Este é um post popular. chicrute Postado Março 28, 2012 às 20:06 Este é um post popular. Postado Março 28, 2012 às 20:06 (editado) *********NÃO É PQ PASSOU A MEIA VIDA DO ESTERÓIDE QUE VC DEVE INICIAR A TPC , meia vida só vai cair as concentrações totais pela metade , ou seja , metade de uma grande quantidade que vc administrou... Bem resolvi criar esse tópico com intuito de ajudar o pessoal que tem dúvida no timming da sua tpc , como podem ver o forum tem muita informação , meia vida , perfil de todos ae's , só que tem um porém , após semanas de uso de anabólicos ou androgênicos com esters longos é acumulado muitos metabolitos... vou tentar dar uma geral aqui rapidamente : meia vida dos esters mais longos decanoato : 15 dias (nandrolona[deca] , durateston , sustanon250 , fourtest) cipionato : 12 dias ( testoland , deposteron , ulf ) enantato : 10 dias (ciclo 6 ,primobolan ) undecilenato : 15 dias (porém é mais longo) (bolde maxigan , equifort ) isocaproato : 9 dias (éster contido na dura também) bem , vou dar uns 2-3 exemplos de ciclos e o período em que eu começaria a tpc : Enan 1-10 enan 600mg em duas aplicações semanais 1-5 dianabol 40mg 7-14 stano 100mg dsdn após a ultima aplicações vc vai ter aproximadamente 1500-2500ng/dl de testo acumulados e a cada 10 dias desse enan ele vai cair pela metade , a idéia é essa ... é fato que tem valores externos e internos que faz sua testo demorar mais ou abaixar mais rápido que outro individuo , não entendam isso como algo concreto , é apenas uma forma de começar a tpc em um momento propicio a recuperação do eixo ok ? certo ... 2500ng/dl -> 10 dias 1250ng/dl -> 10 dias 750 ng/dl -> 10 dias 375ng/dl (TPC) 30-35 DIAS seria basicamente isso , agora com outro ester como cipionato combinado com decanoato : 1-12 cipio 400mg em duas aplicações semanais 1-12 deca 400mg em duas aplicações semanais não vou entrar em proteções , como todos já sabem necessita de hcg , anti prolacti etc vamos ao timming , falando de deca que é anabólico , nós precisamos entrar na tpc com ela zerada do organismo de acordo com a parte teórica , aonde diz que os anabólicos são 100% nocivos a recuperação/inibição do eixo , sendo assim , teremos q dar mais tempo ou vc precisará fazer 2 serms vamos lá ... 2500ng/dl ->12 dias 1250ng/dl -> 12 dias 750 ng/dl -> 12 dias 375ng/dl (TPC) com base na testo seria isso 36-42 DIAS porém com base na nandro jogariamos uns 5 dias a mais sendo 40-45 dias , aconselho usar uma semana a mais de cipio e fechar tudo junto... próximo 1-10 Durateston 500mg em 2 aplicações semanais 1-5 Dianabol 50mg tds 7-14 Stan 100mg dsdn 2500ng/dl ->15 dias 1250ng/dl -> 15 dias 750 ng/dl -> 15 dias 375ng/dl (TPC) Como dura contém o ester decanoato seria igual acima , uns 40-45 dias até iniciar a tpc ... Com undecilenato de boldenona pode-se levar em consideração como um decanoato na ação do éster , como é anabólico , é bom fazer a tpc sem ter metabolitos dela no corpo , seria então : 40-45 dias bem é isso ... vejamos , se vc n acreditou em nada do que está escrito , vc tem outras maneiras de monitorar seus niveis de testo , após 15 dias a ultima aplicação faça um exame , após 10 dias outro exame , e vá monitorando a decaída de sua testo até niveis de tpc 300-200 ng/dl ressalvo que não é pq seu amigo teve um queda de testo em 40 dias apenas que vc tb vai ter , isso se chama indivualidade biológica... acho que é isso , qlqr duvida q ficou e eu poder responder estarei a disposição outra dica que dou também é se for usar ésters longos , sempre fazer front load na primeira semana , procure pelo tópico sobre configuração do front load meia vida dos ésters curtos: propionato : 3 dias (prop testo , masteron ) fenilpropionato : 4 dias (fenilprop testo , fenilprop nandro[npp] ) acetato : 3 dias (ace tremb , ace primo , ace bolde) orais/aquoso em geral : 6 horas - 1 dia (diana , hemo , turina , oxan , stan , testo susp ) vou dar 2 exemplos com ésters curtos , pois são de timming bem mais facilitado devido a meia vida curta. 