento compartilhado. Mesmo que ninguém nunca se entenda, a troca de informação é incrível.
     
    FÓRUM RULES.
    Pois bem, vamos ao que interessa. Existe alguma relação REAL sobre canela e insulina?
     
    Primeiro é interessante saber que existem dois tipos mais comuns disponíveis da canela.
     
    A canela da índia e a cássia.


    Para esse assunto, qualquer um dos tipos servirá. Exceto quando eu for falar da toxicidade, mas lá farei a diferenciação. Enquanto quando eu falar "canela", entendam os 2 tipos.
     
    O artigo que gerou toda a polêmica foi esse, de 2001, isolando e testando o polímero metilhidroxichalcone que é um dos componentes da canela, perceberam que essa molécula tem a capacidade de ativar a glicogênio sintase e inibir a glicogênio sintase kinase, que já é um mecanismo conhecido da insulina. Depois fizeram outro teste desse polímero junto com insulina, para ver se juntos, seria necessária a mesma quantidade de insulina para o mesmo fim. E prestem atenção na conclusão: Que o metilhidroxichalcone é um efetivo mimetizador da insulina e que juntos, podem ser úteis no tratamento de resistência à insulina. (1)
     
    Aí rola a dúvida. Então a canela precisa estar junta com a insulina para fazer efeito? 
     
    NÃO. E aí tem trocentas fontes para demonstrar isso. Quem tiver curiosidade e interesse pelo tema, sugiro abrir os artigos e lê-los. Vale a pena. (2,3,4,5,6,7,8,9,10)
     
    Por exemplo, artigo aqui de 2015, com 30 pessoas, fizeram uma refeição e tomaram 6g de canela no formato de chá. Observem o gráfico e vejam por si próprios. O grupo que tomou o chá teve um menor aumento da glicemia sanguínea, segue o gráfico. (9)
     

     
    Se observar, é uma diminuição relevante. De 11 foi pra 9. São 18%.
     
     
    Todos esses artigos estão demonstrando isso, que existe relevância na utilização da canela para controle da glicose sanguínea.
     
    Inclusive nessa meta-análise de 2013, com 513 pessoas envolvidas, avaliaram os efeitos da canela na glicemia e no lipidograma e pra quem não sabe, lipidograma é colesterol, ldl, hdl, vldl, etc. Perceberam nesse grande estudo que o consumo de canela reduziu significativamente a glicose sanguínea, o colesterol total, o ldl, os triglicerídeos e aumentou o hdl. (11)
     
    Vamos entender quais são alguns desenrolares bioquímicos para demonstrar que fitoterápico pode ter relevância.
     
    Nesse estudo aqui mostrou que a canela também no estômago, diminuindo a velocidade do esvaziamento gástrico, fazendo o papel de uma fibra. (12)
     
    Em dois outros estudos, foi demonstrado que a canela bloqueia algumas amilases e glicosidases no intestino, ou seja, enzimas que quebram carboidrato, dificultando e impedindo sua absorção. (13,14)
     
    Além disso
     
    Inibir o fator de necrose tumoral alfa que é associado com resistência a insulina (15,16) Inibe as interleucinas 6, que são citocinas inflamatórias associadas com diabetes (17) Inibe também o fator nuclear kappa beta, associado com diabetes tipo 1 e 2 (18) Ativa o PPAR gama e reduz a glicose sanguínea via GLUT4, um transportador de glicose que fica dentro da célula (19) Aumenta a quantidade de reguladores de células T, protegendo contra o diabetes (20)  
    Percebam que a canela apesar de ser um fitoterápico (e o Renato Cariani, no vídeo praticamente despreza todos eles), tem um potencial REAL imenso no controle da glicemia sanguínea, resistência à insulina e se combinado com insulina, os efeitos são potencializados ainda mais.
     
    Agora algo sério, é que a canela cássia é mais hepatotóxica que a canela da índia pois existe uma substância chamada cumarina e ela se apresenta com mais evidência na canela cássia. Não é algo exclusivo da canela, várias e várias outras plantas também têm tal substância.(21)
     
    Então no que diz respeito a toxicidade, a gente entra nas dosagens seguras.
     
    Fizeram um estudo com 60 pessoas utilizando dosagens de 1g até 6g. E em todas elas, os benefícios foram semelhantes, logo, o inteligente a ser feito é utilizar a menor dosagem que continua te dando os mesmos benefícios. (22)
     
    E assim como existem toxicidades, existem pessoas que não devem ingerir canela no geral.

    São elas:
    Gestantes Crianças  Alérgicos  
    Diabéticos que tomam junto com insulina, cuidado pelo rebote hipoglicêmico. Se você é diabético/fisiculturista e quer diminuir a dose da sua insulina ou melhor, potencializar o efeito, dá uma ida no médico e veja junto com ele ou com seu coach QUE TENHA EXPERIÊNCIA NO ASSUNTO. 
     
    Espero que eu tenha esclarecido esse ponto e desmistificado essa polêmica boba. Existem vários e vários fitoterápicos interessantes e com resultados REAIS e relevantes. A canela é um desses.
     
