Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

O Qui Comer No Pós?


marcos vinicius

Posts Recomendados

Amigo, acredito que eu tenha respondido a sua pergunta no meu post anterior...

Abraço

eu entendi que tem mais haver com o que vc falou:

e o uso de carboidratos de alto IG no pós treino está ligado muito mais a outros fatores (como reverter o cenario catabólico para um anabólico, elevar a insulina para melhorar o aporte dos nutrientes até as celulas...) do que recuperar as reservas de glicogenio, que, na verdade, nem chegam a ser tao depletadas...

Porem não entendi porque só UM pos treino não da conta desse recado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Sinceramente eu concordo e muito com tudo que Ney está falando aí... Isso pela alguma experiência e tempo de treino que tenho, não é muito mas são cinco anos seguidos...

Vejam bem o pq eu acredito nas palavras do Ney...

Pelo menos pra mim esse negócio de estoque de glicogênio é algo que vc vai armazenando durante o dia, e nao vai se uma refeição que vai te salvar ou te arrebentar o treino ou fazer vc catabolizar durante e depois, o pós pra mim continua sendo a mais importante das refeições, mas nao acho que agente deplete glicogênio no treino, se vc se alimentou muito bem antes de ir treinar, pq se vc começa a pensar desse jeito vc está indo pro lado daquela "janela de oportunidades" que sinceramente eu acho uma grande besteira para NÓS...

Acho que não há essa necessidade de ficar se preocupando com isso, o tópico está muito bom e a discussão também, mas é tanto choque de informação que é complicado analisar e dizer qual o melhor, cada um defende o seu ponto de vista que já testou e trouxe bons resultados...

No final tudo se resume à sua dieta, isso sim é a essência da coisa, as calorias finais do seu dia, acho que das duas maneiras podem es obter uma boa hipertrofia...

Mas o que eu acho que o Ney quis apenas abrir os olhos do pessoal qto à certos mitos aqui, pois pra NÓS, pelo menos a grande maioria a parte financeira vem em PRIMEIRO LUGAR, então nao tem pq ficar gastando dinheiro com suplemento se no final dá tudo na mesma, vc nunca vai poder afirmar que cresceu 0,5cm a mais por causa do whey do pós imediato...

Pelo menos pra mim a única função do suplemento que acredito é a praticidade, nos milagres eu nao boto fé!

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Leandro. Eu só gosto das coisas bem claras pra evitar mal entendidos.

E quem cala consente.

E mais uma coisa, Leandro e Dennys (leandro pincipalmente pq citou fisiologia do exercício.) Voce pega o POWERS, pagina 57

..." durnte o exercicio de curta duração é improvavel quye os estoques musculares de glicogenio ou os niveis da glicose sanguinea sejam depletados.No entanto, durante o exercicio prolongado(mais de duas horas), os estoques muscular e hepatico de glicogenio podem atingir níveis muito baixos"

E iso nao é achismo ...glicogenio EXISTE, DEPLETA e existem maneiras pra ver a concentração dele no musculo.

Agora, uma idéia boa que deram aí é a opinião do Andrezão (Andre VITAFIT). Amanhã vou visitar ele na loja já vou pedir pra ele ler isso, visto o respeito que o pessoal aqui do fórum tem com ele.

Abraços

Editado por Ney Felipe
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Leandro. Eu só gosto das coisas bem claras pra evitar mal entendidos.

E quem cala consente.

E mais uma coisa, Leandro e Dennys (leandro pincipalmente pq citou fisiologia do exercício.) Voce pega o POWERS, pagina 57

..." durnte o exercicio de curta duração é improvavel quye os estoques musculares de glicogenio ou os niveis da glicose sanguinea sejam depletados.No entanto, durante o exercicio prolongado(mais de duas horas), os estoques muscular e hepatico de glicogenio podem atingir níveis muito baixos"

E iso nao é achismo ...glicogenio EXISTE, DEPLETA e existem maneiras pra ver a concentração dele no musculo.

