Ir para conteúdo
Acessar app

Navegue melhor pelo fórum. Entenda.

Fórum Hipertrofia.org

Um aplicativo em tela cheia na sua tela inicial com notificações push, selos e muito mais.

Para instalar este aplicativo no iOS e iPadOS
  1. Toque no ícone Compartilhar no Safari
  2. Role o menu e toque em Adicionar à Tela de Início.
  3. Toque em Adicionar no canto superior direito.
Para instalar este aplicativo no Android
  1. Toque no menu de 3 pontos (⋮) no canto superior direito do navegador.
  2. Toque em Adicionar à tela inicial ou Instalar aplicativo.
  3. Confirme tocando em Instalar.

Fase De Definição... Quando Parar?

Posts Recomendados

Postado

Prezados bodybuilders,

estou na fase de definição já há algum tempo e tenho tido bons resultados. Li no livro do Waldemar Guimarães que a maior parte dos culturistas controlam a fase de hipetrofia ou definição pelo espelho. E que geralmente eles sabem que é hora de definir quando os "gominhos" estão desaparecendo. Eu não posso me dar esse "luxo", talvez não ainda. Sou Endomorfo, tenho facilidade para ganhar peso e massa e para definir é bastante complicado.

Quando eu sei que devo parar de definir e partir para um treino de hipertrofia? Medindo o BF? Qual é um bom referencial de BF? 9%? 10%? Talvez seja muito extremo pensar, como os fisiculturistas, em 6%, até porque acredito que ainda não tenha tanta massa magra assim para perder e ficar bem com 6%.

E mais: quando eu definir bem, eu não vou voltar ao meu peso normal quando eu adotar a dieta de hipertrofia? Se eu voltar a dieta hipercalórica que tinha antes para hipertrofia eu não vou perder os "gominhos" e vários sinais de definição?? Sobretudo no meu caso, que ganho peso muito rápido.

Estou com bastante dúvida nesses pontos. Conto com a ajuda dos amigos do forum!

Postado
  • Autor

Pengo, mas você define!

Uma hora tem que definir! :lol:

Quando é a SUA hora de parar??

Preciso de masi informações sobre o assunto.

Mas obrigado por falar que é pessoal, é algo bastante claro que ainda não tinha me dado conta.

Postado

Isso é muito pessoal mesmo...

Eu faço pelo espelho e balança mesmo, e pelo meu bf, que consigo ter uma ideia com base no espelho.

Agora, eu curto mais hipertrofia do que definição. Geralmente a maior parte do tempo eu faço treinos e dieta para hipertrofia, e no final do ano parto para treino e dieta para definição, mas fico pouco tempo neste.

Se depois do treinamento para definição vc estiver satisfeito, e não quiser mais ganhar volume, é só manter o treinamento e dieta, que vc irá manter este padrão. Se vc voltar a um treino e dieta de hipertrofia, vc vai acabar perdendo um pouco de definição para ganhar em volume.

Como sou ectomorfo, eu não tenho problemas com bf, em off não passa de 12 a 14%. Mas se meu bf chegasse a mais de 16%, aí já pensaria em fazer um treino de definição. E fico de olho na balança tb, quando vejo que não estou mais ganhando peso, ou chego nos 90kg, aí parto pra definição (que é sempre breve).

Crie uma conta ou entre para comentar

Quem Está Navegando 0

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Conta

Navegação

Pesquisar

Pesquisar

Configurar notificações do navegador

Chrome (Android)
  1. Toque no ícone de cadeado ao lado da barra de endereços.
  2. Toque em Permissões → Notificações.
  3. Ajuste sua preferência.
Chrome (Desktop)
  1. Clique no ícone de cadeado na barra de endereços.
  2. Selecione Configurações do site.
  3. Encontre Notificações e ajuste sua preferência.