    Abraços 
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
  16. Gostei
    Olympio Lima Ferreira recebeu reputação de leonardoamerico em Pó de canela e insulina acabando com a polêmica (vídeo explicativo)   
    Como é sabido está rolando uma polêmica na internet por causa desse vídeo aqui. Resolvi desmistificar esse assunto e trouxe várias pesquisas interessantes, passei os últimos 3 dias só lendo e produzindo esse material. Como é de costume, quem estiver com preguiça de ler, convido a assistir meu vídeo clicando aqui. Já vou adiantando que no vídeo eu critico a postura do Renato Cariani (ABETV) pois ele denegriu a imagem dos fóruns e o "conhecimento de internet" sendo que ele próprio tira todo o conhecimento dele do pubmed também. Agora, manchar a imagem do fórum é inaceitável pra mim. Os fóruns são algo valiosíssimo em questão de conhecimento compartilhado. Mesmo que ninguém nunca se entenda, a troca de informação é incrível.
     
    FÓRUM RULES.
    Pois bem, vamos ao que interessa. Existe alguma relação REAL sobre canela e insulina?
     
    Primeiro é interessante saber que existem dois tipos mais comuns disponíveis da canela.
     
    A canela da índia e a cássia.


    Para esse assunto, qualquer um dos tipos servirá. Exceto quando eu for falar da toxicidade, mas lá farei a diferenciação. Enquanto quando eu falar "canela", entendam os 2 tipos.
     
    O artigo que gerou toda a polêmica foi esse, de 2001, isolando e testando o polímero metilhidroxichalcone que é um dos componentes da canela, perceberam que essa molécula tem a capacidade de ativar a glicogênio sintase e inibir a glicogênio sintase kinase, que já é um mecanismo conhecido da insulina. Depois fizeram outro teste desse polímero junto com insulina, para ver se juntos, seria necessária a mesma quantidade de insulina para o mesmo fim. E prestem atenção na conclusão: Que o metilhidroxichalcone é um efetivo mimetizador da insulina e que juntos, podem ser úteis no tratamento de resistência à insulina. (1)
     
    Aí rola a dúvida. Então a canela precisa estar junta com a insulina para fazer efeito? 
     
    NÃO. E aí tem trocentas fontes para demonstrar isso. Quem tiver curiosidade e interesse pelo tema, sugiro abrir os artigos e lê-los. Vale a pena. (2,3,4,5,6,7,8,9,10)
     
    Por exemplo, artigo aqui de 2015, com 30 pessoas, fizeram uma refeição e tomaram 6g de canela no formato de chá. Observem o gráfico e vejam por si próprios. O grupo que tomou o chá teve um menor aumento da glicemia sanguínea, segue o gráfico. (9)
     

     
    Se observar, é uma diminuição relevante. De 11 foi pra 9. São 18%.
     
     
    Todos esses artigos estão demonstrando isso, que existe relevância na utilização da canela para controle da glicose sanguínea.
     
    Inclusive nessa meta-análise de 2013, com 513 pessoas envolvidas, avaliaram os efeitos da canela na glicemia e no lipidograma e pra quem não sabe, lipidograma é colesterol, ldl, hdl, vldl, etc. Perceberam nesse grande estudo que o consumo de canela reduziu significativamente a glicose sanguínea, o colesterol total, o ldl, os triglicerídeos e aumentou o hdl. (11)
     
    Vamos entender quais são alguns desenrolares bioquímicos para demonstrar que fitoterápico pode ter relevância.
     
    Nesse estudo aqui mostrou que a canela também no estômago, diminuindo a velocidade do esvaziamento gástrico, fazendo o papel de uma fibra. (12)
     
    Em dois outros estudos, foi demonstrado que a canela bloqueia algumas amilases e glicosidases no intestino, ou seja, enzimas que quebram carboidrato, dificultando e impedindo sua absorção. (13,14)
     
    Além disso
     
    Inibir o fator de necrose tumoral alfa que é associado com resistência a insulina (15,16) Inibe as interleucinas 6, que são citocinas inflamatórias associadas com diabetes (17) Inibe também o fator nuclear kappa beta, associado com diabetes tipo 1 e 2 (18) Ativa o PPAR gama e reduz a glicose sanguínea via GLUT4, um transportador de glicose que fica dentro da célula (19) Aumenta a quantidade de reguladores de células T, protegendo contra o diabetes (20)  
    Percebam que a canela apesar de ser um fitoterápico (e o Renato Cariani, no vídeo praticamente despreza todos eles), tem um potencial REAL imenso no controle da glicemia sanguínea, resistência à insulina e se combinado com insulina, os efeitos são potencializados ainda mais.
     
    Agora algo sério, é que a canela cássia é mais hepatotóxica que a canela da índia pois existe uma substância chamada cumarina e ela se apresenta com mais evidência na canela cássia. Não é algo exclusivo da canela, várias e várias outras plantas também têm tal substância.(21)
     
    Então no que diz respeito a toxicidade, a gente entra nas dosagens seguras.
     