Agora, uma idéia boa que deram aí é a opinião do Andrezão (Andre VITAFIT). Amanhã vou visitar ele na loja já vou pedir pra ele ler isso, visto o respeito que o pessoal aqui do fórum tem com ele.

Abraços

ACHEII!!! uHAuhAHAHA olha depois de 2 dias estudando o McArdle eu achei um argumento pra prosseguir nosso debate! uhuAAU e por favor leve em consideração. Vou só colocar trechos retirados desse livro.. olha: "O exercício de alta intensidade e curta duração requer um fornecimento imediato de energia. Este provem quase exclusivamente dos fosfatos intramusculares de alta energia, ou fosfogênios, trifosfato de adenosina (ATP) e fosfocreatina (PCr)." EU SEI QUE ISSO VOCÊ JÁ FALO. Continuando "A ressíntese dos fosfatos de alta energia terá que prosseguir com um ritmo rápido para continuar realizando um exercício vigoroso. A ENERGIA PARA FOSFORILAR O ADP (EM ATP) DURANTE O EXERCÍCIO INTENSO PROVÉM PRINCIPALMENTE DO GLICOGÊNIO MUSCULAR ARMAZENADO ATRAVÉS DA GLICÓLISE ANAERÓBICA com subsequente formação de lactato. Os acumulos rápidos e significativos de lactato sanguineo ocorrem durante o exercício máximo que dura entre 60 e 180segundos"

Bom.. o Ney como tem uma formação vai intender melhor isso tudo.. agora tudo isso é explicado pelo tipo de fibras que eu já falei em outro post.. pelo metabolismo anaeróbicos glicoliticos de transferencia de energia durante o exercício. e é com isso que eu continuo ainda achando que há depleção de glicogênio muscular em academias e musculação. O foda que eu acho isso não só pelos argumentos que eu usei aqui e o que eu escrevi aqui mais por tudo que eu já li.. só que não da pra por tudo que eu li aqui porque vão 200 paginas de McArdle mais os que mais tive relevancia e for mais direto como esse trecho que eu coloquei eu vo colocando pra defende meu ponto de vista. Espero que o ney continue argumentando o ponto de vista dele não pra cria intriga mais pra compartilha conhecimento porque eu ainda posso muda de idéia sobre a depleção. Bom.. por hoje é isso.. um abraço e vamos compartilhar conhecimentos x)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Leandro. Primeiro de tudo to quae chorando aqui. Tinha feito um baita dum texto mas essa m... desse PC deu um pane e foi tudo pro arroz. Mas vamos lá de novo.

QUALQUER esporte utiliza glicogênio como substrato energético. Se eu começar a me exercitar de qualquer maneira eu vou ter hormônios como catecolaminas, glucacon, cortisol, GH liberados e estes sim promovem a Gicogenólise.

Eu nunca falei o contrário.

O que eu estou discutindo aqui é essa história de musculação depletar glicogênio. E repito: INDIVIDUOS SAUDÁVEIS COM DIETAS BALANCEADAS NÃO DEPLETAM GLICOGÊNIO NENHUM.

Isso não significa que ele não contribua com uma parcela da glicose anaeróbica. Isso é lógico. Imagina que a célula está lá desesperada pra gerar ATP, e o exercício prosseguiu dos 10 segundos, logo - já tendo claro que a musculatura esquelética tem em cada célula sua polímeros de glicose - se torna muito conveniente ela utilizar algum.

Porém temos que imaginar que , caso o indivíduo saiu do meu consultório ou do seu daqui uns anos, ele sabe o que comer antes do treino e vai estar com uma glicemia virtualmente estável no momento do exercício. A célula como não é burra nem nada ela sabe que o substrato extracelular é mais "fácil" do que se dar ao trabalho de depletar seu glicogênio.

Temos que ter a visão de que todos os sistemas funcionam concomitantemente. Quando falo que até 10 segundos há contribuição do sistema ATP-CP , é viável que pensemos que há PREDOMINANCIA desse sistema, e não que ele é o único.

