Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Quanto de Omega 3 devo tomar?


jfonseca1

Posts Recomendados

Em 02/04/2023 em 13:40, Lucas, o Schrödinger disse:

Essas doses mais altas não tem base científica sólida.
 

0,5-1g por dia tem algum benefício cardiovascular, mas todas as dosagens maiores que isso não tem evidência robusta. É meio que ir no escuro. Se alguém tiver algo nesse sentido, manda aqui.


https://examine.com/supplements/fish-oil/

 

Sobre as quantidades em alimentos:

 

Esses valores eu não tirei da minha cabeça. Estão nos livros de fisiologia hormonal e ortomolecular do Dr. Italo Rachid, referência de ortomolecular no Brasil e no mundo. Eh só procurar. Seria irrresponsabilidade minha passar uma informação sem nenhum respaldo científico 

Em 02/04/2023 em 08:25, NedFlanders disse:

 

Essas quantidades incluem a quantidade total de ômega-3 (alfa-linolênico, epa e dha)? Ou são somente divididas em epa e dha?

Estou falando da concentração mínima por gr. Abraço 

Em 02/04/2023 em 13:32, Super Ogro disse:

Isso é dose de EPA+DHA? Então com o óleo de peixe ultra da Growth (660 mg de EPA e 440 mg de DHA por dose de 2 cápsulas), teria que tomar 7-8 cápsulas por dia pra 'manter boa saúde' e 10-18 cápsulas pra 'melhorar a função cerebral'? 🤔
Agora que vi que supõe logo antes 520 mg de EPA+DHA por grama... Então corta pra metade o número de cápsulas que eu citei, mas ainda assim fica bem alto.

Eu como pouco peixe gordo e esse tópico me chamou a atenção pra possível necessidade de suplementação, mas essas doses não tão meio absurdas? Nesse material da Federal de Lavras eles falam que a recomendação é de apenas 450 mg/dia, "equivalente ao consumo de duas porções de peixe por semana": https://ufla.br/images/arquivos/2022/03_MAR/cartilha-alimentos-que-auxiliam-na-manutencao-da-saude.pdf

Tomar 1 ou 2 cápsulas por dia é tranquilo, mas se for pra devorar o frasco em 1 semana vai ficar caro a brincadeira...

Realmente dependendo de quanto você for tomar, o investimento eh alto.

Em 02/04/2023 em 11:18, gBertazzoni disse:

Mas é útil mesmo? Porque eu tomei por anos em uma dosagem bem menor que o indicado e não tinha grandes resultados. Parei porque alguns médicos me falaram que era inútil e não tinha muita eficácia. 

Existem até tratamentos alternativos para depressao com doses altas de omega 3 associado a vitamina D. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Em 02/04/2023 em 14:04, jfonseca1 disse:

referência de ortomolecular no Brasil e no mundo

Sou bem leigo, beleza? Mas ortomolecular não é mó pseudagem?
 

Citar

A medicina ortomolecular (pronuncia-se ôrto ou órto) é uma prática de medicina alternativa que recomenda o uso de quantidades de biomoléculas acima dos limites definidos pela medicina.[1] Essa prática tem suas raízes quando, nos anos de 1950, uma série de psiquiatras criaram a terapia megavitamínica, que consistia na aplicação de dosagens massivas de vitamina B3 em pacientes psiquiátricos.[2] Com o tempo, a terapia foi ampliada e passou a usar outras vitaminas, minerais, hormônios e dietas, combinados com medicamentos e com eletroconvulsoterapia (eletrochoque).[2]

O Conselho Federal de Medicina do Brasil (CFM) considera que as práticas ortomolecular, biomolecular ou assemelhados não são especialidades médicas nem área de atuação, não podendo ser anunciados como tal.[3] A Asociación Española de Dietistas-Nutricionistas considera que é "pseudocientífica, enganosa, fraudulenta e potencialmente perigosa".[1]

O CFM ainda proíbe todas as práticas ortomoleculares que não têm comprovação científica, como os tratamentos antienvelhecimento.[4] Todavia, permite as terapias com base científica, desde que sejam indicadas por um médico[5] e apenas após serem tratadas todas as doenças de base concomitantes.[6]

Segundo o Instituto de Medicina dos Estados Unidos e a Autoridade Europeia de Segurança Alimentar, exceder os limites de tolerância de substâncias no corpo pode trazer efeitos adversos tanto a curto quanto a longo prazo.[7]

The notions behind orthomolecular medicine are not supported by sound medical evidence, and the therapy is not effective for chronic disease prevention;[6][7] even the validity of calling the orthomolecular approach a form of medicine has been questioned since the 1970s.[8]

(Wikipedia)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 02/04/2023 em 14:21, Super Ogro disse:

Sou bem leigo, beleza? Mas ortomolecular não é mó pseudagem?
 