    Fizeram um estudo com 60 pessoas utilizando dosagens de 1g até 6g. E em todas elas, os benefícios foram semelhantes, logo, o inteligente a ser feito é utilizar a menor dosagem que continua te dando os mesmos benefícios. (22)
     
    E assim como existem toxicidades, existem pessoas que não devem ingerir canela no geral.

    São elas:
    Gestantes Crianças  Alérgicos  
    Diabéticos que tomam junto com insulina, cuidado pelo rebote hipoglicêmico. Se você é diabético/fisiculturista e quer diminuir a dose da sua insulina ou melhor, potencializar o efeito, dá uma ida no médico e veja junto com ele ou com seu coach QUE TENHA EXPERIÊNCIA NO ASSUNTO. 
     
    Espero que eu tenha esclarecido esse ponto e desmistificado essa polêmica boba. Existem vários e vários fitoterápicos interessantes e com resultados REAIS e relevantes. A canela é um desses.
     
    Abraços 
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
  17. Gostei
    Olympio Lima Ferreira recebeu reputação de ArturReis em Gaba, o nootrópico esquecido (vídeo explicativo)   
    Não é científico o que vou falar mas tanto minha esposa quanto outras pessoas que eu atendo "curaram" a gastrite mudando por um período a frequência da alimentação pra jejum intermitente. E o que eu deduzo que aconteceu, foi que o fato de fazer jejum permite que seu estômago possa se "curar", afinal, vai ficar bons períodos sem estímulo.
     
    Agora, sobre a sua gastrite, se ela desenvolveu algum tipo de sensibilidade, pode dar algum incômodo, eu particularmente não acredito que dará pois a dosagem padrão é baixa. E no estudo diz que ele estimula a produção de mais HCL, não necessariamente isso quer dizer que se ele tocar no estômago, fudeu, vai produzir 1L de ácido hahahha. Sem falar que até hoje não recebi nenhuma reclamação. E passo gaba pra todo mundo que tem ansiedade e insônia.
     
    abraço
     
     
  18. Gostei
    Olympio Lima Ferreira recebeu reputação de Tsunami em Pó de canela e insulina acabando com a polêmica (vídeo explicativo)   
    Como é sabido está rolando uma polêmica na internet por causa desse vídeo aqui. Resolvi desmistificar esse assunto e trouxe várias pesquisas interessantes, passei os últimos 3 dias só lendo e produzindo esse material. Como é de costume, quem estiver com preguiça de ler, convido a assistir meu vídeo clicando aqui. Já vou adiantando que no vídeo eu critico a postura do Renato Cariani (ABETV) pois ele denegriu a imagem dos fóruns e o "conhecimento de internet" sendo que ele próprio tira todo o conhecimento dele do pubmed também. Agora, manchar a imagem do fórum é inaceitável pra mim. Os fóruns são algo valiosíssimo em questão de conhecimento compartilhado. Mesmo que ninguém nunca se entenda, a troca de informação é incrível.
     
    FÓRUM RULES.
    Pois bem, vamos ao que interessa. Existe alguma relação REAL sobre canela e insulina?
     
    Primeiro é interessante saber que existem dois tipos mais comuns disponíveis da canela.
     
    A canela da índia e a cássia.


    Para esse assunto, qualquer um dos tipos servirá. Exceto quando eu for falar da toxicidade, mas lá farei a diferenciação. Enquanto quando eu falar "canela", entendam os 2 tipos.
     
    O artigo que gerou toda a polêmica foi esse, de 2001, isolando e testando o polímero metilhidroxichalcone que é um dos componentes da canela, perceberam que essa molécula tem a capacidade de ativar a glicogênio sintase e inibir a glicogênio sintase kinase, que já é um mecanismo conhecido da insulina. Depois fizeram outro teste desse polímero junto com insulina, para ver se juntos, seria necessária a mesma quantidade de insulina para o mesmo fim. E prestem atenção na conclusão: Que o metilhidroxichalcone é um efetivo mimetizador da insulina e que juntos, podem ser úteis no tratamento de resistência à insulina. (1)
     
    Aí rola a dúvida. Então a canela precisa estar junta com a insulina para fazer efeito? 
     
    NÃO. E aí tem trocentas fontes para demonstrar isso. Quem tiver curiosidade e interesse pelo tema, sugiro abrir os artigos e lê-los. Vale a pena. (2,3,4,5,6,7,8,9,10)
     
    Por exemplo, artigo aqui de 2015, com 30 pessoas, fizeram uma refeição e tomaram 6g de canela no formato de chá. Observem o gráfico e vejam por si próprios. O grupo que tomou o chá teve um menor aumento da glicemia sanguínea, segue o gráfico. (9)
     

     
    Se observar, é uma diminuição relevante. De 11 foi pra 9. São 18%.
     
     
    Todos esses artigos estão demonstrando isso, que existe relevância na utilização da canela para controle da glicose sanguínea.
     