Como falei, indivíduos que se alimentam corretamente, que não são atletas, não possuem depleção de glicogênio com a musculação. A NAO SER (o que constitui a exceção) indivíduos como o Andrezão aí que está com o carbo zero, fazendo cardios (mesmo que em baixa intensidade) e fazendo treinos exaustivos. Nesse caso, ele já depletou tudo que ele podia depletar.

Agora já com um maratonista, um Triatleta, existe depleção em uma prova, independente do estado nutricional dele.

Capisce ?

ACHEII!!! uHAuhAHAHA olha depois de 2 dias estudando o McArdle eu achei um argumento pra prosseguir nosso debate! uhuAAU e por favor leve em consideração. Vou só colocar trechos retirados desse livro.. olha: "O exercício de alta intensidade e curta duração requer um fornecimento imediato de energia. Este provem quase exclusivamente dos fosfatos intramusculares de alta energia, ou fosfogênios, trifosfato de adenosina (ATP) e fosfocreatina (PCr)." EU SEI QUE ISSO VOCÊ JÁ FALO. Continuando "A ressíntese dos fosfatos de alta energia terá que prosseguir com um ritmo rápido para continuar realizando um exercício vigoroso. A ENERGIA PARA FOSFORILAR O ADP (EM ATP) DURANTE O EXERCÍCIO INTENSO PROVÉM PRINCIPALMENTE DO GLICOGÊNIO MUSCULAR ARMAZENADO ATRAVÉS DA GLICÓLISE ANAERÓBICA com subsequente formação de lactato. Os acumulos rápidos e significativos de lactato sanguineo ocorrem durante o exercício máximo que dura entre 60 e 180segundos"

Bom.. o Ney como tem uma formação vai intender melhor isso tudo.. agora tudo isso é explicado pelo tipo de fibras que eu já falei em outro post.. pelo metabolismo anaeróbicos glicoliticos de transferencia de energia durante o exercício. e é com isso que eu continuo ainda achando que há depleção de glicogênio muscular em academias e musculação. O foda que eu acho isso não só pelos argumentos que eu usei aqui e o que eu escrevi aqui mais por tudo que eu já li.. só que não da pra por tudo que eu li aqui porque vão 200 paginas de McArdle mais os que mais tive relevancia e for mais direto como esse trecho que eu coloquei eu vo colocando pra defende meu ponto de vista. Espero que o ney continue argumentando o ponto de vista dele não pra cria intriga mais pra compartilha conhecimento porque eu ainda posso muda de idéia sobre a depleção. Bom.. por hoje é isso.. um abraço e vamos compartilhar conhecimentos x)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha eu aqui. O pessoal deve ta pensando: "Nossa que cara chato o Ney já falo que não depleta e ele vem enche o saco aqui" uhAhUHAHUAbom vamo lá

"O padrão de depleção do glicogênio revela a contribuição glicolítica para o exercício, pois o glicogênio armazenado nos músculos específicos ativados pelo exercício aciona principalmente o sistema de energia a curto prazo. A fig 11,6 ilustra a íntima conexão entre o ritmo de depleção de glicogênio no músculo quadríceps femoral durante o exercício na bicicleta e a intensidade do exercício. Durante um exercício prolongado porém relativamente leve, permanece uma reserva consideravel de glicogênio muscular, até mesmo após 180 minutos. Quantidades relativamente grandes de ácidos graxos proporcionam o combustível para um exercício dessa intensidade com uma dependência apenas mínimas do glicogênio armazenado. As duas cargas de trabalho supermáximas mais pesadas produziam a depleção mais rápida e pronunciada de glicogênio.. Esse resultado faz sentido do ponto de vista metabólico, pois o glicogênio (1) proporciona a fosforilação mais rápida do ATP dos três macronutrientes e (2) é o único macronutriente armazenado que consegue realizar a ressíntese anaeróbica do ATP. Claramente, o glicogênio funciona como importante substrato energético durante o exercício intenso e de curta duração. O exercício explosivo (p.ex, piques repetidos de 1 minutos com alta intesidade ou exercícios com peso) ativa fibras de contração rápida para atender a maior parte da demanada de potência. O conteúdo de glicogênio dessas fibras acaba sendo quase totalmente depletado, por causa da natureza anaeróbica de exercício."