(Wikipedia)

Tudo bem, se você acha que a medicina ortomolecular eh “pseudagem”, não sou eu que vou mudar sua opinião. Recomendo fazer leituras dos livros do Dr Italo Rachid, Dr Arthur Lemos e tirar suas próprias conclusões.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 02/04/2023 em 14:23, jfonseca1 disse:

Tudo bem, se você acha que a medicina ortomolecular eh “pseudagem”, não sou eu que vou mudar sua opinião. Recomendo fazer leituras dos livros do Dr Italo Rachid, Dr Arthur Lemos e tirar suas próprias conclusões.

É bem isso mesmo, eu acho, porque não estudei a fundo. O que me transparece são as críticas da medicina tradicional e do consenso científico (do qual a ortomolecular foge, ao que me parece). Pseudagem se refere a pseudociência, que é a prática de alegar ter informações científicas, mas que não foram realmente sujeitadas ao rigor do método científico (falseabilidade, estatística, verificação por pares, etc.).

Estou totalmente aberto a mudar de opinião, mas a indicação fica muito vaga. Veja, eu realmente tenho que ler vários livros pra isso? Não tem algum livro específico que rebata essas críticas? Ou, melhor ainda, um artigo científico que tenha sido publicado em revista sem viés (tipo periódicos focados exclusivamente em ortomolecular...) e de alto impacto, comprovando através de trabalhos robustos as alegações da ortomolecular?

De qualquer forma, vou pegar um óleo de peixe e tomar 1 cápsula por dia. Calculando aqui, minha ingestão fica muito aquém da recomendada mesmo pela medicina tradicional.

Editado por Super Ogro
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 02/04/2023 em 14:30, Super Ogro disse:

É bem isso mesmo, eu acho, porque não estudei a fundo. O que me transparece são as críticas da medicina tradicional e do consenso científico (do qual a ortomolecular foge, ao que me parece). Pseudagem se refere a pseudociência, que é a prática de alegar ter informações científicas, mas que não foram realmente sujeitadas ao rigor do método científico (falseabilidade, estatística, verificação por pares, etc.).

Estou totalmente aberto a mudar de opinião, mas a indicação fica muito vaga. Veja, eu realmente tenho que ler vários livros pra isso? Não tem algum livro específico que rebata essas críticas? Ou, melhor ainda, um artigo científico que tenha sido publicado em revista sem viés (tipo periódicos focados exclusivamente em ortomolecular...) e de alto impacto, comprovando através de trabalhos robustos as alegações da ortomolecular?

Tá tranquilo, o intuito eh esse mesmo a discussão entre a gente de forma respeitosa como estamos fazendo. A AHA realmente vai te dizer que o recomendado para benefícios cardiovasculares eh até 2gr por dia, embora empiricamente se vê na prática a melhora de marcadores com altas dosagens. Outro exemplo que posso dar eh o LDN, conhecido como low dose naltrexone. Medicina “tradicional” por assim falar, corre longe, enquanto eu na minha prática vejo pacientes com doenças imunológicas terem uma melhora significativa com o uso da mesma. A LDN eh bastante usada no mundo ortomolecular também. Agora mesmo tenho uma paciente com psoríase que em 5 dias de LDN parou de ter descamação, agora eu procuro no pubmed algum artigo científico e n encontro nada.

abraco 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 02/04/2023 em 14:04, jfonseca1 disse:

Esses valores eu não tirei da minha cabeça. Estão nos livros de fisiologia hormonal e ortomolecular do Dr. Italo Rachid, referência de ortomolecular no Brasil e no mundo. Eh só procurar. Seria irrresponsabilidade minha passar uma informação sem nenhum respaldo científico 

Eu sei que vc tirou do livro, deixou claro no seu post.

 

Meu ponto é: até onde sei (posso estar errado), não tem forte evidência. Se tiver posta aqui. Estar no livro de alguma “autoridade” não é evidência, embora seja melhor que nada.