    Inclusive nessa meta-análise de 2013, com 513 pessoas envolvidas, avaliaram os efeitos da canela na glicemia e no lipidograma e pra quem não sabe, lipidograma é colesterol, ldl, hdl, vldl, etc. Perceberam nesse grande estudo que o consumo de canela reduziu significativamente a glicose sanguínea, o colesterol total, o ldl, os triglicerídeos e aumentou o hdl. (11)
     
    Vamos entender quais são alguns desenrolares bioquímicos para demonstrar que fitoterápico pode ter relevância.
     
    Nesse estudo aqui mostrou que a canela também no estômago, diminuindo a velocidade do esvaziamento gástrico, fazendo o papel de uma fibra. (12)
     
    Em dois outros estudos, foi demonstrado que a canela bloqueia algumas amilases e glicosidases no intestino, ou seja, enzimas que quebram carboidrato, dificultando e impedindo sua absorção. (13,14)
     
    Além disso
     
    Inibir o fator de necrose tumoral alfa que é associado com resistência a insulina (15,16) Inibe as interleucinas 6, que são citocinas inflamatórias associadas com diabetes (17) Inibe também o fator nuclear kappa beta, associado com diabetes tipo 1 e 2 (18) Ativa o PPAR gama e reduz a glicose sanguínea via GLUT4, um transportador de glicose que fica dentro da célula (19) Aumenta a quantidade de reguladores de células T, protegendo contra o diabetes (20)  
    Percebam que a canela apesar de ser um fitoterápico (e o Renato Cariani, no vídeo praticamente despreza todos eles), tem um potencial REAL imenso no controle da glicemia sanguínea, resistência à insulina e se combinado com insulina, os efeitos são potencializados ainda mais.
     
    Agora algo sério, é que a canela cássia é mais hepatotóxica que a canela da índia pois existe uma substância chamada cumarina e ela se apresenta com mais evidência na canela cássia. Não é algo exclusivo da canela, várias e várias outras plantas também têm tal substância.(21)
     
    Então no que diz respeito a toxicidade, a gente entra nas dosagens seguras.
     
    Fizeram um estudo com 60 pessoas utilizando dosagens de 1g até 6g. E em todas elas, os benefícios foram semelhantes, logo, o inteligente a ser feito é utilizar a menor dosagem que continua te dando os mesmos benefícios. (22)
     
    E assim como existem toxicidades, existem pessoas que não devem ingerir canela no geral.

    São elas:
    Gestantes Crianças  Alérgicos  
    Diabéticos que tomam junto com insulina, cuidado pelo rebote hipoglicêmico. Se você é diabético/fisiculturista e quer diminuir a dose da sua insulina ou melhor, potencializar o efeito, dá uma ida no médico e veja junto com ele ou com seu coach QUE TENHA EXPERIÊNCIA NO ASSUNTO. 
     
    Espero que eu tenha esclarecido esse ponto e desmistificado essa polêmica boba. Existem vários e vários fitoterápicos interessantes e com resultados REAIS e relevantes. A canela é um desses.
     
    Abraços 
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
  19. Gostei
    Olympio Lima Ferreira recebeu reputação de Fefe em Gaba, o nootrópico esquecido (vídeo explicativo)   
    Não é científico o que vou falar mas tanto minha esposa quanto outras pessoas que eu atendo "curaram" a gastrite mudando por um período a frequência da alimentação pra jejum intermitente. E o que eu deduzo que aconteceu, foi que o fato de fazer jejum permite que seu estômago possa se "curar", afinal, vai ficar bons períodos sem estímulo.
     
    Agora, sobre a sua gastrite, se ela desenvolveu algum tipo de sensibilidade, pode dar algum incômodo, eu particularmente não acredito que dará pois a dosagem padrão é baixa. E no estudo diz que ele estimula a produção de mais HCL, não necessariamente isso quer dizer que se ele tocar no estômago, fudeu, vai produzir 1L de ácido hahahha. Sem falar que até hoje não recebi nenhuma reclamação. E passo gaba pra todo mundo que tem ansiedade e insônia.
     
    abraço
     
     
  20. Gostei
    Olympio Lima Ferreira recebeu reputação de Guuzao em Gaba, o nootrópico esquecido (vídeo explicativo)   
    Qual tipo de gastrite? 
    - Bacteriana?
    - Excesso de ácido
    - Falta de ácido
     
    Apenas no caso da gastrite por excesso de ácido teria TALVEZ algum tipo de incômodo e provavelmente se tomado em jejum. Mas adianto que são pouquíssimas pessoas que tem excesso de ácido e, portanto, gastrite por conta disso. A esmagadora maioria tem gastrite por outros processos que nem SEQUER tem ácido envolvido haha.
     
     
  21. Gostei
    Olympio Lima Ferreira recebeu reputação de netflat10 em Gaba, o nootrópico esquecido (vídeo explicativo)   
    Sabendo da dificuldade de achar informação de confiança aqui no Brasil sobre o Gaba, resolvi fazer um tópico inteiro sobre ele e demonstrar cientificamente o quão interessante ele pode ser para várias coisas.
     
    Pra quem tem preguiça de ler, só clicar aqui e conferir o vídeo.
     
