Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Um Olhar Atento Sobre O Índice Glicêmico


Posts Recomendados

Mas eu confesso que é difícil de se desvenciliar de velhos hábitos, como deixar somente para o pós treino e etc.

Exelente post, na faculdade (pelo menos na minha) alguns desses aspectos ja estao sendo citados para criterios de elaborações de dietas e que ja começa a diferenciar um pouco dos metodos mais antigos.

ainda estou longe de fazer as cadeiras de Técnica Dietética I e II, mas pelo que eu já ví todo mundo lá ainda é contra IG alto e culpa o açúcar pelos males do mundo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Realmente, é leigo quem só olha pro ig, mas existem horas do dia que voce pode se beneficiar com alimentos de alto IG, como no pos treino, e pode se beneficiar com alimentos de baixo IG, como por exemplo no desjejum (em alguns casos) ou no pre treino, pra evitar o aumento da insulina pré treino.

Ainda tem a historia da resistencia insulinica, mas isso dai eu ainda nao pesquisei muito.

Legal, ver que tem moh galera fazendo nutricao aqui ! tecnica dietetica ta meio longe pra mim tambem, mas to anscioso por fisiologia e bioquimica proximo semestre :D

Editado por davitrompieri
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É claro que isso é ótimo (que venham acabar com os mitos), mas o pessoal tem mania de ler uma vez e aceitar como verdadeiro, é isso e acabou (eu também faço isso).

Eu quero é ver as posições em contrário!!!!!

É que o pessoal aceita as coisas sem questionar inteligentemente.

Tipo, como no caso da batata, pensa um pouquinho e vê qual é o IG da Batata Normal vs. o da Batata Doce pra começar. E não aceita quando vê a verdade na frente, tipo Jay Cutler comendo batata frita.

Tem umas bobagens feito a da soja, pessoal acha que vai comer um pouco de soja e já vai virar mulher, pelamor né gente :lol:

Outra que eu me lembrei agora é a modinha do MCT.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sei lá, é como se tivesse uma massa que seguisse um lider, e aí chega um revolucionário e diz o contrário, e aí aquela massa passa a seguir o novo mestre...

É claro que isso é ótimo (que venham acabar com os mitos), mas o pessoal tem mania de ler uma vez e aceitar como verdadeiro, é isso e acabou (eu também faço isso).

Eu quero é ver as posições em contrário!!!!!

Pode até ser que as pessoas mudem de opinião rápido demais, mas o que acontece é que daí cada um precisa saber separar o joio do trigo.. Acho injusto isso de falar em líder revolucionário, afinal ninguém tá impondo uma ditadura aqui, e sim está expondo sua opinião no fórum, assim como qualquer outro..

Se o problema é na galera em aceitar as coisas rapidamente eu acho que é pela própria preguiça e falta de pesquisa, mas eu pelo menos sempre tento deixar algumas referências para as pessoas que estiverem dispostas a abraçar novos conceitos irem atrás e aprenderem também..

Por tanto, ficar nas opiniões antigas e esperando o debate evoluir para se decidir que é um conservadorismo preguiçoso para mim..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

kakakak

Engraçado...

Sei lá, é como se tivesse uma massa que seguisse um lider, e aí chega um revolucionário e diz o contrário, e aí aquela massa passa a seguir o novo mestre...

Quatro Pernas Bom, Duas Pernas Ruim.

só vai entender quem leu A Revolução dos Bichos, de George Orwell

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

kakakak

Engraçado...

Desde quando eu comecei a acessar esse fórum, eu via alguns dogmas:

"Alto IG = níveis épicos de banha.... coma batata-doce"

"4 horas sem comer?? Meu Deus, pecado mortal..."

"Proteina e gordura na ceia pra ir alimentando o corpo devagarzinho durante a noite"

E todo mundo concordava com isso e passava isso adiante (inclusive eu), e aí quando alguém vinha falar que trabalhava e estudava e que não queria comer ovo na faculdade, todo mundo caia matando, porque tem que comer, onde já se viu, seja hardcore, tem que comer de 3 em 3 horas. Eu mesmo quando via uma evolução fantástica de alguém que tomava leite na ceia, eu não conseguia entender, achava aquilo um milagre divino, o cara tem genética boa...

E daí começaram a aparecer usuários querendo desmistificar alguns desses dogmas, e aí geral vai atrás falando: "É, isso mesmo, vamo fazer WD e tomar nescau", tipo, como se tivessem substituindo uma verdade por outra :P

Sei lá, é como se tivesse uma massa que seguisse um lider, e aí chega um revolucionário e diz o contrário, e aí aquela massa passa a seguir o novo mestre...

É claro que isso é ótimo (que venham acabar com os mitos), mas o pessoal tem mania de ler uma vez e aceitar como verdadeiro, é isso e acabou (eu também faço isso).

Eu quero é ver as posições em contrário!!!!!

Concordo com algumas coisas que vc falou mas no final vc foi muito radical, a questão não é sair "fazendo WD" ou comendo porcarias, a gente tem que aprender a tirar proveito da ciência pra facilitar nossas vidas e atingir nossas metas, no caso do IG não tem pra que ficar se matando pra comer alimentos com baixo IG o dia todo se no final o mais importante são as calorias, porém não devemos deixar de comer alimentos saudáveis por causa disso.

No caso da batata que o Kossako citou, não interessa se Coleman ou Jay tão comendo, mas se vc gosta mais da inglesa não precisa ficar comendo a doce a força só por causa do IG, desde que respeite a quantidade de macros da dieta a batata inglesa não deixa de ser um alimento saudável. Tem muitos alimentos saudáveis com IG alto e muito porcaria com IG baixo.

Não é por causa dessas teorias que devemos abandonar os alimentos de baixo IG e sair chutando o balde, afinal esse não é o objetivo delas, tem muitos alimentos de IG baixo que são saudáveis, ricos em fibras e podem ser sabiamente utilizados na dieta em vários momentos.

Tem muita gente aqui que é radical demais e não tá sabendo se aproveitar dessas novidades que só tem a nos trazer benefícios.

Editado por galvao
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pra galera que queria ver um comentario 'do contra' relaxem, eu cheguei! hahahahaha

eu estava com uma mania muito escrota de ler um artigo e torna-lo verdade

TODO TEXTO É TENDENCIOSO! mesmo sem que seja obvio a tendendcia isso é uma verdade inegavel (to falando isso pq voce desvirtuaram um pouco pra esse assunto hahah)

enfim, voces nem se deram ao trabalho de olhar os comentarios? todos estavam criticando o artigo (essa é a importancia de ler na fonte, ver quem fez, o que disseram sobre... se bem que o proprio forum cumpre esse papel do debate muito bem em alguns casos)

o que o artigo diz é que o IG SOZINHO nao serve como comparaçao, e é verdade! mas só por isso muitos ja entenderam que: ig nao serve pra comparar, entao ig nao serve pra nada, entao vou comer açucar o dia inteiro muhahahaha. quando na verdade o texto só atenta para que nao se escolha a comida SOMENTE pelo ig, é pra observar tambem anti-oxidantes, fibras, vitaminas e etc, ver o alimento como um todo.

outro ponto é que as comidas são associaçoes, assim como o autor falou que ninguem chega e come 50g de carb e nao come mais nada, a comparaçao do sorvete com os 'beans' tambem é inutil nesse ponto de vista, mas ele reforça que o melhor alimento é aquele analisado como um todo!

continuo nao concordando com essa ideia de que alto ou baixo ig ta tudo otimo, salvo caso de IF, e dietas como TCD, Carb cycling e keto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...