Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Official Nutrition Study Reviews


Posts Recomendados

exatamente o mesmo exercício para os dois grupos nos dois estudos.

O excedente calórico era para ser o mesmo para cada um, mas o gasto deles foi calculado de acordo com as necessidades de cada participante, então teve dietas com 4000kcal.

Vou iniciar agora um sobre aumento do metabolismo por causa da adrenalina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Numa das primeiras aulas da faculdade a professora disse "30 minutos após acordar o metabolismo começa a decair".

Pera aí! o Cortisol Awakening Rate aumenta nos primeiros 45 min e o metabolismo começa a cair? tinha algo de errado nessa história.

Resting energy expenditure in short-term starvation is increased as a result of an increase in serum norepinephrine.

A norepinefrina é produzida pela Medula da glândula supra-renal, e fica armazenada em vezículas nas terminações dos neurônios pós-sinápticos da Sistema Nervoso Autônomo Simpático. Em situação de estresse, elas são produzidas e liberadas com um efeito imediato. Em situação de calmaria como essa em que os participantes estiveram, a produção certamente é bem menor que poderia ser, mas é o suficiente para aumentar a lipólise (se alguém souber de um estudo mostrando norepinefrina com atividade física nas mesmas condições, please, show me).

Estudo realizado com 11 pessoas (4 homens, 7 mulheres), entre 24 e 34 anos e IMC normais, para checar o efeito de 84h de jejum nos níveis de epinefrina e gasto energético total (GET).

O estudo iniciou as 21h do dia 1 e seguiu até completar as 84h no quarto dia, os exames de GET foram feitos com calorimetria, então, meio difícil achar algo de errado aí. E os exames de nitrogenio/ureia foram tirados a cada 24h

DIA-----Hora-------GET

-dia 00: início do jejum às 21h

-dia 01: overnight fast. primeira medida tirada entre 0800 e 0900 da manhã -> 3.97 +/- 0.9 kJ/min

-dia 02: 36h -> 4.37 +/- 0.9 kJ/min (1,044kcal/min)

-dia 03: 60h -> 4.53 +/- 0.9 kJ/min (1,083kcal/min)

-dia 04: 84h -> 4.43 +/- 0.9 kJ/min (1,059kcal/min)

A princípio não fiz os cálculos corretamente e constatei que a mudança havia sido Mínima. O mpcosta me ajudou (fez pra mim, na verdade) e o resultado por esse:

Por MPCOSTA82

3.97 kJ/min equivalem a 5717 Kj/dia, ou 1366 kcal/dia. 4.53 kJ/dia são 6523 kJ/d, ou 1559 kcal/dia. Ou seja, o metabolismo basal aumentou quase 200 kcal/dia nos três primeiros dias de jejum (um aumento de 14%).

E mesmo no quarto dia, quando o metabolismo basal começou a cair, ele se manteve maior do que antes do início do jejum (11.6%).

BUUUUYAAAAAAAAAAACHACA!!!!!!!

Após o terceiro dia, o metabolismo volta a diminuir, mesmo assim se mantém acima do dia 2. Isso faz sentido do ponto de vista evolucionário. Pra quê manter o metabolismo queimando mais gás após 4 dias sem comer? O Fato é que esses valores foram coletados com o voluntário dentro de uma câmara de respiração, e eles foram estimulados a evitar qualquer esporte, e do lado Darwiniano da coisa seria diferente se eles fossem praticantes de atividade física, ou tivessem correndo atras de um javali.

Agora, umas infos comparando o Dia 01 ao Dia 04:

semttulofpn.jpg

-Epinefrina é outra catecolamina produzida pela Medula supra-renal. Na realidade ela diminui, não imagino o porque, mas a Norapinefria que era o foco do estudo aumentou 46% até o quarto dia.

-Insulina mantem-se não muito abaixo do valor inicial, é presumível que em 84 sem comer ela fosse reduzir ainda mais. O motivo pode ser por causa do alto GH que compete pelo mesmo receptor na membrana da célula, e aí deixa a insulina pernambulando pelo sangue. Segundo minha última aula de fisioloia, isso causa Diabetes Tipo II (não insulino dependente).

-Deem uma olhada nos Fatty Acids, Triacylglicerols, e b-Hydroxybutirate. óbvio que esses marcadores de Beta-oxidação e cetose iriam subir, mas 2617%... caramba.

-Agora o mais curioso são é o Nitrogênio em forma de ureia presente no sangue que, na real, diminuiu. Até o terceiro dia aumentou, demonstrando que aminoácidos estavam sendo direcionados à gliconeogenese, mas no quarto dia esse valor é reduzido para um valor próximo ao primeiro dia. É provável que o corpo entenda que não há por que continuar queimando proteína já que a coisa lá fora tá ficando feia. Outro motivo é que produção alta de corpos cetônicos também reduz a degradação de proteína.

My Personal Thoughs foram apresentados durante o artigo. Acho interessante pra caramba só para contrariar mais um professor tendo ciência como suporte, mas não há tanta aplicação prática, e eu ainda quero saber isso aí aliado á atividade física.

Por um FDS chega.

Semana que vem monto mais algum e mais os Slides e apresento na terça.

Editado por lourensini
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador

lourensini, a diferença não foi mínima não.... haha

3.97 kJ/min equivalem a 5717 Kj/dia, ou 1366 kcal/dia. 4.53 kJ/dia são 6523 kJ/d, ou 1559 kcal/dia. Ou seja, o metabolismo basal aumentou quase 200 kcal/dia nos três primeiros dias de jejum (um aumento de 14%).

E mesmo no quarto dia, quando o metabolismo basal começou a cair, ele se manteve maior do que antes do início do jejum (11.6%).

Você chegou a mostrar esse estudo para a sua professora?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não.

To fazendo a apresentação do seminário sozinho, apresentarei sozinho e não mostrei os artigos para ela dizendo qual eu ia escolher.

Cara, eu não tinha feito esse cálculo ainda, pois tava cansadão e já não conseguia nem ler direito (na real não tenho muita resistência mental ao estudo, apenas resisto de parar quando começa o cansaço).

Vou agora agregar isso daí ao post.

MUUITO OBRIGADO por ter quebrado esse galho por mim.

Animais os resultados... toda a questão hormonal mudou radicalmente

Mas tem isso da atividade física... até que ponto será que ela interferiria aí?

Numa situação de stress, muito.

Ainda não tive a oportunidade de ver um estudo sobre isso, se alguém souber de um que vá direto ao ponto, agradeço se postar.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Está normal, não notei diferença, mas era pra ter aumentado, já que passei a usar mais cafeína que o usual, cerca de 200mg/dia. Estou gostando e pretendo continuar seguindo-a, o problema mesmo é que a sociedade não aceita que você seja diferente, haha. Perdi 8 kg e ainda assim ganhei massa muscular. Sem drogas, sem suplementos..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...