    O Gaba é um neurotransmissor cerebral que auxilia nos processos de sedação e calmia. É considerado depressivo porque diminui a atividade neural, mas esse é só um sintoma e é um engano assumir a parte pelo todo. Ele reduz ansiedade, dores de cabeça, parkinson, TDAH, que são condições onde os neurônios têm uma agitação acima do normal. É produzido naturalmente, então em teoria a gente não precisaria suplementar. Só que em algumas condições, essa suplementação pode ser interessante.
     
    Como por exemplo no sono.
     
    Em animais, o gaba e 5htp suplementados juntos regulam a função do sono melhor que o próprio corpo desses animais, quando sair os estudos em humanos teremos confirmação disso. Por enquanto são promessas. (1,2)
     
    Pessoas que sofrem de apneia do sono e roncam, podem suplementar gaba para diminuir a apneia e o ronco. (3)
     
    E olha que interessante, se a gente observar os estudos do GABA em relação as funções do cérebro, podemos perceber que altos níveis de GABA estão associados a um QI maior e mais empatia (4,5)
     
    Pacientes esquizofrênicos têm uma proporção de gaba menor que pessoas com o sistema neural saudável (6)
     
    Da mesma forma, níveis normais de gaba são necessários para que funções de plasticidade cerebral e aprendizado sejam garantidas. (7)
     
    O Gaba também possui funções de neuroproteção, como por exemplo agir como um sedativo aliviando sintomas de ansiedade (8).
     
    Como também os receptores de Gaba regulam a resposta ao stress, ou seja, quanto mais gaba, menos stress. O interessante é que tem um hormônio em específico que ele regula que é uma variante do Hormônio do crescimento. Daí a mídia fala que por causa disso, aumenta a massa magra. Não caiam nessa. (9)
     
    A variante do GH que ele estimula é o CRH, hormônio liberador de corticotrofina, quem quiser saber mais dele só clicar aqui.
     
    E em um estudo interessante em ratos que tinham baixo fluxo sanguíneo, suplementar gaba melhorou o fluxo sanguíneo e as funções que estavam deficientes justamente por esse mau fluxo sanguíneo (10)
     
    E além de funções cerebrais, o GABA pode auxiliar no trato gastrointestinal nas seguintes situações:
     
    Ajuda a digerir melhor a comida pois facilita a produção de ácido gástrico (11)
     
    Regula a atividade gastrointestinal, tanto de movimentação peristáltica, quanto de secreção de enzimas digestivas (12)
     
    E em um estudo mostrou que o GABA tem um papel importante na regulação do apetite lá no hipotálamo. É um estudo em animal, mas.. promissor. E por causa desse estudo, a mídia e os marketeiros já estão vendendo GABA como um emagrecedor. (13)
     
    Formas de estimular a produção endógena de GABA
     
    Meditação (14) Taurina (15) L-Tianina (16) Magnésio (17)  
    Forma de tomar
     
    Por estimular sonolência, não vejo porque tomar em outro horário que não seja próximo ao de dormir.
     
    Dosagem padrão 400 a 750mg tsd. 
     
    Sugestão de uso, comecem com a menor, vejam se está correspondendo com a proposta dele, se não, vai aumentando. 
     
    Minha opinião
     
    O Gaba é um bom suplemento mas não entrega tudo o que a mídia vende. Ele é um nootrópico, e atua majoritariamente no cérebro, melhorando várias funções, com algumas coisas pontuais gastrointestinais. Não espere milagres físicos quando ele foi feito para a mente. Também não estou descartando a possibilidade de ter, mas até agora nada foi comprovado.
     
    Espero que tenha esclarecido, praticamente ninguém fala do GABA. 
     
    Abraços
     
     
  22. Gostei
    Olympio Lima Ferreira recebeu reputação de Matheus Barros em Gaba, o nootrópico esquecido (vídeo explicativo)   
    Sabendo da dificuldade de achar informação de confiança aqui no Brasil sobre o Gaba, resolvi fazer um tópico inteiro sobre ele e demonstrar cientificamente o quão interessante ele pode ser para várias coisas.
     
    Pra quem tem preguiça de ler, só clicar aqui e conferir o vídeo.
     
    O Gaba é um neurotransmissor cerebral que auxilia nos processos de sedação e calmia. É considerado depressivo porque diminui a atividade neural, mas esse é só um sintoma e é um engano assumir a parte pelo todo. Ele reduz ansiedade, dores de cabeça, parkinson, TDAH, que são condições onde os neurônios têm uma agitação acima do normal. É produzido naturalmente, então em teoria a gente não precisaria suplementar. Só que em algumas condições, essa suplementação pode ser interessante.
     
    Como por exemplo no sono.
     
