Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Exames Hormonais (AJUDA)


Denck

Posts Recomendados

Prezados, boa noite!

Estou precisando de ajuda do pessoal que já fez exames hormonais antes e tenha experiencia com reposição hormonal ou orientação endócrina a respeito de certos resultados... Vou tentar esclarecer o que o médico me explicou, e as minhas dúvidas, e peço por gentileza uma ajuda sincera!

 

Idade: 28 anos

Peso: 81,9 Kg

Altura: 1,78

% Gordura: 19%

 

Recentemente consultei com um Endócrino esportivo voltado para a área de hipertrofia e fiz exames hormonais, com o intuito de verificar se está tudo normal ou se preciso de alguma reposição hormonal, pois, de uns tempos pra cá tive estagnação nos resultados e eu não consigo definir o corpo de jeito nenhum... Nao baixo de 18% de gordura, e se faço dietas restritas de carbo, perco muita massa muscular e fico com a caralha da gordura no abdomem ainda (não aparece nem os gomos do abdomen).

Pois bem, fazendo os exames solicitados (duas vezes), me deparei com as situações abaixo:

 

TESTOSTERONA TOTAL: 1º Exame: 270,1. 2º Exame: 311

Ref: 300 à 700


ESTRADIOL: 1º Exame: 28,8 pg/ml. 2º Exame: 44,8 pg/ml

Ref:  ND a 52,0 pg/mL

 

TSH ULTRASENSÍVEL:  1º Exame: 5,157 uUI/mL. 2º Exame:  3,624 uUI/mL

Ref:  0,500 a 5,000 uUI/mL

 

TESTOSTERONA LIVRE : 1º Exame: 6,10 ng/dL. 2º Exame: Não pediu.

Ref:  2,62 a 16,70 ng/dL

 

ESTRONA: 1º Exame: Não pediu. 2º Exame:  98,8 pg/mL

Ref: 25,0 a 150,0 pg/mL

 

LH - HORMÔNIO LUTEINIZANTE: 1º Exame: Não pediu. 2º Exame:  5,83 mUI/mL

Ref: 1,24 a 8,62 mIU/mL

 

FSH - HORMÔNIO FOLÍCULO ESTIMULANTE : 1º Exame: Não pediu. 2º Exame:  2,79 mUI/mL

Ref:  1,27 a 19,26 mIU/mL

 

 

 

Resultados do primeiro Exame: Ele me disse que a testosterona realmente aparentava estar baixa (270,1), e que eu poderia ter problema na produção de um ou dois tipos de hormônios, que é o LH que fica no cérebro, e outro nos testículos (FSH). O LH teria a função de informar os testículos (FSH) para produzir testosterona. Ele também falou que o meu TSH estava muito alto para alguém da minha idade, o que pode significar dificuldade em emagrecer, ou seja, problema na tireoide ( e realmente, eu não consigo baixar de 18% de gordura, não importa o que eu faça).

 

Resultados do segundo Exame(cerca de 15 dias depois): Sobre a Testosterona, aumentou um pouco (311), e o LH com 5,83 subentendeu-se que ele está informando os testículos (FSH) que precisa produzir mais testosterona e que vai aumentar naturalmente. Com o resultado do TSH mais baixo, informou que já está mais aceitável e que eu não devo ter problemas de hipotireoidismo.

 

Perguntas:

 

1) Conforme pesquisei a Testosterona pra a minha idade está muito baixa (28 anos). Qual a dosagem de testosterona de vocês que fizeram exames? Tiveram algum problema quanto a isso? Eu realmente acho que tenho pouco, e que deveria ter em média algo em torno de 400 pra +, pois, não bebo nada de alcool, faço dieta a anos e não deveria ter os níveis de testo tão baixo naturalmente.

 

2) O FSH mesmo dentro dos níveis aceitáveis achei baixissmo. Ou seja, não é problema no FSH a produção de testosterona? Eu não deveria tratar esse hormonio? (Tribulus age nesse hormonio? estava pensando em tomar)

3) Eu já fiz diversos tipos de dietas pára perder godura, com aeróbicos, AEJ, Warrior Dieta, Leain Gains e o escambal, e eu NÃO BAIXO DE 18% NEM A PAU. Fiquei diminuindo calorias, até chegar ao ponto de consumir só 1.000 kcal por dia e só perdi massa muscular, e fiquei com gordura no abdomem, sem secar nem nada. Por entendo que talvez eu tenha algum problema com a tireoide, pois ele disse que para minha idade o normal seria algo em torno de 2.500, sendo que no primeiro exame deu mais de 5.000.

