Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Religião.

Paradoxo1996

Qual sua religião?  

281 votos

1. 1. Votem aí, galera. Só por curiosidade das crenças ou descrenças marombas.

Posts Recomendados

Postado
1 hora atrás, Shapudo disse:

Vê lá as aulas de teologia que mandei, lá tem todas as explicações. Os argumentos que tratam disso são os chamados argumentos cosmológicos.

Em primeiro lugar, vocês que gostam de argumentos naturalistas, a cosmologia contemporânea mostra fortes evidências que o universo teve um início. Também há o argumento da termodinâmica, se o universo fosse eterno, já teríamos chegado agora em um momento de morte térmica.

Também há o argumento metafísico, é absolutamente impossível que haja um passado eterno, pois ele nunca chegaria até hoje. Se você contasse do 0 até o infinito, nunca chegaria até ele, mais absurdo ainda começar a contar do infinito e chegar ao 0.

Esse é o argumento cosmológico Kalam, ele diz que tudo que tem um início, tem uma causa, como o universo tem início, ele tem uma causa. Essa causa só pode ser uma causa eterna e capaz de agir, ou seja, Deus.

Há o argumento cosmológico de Leibnitz, metafisicamente mais sutil. Ele afirma que que tudo o que é contingente (não necessário) precisa de uma causa necessária. Esse argumento é mais difícil de explicar, ele ainda possui a vantagem que mesmo que o universo fosse eterno no sentido temporal, ele mesmo assim teria sido causado por Deus. 

Nenhum ateu contemporâneo afirma que o universo seja necessário, então fatalmente temos que explicá-lo pela causa necessária.

Eu entendo muito bem o que você quer dizer, mas esses mesmos argumentos usados sobre o universo, pode ser usado sobre Deus. Se é impossível que haja um passado eterno, o que havia antes de Deus? Ele comecou o tempo? Ele comecou a exsitir do nada? Qual o tempo zero? E o infinito? Deus vai se acabar algum dia?

Postado
6 minutos atrás, Torf disse:

Eu entendo muito bem o que você quer dizer, mas esses mesmos argumentos usados sobre o universo, pode ser usado sobre Deus. Se é impossível que haja um passado eterno, o que havia antes de Deus? Ele comecou o tempo? Ele comecou a exsitir do nada? Qual o tempo zero? E o infinito? Deus vai se acabar algum dia?

Não podem.

Você não tá entendendo o fundamental. Deus está fora do universo, está fora do tempo, ele é atemporal. A eternidade é descrita pelo tempo para ajudar a entendê-la, mas a eternidade não é a mesma coisa que o tempo. Segundo Boécio, a eternidade é  posse total, simultânea e perfeita de uma vida interminável (ou em outras traduções de todos os tempos).

Deus criou o tempo sim. Ele é incriado e nunca vai acabar.

Postado
10 minutos atrás, Shapudo disse:

Não podem.

Você não tá entendendo o fundamental. Deus está fora do universo, está fora do tempo, ele é atemporal. A eternidade é descrita pelo tempo para ajudar a entendê-la, mas a eternidade não é a mesma coisa que o tempo. Segundo Boécio, a eternidade é  posse total, simultânea e perfeita de uma vida interminável (ou em outras traduções de todos os tempos).

Deus criou o tempo sim. Ele é incriado e nunca vai acabar.

Aí näo é entender, é acreditar...

Postado
Agora, Torf disse:

Aí näo é entender, é acreditar...

Em primeiro lugar, a descrição se encaixa bem nas condições da criação do universo. Não existe outra alternativa, pela lei de terceiro ou enésimo excluído, temos que aceitar essa hipótese.

Em segundo lugar, existem temos conhecimento de objetos eternos, os objetos matemáticos são eternos. Basta acrescentar a noção de pessoalidade e causalidade que você terá uma noção razoável de Deus.

Também devo acrescentar que você desconhece o estudo da metafísica, claro que essa noção de eternidade e atemporalidade é estranha a você. Mas ela já foi muito estudada no passado e hoje em dia ela é abandonada pelo viés confirmatório naturalista.

Postado (editado)
5 horas atrás, cosmic disse:

e essa força é Deus? Deus abraâmico ainda?

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Eu acredito no Deus abraâmico por fé.

Mas essa força pode ser chamada de qualquer coisa, vc pode chamar até de espaguete invisível se quiser 

6 horas atrás, Torf disse:

E como essa forca criadora foi criada? Ela criou a si própria?

Qual o cheiro do número 3 (três) ? 