1-8 Propionato de testo 150mg dsdn 1-8 Stano 100mg dsdn 1-8 Oxan 50mg tds após terminado as 8 semanas , vc vai ter muitos metabolitos acumulados de propionato de testosterona que vai cair pela metade a cada 3 dias : 3000ng/dl ->3 dias 1500ng/dl -> 3 dias 750 ng/dl -> 3 dias 375ng/dl (TPC) - o valor aqui está maior pois estou considerando que propionato é a testo mais concentrada TPC se inicia 9-10 dias após o ultima aplicação de propionato de testosterona 1-8 Fenilprop testo 200mg seg 200mg quar 200mg sex 1-8 Acetato de Tremb 100mg seg 100mg quar 100mg sex 1-8 Prop Drost (masteron) 100mg dsdn após terminado as 8 semanas , vc vai ter muitos metabolitos acumulados de fenilpropionato de testosterona que vai cair pela metade a cada 4 dias : 3000ng/dl ->4 dias 1500ng/dl -> 4 dias 750 ng/dl -> 4 dias 375ng/dl (TPC) TPC se inicia 12-15 dias após o ultima aplicação de fenilpropionato de testosterona OBS : Acetato pode ser igualado a propionato no timming Como citei acima , se você acha muito tempo de espera e acha que sua libido vai cair nesse período , após o ultimo shot de propionato vc faz um exame , 7 dias depois outro exame , enfim uma mão de obra danada. uma dica para ésters curtos é vc prolongar uma semana de tpc , 1-5 20mg tamox + 1-4 50mg indux + Vit E , C , D Créditos : chicrute o_o Participação : Tijolo haha Editado Junho 2, 2012 às 02:08 por chicrute VanDerBllaCk, Tandam, AnalistaTI e 9 outros reagiu a isso 12
Mr. Heavy Postado Março 28, 2012 às 20:27 Postado Março 28, 2012 às 20:27 Valeu aê pela contribuição chicrute! mas hoje em dia se eu fosse ciclar concerteza iria me basear nos resultados dos exames para corrigir ou ajustar o timmig com precisão até pela idividualidade biológica como voce citou alí.. e sobre usar oxan ou clemb na TPC o que vc acha? vlww aí!
chicrute Postado Março 28, 2012 às 20:33 Autor Postado Março 28, 2012 às 20:33 a cara eu acho tpc um negócio bem delicado e que ferra bastante o organismo , pra mim nada disso é válido (oxan , diana em doses baixas nnnn) , nem mesmo proviron ... só mandar um testo booster foda + clomifeno e tamox e vitaminas E , C , D em quantidades boas clemb pode ser usado sim , acho legal , mais nunca fiz , pretendo testar
Gusmão420 Postado Março 28, 2012 às 21:16 Postado Março 28, 2012 às 21:16 a cara eu acho tpc um negócio bem delicado e que ferra bastante o organismo , pra mim nada disso é válido (oxan , diana em doses baixas nnnn) , nem mesmo proviron ... só mandar um testo booster foda + clomifeno e tamox e vitaminas E , C , D em quantidades boas clemb pode ser usado sim , acho legal , mais nunca fiz , pretendo testar Apoiado, tpc não existe.
Gérison Figueirêdo Postado Março 28, 2012 às 21:42 Postado Março 28, 2012 às 21:42 Ótima contribuição chicrute. Sintetizou um monte de informações soltas q tem aqui no fórum. E enquanto a oxan, não concordo com ela na tpc. Só deixará as coisas difíceis (recuperar o eixo, etc etc), e dependendo do objetivo do carinha, um clemb poderia até poderia rolar de boa na tpc. abçs
wng Postado Março 31, 2012 às 04:03 Postado Março 31, 2012 às 04:03 Opa Chicrute, boa contribuição.. Queria te pedir que fizesse mais um post se possivel, que acredito ser a duvida de outros também, com as testos de esteres curtos, propionato, fenil.. Vlw, abçs
chicrute Postado Março 31, 2012 às 04:10 Autor Postado Março 31, 2012 às 04:10 (editado) vo editar la em cima assim que possivel beleza? valeu Opa Chicrute, boa contribuição.. Queria te pedir que fizesse mais um post se possivel, que acredito ser a duvida de outros também, com as testos de esteres curtos, propionato, fenil.. Vlw, abçs amigo ta editado já ,ve se ficou legal ... se tiver alguma outra duvida q eu possa ajudar manda ai Editado Março 31, 2012 às 12:21 por chicrute
wng Postado Março 31, 2012 às 22:28 Postado Março 31, 2012 às 22:28 vo editar la em cima assim que possivel beleza? valeu amigo ta editado já ,ve se ficou legal ... se tiver alguma outra duvida q eu possa ajudar manda ai Vlw ae man..