 

E pq eu to dizendo isso? Pq 10-20g de ômega 3 é coisa pra caralho! Não faz sentido investir uma grana numa parada que não tem evidência forte por trás. Se fosse barato, considerando que tb não faz mal, eu diria “não custa tentar”.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 02/04/2023 em 14:59, Lucas, o Schrödinger disse:

Eu sei que vc tirou do livro, deixou claro no seu post.

 

Meu ponto é: até onde sei (posso estar errado), não tem forte evidência. Se tiver posta aqui. Estar no livro de alguma “autoridade” não é evidência, embora seja melhor que nada.

 

E pq eu to dizendo isso? Pq 10-20g de ômega 3 é coisa pra caralho! Não faz sentido investir uma grana numa parada que não tem evidência forte por trás. Se fosse barato, considerando que tb não faz mal, eu diria “não custa tentar”.

Relaxe, estamos aberto a discussão. A literatura eh conflitiva, e realmente você tem razão enquanto ao que se recomenda a “medicina tradicional” já que anteriormente separaram a medicina tradicional da ortomolecular.. a AHA vai te dizer que 2gr te dão benefícios CV, mais que isso não serve. Empiricamente eu tenho visto na minha prática outro cenário. O investimento eh alto realmente se você for parar pra pensar, mas eu acho que vale a pena pelo o que eu tenho visto na minha prática. Eu te convido a ler alguns livros do Ítalo Rachid ou até do Arthur Lemos, e chegar na sua própria conclusão. Também estudo o sistema endocannabinoide, onde cientificamente tem poucos artigos. Apliquei em uma paciente com tremor essencial que há 40 dias estava medicada com propranolol sem melhora. Com dois dias de óleo de cannabis full spectrum o tremor dela melhorou. Agora se tu for no pubmed tu n vai encontrar um artigo 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 01/04/2023 em 14:38, jfonseca1 disse:

Concentracao minima de EPA por grama: 340mg

Concentracao miinima de DHA por grama: 180

 

Ah ok, entendi. É por grama.

 

Por exemplo, 10g de ômega-3 total poderia ser 3.4g de EPA e 1.8g de DHA. A quantidade total de ômega-3 é alta e parece "absurda", mas as quantidades totais de EPA e DHA estão dentro de algumas literaturas, realmente. Para funções neurais as quantidade de EPA e DHA são maiores mesmo.

 

O ômega-3 é uma família de um monte de ácidos graxos que sofrem transformações dentro do organismo: alfa-linolênico > EPA > DPA > DHA > mediadores tipo pró-resolvinas (vários diferentes e os componentes mais importantes).

 

Dos estudos dos últimos anos, ~20 anos atrás, foi visto que a inflamação reduz de forma proposital e coordena pelo metabolismo, chamada de fase de resolução e um dos principais mediadores que promovem essa fase são os metabólitos formados com base no EPA, DPA, DHA e ômega-6 (um pouco) que dão origem a um número muito grande de pró-resolvinas.

 

Essa imagem da um exemplo

Specialized pro-resolving mediators: A new tool for resolving inflammation  | Integrative Practitioner

 

Esse estudo de revisão da alguns exemplos:

https://www.nature.com/articles/nature13479

 

Há bastante literatura sobre esse tema, teria que usar as palavras-chave "pro-resolvin" "inflammation", por exemplo. A indústria farmaceutica tem muito interesse em produzir medicamentos com os mediadores pró-resolvinas porque fisiologicamente o organismo usa esses componentes na função inflamatória. E como a inflamação é um dos principais sistemas biológicos de qualquer sistema fisiológico, ter um controle sobre isso regula muita coisa.

 

@jfonseca1 qual o nome do livro do Italo? É o fisiologia hormonal?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante skilltree
Em 02/04/2023 em 16:32, Bonazinho disse:

No que se refere a colesterol muito se fala em melhoras com doses altas mas recente no monstercast o dudu haluch falou q n ajuda de porra nenhuma 

Tem o mesmo (ou até pior) custoxbenefício do bcaa, é por isso que dizem que não ajuda em nada.

 

Pra quem pensa em fazer testes com doses altas de omega-3, NÃO suplementem.

Comprar salmão sai mais barato, fornece mais omega-3, muita proteína e é uma diliça.

Editado por skilltree
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...