Deus não pertence a categoria das coisas criadas assim como os números não pertencem a categoria das coisas que tem cheiro 

Obs: utilizei a palavra Deus como sinônimo de força criadora, não estou falando unicamente do Deus cristão 

2 horas atrás, cosmic disse:

essa em particular ficou do cacete :P

Ficou mesmo ehauheuaheuhaueh

Vc é mt criativo 

Editado por Mandarim
Postado

obrigado meu bom homem

pena que o broncodilatador n pensa dessa forma

n

Postado (editado)

Shapudo, atenção

É impossível entender a divindade pelo intelecto, 

É tudo masturbação mental

Editado por planeta
Postado
5 horas atrás, Born4Run disse:

Eu não sou ateu.:P

(acredito em Deus)

Só acho que qualquer tentativa de racionalizar não atinge o objeto.

Por isso não tento achar sentido em nada e agradeço toda vez que acontece alguma coisa boa comigo. Porque realmente, as vezes acontecem certas coisas improváveis que não tem explicação. Coisas do dia a dia, nada de sobrenatural, apenas muito improvaveis.

Postado
12 horas atrás, HEAVY DUCCI disse:

Porque realmente, as vezes acontecem certas coisas improváveis que não tem explicação. Coisas do dia a dia, nada de sobrenatural, apenas muito improvaveis.

Eu diria coisas que AINDA näo tem explicacäo.

Se lembre que nos tempos remotos, um eclipse, por exemplo, era algo que näo tinha explicacäo, entäo dizia-se que era algo de Deus. Antigamente existiam vários deuses, um pra cada coisa que näo conseguiamos explicar.

Ganhar na lotaria é algo muuuuito improvável, chance de 1 em 50.000.000, por exemplo, mas todo o cara que ganha tem que agradecer a Deus por algo nada sobrenatural, apenas muito improvável ter acontecido com ele? Deus tá se metendo em lotaria?

Postado
1 hora atrás, Torf disse:

Eu diria coisas que AINDA näo tem explicacäo.

Se lembre que nos tempos remotos, um eclipse, por exemplo, era algo que näo tinha explicacäo, entäo dizia-se que era algo de Deus. Antigamente existiam vários deuses, um pra cada coisa que näo conseguiamos explicar.

Ganhar na lotaria é algo muuuuito improvável, chance de 1 em 50.000.000, por exemplo, mas todo o cara que ganha tem que agradecer a Deus por algo nada sobrenatural, apenas muito improvável ter acontecido com ele? Deus tá se metendo em lotaria?

Vou tentar me expressar melhor então.

Eu agradeço por coisas boas que acontecem no meu lado pessoal, não falo de dinheiro, coisa material, sei la... Não sei como me explicar melhor para voce entender. Coisas que acontecem que eu acho ruim em um primeiro momento mas que depois por algum motivo que eu não sei explicar, se torna em uma coisa melhor, não pelo meu esforço, mas simplesmente acontece tornando essa coisa ruim em uma coisa ótima. E acontecem várias vezes de várias formas. Nada de prêmio, dinheiro, livramento de morte (talvez algumas vezes), mas coisas simples.

Loteria é sorte mesmo, acho que não tem muito a ver com Deus, tanto que as vezes se torna uma maldição na vida de quem ganha. Acho que seria mais improvável se ninguem acertasse nunca, são muitas apostas, uma hora alguem vai acertar.

Não consigo me expressar ou explicar melhor... Eu simplesmente agradeço e quando acontece alguma coisa ruim, continuo minha vida e espero.

Postado
35 minutos atrás, lukao1993 disse:

Qual é a sua intenção em postar memes? 

Discutí-los.

Postado

Apesar dos pesares (mortes, terror, guerra), no fim deu tudo certo. Ramses e Hitler se fuderam e os judeus se libertaram, não escravizaram mais judeus no Egito e vc sabe bem o que aconteceu com o nazismo. A humanidade (geral) aprendeu boas lições com os dois casos.

É aquela, Deus escreve certo por linhas tortas. 

Postado

Deus é um inútil então, pois quem acabou com as guerras foram os seres humanos.
Se ele viu o sofrimento de milhoes de pessoas e não fez nada sobre isso, ele é um pedaço de merda e não merece nenhum respeito.

Postado
25 minutos atrás, HEAVY DUCCI disse:

Apesar dos pesares (mortes, terror, guerra), no fim deu tudo certo. Ramses e Hitler se fuderam e os judeus se libertaram, não escravizaram mais judeus no Egito e vc sabe bem o que aconteceu com o nazismo. A humanidade (geral) aprendeu boas lições com os dois casos.

