Ir para conteúdo

A "fichinha básica" que serve pra 90% dos iniciantes.

lorenzo_EP
Ir para solução Solucionado por Vitor_TW ,

Posts Recomendados

Postado
Em 24/07/2025 em 07:11, lorenzo_EP disse:

Isso não é nem uma opinião minha, já tá bastante consolidado que maior frequência (repetir os grupos na semana) é superior, tanto pra força quanto pra hipertrofia.

Entendo... Hoje em dia, muito se fala sobre "qual é o melhor e qual o pior?". Antigamente era mais fácil, era só chegar na academia, pegar a fichinha de treino padrão e treinar hahaha. Mas, realmente, eu já vi um estudo sobre os resultados serem potencializados de acordo com a quantidade de estímulos que o músculo recebe na semana.

Mas é aquilo também: tudo é válido testar, afinal de contas, não somos sempre uma ciência exata. Vou esperar completar 3-4 meses com essa divisão que já estou fazendo atualmente e, caso o resultado não seja satisfatório, provavelmente irei migrar para um upper/lower.

Postado
Em 24/07/2025 em 11:00, Tiago.G disse:

Entendo... Hoje em dia, muito se fala sobre "qual é o melhor e qual o pior?". Antigamente era mais fácil, era só chegar na academia, pegar a fichinha de treino padrão e treinar hahaha. Mas, realmente, eu já vi um estudo sobre os resultados serem potencializados de acordo com a quantidade de estímulos que o músculo recebe na semana.

Mas é aquilo também: tudo é válido testar, afinal de contas, não somos sempre uma ciência exata. Vou esperar completar 3-4 meses com essa divisão que já estou fazendo atualmente e, caso o resultado não seja satisfatório, provavelmente irei migrar para um upper/lower.

3-4 meses é pouquíssimo tempo pra avaliar resultados.

É fisiologicamente comprovado que uma frequencia maior de estímulos é vantajosa, questão de supercompensação e de ressíntese de proteínas. Hoje em dia, com tanta informação, acho "burrice" trabalhar com tentativa e erro, enquanto podemos aplicar o que é comprovadamente mais eficaz.

Porém... fica uma ressalva, a aderência ao treinamento. Se a pessoa simplesmente NÃO GOSTA de repetir os grupos musculares na semana, e só mantem uma regularidade fazendo ABCDE ou algo do tipo, que siga. 

Postado (editado)
Em 24/07/2025 em 11:04, lorenzo_EP disse:

3-4 meses é pouquíssimo tempo pra avaliar resultados.

É fisiologicamente comprovado que uma frequencia maior de estímulos é vantajosa, questão de supercompensação e de ressíntese de proteínas. Hoje em dia, com tanta informação, acho "burrice" trabalhar com tentativa e erro, enquanto podemos aplicar o que é comprovadamente mais eficaz.

Porém... fica uma ressalva, a aderência ao treinamento. Se a pessoa simplesmente NÃO GOSTA de repetir os grupos musculares na semana, e só mantem uma regularidade fazendo ABCDE ou algo do tipo, que siga. 

Atualmente, meu treino seria praticamente um ABCDE. Quando falei sobre 3 ou 4 meses, não quis dizer de academia, mas sim 3 ou 4 só de uma divisão. Na minha opinião, acho que já é um tempo bem justo para a pessoa sentir uma melhora significativa, ao menos no quesito força e condicionamento/resistencia proporcionado pela divisão escolhida, não?

Diferença no espelho com certeza vai levar mais tempo que isso, não tenho dúvidas, ainda mais para um iniciante como eu.

Editado por Tiago.G
Postado
Em 24/07/2025 em 11:32, Tiago.G disse:

Na minha opinião, acho que já é um tempo bem justo para a pessoa sentir uma melhora significativa, ao menos no quesito força e condicionamento proporcionado pela divisão escolhida, não?

Depende do tempo de treino. Pra quem é treinado, a única coisa relevante em 3 ou 4 meses é perder alguma gordura.

Postado
Em 24/07/2025 em 11:35, lorenzo_EP disse:

Depende do tempo de treino. Pra quem é treinado, a única coisa relevante em 3 ou 4 meses é perder alguma gordura.

Com certeza, mas no caso estava me referindo a iniciantes. Pra um iniciante os resultados sempre são exponenciais durante o primeiro ano. Enfim... Obrigado pelas ótimas respostas! Espero que continue espalhando pelo fórum seu vasto conhecimento acerca de musculação e tirando a ideia da cabeça dos loucos iniciantes de quererem hormonizar com meses de academia hahaha. Vlw!

Postado
Em 23/07/2025 em 06:22, lorenzo_EP disse:

Evita qualquer exercício que causa incômodo por duas semanas, não precisa compensar nada. Se não melhorar, procura um médico ou fisio.

Acha bom também dar uma parada no déficit e ficar só em manutenção, para não ter risco de uma perda significativa de massa magra? Vendo que o músculo não vai ter estímulos por um tempo, não seria uma boa estratégia até mesmo para se recuperar?

Postado
Em 24/07/2025 em 16:31, ZzZzZzZ disse:

Acha bom também dar uma parada no déficit e ficar só em manutenção, para não ter risco de uma perda significativa de massa magra? Vendo que o músculo não vai ter estímulos por um tempo, não seria uma boa estratégia até mesmo para se recuperar?

É uma boa. 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...