El duende Postado Abril 1, 2012 às 00:55 Postado Abril 1, 2012 às 00:55 Muito boa a contribuição, parabéns ae chicrute. Mas alguém já colocou isso em prática? Esperar esse tempo todo para iniciar a TPC? Eu perguntei a uma pessoa experiente que compete e talz,e me disse para começar a tpc 15 dias após da última aplicação de cipionato(num ciclo de 400mg/sem). Falou que era balela esperar tanto tempo assim, que é cagada esperar a testo baixar tanto.. Obs: não estou duvidando de nada e nem atacando ninguém, apenas buscando saber as diversas opiniões e experiências do pessoal!
chicrute Postado Abril 1, 2012 às 01:18 Autor Postado Abril 1, 2012 às 01:18 escrevi tudo isso com base em alguns exames q eu vi , e quem me deu as informações mais importantes foi o tijolo , o qual é o cara com maior conhecimento q eu conheça , tanto prático qt teórico e outra , um cara q compete não tem obrigação de ter conhecimento sobre painel hormonal e seus disturbios , na maioria das vezes são bem leigos a isso , só mandam tudo pra dentro com as proteções , manjam mesmo é de preparação veridica =D El duende e Karry Max reagiu a isso 2
El duende Postado Abril 1, 2012 às 11:53 Postado Abril 1, 2012 às 11:53 Saquei chicrute, já li algumas coisas do Tijolo e achei muito interessante mesmo, cara manja muito... Mas começando a TPC como a maioria faz (após meia vida) já não iria estimulando FSH e LH chicrute? Ai quando a testo diminuir mesmo já ficaria mais fácil de restabelecer a endógena, ou não?
chicrute Postado Abril 1, 2012 às 14:51 Autor Postado Abril 1, 2012 às 14:51 Então cara , n sei ao CERTO , como funciona , pq seria assim o FSH com niveis normais estimula a esparmatogenese , ja o LH estimula as células leydings produzirem testo , então eu não sei se as células leydings dão estimulo nos testiculos pra produzir testo se vc tem testo endógena , quem poderia te responder isso é o Hitch ou Carloslr ... elevar niveis de fsh/lh é facinho , qlqr serms faz isso , mais fazer as bolas produzerem testo em dosagem alta é barbada ^^ abraço El duende e Karry Max reagiu a isso 2
El duende Postado Abril 1, 2012 às 23:33 Postado Abril 1, 2012 às 23:33 Então cara , n sei ao CERTO , como funciona , pq seria assim o FSH com niveis normais estimula a esparmatogenese , ja o LH estimula as células leydings produzirem testo , então eu não sei se as células leydings dão estimulo nos testiculos pra produzir testo se vc tem testo endógena , quem poderia te responder isso é o Hitch ou Carloslr ... elevar niveis de fsh/lh é facinho , qlqr serms faz isso , mais fazer as bolas produzerem testo em dosagem alta é barbada ^^ abraço Você quis dizer exógena ou entendi errado? Pois é, bem que um deles poderia dar uma passada aqui para esclarecer... seria legal. Abraços
AnabolicBlues Postado Abril 1, 2012 às 23:43 Postado Abril 1, 2012 às 23:43 Olha eu acho correto começar apenas quando for vencida toda meia vida da droga e não 15 dias após a ultima aplicação por um postulado basico do corop humano "a gente só produz o que sente falta, enquanto houver testoterona artificial não tem pq as bolas trabalharem"
El duende Postado Abril 2, 2012 às 00:06 Postado Abril 2, 2012 às 00:06 (editado) Olha eu acho correto começar apenas quando for vencida toda meia vida da droga e não 15 dias após a ultima aplicação por um postulado basico do corop humano "a gente só produz o que sente falta, enquanto houver testoterona artificial não tem pq as bolas trabalharem" é, faz bastante sentido.. Falando em meia-vida, na bula do deposteron está escrito que a meia-vida da droga é 8 dias.. qual a meia-vida do cipionato afinal? Editado Abril 2, 2012 às 00:06 por El duende
