Ir para conteúdo

Fase De Definição... Quando Parar?

JJ-JUNIOR

Posts Recomendados

Postado

Prezados bodybuilders,

estou na fase de definição já há algum tempo e tenho tido bons resultados. Li no livro do Waldemar Guimarães que a maior parte dos culturistas controlam a fase de hipetrofia ou definição pelo espelho. E que geralmente eles sabem que é hora de definir quando os "gominhos" estão desaparecendo. Eu não posso me dar esse "luxo", talvez não ainda. Sou Endomorfo, tenho facilidade para ganhar peso e massa e para definir é bastante complicado.

Quando eu sei que devo parar de definir e partir para um treino de hipertrofia? Medindo o BF? Qual é um bom referencial de BF? 9%? 10%? Talvez seja muito extremo pensar, como os fisiculturistas, em 6%, até porque acredito que ainda não tenha tanta massa magra assim para perder e ficar bem com 6%.

E mais: quando eu definir bem, eu não vou voltar ao meu peso normal quando eu adotar a dieta de hipertrofia? Se eu voltar a dieta hipercalórica que tinha antes para hipertrofia eu não vou perder os "gominhos" e vários sinais de definição?? Sobretudo no meu caso, que ganho peso muito rápido.

Estou com bastante dúvida nesses pontos. Conto com a ajuda dos amigos do forum!

Postado

Pengo, mas você define!

Uma hora tem que definir! :lol:

Quando é a SUA hora de parar??

Preciso de masi informações sobre o assunto.

Mas obrigado por falar que é pessoal, é algo bastante claro que ainda não tinha me dado conta.

Postado

Isso é muito pessoal mesmo...

Eu faço pelo espelho e balança mesmo, e pelo meu bf, que consigo ter uma ideia com base no espelho.

Agora, eu curto mais hipertrofia do que definição. Geralmente a maior parte do tempo eu faço treinos e dieta para hipertrofia, e no final do ano parto para treino e dieta para definição, mas fico pouco tempo neste.

Se depois do treinamento para definição vc estiver satisfeito, e não quiser mais ganhar volume, é só manter o treinamento e dieta, que vc irá manter este padrão. Se vc voltar a um treino e dieta de hipertrofia, vc vai acabar perdendo um pouco de definição para ganhar em volume.

Como sou ectomorfo, eu não tenho problemas com bf, em off não passa de 12 a 14%. Mas se meu bf chegasse a mais de 16%, aí já pensaria em fazer um treino de definição. E fico de olho na balança tb, quando vejo que não estou mais ganhando peso, ou chego nos 90kg, aí parto pra definição (que é sempre breve).

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...