A cara sem mais... vo resumi tudo que eu já falei em todos os tópicos que eu falei. Academia exigi contrações de fibra tipo IIB que são exclusivamente glicolíticas, no treinamento intenso e de curta duração prevalece o sistema de energia de curto prazo ou seja o anaeróbico que é a via glicolítica, a reposição do ATP utilizado no exercicio intenso é feita atravéz da depleção do glicogênio é por isso que eu acredito que academia, musculação há depleção de glicogênio. Eu primeiramente abordei o tipo de fibra utilizado, depois expliquei a sistema de energia utilizado por essas fibras e consequente formação de lactato depois eu conclui com esse texto que mostra uma pesquisa feita na depleção de glicogênio em exercicio inteso. Eu espero que quem leia não acredite em mim e sim no Ney principalmente porque ele tem bem mais conhecimento do que eu alias de preferencia acredite nele. Espero que meu mestrado ou doutorado eu faça pesquisa sobre depleção de glicogênio e intensidade de exercício, assim como a minha iniciação já é. E assim eu consiga tira conclusões mais corretas. é isso.. peço desculpa pro Ney caso eu tenha estorado a paciencia dele.

Editado por Leandro Kansuke
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Leandro, não se "avexe" tanto assim.

Esse tópico está sendo construtivo para todo mundo.

Ou voce acha que eu to aqui no fórum para ser uma máquina de responder perguntas como "o que comer no pós" " o que comer antes de dormir" " banana é bom" " vinagre é bom' ... Eu to aqui pra fazer o que agente está fazendo: Aprender.

E aprender é um prazer nenhum ser humano deveria se privar. E voce vai ver, se encontrar um mestre ou Dr, ou PhD com o ego bem resolvido ele vai falar "olha, eu sei do que eu estudo....mas o q eu nao estudo eu nao posso afirmar nada" . Ninguem nunca vai saber de tudo. Voce vai ver a medida q se afunilar, se a tua pira é com glicogênio, voce vai aprender outras coisas, de graduandos de alunos seus sobre outras areas pq cada um tem uma pira e ninguem pode saber de tudo.

Acho honestamente que nossa conversa está agregando em todo mundo. Está te fazendo estudar mais, está me fazendo rever coisas q deixei no passado e está fazendo as pessoas descobrirem mais coisas.

Sobre o que voce escreveu, deixa eu comentar em partes:

"Durante um exercício prolongado porém relativamente leve, permanece uma reserva consideravel de glicogênio muscular, até mesmo após 180 minutos"

Voce acha que um triatleta fica 180 minutos fazendo um exercicio leve? Um maratonista que corre a 20 km/h por 2 horas esta fazendo um exercicio leve? Aquilo o nego depletou tudo, com certeza a maior contribuição é oriunda dos acidos graxos, mas até chegar nos acidos graxos o glicogenio foi faz tempo = )

Sobra as fibras voce está certo e foi muito pertinente. Mas vamos levar isso como sempre pra parte mais pratica. Voce pode chegar a levar o seu glicogenio muscular a uma boa utilização num treino de biceps por ex. Mas no caso de um treino de triatlon voce depleta TODO o glicogenio(hepatico e nao só da musculatura exercitada).

A prova disso, a maior prova disso é que se a musculação depletasse glicogênio total, nao conseguiriamos treinar no outro dia outros grupos musculares, e também, sabemos que uma dieta é fator primordial nessas variaveis.

Outro ponto que esta sendo esquecido é que no intervalo entre as series , o Bompa cita bastante isso, o ATP é ressintetizado em 50% em 30 segundos ja de descanso sendo que em 3 minutos regenera 100%, logo é diferente quando vc faz um exercicio aerobico e tem demanda de ATP o tempo inteiro e o corpo tem que colocar todos os mecanismos a favor disso.

E como eu queria que a musculação depletesse glicogênico , de verdade...eu ia ficar tão feliz...não ia ficar toiço nunca , pra que off ? hahah

Quanto as demais coisas, vou achar alguma coisa aqui na literatura e posto ok?

Prometo!