chicrute Postado Abril 2, 2012 às 00:21 Autor Postado Abril 2, 2012 às 00:21 cerca de 9-12 dias Olha eu acho correto começar apenas quando for vencida toda meia vida da droga e não 15 dias após a ultima aplicação por um postulado basico do corop humano "a gente só produz o que sente falta, enquanto houver testoterona artificial não tem pq as bolas trabalharem" sim é isso , e até a testo abaixar totalmente demora e demora mt , agora vc pensa , aquele cabaço que faz um ciclo com dura e deca e joga a tpc 15 dias depois , ai vc imagina o baque do SERMS (clomid e indux) no organismo que ta cheio de anabólico e testo endógena , resumindo : a bosta ta feita
Jader Abreu Postado Abril 2, 2012 às 00:28 Postado Abril 2, 2012 às 00:28 (editado) Cada corpo é um corpo. A testo, assim como a maioria dos hormônios, é regulada por um processo de feedback negativo sobre o hipotálamo e a hipófise. Não é assim: Na concentração X de testosterona você deve iniciar a tpc aumentar mais rapidamente os níveis de FSH e LH. O mecanismo de feedback não tem um limiar, enquanto vai baixando a testosterona, a produção e secreção de FSH e LH irão aumentando. Para alguns isso quer dizer a testo em 400ng/dL já causaria uma retroalimentação suficiente para uma boa resposta de FSH e LH, para outros, 200ng/dL, para outros 800ng/dL. Mas esses níveis não influenciam tanto, não deve ser o foco principal. Do que adianta elevar os níveis de LH se os testículos estáo atrofiados? LH e FSH podem estar la em cima, enquanto o testículo não voltar totalmente ao normal, você não vai ter a produção de testosterona normalizada. Por isso recomenda-se o uso de HCG intraciclo, para não existir essa fase de "lag" entre a normalização da produção de FSH e LH e a normalização da testo ou espermatogênese. Mas isso é offtopic. EU acredito, que um bom nível para se começar uma TPC, seria com testo variando entre 300 e 400ng/dL, para aqueles que fizeram o uso de HCG. Porque nesse nível de testosterona, não existe mais um feedback tão intenso. Se os seus testículos estiverem normais ou quase, uma TPC bem feita pode restaurar a produção normal em pouquíssimo tempo. Agora em ciclos altamente supressivos que não utilizaram HCG, ou utilizaram de forma errada, eu iniciaria a TPC logo após a primeira meia vida mesmo, na tentativa de aumentar o quanto antes o LH e FSH endógeno para aumentar o volume de células testiculares, tanto de leydig, sertoli, etc etc. O esquema é, sentir os sinais de testo baixa, inicia a TPC logo. Isso se não fizer exames né. Se fizer é muito mais fácil. Pelo que vejo com meus amigos, em ésteres mais longo, isso seria 4~6 semanas. Editado Abril 2, 2012 às 00:29 por Jader Abreu
chicrute Postado Abril 2, 2012 às 00:42 Autor Postado Abril 2, 2012 às 00:42 (editado) Ai fica a questão né Jader , exemplo , o fulano vai la , usou deca e dura 10 semanas 400mg e 500mg respectivamente , sem hcg , sem IA ... ai ele vai la faz a tpc 15 dias após , n usou HCG , ai eqt ele ta no serms la , o FSH e LH sobe brutalmente , pronto serms em ação ,agora o LH bate nas células leydings e não tem resposta de testo , fudeu , ai ele n sabe isso , termina a tpc que começou no período errado , passado 30 dias de tpc , o FSH e LH caí dinovo , pois n tem mais tamox/indux no corpo e a testo endógena ta la ferrando tudo ainda , ai cai LH e FSH , abaixa testo , ja da um rebote de estrogênio , E2 alto , o cara vai engordar rapidamente perde massa magra rapidamente , fora outros possiveis colaterais kkk fica as perguntas tb , q eu n saberia responder... o FSH / LH aumenta com o Tamox/Indux mesmo que vc tenha testo exógena no corpo ?? qual o efeito do HCG em cima do LH ? isso a curto prazo , 10 semanas de 500-1000 ui/sem Editado Abril 2, 2012 às 00:47 por chicrute
