Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Official Nutrition Study Reviews


Posts Recomendados

Pois é mattheus. Não é fácil ler. Imagina como foi fazer esse negócio aí.

Seguinte, nesse final de semana estarei focado na produção do seminário de bioquímica e postarei um conteúdo aqui. Analizarei um artigo sobre treino em jejum muito massa com duplas (1 em fasting, e o outro em carbo load).

Wait for it!

que bacanaaaaaa

se precisar de pessoa-teste para coisas envolvendo IF nas férias, eu to dentro, de verdade

comecei a fazer só 3 refeições por dia agora, e nas férias pretendo fazer 2.

só não corro em jejum. hahahah

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Pois é mattheus. Não é fácil ler. Imagina como foi fazer esse negócio aí.

Seguinte, nesse final de semana estarei focado na produção do seminário de bioquímica e postarei um conteúdo aqui. Analizarei um artigo sobre treino em jejum muito massa com duplas (1 em fasting, e o outro em carbo load).

Wait for it!

estou no aguardo!

hahaha

professor lourensini!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

que bacanaaaaaa

se precisar de pessoa-teste para coisas envolvendo IF nas férias, eu to dentro, de verdade

comecei a fazer só 3 refeições por dia agora, e nas férias pretendo fazer 2.

só não corro em jejum. hahahah

Não é aconcelhável.

Hahaha, MUITO obrigado, quem sabe quando eu estiver no TCC?

Imagina só tua mãe "tu tá ficando 18 horas SEM COMER NADA POR CAUSA DE UM ZÉ NINGUÉM DA INTERNET!?!?!?!?!".

HAUHEuahu. Quando eu tiver mais conhecimento vamos trabalhar isso com calma.

:happystrange:

estou no aguardo!

hahaha

professor lourensini!

AHUHEUA, Boa. Me animo assim.

Esse final de semana darei inicio à produção do seminário.

Abração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quantas kcal é o mínimo pra dizer que o que você comeu foi uma refeição? kkk as vezes eu como um bombom por exemplo no meio da tarde. isso conta como uma refeição?

depende do bombom - 120kcal?

eu acho que qualquer entrada de energia, vira uma refeição ou um "grude"...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Refeição são as principais, o resto é lanche.

Nunca ouvi falar em um "consenso" sobre oq eu tá entrando se é refeição ou lanche.

Iniciando estudos de revisão de artigos AGORA!

Mais tarde já posto alguma coisa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A controlled trial of reduced meal frequency without caloric restriction in healthy, normal-weight, middle-aged adults

DESIGN:

The study was a randomized crossover design with two 8-wk treatment periods. During the treatment periods, subjects consumed all of the calories needed for weight maintenance in either 3 meals/d or 1 meal/d.

Durante esses estudo crossectional de 8 semanas, os participantes foram sujeitos a consumir suas calorias dentre 3 ou 1 refeição diária

-3 Refeições: Desjejum, almoço, janta.

-1 Refeição: 4h de overeating no final da tarde (entre as 17h e 21h)

-Dentre os dois testes, ocorreu com um intervalo de 11 semanas, fechando assim um estudo de duas etapas, comparadas posteriormente para análise transversal. As 8 semanas eram aquelas em que as medidas eram feitas (hemograma, gasto calórico, etc etc).

-As primeiras 2 semanas do teste de "1 Refeição" consistiam em uma adaptação em que somente Almoço e Janta era provido. Portanto, considera-se que esse estudo teve na verdade 6 semanas de intermitenf fasting

-Os "midle-aged healthy men" tinham entre 40 e 50 anos, e não possuiam qualquer doença ou condição fisica limitante.

-O gasto calórico dos participantes era monitorado por um aparelho eletrônico durante 7 dias da 2ª e última semana.

-Abaixo, a tabela com os nutrientes. Nota-se a semelhança entre elas.

composiodietacontrolada.jpg

-Os participantes só podiam comer o rango fornecido pelos pesquisadores.

RESULTS:

Subjects who completed the study maintained their body weight within 2 kg of their initial weight throughout the 6-mo period. There were no significant effects of meal frequency on heart rate, body temperature, or most of the blood variables measured. However, when consuming 1 meal/d, subjects had a significant increase in hunger; a significant modification of body composition, including reductions in fat mass; significant increases in blood pressure and in total, LDL-, and HDL-cholesterol concentrations; and a significant decrease in concentrations of cortisol.

Os participantes que completaram o estudo manteram-se 2kgs dentro do peso inicial durante os 6 meses de estudo, sem haver variações na frequencia cardíaca após a refeição, temperatura corporal, ou medidas sanguíneas. Entretante, quando consumindo 1 refeição diária, houve aumento de fome (noshit!), aumento da pressão sanguínea,aumento de LDL, redução de gordura (noshit again!), e redução de cortisol (coooooool).

-Somente 15 participantes dos 32 que começaram o estudo conseguiram completá-lo. Aparentemente, até a escolha da comida influenciou alguns, mas somente 1 deles desistiu por não conseguir manter a dieta de IF. Dos 15, 10 eram mulheres.

Comparação entre 1 refeição diária com 3 refeições, mostrou os seguintes aumentos no primeiro grupo:

-Aumento de 4,6% da fosfatse alcalina, que é uma enzima envolvida no transporte de lipídios no intestino (não se sabe mto bem a funçaõ dela, na real), mas os valores ainda estavam dentro do normal.

-Aumento de 17,5% da TGP (glutamina:piruvato transaminase), que faz o transporte do grupo amina da Alanina para um Alfa-cetoglutarato, formando Glutamato, enquanto a Alanina desaminada vira Piruvato e entra no ciclo de krebs.