 

OBS: NUNCA USEI NENHUM TIPO DE ANABOLIZANTE.

 

OBS 2: Esses não foram os únicos exames que ele pediu. Foram muitos, mas não entrei em questão pois apresentaram níveis normais, como creatinina, ureia, e etc... Agora, esses que coloquei, foram os que mais me deixaram cabreiro e foram o que ele mais enfatizou.

 

Estou aqui para pedir uma segunda opinião. O endócrino que está me atendendo não parece ter muito experiência ( tem em torno de 26 ou 27 anos ), e por isso gostaria de mais opiniões dos exames que eu fiz e uma resposta sincera das perguntas.

 

Aguardo vossas ajuda, muito obrigado pela atenção. Abs

Editado por Denck
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

O problema é que não há muito o que ser feito, baixar seu e2 para tentar aumentar sua testo via feedback negativo tem de ser pontual para não baixar demais estradiol.

FSH não está ligado diretamente a produção de testosterona e sim com sua espermatogênese, e esses números estão normais, embora FSH tenha um limite superior bem alto, em indivíduos naturais gira em torno de 3 ou 4 no máximo.

Não sei qual sistema de avaliação está fazendo (adipométrica ou Bioimpedância), 18% de bf é bem alto, ajustando dieta e treino facilmente se baixa 4/5%, você esta sabotando alguma dessas etapas.

E sim 300ng de testo é baixo para quem tem 28 anos.

Avalie com seu médico inicialmente métodos naturais para elevação de sua testo, métodos químicos são muito mais eficazes porém muda-se totalmente o quadro responsivo de perfil hormonal. 

Att

Editado por FGenasculi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

O colega acima já disse tudo. Eu acho que tem algo errado na sua dieta, treino ou em ambos. Pelo menos uns 12 a 13 % consegue chegar natural sem problemas.

 

Os números por si só não são alarmantes não, tenho um amigo de quase 40 que tem a testo perto dos 200 e tem o shape melhor do que 99% da academia.

 

Posta aí a sua dieta atual e seu treino, quem sabe ali está o problema e consigamos ajuda-lo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, obrigado até agora pelas respostas.

 

A minha dieta visita pós endócrino está assim (visita feia dia 06/02/2017) :

 

9h30: 4 ovos inteiros

12h30: 200g batata doce, 200g arroz branco, 150 carne vermelha

16h00: 100g aveia, 30g albumina, 1 banana inteira, 5g canela

18h00: Treino

19h30: 30g Whey

20h00: 200g batata doce, 200g arroz branco, 150g peito de frango

23h00: 4 ovos inteiros

 

Nessa dieta atualmente, estou utilizando de suplemento multivitaminico, vitamina d3, whey, albumina e creatina (creatina parei dia 19/03/2016 pois estava usando todos os dias desde 2015 quando voltei a treinar, e achei melhor dar uma pausa de 1 mês)

 

Total: 240g Carboidratos, 160g Proteínas, 50~60g gordura +-

Kcal: 2.140

 

Atualmente diminui 50g de batata doce e arroz branco em cada refeição que as mesmas estão presentes, e também reduzi 30g de aveia.

 

Esses são macros que o endócrino sugeriu para que eu REDUZISSE gordura para 12%, qual foi a meta que ele estipulou por enquanto.

Antes eu estava consumindo cerca de 50~100g de carboidrato com o protocólo de jejum intermitente Leain Gains (mesma quantidade de proteína e 30g de gordura) e na avaliação estava com 78kg e 18% de gordura.

 

Meu braço direito contraído é muito menor do que o esquerdo. A diferença é de 2 mc. Hoje, o braço esquerdo está com 39cm, e o direito com 37,5cm.

 

Ele me disse que para eu que não sou atleta, essa de ficar emagrecendo e ganhando massa (bulkjing, cutting) não vale a pena. Ganhar massa muscular é muito difícil, e portanto, eu que não sou atleta deveria sempre consumir carboidratos (foi ai que ele disse pra eu consumir 240g de carbo da seguinte forma):

 

160g de carbo nas duas refeições que antecede o treino e 80g de carbo na refeição pós treino. Foi exatamente o que eu fiz. Entretanto, percebi que perdi definição ne ganhei mais um pouco de massa muscular (o que acontece sempre quando eu aumento os carboidratos).