AnabolicBlues Postado Abril 2, 2012 às 01:09 Postado Abril 2, 2012 às 01:09 (editado) O HCG ele mimetiza os efeitos do LH, ele seria algo como se "fizesse a vez do LH", impedindo a degeneração testicular, aqui tem uma transcriçãod e um texto cientifico explicando melhor: HCG - Esclarecendo Gonadrotopina Coriônica Humana (hCG) é um hormônio peptídico que mimetiza a ação do hormônio luteinizante (LH). LH é o hormônio que estimula os testículos a aumentar os níveis de testosterona. (1) Mais especificamente, LH é o sinal primário enviado da pituitária (hipófise) para os testículos, que estimula as células de Leydig, dentro dos testículos a produzirem testosterona. Quando esteróides são administrados, os níveis de LH rapidamente declinam. A abstenção de um sinal de LH da hipófise causa aos testículos que parem de produzir testosterona, o que por sua vez causa rápida degeneração testicular. Essa degeneração começa com a redução do volume das células de Leydig, que é então seguida por rápidas reduções na testosterona intra-testicular (ITT), peroxisomos, e Insulin-like factor 3 (INSL3) – Todos importantes biomarcadores e fatores para a correta função testicular e produção de testosterona. (2-6,19) Entretanto, essa degeneração pode ser evitada por uma pequena dose de manutenção de hCG administrada durante o ciclo. Infelizmente, a maioria dos usuários de esteróides foi levada a acreditar que hCG deve ser usado durante a TPC. Após rever a ciência e o básico de endocrinologia você verá que a mais rápida e completa recuperação é possível se o hCG for administrado durante o ciclo. Editado Abril 2, 2012 às 01:10 por AnabolicBlues
chicrute Postado Abril 2, 2012 às 01:23 Autor Postado Abril 2, 2012 às 01:23 não foi essa minha pergunta , me expressei mal , quero saber o efeito do uso de hcg na PRODUÇÃO NATURAL de LH , eu sei q hcg é lh sintético , vi resquicios que dizem q uso de HCG inibe produção de lh natural , mais foi algo mt vago , se for verdade hcg pode ser bem perigoso =oo
Jader Abreu Postado Abril 2, 2012 às 01:40 Postado Abril 2, 2012 às 01:40 (editado) Cara, não aumenta. Testosterona alta age diretamente nos receptores da hipófise e hipotálamo inibindo a produção de GnRH e consequentemente FSH e LH. Eu concordo com tudo o que vc falou antes. A única coisa que pode aumentar LH durante o ciclo ou enquanto a testo estiver alta, é o HCG. O cara faz um ciclo altamente supressivo, não usa HCG, proteção, usa o timming de TPC convencional de 21 dias após a última aplicação e 28 dias de TPC, acaba acontecendo tudo o que você falou. Se fosse EU, nesses tipos de ciclos, sem HCG, eu faria algo assim: 1-2: Clomid 100mg + Tamox 40mg 3-5: Clomid 50mg + Tamox 20mg 6: Tamox 10mg. E adicionaria uma tribullus para a libido se precisasse! O esquema é, se não for fazer blast-cruise, usar HCG, não importa se o ciclo curto, longo. O negócio é o testículo estar do tamanho adequado, com a quantidade de células adequadas pra responder RAPIDAMENTE aos estímulos do LH e FSH hehe Editado Abril 2, 2012 às 01:42 por Jader Abreu El duende reagiu a isso 1
AnabolicBlues Postado Abril 2, 2012 às 01:58 Postado Abril 2, 2012 às 01:58 Os estudos que eu vi sobre o HCG ele inibe a produção natural, é exatamente o que jader falou, ele IMPEDE a degeneração dos testículos enquanto eles estão conservados, mas depois que degenera, se vc terminar o ciclo e utilizar HCG, eu li alguns estudos que ele mantem a produçõa natural bloqueada, porque se trata de mais um sintetico fazendo a vez do LH
