Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Comer Três Refeições Adiantadas De Uma Vez Só É Ruim?


Senior

Posts Recomendados

Olá. Sei que é uma dúvida de muitos, mas não achei nenhum tópico no fórum que a esclarecesse com base em relatos pessoais e/ou explicações que façam sentido, que é o que mais me parece válido.

De fato, minha dúvida é: Comer muito em pouco tempo vai fazer você criar gordura e não utilizar como deveria os outros macros, concentrando todos eles como tecido adiposo ao invés de distribuí-los para os músculos e outros órgãos?

Não me refiro em aumentar as kcal/macros do dia, mas, por exemplo, se eu ficar sem o café da manhã e o almoço um dia, posso comer tudo de uma vez no lanche da tarde e ainda fazer a janta e ceia normalmente? Ou, por exemplo, se eu adiantar a janta e a ceia para a tarde porque não vou poder comer a noite, vai dar na mesma, desde que as kcal sejam equivalentes ao total diário? Ou se eu comer tudo de uma vez pra compensar vou estar sobrecarregando meu corpo e deixando de usar os nutrientes de forma adequada?

É diferente de uma Warrior Diet, por exemplo. Nessas dietas com grandes períodos de Jejum você adapta seu corpo à utilizar e armazenar de modo diferente tudo que você come. Mas se você está acostumado a comer toda hora, já não sei se tudo vai funcionar d mesma forma...

Alguém pode me explicar?

Editado por Senior
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

  • Supermoderador

Olá. Sei que é uma dúvida de muitos, mas não achei nenhum tópico no fórum que a esclarecesse com base em relatos pessoais e/ou explicações que façam sentido, que é o que mais me parece válido.

De fato, minha dúvida é: Comer muito em pouco tempo vai fazer você criar gordura e não utilizar como deveria os outros macros, concentrando todos eles como tecido adiposo ao invés de distribuí-los para os músculos e outros órgãos?

Não me refiro em aumentar as kcal/macros do dia, mas, por exemplo, se eu ficar sem o café da manhã e o almoço um dia, posso comer tudo de uma vez no lanche da tarde e ainda fazer a janta e ceia normalmente? Ou se eu comer tudo de uma vez pra compensar vou estar sobrecarregando meu corpo e deixando de usar os nutrientes de forma adequada?

É diferente de uma Warrior Diet, por exemplo. Nessas dietas com grandes períodos de Jejum você adapta seu corpo à utilizar e armazenar de modo diferente tudo que você come. Mas se você está acostumado a comer toda hora, já não sei se tudo vai funcionar d mesma forma...

Alguém pode me explicar?

Não. O que importa é o quanto você come durante o dia como um todo, não faz diferença mudar uma ou outra refeição.

Já que você citou a WD, como você acha que é nos primeiros dias em uma dieta assim, uma vez que seu corpo ainda não está acostumado a comer tudo em apenas 4-5 horas? Dá no mesmo.

Você não vai criar mais gordura se comer muito de uma só vez; na verdade pode até criar sim, mas no período em que você ficar sem se alimentar essa gordura será queimada, e o saldo final do dia será o mesmo que se você dividisse tudo em 6 ou 3 ou 10 refeições.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não. O que importa é o quanto você come durante o dia como um todo, não faz diferença mudar uma ou outra refeição.

Já que você citou a WD, como você acha que é nos primeiros dias em uma dieta assim, uma vez que seu corpo ainda não está acostumado a comer tudo em apenas 4-5 horas? Dá no mesmo.

Você não vai criar mais gordura se comer muito de uma só vez; na verdade pode até criar sim, mas no período em que você ficar sem se alimentar essa gordura será queimada, e o saldo final do dia será o mesmo que se você dividisse tudo em 6 ou 3 ou 10 refeições.

Eu tambem tinha essa mesma duvida, muito esclarecedora sua resposta mpcosta, valew =) :lmaosmiley:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prefiro dividir tudo em varias refeições, assim mantenho o corpo sempre abastecido, e tinha lido que corpo nao consegui absorver toda a proteina (quantidade grande) de uma vez só, mas não acho errado as respostas acima, é que desse jeito funciona melhor pra mim, abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador

Prefiro dividir tudo em varias refeições, assim mantenho o corpo sempre abastecido, e tinha lido que corpo nao consegui absorver toda a proteina (quantidade grande) de uma vez só, mas não acho errado as respostas acima, é que desse jeito funciona melhor pra mim, abraço!

o corpo consegue absorver sim, só demora mais tempo.

Mas você está certo, faça do jeito que gostar mais, é isso o que vale.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que a questão de o corpo não aproveitar as proteínas de uma só vez não faz sentido, porque nenhuma proteína é rapidamente absorvida. As mais rápidas são os suplementos mesmo e ainda assim demoram! Uma boa refeição com carne vermelha ou branca pode ficar o dia todo sendo absorvida e digerida. Pra constatar isso é só observar os animais carnívoros, que ficam repousando por longas horas depois de se alimentarem. Por isso nem me preocupei tanto com as proteínas, elas são absorvidas durante grande parte do tempo que ficam no intestino...

O que mais pre preocupa são os carboidratos mesmo, porque eles são absorvidos bem mais rápidos e são mobilizados também mais rapidamente. Entretanto, o que o mpcosta falou faz total sentido.

Nunca li algo a respeito, mas faz muito sentido pra mim pensar que o corpo armazena, além do glicogênio hepático, alguma gordura que pode ser usada de forma rápida, como se fosse uma reserva. Porém, quanto menos você usa essa reserva rápida, mais ela fica "aderida" aos outros tecidos e "imobilizada", tornando mais difícil perdê-la. Por isso alguns caras em cutting perdem uma quantidade de gordura rapidamente e depois estabilizam. Não acho que tenha a ver só com o fato de o corpo mudar o metabolismo e se acostumar com o déficit calórico, mas também com isso que expliquei.

De qualquer forma, obrigado. Acho que não tem muito problema comer tudo de uma vez, desde que aguente ficar em jejum nos períodos depois e não se importe de entrar um pouco em cetose e sentir um pouco os sintomas da falta de carboidratos instantâneos, é isso?

Editado por Senior
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, achei o tópico interessante. Como sou "ex-gordo", ainda tá difícil me acostumar a comer "meio-termo". Quando como, quero comer muito (lembranças, talvez); quando não como, não sinto a mínima vontade de comer.

Parece que tem dois inconsciente que, quando como, preciso comer muito (memória de quando eu era obeso); e quando não como, não me faz falta (memória de quando fiz minha reeducação alimentar).

Esse negócio de comer muito em um curto espaço de tempo talvez seria uma boa pra mim. Estou pensando em bulkar agora e não sei se WD serviria pra essa finalidade. Depois vou pesquisar mais.

[]'s.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, achei o tópico interessante. Como sou "ex-gordo", ainda tá difícil me acostumar a comer "meio-termo". Quando como, quero comer muito (lembranças, talvez); quando não como, não sinto a mínima vontade de comer.

Parece que tem dois inconsciente que, quando como, preciso comer muito (memória de quando eu era obeso); e quando não como, não me faz falta (memória de quando fiz minha reeducação alimentar).

[]'s.

falou oque eu sempre pensei sobre comida...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...