Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Mitos E Verdades A Respeito Do Índice Glicêmico Dos Alimentos


AugustoO

Posts Recomendados

Publicidade

Valeu quenca, excelente resumo.

Porém, ao lê-lo surgiu-me uma dúvida, que questionei-me a mim próprio.

É facto que comer de x em x tempo é mito, seja de 2 em 2, ou de 3 em 3 horas, mas na verdade existe uma explicação para esse "mito" tenha aparecido:

A glicose é absorvida pelos tecidos a uma taxa de 8-10 g/h. Uma vez que a quantidade de glicose livre no organismo ronda as ~16 g, ela "deveria" de ser substituída a cada 2 h, logo a necessidade de repor constantemente os níveis de açúcar é no mínimo discutível e mal estávamos nós se o organismo não estivesse apetrechado dos mecanismos necessários para garantir um metabolismo eficaz. É apenas uma dúvida que me surgiu. Por isso de facto, continua sendo, mesmo que nao tao eficaz ao ponto de aumentar o metabolismo, manter o corpo num estado anabolico, etc etc, afinal pelo menos temos esse ponto a nosso favor ao comer frequentemente 3/3 ou 4/4 horas não? O que voce acha quenca?

Valeu, e obrigado por qualquer resposta ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ventura, eu não sei daonde veio esse índice que vc está dizendo de 8-10 g/h, mas tenho certeza de que ele não não significa muita coisa, se ainda estiver correto. Não vou nem entrar pela perspectiva de quanto tecido nós temos e de qual seria a velocidade certa para calcular os nutrientes no timing certo, pois isso não existe.

Olhar por essa perspectiva é simples demais, nosso corpo além de precisar glicose nos tecidos precisa para diversos outros processos metabólicos, e também usa para compor o glicogênio e criar um excedente na forma de gordura ou músculo.

O fato é que nosso corpo é uma máquina muito complexa e possui muitas formas de se manter a homeostase, por exemplo, já falei lá atrás que quando se manda nutrientes mais rápido para a corrente sanguínea eles tendem a formar mais glicogênio e a serem mais oxidados.

Como o estudo que eu postei no livro indicou, não existe essa noção de "fluxo de energia constante" para melhorar a composição corporal. Ou seja, na prática dá na mesma a forma como vc vai mandar a energia para dentro, o saldo é muito mais importante no final.

edit: galera, aguentem um pouquinho aí, preciso apagar as MPs aqui

edit 2 - ok

Editado por quenca333
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ou seja, na prática dá na mesma a forma como vc vai mandar a energia para dentro, o saldo é muito mais importante no final.

aproveitando que você falou que saldo é muito mais importante,o que você acha da quantidade de proteína que o pessoal fala: 2g/kg ou 3g/kg ?

em algum tópico já li você ou Ney dizendo que quanto + proteína ingerida,será + oxidado,e nesse tópico mesma coisa sobre carb.

eu sei que depende muito do estado do indivíduo mas,pico de insulina pós treino,carb ou alta quantidade de proteína é REALMENTE tão importante assim? :huh:

treino3x/semana A-B-A,3dias que não treino faço AEJ,meu pós treino é prot/gord(ovo ou carne) e como carboidrato só quando eu saio com meus amigos.

enfim,bem devagar mas to crescendo,e por enquanto sem queda no rendimento.isso que peso 68kg e nem sempre passo de 2000kcal/dia.e no MÁXIMO eu como 130g de prot/dia.(em média como 70-100g)

isso significa que meu corpo adaptou a gastar menos que 2000kcal/dia ?se eu ADICIONAR shake carb/prot. eu cresceria + rapido ou engordaria?ou simplesmente passaria a gastar a mais?

enfim,vou tentar mandar MP,eu quero ler e se a resposta tiver na mesma,ignore meu post :P

e parabéns quenca e obrigado por compartilhar as suas informações :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não entendi o que vocês não entenderam hahahahahaha

EDIT: vou explicar oq o edu não entendeu la em cima, se for essa a parte que você não entendeu tbm me avisa quenca.

Agora eu reli o que escrevi e não deu pra entender nada mesmo :lol: sou horrivel em me expressar.

É o seguinte a galera fica tão preucupada com quanta proteina comer, quanto carbo, qual carbo, quanto de gordura, quais gorduras, usar mais carbo do que gordura ou ao contrario, utilizar low protein ou hiperproteica, são tantas linhas de dieta que aparecem hoje em dia que ficam perdidas no meio disso mas a unica coisa que elas esquecem que é realmente essencial para se conseguir massa muscular seria COMER MAIS DO QUE SE GASTA, não importa de onde essas calorias vem, criando o estimulo necessario (musculação) para hipertrofia muscular o seu corpo vai gerar mais massa com o tempo desde que tenha nutrientes necessario para que ocorra isso, ou você acha que o seu cerebro vai liberar sei la que porra de enzima, ou hormonio ou impulso nervoso tipo "ah vou fuder ele, hoje ele vai engordar", as pessoas querem fazer tudo ao mesmo tempo e acabam não fazendo nada pois ficam perdidas nesse mar de informações, para vocês terem noção até hoje os meus melhores resultados foram quando eu treinava com culturista e ele me passava dieta apenas com os alimentos que eu deveria comer, a quantidade ia de acordo com o meu bom senso, tanto em cutting quanto em bulking.

Abraços

o que eu nao entendi era outra coisa, da massa do gordo lá, uma vez vc tentou explicar pro KROME do SF, mas deixa pra lá, é besteira ahahah

entao barboza, eu sigo esse raciocinio tbm, sem sombra de duvidas. Nao tem misterio. Tipo se vc postar uma dieta cutting aki pessoal vai falar: tira esse carbo da ceia que vc vai liberar insulina e nao vai ter muito gh liberado, ou queima de gordura efetiva ou sei la... Tem dó neh, pessoal se preocupa com detalhes toscos mesmo . Almoço e janta como de acordo com meu bom senso mais ou menos tbm, eu sempre disse isso, vale muuuuuuito mais escutar o que o corpo ta dizendo (nao em todos os casos claro, as vezes acabei de comer e meia hora depois sinto fome, dai é outra historia neh, logico que nao vou comer de novo) do que ficar preso a teorias e teorias... Eu sigo uma linha de treino diferente da sua(nao que a minha seja melhor, obvio), eu nao me prendo a numero de reps, eu faço até quando nao da mais, se eu tenho que fazer 6 reps, mas se eu aguento 7, 8, 9 , pq nao fazer?? nao precisa ficar preso tanto a teorias, ao papel, ao planejado, eu meio que sigo meus instintos para saber o que funciona, isso que eu sempre digo, o corpo nao é uma maquina.

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara eu tenho uma puta dúvida sobre o pós treino líquido.

Não sei se utilizo ou não os carbos.

O Rafael Bracca recomenda o MCT no pós treino líquido por diversos fatores, mas só conheço ele, o John Parrilo e o Garry Zeola(que recomenda os dois).

Outros Foruns/Sites Gringos como o simplyShredded recomendam os carbos simples no pós líquido, ou seja, fico super em dúvida.

Quando utilizei aminos no pós obtive um bom resultado, mas quando utilizei carbos o resultado já foi diferente, mas diversos fatores contribuiram para a alteração dos resultados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...