Moderador carloslr Postado Abril 2, 2012 às 02:05 Moderador Postado Abril 2, 2012 às 02:05 Cara, não aumenta. Testosterona alta age diretamente nos receptores da hipófise e hipotálamo inibindo a produção de GnRH e consequentemente FSH e LH. Eu concordo com tudo o que vc falou antes. A única coisa que pode aumentar LH durante o ciclo ou enquanto a testo estiver alta, é o HCG. O cara faz um ciclo altamente supressivo, não usa HCG, proteção, usa o timming de TPC convencional de 21 dias após a última aplicação e 28 dias de TPC, acaba acontecendo tudo o que você falou. Se fosse EU, nesses tipos de ciclos, sem HCG, eu faria algo assim: Isso não acontece. O HCG não faz o LH aumentar, ele apenas cumpre a função dele. Tenho exame de fim de ciclo usando hcg com os valores de LH a 0,07 mUI/mL (referencia 1.5 a 9,3) E sim, o serms estimula o lh e fsh mesmo com drogas no eixo. mas obviamente vc está remando contra a maré. El duende reagiu a isso 1
chicrute Postado Abril 2, 2012 às 02:08 Autor Postado Abril 2, 2012 às 02:08 duvida solucionada hehehehe
thiago.c.s Postado Abril 2, 2012 às 02:28 Postado Abril 2, 2012 às 02:28 (editado) Esse periodo de espera para o inicio da TPC é novidade pra min. Sempre li que no caso da durateston deve-se iniciar a TPC 21 dias apos. Nao sei se entendi bem... Mas oque o Chicrute quis dizer é que, embora apos 21 dias a meia-vida da Durateston ja tenha acabado, os niveis de testo ainda estao altos para iniciar uma TPC? OU Quis dizer q começar a TPC logo depois de terminada a meia vida da droga nao é o suficiente para o testiculo ter capacidade de aumentar a produção endogena de testo? Alguem ai usa esse periodo mais longo apresentado no inicio do topico para começar a TPC? Editado Abril 2, 2012 às 02:33 por thiago.c.s
chicrute Postado Abril 2, 2012 às 02:35 Autor Postado Abril 2, 2012 às 02:35 Mas oque o Chicrute quis dizer é que, embora apos 21 dias a meia-vida da Durateston ja tenha acabado, os niveis de testo ainda estao altos para iniciar uma TPC isso a segunda pergunta sua n tem sentido
Jader Abreu Postado Abril 2, 2012 às 03:08 Postado Abril 2, 2012 às 03:08 Isso não acontece. O HCG não faz o LH aumentar, ele apenas cumpre a função dele. Tenho exame de fim de ciclo usando hcg com os valores de LH a 0,07 mUI/mL (referencia 1.5 a 9,3) E sim, o serms estimula o lh e fsh mesmo com drogas no eixo. mas obviamente vc está remando contra a maré. Isso mesmo. Me expressei mal, ele age nos receptores como se fosse o LH mesmo. Importante pra manter os testículos operantes em boa intensidade. A serms pode até estimular o LH e FSH, mas é aquele esquema, até que ponto vai ser eficiente? De um lado tem a testo com feedback negativo, de outro a SERMS. O correto é esperar decair até níveis que você SINTA fisiologicamente os sinais da falta de testosterona. Mas, se quiser iniciar um pouco antes, mal não vai fazer, desde que prolongue da maneira adequada depois, até os níveis subirem considerávelmente ao ponto de conseguir manter boas partes do ganho!
AnabolicBlues Postado Abril 2, 2012 às 03:10 Postado Abril 2, 2012 às 03:10 O que o chicrute quis dizer é o seguinte, quando vencer a meia vida da droga ela cai pra 50% e não simplesmente sai do seu corpo, como vc aplicou durante 8 semanas testo endogena, provavelmente os niveis de testo ainda estão altas. Entende?
thiago.c.s Postado Abril 2, 2012 às 03:20 Postado Abril 2, 2012 às 03:20 O que o chicrute quis dizer é o seguinte, quando vencer a meia vida da droga ela cai pra 50% e não simplesmente sai do seu corpo, como vc aplicou durante 8 semanas testo endogena, provavelmente os niveis de testo ainda estão altas. Entende? Entendi, valeu !
Posts Recomendados
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisar ser um membro para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar Agora