    Em animais, o gaba e 5htp suplementados juntos regulam a função do sono melhor que o próprio corpo desses animais, quando sair os estudos em humanos teremos confirmação disso. Por enquanto são promessas. (1,2)
     
    Pessoas que sofrem de apneia do sono e roncam, podem suplementar gaba para diminuir a apneia e o ronco. (3)
     
    E olha que interessante, se a gente observar os estudos do GABA em relação as funções do cérebro, podemos perceber que altos níveis de GABA estão associados a um QI maior e mais empatia (4,5)
     
    Pacientes esquizofrênicos têm uma proporção de gaba menor que pessoas com o sistema neural saudável (6)
     
    Da mesma forma, níveis normais de gaba são necessários para que funções de plasticidade cerebral e aprendizado sejam garantidas. (7)
     
    O Gaba também possui funções de neuroproteção, como por exemplo agir como um sedativo aliviando sintomas de ansiedade (8).
     
    Como também os receptores de Gaba regulam a resposta ao stress, ou seja, quanto mais gaba, menos stress. O interessante é que tem um hormônio em específico que ele regula que é uma variante do Hormônio do crescimento. Daí a mídia fala que por causa disso, aumenta a massa magra. Não caiam nessa. (9)
     
    A variante do GH que ele estimula é o CRH, hormônio liberador de corticotrofina, quem quiser saber mais dele só clicar aqui.
     
    E em um estudo interessante em ratos que tinham baixo fluxo sanguíneo, suplementar gaba melhorou o fluxo sanguíneo e as funções que estavam deficientes justamente por esse mau fluxo sanguíneo (10)
     
    E além de funções cerebrais, o GABA pode auxiliar no trato gastrointestinal nas seguintes situações:
     
    Ajuda a digerir melhor a comida pois facilita a produção de ácido gástrico (11)
     
    Regula a atividade gastrointestinal, tanto de movimentação peristáltica, quanto de secreção de enzimas digestivas (12)
     
    E em um estudo mostrou que o GABA tem um papel importante na regulação do apetite lá no hipotálamo. É um estudo em animal, mas.. promissor. E por causa desse estudo, a mídia e os marketeiros já estão vendendo GABA como um emagrecedor. (13)
     
    Formas de estimular a produção endógena de GABA
     
    Meditação (14) Taurina (15) L-Tianina (16) Magnésio (17)  
    Forma de tomar
     
    Por estimular sonolência, não vejo porque tomar em outro horário que não seja próximo ao de dormir.
     
    Dosagem padrão 400 a 750mg tsd. 
     
    Sugestão de uso, comecem com a menor, vejam se está correspondendo com a proposta dele, se não, vai aumentando. 
     
    Minha opinião
     
    O Gaba é um bom suplemento mas não entrega tudo o que a mídia vende. Ele é um nootrópico, e atua majoritariamente no cérebro, melhorando várias funções, com algumas coisas pontuais gastrointestinais. Não espere milagres físicos quando ele foi feito para a mente. Também não estou descartando a possibilidade de ter, mas até agora nada foi comprovado.
     
    Espero que tenha esclarecido, praticamente ninguém fala do GABA. 
     
    Abraços
     
     
  23. Gostei
    Olympio Lima Ferreira recebeu reputação de Guuzao em Gaba, o nootrópico esquecido (vídeo explicativo)   
    Sabendo da dificuldade de achar informação de confiança aqui no Brasil sobre o Gaba, resolvi fazer um tópico inteiro sobre ele e demonstrar cientificamente o quão interessante ele pode ser para várias coisas.
     
    Pra quem tem preguiça de ler, só clicar aqui e conferir o vídeo.
     
    O Gaba é um neurotransmissor cerebral que auxilia nos processos de sedação e calmia. É considerado depressivo porque diminui a atividade neural, mas esse é só um sintoma e é um engano assumir a parte pelo todo. Ele reduz ansiedade, dores de cabeça, parkinson, TDAH, que são condições onde os neurônios têm uma agitação acima do normal. É produzido naturalmente, então em teoria a gente não precisaria suplementar. Só que em algumas condições, essa suplementação pode ser interessante.
     
    Como por exemplo no sono.
     
    Em animais, o gaba e 5htp suplementados juntos regulam a função do sono melhor que o próprio corpo desses animais, quando sair os estudos em humanos teremos confirmação disso. Por enquanto são promessas. (1,2)
     
    Pessoas que sofrem de apneia do sono e roncam, podem suplementar gaba para diminuir a apneia e o ronco. (3)
     
    E olha que interessante, se a gente observar os estudos do GABA em relação as funções do cérebro, podemos perceber que altos níveis de GABA estão associados a um QI maior e mais empatia (4,5)
     
    Pacientes esquizofrênicos têm uma proporção de gaba menor que pessoas com o sistema neural saudável (6)
     
    Da mesma forma, níveis normais de gaba são necessários para que funções de plasticidade cerebral e aprendizado sejam garantidas. (7)
     
    O Gaba também possui funções de neuroproteção, como por exemplo agir como um sedativo aliviando sintomas de ansiedade (8).
     
    Como também os receptores de Gaba regulam a resposta ao stress, ou seja, quanto mais gaba, menos stress. O interessante é que tem um hormônio em específico que ele regula que é uma variante do Hormônio do crescimento. Daí a mídia fala que por causa disso, aumenta a massa magra. Não caiam nessa. (9)
     
    A variante do GH que ele estimula é o CRH, hormônio liberador de corticotrofina, quem quiser saber mais dele só clicar aqui.
     