-Aumento de 16% TGO (glutamato:oxalacetato transaminase), que faz o transporte do grupo amina do Glutamato para o oxalacetato, que se torna o Aspartato, enquanto o Glutamato desaminado se torna Alfa-cetoglutarato.

-Redução de 13,4% da excreção de nitrogênio pela urina no grupo de 1 ref. diária.

RESULTS:

Normal-weight subjects are able to comply with a 1 meal/d diet. When meal frequency is decreased without a reduction in overall calorie intake, modest changes occur in body composition, some cardiovascular disease risk factors, and hematologic variables. Diurnal variations may affect outcomes.

Pessoas saudáveis estão aptas a alimentarem-se somente 1x/dia. Quando a quantidade de calorias é mantida, pequenas mudanças ocorrem na composição corporal, com algumas variáveis dentre os riscos de doença cardíaca.

My Personal Thoughs

Ok. O estudo analisou somente 15 pessoas, saudáveis, não obesas, com a idade dos meus pais, que não praticavam atividades físicas ou tinham dias muito atarefados. As medidas utilizadas foram bem precisas, já que o gasto calórico é igual ao ingerido, e todas as 1650 refeições nesses 6 meses foram fornecidas pelos pesquisadores. Todas os marcadores sorológicos estavam ainda dentro do normal, mesmo aqueles aumentados.

O aumento da TGO e TGP geralmente estão associados à danos hepáticos (hepatite, doença de Wilson, colecisteíte, por exemplo), mas os aumentos Moderados são mais associados à esteatose (fígado gorduroso), o que faz sentido, já que há MUITO MAIS lipídio sendo direcionado ao órgão para a gluconeogênese. Mesmo assim, o aumento não é grande a ponto de sair da gama considerada Normal.

O aumento da fosfatase alcalina é interessante, pois durante o jejum o sangue deve ficar mais ácido, só que essa enzima é própria de ambiente alcalino. Ela está aumentada em situações de atividade metabólica pelos ossos, seja durante o crescimento ou reparação de alguma fratura. Se a gente conectar esse ponto, com o do GH aumentando durante o jejum, é provável -mas não é certo- dizer que pode estar havendo nesses participantes uma atividade maior dos osteoblastos no tecido.

A redução da concentração sanguínea e nitrogênio e ureia é... estranho. MUITO ESTRANHO, pois significa que menos aminoácidos estão sendo catabolizados.

O TGO e TGP são marcadores sorológicos para doenças hepáticas e musculares. Não é relatado no estudo se essas alterações vieram acompanhadas de qualquer sintoma. Juntando a redução de Nitrogênio em forma de Ureia, e o aumento das transaminases pode-se pensar algumas coisas:

-Há sim um aumento do catabolismo dos aminoácidos, explicando aumento das aminotransferases, com reaproveitamento do grupo amino na síntese de novos aminoácidos a partir de alfa-cetoácidos (moleculas que podem receber o grupo amino), o que explica a redução do nitrogênio na ureia.

-Está havendo um dano hepático suficiente para reter mais nitrogenio em forma de ureia, o que explica o aumento das aminotransferases (que são enzimas intracelulares) no sangue. As aminotransferases apenas indicam catabolismo

-A redução da ureia é independente de dano celular, pois a pressão sanguínea é maior, portanto, a filtração glomerular também, por isso menos ureia permanece no sangue. Aumento de TGO TGP é só catabolismo.

Infelizmente o estudo não mostra se houver aumento de amônia no sangue, o que poderia ajudar a elucidar se a dieta estava mesmo promovendo uma lesão hepática, mesmo que inicial.

A dieta do teste com 3 refeições consistia em 2,429kcal em média; e 2.364kcal em média para o teste de uma única refeição. Esse valor levemente reduzido (65kcal) pode ajudar com a redução de peso de 2kgs no segundo teste, mas seriam necessários muito mais tempo para que 65kcal negativa ao dia gerasse uma redução de peso de 2kg, mas é relatado que esse valor não é de "fat-free-mass". No decorrer do estudo, foram citadas que 1650 refeições foram fornecidas durante o teste. Mesmo assim, não parece

ntesdoestudo.jpgdepoisdoestudo.jpg

Aqui há um dado conflitante:

Subjects' weight and body fat mass were lowered (1.4 and 2.1 kg, respectively) after consumption of the 1 meal/d diet but not after consumption of the 3 meals/d diet. No significant differences in fat-free mass and total body water were observed between the diet groups (Table 3). Even with an 11-wk washout period between the 2 diet protocols, no significant differences from baseline were seen in body weight, fat mass, fat-free mass, or total body water in either period of the study.

Após o teste de 1 refeição foi perdido 1,4kg de peso total e 2,1kg de gordura, mas isso não aconteceu com o grupo das 3 refeições diárias.

Alguém me diz como uma pessoa pode perder 1,4kg e ser 2,1 de gordura, aos 40 anos? Juro que não entendi, to olhando a tabela e ainda não caiu a ficha.

Mesmo assim, não houveram diferenças significantes de massa magra entre os 2 testes (em pessoas de 40~50 anos, sendo que maioria mulher).

Tirando essas informações que não fazem sentido pela forma como foram colocadas em texto, o estudo é super válido pela rigorosidade e tempo de duração (6 meses). Dizer que não vale por que só tem 15 participantes é negar todo o progresso já feito em cima de estudos desse nível, que geralmente envolvem poucos participantes. Mesmo por que há um zilhão de estudo do gênero que, se juntados em uma revisão mais profundada podem dar muito mais credibilidade ao IF (é... quando eu pegar o DR eu faço isso).

Mais tarde eu posto outro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...