Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Squat - Ass to Grass: Realmente é necessário?


zB9

Posts Recomendados

Se você treinar em uma academia onde haja agachamento smith, agachamento hack, cadeira extensora, mesa flexora, leg press 45, cadeira abdora/adutora, vocẽ nem de agachamento necessitará ou, se quiser fazer agachamento 1/4, estará tranquilo.

 

A questão é: até onde o seu pequeno, grande, médio, "só um pouquinho" de butt wink (a tal da retroversão) é resultado de sua constituição física natural e o quanto é encurtamento de posteriores, pouca mobilidade de tornozelo, entre outras restrições que possam ser melhoradas, como os colegas comentaram acerca de exercícios de alongamento.

 

Seguramente, 100% de certeza, dá pra se afirmar o seguinte: o agachamento de 315 lb que você mostrou, jamais será apropriado com aquele butt wink monstro, mesmo que o praticante se arvore a afirmar que "tá de boas". Repare que o cabra segura a dorsal, mantém o tórax firme, enfim, deve estar se achando o bichão.

 

Logo, pra conversa continuar, se não se importar: filme-se, poste aqui pro debate continuar.

 

Outra coisa: agachamento depende de acetábulo, de tamanho de fêmur, das mobilidades naturais (após o período em que o praticante já conseguiu atingir seus máximos de mobilidade), entre outros fatores. Portanto, é tenso você tomar como padrão um vídeo x ou y, pois sua constituição física poderá ser diferente do executor do vídeo.

 

E por último, porém não menos importante:

Enfim, a discussão é interminável.

E o debew ainda não apareceu pra botar fogo no parquinho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Em 22/08/2021 em 13:46, zB9 disse:

Boa tarde, povo!

Sobre o famoso squat (agachamento livre com barra nas costas), muita gente defende que o agacho deve ser ass to grass, sendo defendido até pelo Waldemar Guimarães se a pessoa tiver mobilidade o suficiente pra isso, claro.

Minha dúvida é sobre a retroversão pélvica, há pessoas que conseguem fazer o squat ass to grass quase sem fazer retroversão pélvica, como é o caso desse cara aqui.

Vale a pena fazer um pouco de retroversão para se ter o máximo de amplitude possível?

No meu squat, eu não faço retroversão se as minhas pernas chegarem ao ponto de paralelismo em relação ao chão. Abaixo disso, começo a ficar assim kkkk.

Trago esse tema a discussão por uma questão de economia: Se eu agachar até o chão, sinto bastante o recrutamento dos glúteos e, principalmente, dos adutores de coxa, mas ai vem a retroversão pélvica de brinde. Como eu não vou além do paralelismo, incluo outro exercício pra pegar bem os adutores: Agachamento sumô. Se eu fizesse o agachamento até o chão completamente, o sumô seria desnecessário, economizaria meu tempo e séries de exercícios.

Todo mundo tem algum grau retroversão no máximo de amplitude de um agachamento, por mais mínimo que seja.

O fato é que a coluna suporta alguns graus de flexão e extensão sem problemas.

Sobre ir ao máximo independente da retroversão, isso depende de cada caso. Dependendo da formação do quadril, proporção entre membros, etc., a amplitude máxima de agachamento vai variar entre os indivíduos. Enquanto ATG para um é sentar no chão, para outro vai ser uma mínima quebra do paralelo.

De fato, retroversão só vira algo preocupante quando é algo muito extremo, uma minima coisa não vai trazer perigo.

No seu caso específico, só avaliando o seu movimento.

 

No tocante de hipertrofia, agachamento completo causa justamente esse aumento de gluteo e adutores. Coisa que um sumo também faz e com menos amplitude.

 

E no que diz respeito a performance, full squat é o que possui correlação mais direta a melhoras esportivas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Para hipertrofia vários livros afirmam que 45 graus é suficiente. Mas, se o individuo tem mobilidade ou um tênis de agachamento, Ass to Grass é uma execução muito bem vinda e de excelente qualidade.

 

Pessoalmente, prefiro ATG. Minhas pernas são curtas, o que facilita a execução.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...