    E em um estudo interessante em ratos que tinham baixo fluxo sanguíneo, suplementar gaba melhorou o fluxo sanguíneo e as funções que estavam deficientes justamente por esse mau fluxo sanguíneo (10)
     
    E além de funções cerebrais, o GABA pode auxiliar no trato gastrointestinal nas seguintes situações:
     
    Ajuda a digerir melhor a comida pois facilita a produção de ácido gástrico (11)
     
    Regula a atividade gastrointestinal, tanto de movimentação peristáltica, quanto de secreção de enzimas digestivas (12)
     
    E em um estudo mostrou que o GABA tem um papel importante na regulação do apetite lá no hipotálamo. É um estudo em animal, mas.. promissor. E por causa desse estudo, a mídia e os marketeiros já estão vendendo GABA como um emagrecedor. (13)
     
    Formas de estimular a produção endógena de GABA
     
    Meditação (14) Taurina (15) L-Tianina (16) Magnésio (17)  
    Forma de tomar
     
    Por estimular sonolência, não vejo porque tomar em outro horário que não seja próximo ao de dormir.
     
    Dosagem padrão 400 a 750mg tsd. 
     
    Sugestão de uso, comecem com a menor, vejam se está correspondendo com a proposta dele, se não, vai aumentando. 
     
    Minha opinião
     
    O Gaba é um bom suplemento mas não entrega tudo o que a mídia vende. Ele é um nootrópico, e atua majoritariamente no cérebro, melhorando várias funções, com algumas coisas pontuais gastrointestinais. Não espere milagres físicos quando ele foi feito para a mente. Também não estou descartando a possibilidade de ter, mas até agora nada foi comprovado.
     
    Espero que tenha esclarecido, praticamente ninguém fala do GABA. 
     
    Abraços
     
     
  24. Gostei
    Olympio Lima Ferreira recebeu reputação de surf em Gaba, o nootrópico esquecido (vídeo explicativo)   
    Sabendo da dificuldade de achar informação de confiança aqui no Brasil sobre o Gaba, resolvi fazer um tópico inteiro sobre ele e demonstrar cientificamente o quão interessante ele pode ser para várias coisas.
     
    Pra quem tem preguiça de ler, só clicar aqui e conferir o vídeo.
     
    O Gaba é um neurotransmissor cerebral que auxilia nos processos de sedação e calmia. É considerado depressivo porque diminui a atividade neural, mas esse é só um sintoma e é um engano assumir a parte pelo todo. Ele reduz ansiedade, dores de cabeça, parkinson, TDAH, que são condições onde os neurônios têm uma agitação acima do normal. É produzido naturalmente, então em teoria a gente não precisaria suplementar. Só que em algumas condições, essa suplementação pode ser interessante.
     
    Como por exemplo no sono.
     
    Em animais, o gaba e 5htp suplementados juntos regulam a função do sono melhor que o próprio corpo desses animais, quando sair os estudos em humanos teremos confirmação disso. Por enquanto são promessas. (1,2)
     
    Pessoas que sofrem de apneia do sono e roncam, podem suplementar gaba para diminuir a apneia e o ronco. (3)
     
    E olha que interessante, se a gente observar os estudos do GABA em relação as funções do cérebro, podemos perceber que altos níveis de GABA estão associados a um QI maior e mais empatia (4,5)
     
    Pacientes esquizofrênicos têm uma proporção de gaba menor que pessoas com o sistema neural saudável (6)
     
    Da mesma forma, níveis normais de gaba são necessários para que funções de plasticidade cerebral e aprendizado sejam garantidas. (7)
     
    O Gaba também possui funções de neuroproteção, como por exemplo agir como um sedativo aliviando sintomas de ansiedade (8).
     
    Como também os receptores de Gaba regulam a resposta ao stress, ou seja, quanto mais gaba, menos stress. O interessante é que tem um hormônio em específico que ele regula que é uma variante do Hormônio do crescimento. Daí a mídia fala que por causa disso, aumenta a massa magra. Não caiam nessa. (9)
     
    A variante do GH que ele estimula é o CRH, hormônio liberador de corticotrofina, quem quiser saber mais dele só clicar aqui.
     
    E em um estudo interessante em ratos que tinham baixo fluxo sanguíneo, suplementar gaba melhorou o fluxo sanguíneo e as funções que estavam deficientes justamente por esse mau fluxo sanguíneo (10)
     
    E além de funções cerebrais, o GABA pode auxiliar no trato gastrointestinal nas seguintes situações:
     
    Ajuda a digerir melhor a comida pois facilita a produção de ácido gástrico (11)
     
    Regula a atividade gastrointestinal, tanto de movimentação peristáltica, quanto de secreção de enzimas digestivas (12)
     
    E em um estudo mostrou que o GABA tem um papel importante na regulação do apetite lá no hipotálamo. É um estudo em animal, mas.. promissor. E por causa desse estudo, a mídia e os marketeiros já estão vendendo GABA como um emagrecedor. (13)
     
    Formas de estimular a produção endógena de GABA
     
    Meditação (14) Taurina (15) L-Tianina (16) Magnésio (17)  
    Forma de tomar
     
    Por estimular sonolência, não vejo porque tomar em outro horário que não seja próximo ao de dormir.
     