 

Ele não montou uma dieta específica pra mim ainda devido a um possivel problema no rin que eu tenha de proteinúria, na qual ja recebi encaminhamento ao nefrologista pra ver, pois, estou "mijando" proteína, cerca de 400mg/24h.

 

Sobre o meu treino, eu vario bastante... Toda semana eu faço exercícios diferentes. Estava a 4 meses fazendo um treino ABCAB (pernas 1x na semana só, pois a minha recuperação pra perna é horrivel, não consigo treinar ela se não for apenas 1x na semana), depois fiz um ABCDE por uns 2 meses e voltei novamente para o ABCAB. Dorsais, Trapézio, biceps / Peito, deltoides e triceps / Pernas e panturrilhas.

 

- Utilizo exercícios compostos como dead lift, agachamento livre, barra fixa, paralelas em todos os treinos dos respectivos músculos.

 

 

 

avaliação.jpg

perimetros 1.jpg

Editado por Denck
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador

Eu tenho mais de 40 anos, natural desde sempre, TT acima de 700.

Mantenho BF na casa de 14% sem nenhum esforço. Fui a 18% ano passado por conta de cirurgias, em cerca de 4 meses está em 15% de deve chegar nos 12% (meta) até o final do ano. Cutting bem leve regado a hambúrguer, queijo, bacon, ovos e cerveja, não necessariamente nesta ordem...

Usando apenas paciência e cafeina na forma de café e coca zero.

 

SUGIRO rever a dieta, como o Stein pontuou. E adicionar aeróbios como rotina. Ache uma atividade que goste (correr, nadar, pedalar, lutar, etc) e inclua-a de forma permanente na sua rotina. Sua saúde a médio / longo prazo agradece.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Stein disse:

sobe proteína e baixa esse carbo, se não não tem como mesmo..

problema está na sua dieta, sem dúvidas.

Então brother. Eu estava com carbo baixo, e, e mais de 200g de proteína antes de ver o endócrino. Ele pediu pra eu parar com isso imediatamente, pois, jamais conseguiria ganhar massa muscular desse jeito. Falou para eu aumentar a quantidade de carboidrato para os 240g por dia e colocar 25g de proteína em cada refeição que eu fazer no dia, para totalizar cerca de 150 a 160. Falou sobre a síntese proteína e disse que as três refeições que eu estava fazendo no dia no jejum intermitente, estava perdendo massa muscular, pois nos demais horários, eu não estava reparando os devidos tecidos devido a ausência de proteína...

 

Editado por Denck
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sinceramente acho que a gordura está baixa. Porém, nada justifica essa testo no chão. As vezes, com o MDB disse, isso não interfere em nada. Entretanto, pelo seu relato, é nítido que está sofrendo os sintomas. Não acho que o problema seja na dieta ou no treino.

EU (EU!) faria TRT e ponto final. Melhor do que ficar batendo a cabeça na parede.

 

Editado por cotozin
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Denck disse:

.

vish..

====

pergunta..
qual seu objetivo.?
vc estava reclamando de não conseguir baixar o BF correto.??
pra baixar BF tem que cortar calorias, principalmente as vindas de carboidratos..
ele pode falar o que ele quiser, essa é a verdade, é assim que funciona..
 

1 minuto atrás, cotozin disse:

EU (EU!) faria TRT e ponto final. Melhor do que ficar batendo a cabeça na parede.

+1

com uma dieta ajustada ao objetivo claro..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador
Agora, cotozin disse:

EU (EU!) faria TRT e ponto final. Melhor do que ficar batendo a cabeça na parde.

O problema é que nem sempre precisa.

ACHO, também, que há sintomas de testo baixa. MAS acho que há outras causas que podem e devem ser investigadas.

  • Rever a dieta adicionando gordura e proteína em detrimento de carbo;
  • Passar algum tempo em dieta normocalorica para regular grelina, leptina, cortisol, etc;
  • Rever o sono, retirando fatores de stress antes de dormir (luz, barulho, etc);
  • Melhorar VO2, circulação e capacidade de oxidação de gorduras através de aeróbicos.

Parece uma lista irrelevante mas muita gente peca nestes pontos e compromete a qualidade de vida como um todo. Aos 28 anos o corpo DEVERIA ser capaz de se reajustar se estes fatores forem otimizados.

 

Concordo, entretanto, que TRT bem montada daria resultando também, provavelmente mais rápido. MAS eu procuraria outro médico para acompanhar este processo, a julgar pelo relato...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...