Abraços

Olha eu aqui. O pessoal deve ta pensando: "Nossa que cara chato o Ney já falo que não depleta e ele vem enche o saco aqui" uhAhUHAHUAbom vamo lá

"O padrão de depleção do glicogênio revela a contribuição glicolítica para o exercício, pois o glicogênio armazenado nos músculos específicos ativados pelo exercício aciona principalmente o sistema de energia a curto prazo. A fig 11,6 ilustra a íntima conexão entre o ritmo de depleção de glicogênio no músculo quadríceps femoral durante o exercício na bicicleta e a intensidade do exercício. Durante um exercício prolongado porém relativamente leve, permanece uma reserva consideravel de glicogênio muscular, até mesmo após 180 minutos. Quantidades relativamente grandes de ácidos graxos proporcionam o combustível para um exercício dessa intensidade com uma dependência apenas mínimas do glicogênio armazenado. As duas cargas de trabalho supermáximas mais pesadas produziam a depleção mais rápida e pronunciada de glicogênio.. Esse resultado faz sentido do ponto de vista metabólico, pois o glicogênio (1) proporciona a fosforilação mais rápida do ATP dos três macronutrientes e (2) é o único macronutriente armazenado que consegue realizar a ressíntese anaeróbica do ATP. Claramente, o glicogênio funciona como importante substrato energético durante o exercício intenso e de curta duração. O exercício explosivo (p.ex, piques repetidos de 1 minutos com alta intesidade ou exercícios com peso) ativa fibras de contração rápida para atender a maior parte da demanada de potência. O conteúdo de glicogênio dessas fibras acaba sendo quase totalmente depletado, por causa da natureza anaeróbica de exercício."

A cara sem mais... vo resumi tudo que eu já falei em todos os tópicos que eu falei. Academia exigi contrações de fibra tipo IIB que são exclusivamente glicolíticas, no treinamento intenso e de curta duração prevalece o sistema de energia de curto prazo ou seja o anaeróbico que é a via glicolítica, a reposição do ATP utilizado no exercicio intenso é feita atravéz da depleção do glicogênio é por isso que eu acredito que academia, musculação há depleção de glicogênio. Eu primeiramente abordei o tipo de fibra utilizado, depois expliquei a sistema de energia utilizado por essas fibras e consequente formação de lactato depois eu conclui com esse texto que mostra uma pesquisa feita na depleção de glicogênio em exercicio inteso. Eu espero que quem leia não acredite em mim e sim no Ney principalmente porque ele tem bem mais conhecimento do que eu alias de preferencia acredite nele. Espero que meu mestrado ou doutorado eu faça pesquisa sobre depleção de glicogênio e intensidade de exercício, assim como a minha iniciação já é. E assim eu consiga tira conclusões mais corretas. é isso.. peço desculpa pro Ney caso eu tenha estorado a paciencia dele.

Editado por Ney Felipe
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal primeiramente, meu nome é Mateus, sou de Pato Branco-PR, formado em educação fisica, pós graduado em fisiologia do exercício e "amante" de nutrição esportiva...Entrei de "gaiato" nessa discução por dois motivos, primeiro o Ney é um grande amigo de infancia, e me convidou a participar do forum, segundo achei o nivel da discução muito bom e acredito que todos tenham a ganhar com isso...

Minha opinião na discução é a seguinte: sem achismo, (QRnp) quociente respiratório não proteico, o qual o Leandro Kansuke se referiu, só pode ser analisado em exercício aerobio com intenseidade constante, atraves de um analisador de gases, que analisa a diferença entre o oxigenio consumido e o dioxido de carbono produzido, quanto mais próximo a 0.70 maior a contribuição das ácidos graxos no aporte energético total, e quanto mais próximo a 1 maior a contribuição de glicose ou glicogenio, sendo 1 e 0.70, valores inatingiveis devido a interação entre as vias energeticas, havendo predominancia mas nunca exclusividade na produçãode energia.Esclarecido isso,temos na musculação, um entre os diferentes exercicios resistidos, uma incapacidade de se utilizar este tipo de medição.

