Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

HMB (vídeo explicativo)


Olympio Lima Ferreira

Posts Recomendados

Hoje não vou trazer nenhuma polêmica como é de costume, mas sim um suplemento muito interessante e que agora está em voga de novo. Para os com preguiça de ler, só clicar aqui e assistir ao vídeo.

 

O beta-hidroxi-beta-metilbutirato, ou simplesmente HMB é um metabólito da Leucina e ele é responsável por muitos dos efeitos que a Leucina causa. Isso porque apenas 5% da Leucina é convertida nele no fígado após ingestão. (1)

 

Como vocês bem sabem, a Leucina é extremamente conhecida e amplamente pesquisada devido seus efeitos mágicos no metabolismo de proteína, glicose sanguínea ação da insulina e recuperação muscular. Curiosamente, os efeitos da Leucina que dizem respeito a metabolismo de proteína, anticatabolismo, igf-1 são na verdade do HMB. (2,3)

 

Logo, suplementar HMB para alguns fins é muito melhor que suplementar leucina.

 

Vamos entender isso melhor.

 

É mais do que comprovado que o HMB influencia positivamente na força e na composição muscular agindo como um fator anti catabólico pois minimiza diretamente o dano muscular causado por exercícios intensos. (4,5,6)

 

Sem falar que ele também é utilizado em casos de acidentes ou pós-operatório para justamente acelerar a recuperação muscular do acamado (7). Da mesma forma, em pacientes idosos, com câncer ou aids, o HMB se mostrou efetivo na preservação da massa magra (8,9,10). Isso é muito interessante.

 

E se vocês observarem, até a ISSN tem um artigo (11) completo sobre ele dando um posicionamento de que suplementar HMB acelera a recuperação muscular em indivíduos treinados ou não em exercícios os de alta intensidade ou alto volume.

 

Fica uma hipótese minha para teste. Se o HMB acelera a recuperação, isso indiretamente iria acelerar o ganho de massa em períodos de bulking, afinal, se o indivíduo levaria 24 horas para recuperar o músculo e mais 24 horas para realizar as supercompensações, o fato de acelerar as primeiras 24 horas pode fazer com que você tenha uma vantagem metabólica e ganhe em tempo no seu desenvolvimento muscular. Fica a divagação.

 

Em outro artigo (12) o HMB foi capaz de diminuir o colesterol total, a pressão sanguínea e o LDL, demonstrando um excelente potencial cardioprotetor, diminuindo risco de infarto e derrame.

 

E além disso, o HMB também tem outras particularidades quando falamos da parte bioquímica dele.

 

hmb.png.9405ba0d0e43fab95ef0da0b71396c30.png

 

Percebam que o hmb tem várias interações com vias metabólicas que promovem tanto anabolismo quanto proteção muscular. Incluindo IGF-1 e ubiquitinas. Outro aspecto da imagem é que o HMB é capaz de ativar diretamente a via M-tor, que é um dos grandes pilares da construção muscular. (O que é meio óbvio devido ser um metabólito da Leucina, rs)

 

Aqui tenho alguns artigos(13,14,15) sobre a supressão das enzimas catabólicas.

 

Então qual seria o melhor uso pro HMB?

 

Depois de ler todos esses artigo eu percebi que o HMB funciona metabolicamente como um agente ativo. Seria burrice subutilizar ele usando apenas pré, durante ou pós treino. Na minha opinião, ele deve ser utilizado diariamente, o ano inteiro sem ciclar. Como a creatina. Pois usando cronicamente, ou seja, todos os dias, ele tem muito mais benefícios de proteção muscular e cardíaca. Até porque ele ativa a insulina (16), então se você treina em jejum e acredita que BCAA, Leucina ou HMB não irão tirar você desse estado, se enganou.

 

Até porque catabolismo muscular é um evento gradual que acontece ao longo das semanas e é baseado em 1) falta de estímulo muscular, 2) ingestão insuficiente de proteína 3)estabilidade hormonal e 4) sono de qualidade. 

 

Se você está batendo suas proteínas, está treinando e dormindo, catabolismo não será um problema a princípio. Existem exceções? Claro. Aqui vou trabalhar com a regra.

 

Quais dosagens e melhor horário para uso?

 

Primeiro que o HMB é extremamente seguro (17,18,19). 

 

Eu disse que o uso deveria ser crônico, e seguindo aquela ideia que eu passei lá em cima da recuperação muscular, talvez faça sentido utilizar em bulking. Pois em cutting é garantido que será bom. De 3 a 6g por dia em qualquer horário. Eu particularmente indico 3g.

 

Ah, Olympio, mas 3g é pouco.. Cara não é, testa com 3g primeiro e depois vai aumentando. Até porque pra você conseguir 3g de HMB tomando leucina, só leucina pura, você vai precisar de 60g. Se a gente for falar de BCAA na forma padrão, que é a 2:1:1, você vai precisar de 160g.

 

Sem falar que é razoavelmente caro, então se você pode ostentar, vai fundo.

 

Outra coisa, só existe uma marca autorizada a vender HMB no Brasil. Sugestão, importem que vai sair num preço mais justo.

 

No mais é isso, espero ter esclarecido um pouco sobre esse excelente suplemento!

Abraços
 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...