    Dosagem padrão 400 a 750mg tsd. 
     
    Sugestão de uso, comecem com a menor, vejam se está correspondendo com a proposta dele, se não, vai aumentando. 
     
    Minha opinião
     
    O Gaba é um bom suplemento mas não entrega tudo o que a mídia vende. Ele é um nootrópico, e atua majoritariamente no cérebro, melhorando várias funções, com algumas coisas pontuais gastrointestinais. Não espere milagres físicos quando ele foi feito para a mente. Também não estou descartando a possibilidade de ter, mas até agora nada foi comprovado.
     
    Espero que tenha esclarecido, praticamente ninguém fala do GABA. 
     
    Abraços
     
     
  25. Gostei
    Olympio Lima Ferreira recebeu reputação de BUSY em Gaba, o nootrópico esquecido (vídeo explicativo)   
    Sabendo da dificuldade de achar informação de confiança aqui no Brasil sobre o Gaba, resolvi fazer um tópico inteiro sobre ele e demonstrar cientificamente o quão interessante ele pode ser para várias coisas.
     
    Pra quem tem preguiça de ler, só clicar aqui e conferir o vídeo.
     
    O Gaba é um neurotransmissor cerebral que auxilia nos processos de sedação e calmia. É considerado depressivo porque diminui a atividade neural, mas esse é só um sintoma e é um engano assumir a parte pelo todo. Ele reduz ansiedade, dores de cabeça, parkinson, TDAH, que são condições onde os neurônios têm uma agitação acima do normal. É produzido naturalmente, então em teoria a gente não precisaria suplementar. Só que em algumas condições, essa suplementação pode ser interessante.
     
    Como por exemplo no sono.
     
    Em animais, o gaba e 5htp suplementados juntos regulam a função do sono melhor que o próprio corpo desses animais, quando sair os estudos em humanos teremos confirmação disso. Por enquanto são promessas. (1,2)
     
    Pessoas que sofrem de apneia do sono e roncam, podem suplementar gaba para diminuir a apneia e o ronco. (3)
     
    E olha que interessante, se a gente observar os estudos do GABA em relação as funções do cérebro, podemos perceber que altos níveis de GABA estão associados a um QI maior e mais empatia (4,5)
     
    Pacientes esquizofrênicos têm uma proporção de gaba menor que pessoas com o sistema neural saudável (6)
     
    Da mesma forma, níveis normais de gaba são necessários para que funções de plasticidade cerebral e aprendizado sejam garantidas. (7)
     
    O Gaba também possui funções de neuroproteção, como por exemplo agir como um sedativo aliviando sintomas de ansiedade (8).
     
    Como também os receptores de Gaba regulam a resposta ao stress, ou seja, quanto mais gaba, menos stress. O interessante é que tem um hormônio em específico que ele regula que é uma variante do Hormônio do crescimento. Daí a mídia fala que por causa disso, aumenta a massa magra. Não caiam nessa. (9)
     
    A variante do GH que ele estimula é o CRH, hormônio liberador de corticotrofina, quem quiser saber mais dele só clicar aqui.
     
    E em um estudo interessante em ratos que tinham baixo fluxo sanguíneo, suplementar gaba melhorou o fluxo sanguíneo e as funções que estavam deficientes justamente por esse mau fluxo sanguíneo (10)
     
    E além de funções cerebrais, o GABA pode auxiliar no trato gastrointestinal nas seguintes situações:
     
    Ajuda a digerir melhor a comida pois facilita a produção de ácido gástrico (11)
     
    Regula a atividade gastrointestinal, tanto de movimentação peristáltica, quanto de secreção de enzimas digestivas (12)
     
    E em um estudo mostrou que o GABA tem um papel importante na regulação do apetite lá no hipotálamo. É um estudo em animal, mas.. promissor. E por causa desse estudo, a mídia e os marketeiros já estão vendendo GABA como um emagrecedor. (13)
     
    Formas de estimular a produção endógena de GABA
     
    Meditação (14) Taurina (15) L-Tianina (16) Magnésio (17)  
    Forma de tomar
     
    Por estimular sonolência, não vejo porque tomar em outro horário que não seja próximo ao de dormir.
     
    Dosagem padrão 400 a 750mg tsd. 
     
    Sugestão de uso, comecem com a menor, vejam se está correspondendo com a proposta dele, se não, vai aumentando. 
     
    Minha opinião
     
    O Gaba é um bom suplemento mas não entrega tudo o que a mídia vende. Ele é um nootrópico, e atua majoritariamente no cérebro, melhorando várias funções, com algumas coisas pontuais gastrointestinais. Não espere milagres físicos quando ele foi feito para a mente. Também não estou descartando a possibilidade de ter, mas até agora nada foi comprovado.
     
    Espero que tenha esclarecido, praticamente ninguém fala do GABA. 
     
    Abraços
     
     
×
×
  • Criar Novo...