A essencia da discução ao meu ver, é a depleção de glicogênio nas células musculares, se isso for, sim, o exercicio de musculação, realizado por pessoas treinadas, em um nivel avançado pode sim realizar uma diminuição no glicogênio muscular especifico nas celulas musculares das unidades motoras recrutadas, porém diminuição não significa depleção total (note q em alguns livros depleção é sinonimo de diminuiçao, nesta discussão entendo que o NEY está utilizando depleção como fim dos estoques de glicogênio).Felizmente o corpo tem diversas maneiras de repor este glicogênio muscular, em um individuo medio, corretamente nutrido, o figado tem capacidade de armazenagem de até 100g de glicogênio, este glicogenio poderá sofrer glicogenese quando necessario , e irá para corrente sanguinea na forma de glicose, para manutenção da glicemia e absorção das celulas musculares utilizadas durante o exercicio.Mesmo que este estoque estivesse baixo, aminoacidos de cadeia ramificada poderiam ser desaminados e seus esqueletos de carbono transformados em glicose atraves da gliconeogenese, o que seria suficiente para manutenção da glicemia sanguinea e do aporte consumido pela celula muscular em uso numa sessão de treinamento resistido.O exercicio resistido de alta intensidade e curta duração diminui consideravelmente as reservas de glicogenio muscular?Sim.Pode chegar a depletar o glicogenio da celula especifica utilizada no exercicio?Dificilmente mas pode.Poré, não chegará a depletar todo o glicogenio hepatico de uma pessoa bem nutrida, nem o glicogenio de outras celulas musculares até pq a célula muscular nao possui transportadores da glicose para fora da membrana, assim sendo a glicose que entra só "sai" após ser metabolizada.No meu ver, esta diminuição é de uma magnitude suficiente para gerar a necessidade do consumo de um CHO de alto indice glicemico imediatamente após o exercício até pq nas duas horas posteriores ao exercicio encontramos a "janela de oportunidades" aonde a reposição normal do estoque de glicogenio celular sobe de 4%/h para até 8%/h portanto nao devemos perder esta chance.O que o Usuário Ney se refere é que no exercicio de endurance, maior que 2h, a glicose é essencialmente necessaria, e se não suplementada irá ser depletada,e o exercicio, em ultima estancia, terá que ser interrompido.A via glicolitica é comum tanto no exercicio aerobio quando no exercicio anaerobia, a diferença é que após os NAD e FAD serem reduzidos á NADH E FADH, o via pode ser dividida em duas vias pela presença ou não de oxigenio.Pela natureza instavel destas susbtancias reduzidas elas precisam rapidamente doar esses eletrons para que a via de continuidade, sem a presença de oxigenio o aceptor será o piruvato, que será transformado em lactato o que acontece nos exercicio resistidos, já na presença de oxigenio o eletron será levado para a cadeia de transporte de eletros, e o piruvato será tranformado em aceti coenzima a, e entrará no ciclo de krebs o que acontece no exercicio aerobio.Bom, sabemos que os acidos graxos podem sofrer beta oxidação e formar acetil coa, porém um intermediario extremamente importante do ciclo de krebs, o axaloacetato somente pode provir da glicose atraves do piruvato, ou da alanina, porém, na falta de glicogenio ou glicose, mesmo com a entrada de alanina, o aporte de acetil coa é muito grande para a quantidade de oxaloacetato produzido,formando corpos cetonicose segurando a via, diminuindo a velocidade de formaçao de ions h+, consequentemente diminuindo a formação de ATP ma cadeia de transporte de eletrons o que levará a uma consequente fadiga muscular.Em resumo exercicio aeróbio de alta intensidade e longa duração tem uma capacidade muito mas muito maior de depleção de glicogenio muscular e hepático, pela quantidade de musculatura recrutada, pela natureza intermitente do exercicio e pela duração do exercicio.Isso fundamenta o pq suplementamos CHO para pessoas que praticam exercicios de endurance durante o exercicio e nao suplementamos CHO durante uma sessão de exercício resistido que não durará mais do que 1h15min para quem busca hipertrofia, por maior que seja a intensidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...