É aquela, Deus escreve certo por linhas tortas. 

E o que garante que outra pessoa näo vai repetir? Se tem essa de aprender licäo, Hitler deveria ter aprendido, näo é, ao invés de fazer o que fez?

Postado
34 minutos atrás, Faabs disse:

Deus é um inútil então, pois quem acabou com as guerras foram os seres humanos.
Se ele viu o sofrimento de milhoes de pessoas e não fez nada sobre isso, ele é um pedaço de merda e não merece nenhum respeito.

Ah Faabs, não sei nem o que te falar, nao tem como te explicar uma coisa que voce não queira entender. Voce quer que alguem te prove que Deus é aquele barbudão que fica olhando a Terra jogando raio em quem ele não gosta e fazendo milagre pra quem ele gosta. Se voce quer isso, voce é o grande vencedor do debate e Deus não existe.

43 minutos atrás, Torf disse:

E o que garante que outra pessoa näo vai repetir? Se tem essa de aprender licäo, Hitler deveria ter aprendido, näo é, ao invés de fazer o que fez?

Sempre vai ter um louco psicopata no mundo, se aparecer um tão talentoso quanto Hitler, pode ser que aconteça de novo. Hitler achava que estava certo e conseguiu levar o povo alemão no papo, e acho que 99% das pessoas hoje em dia concorda que ele estava errado.

Não esperem que alguem prove o Deus barbudo e que o mundo em que vivemos deveria ser perfeito. Eu que participo muito pouco do tópico já percebi que o objetivo não é esse. 

Postado

Acho que isso já foi discutido várias vezes no tópico, Deus prometeu a salvação para as pessoas e esse é o maior bem de todos. Se você for morto nessa vida, roubado, humilhado, você vai ser justiçado na sua vida após a morte.

Esses argumentos ateus são falaciosos, pois partem do ponto de vista terreno. Deus está no plano da eternidade, ele está vendo além dos bens terrenos. Ou seja, o ateu parte do que ele acha que é o bem e não do que seria o bem caso Deus existisse.

Postado

Eu não to exigindo prova alguma, o ser humano ainda não é capaz de responder essa pergunta.
Não conhecemos nem nosso próprio sistema solar, e tem gente que afirma que sabe como o Universo foi criado.

Postado
19 minutos atrás, Faabs disse:

Eu não to exigindo prova alguma, o ser humano ainda não é capaz de responder essa pergunta.
Não conhecemos nem nosso próprio sistema solar, e tem gente que afirma que sabe como o Universo foi criado.

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Postado (editado)

Deus sabia que o ser humano possuía uma inteligência falível, por isso ele nos deu o Espírito Santo. A fé nos faz acreditar, mesmo sem provas suficientes (o que acho falso, vou comentar a seguir).

Leia esse trecho do Imitação de Cristo:

Quero o amor do teu pobre coração! Se esperas até tornar-te perfeito, não me amarás nunca.

Enviei blogs e links contendo ao menos 9 demonstrações da existência da Deus. Eu já estudei vários desses argumentos, conheço um pouco da história da filosofia e nunca vi nenhuma refutação a eles.

Também há indícios de milagres, profecias realizadas, em quantidades absurdas. Pelo que eu me lembre (estou citando os números de cabeça) há aproximadamente 8.000 casos de hóstias que se tornaram carne ou apresentaram sangue e há aproximadamente 10.000 casos de ressurreição registrados na história. Além de centenas de corpos de santos incorruptos.

Mesmo que a pessoa apresente o argumento "ah, mas no passado os eclipses eram considerados obras sobrenaturais, hoje em dia temos explicação científica", acontece que a hipótese mais provável é a de que tiveram causas sobrenaturais, o mais razoável é tomar essa hipótese no momento.

Honestamente, a pessoa que diz isso não quer acreditar em Deus porque quer que ele não exista.

Editado por Visitante
Postado
3 horas atrás, Torf disse:

Quem foram aqueles que secretamente arriscando suas vidas ajudavam alguns judeus a fugir dos campos de concentração?

Deus está no coração daqueles que tem fé. :pope:

Postado

Também há indícios de milagres, profecias realizadas, em quantidades absurdas. Pelo que eu me lembre (estou citando os números de cabeça) há aproximadamente 8.000 casos de hóstias que se tornaram carne ou apresentaram sangue e há aproximadamente 10.000 casos de ressurreição registrados na história. Além de centenas de corpos de santos incorruptos.

Resultado de imagem para history channel aliens meme

Postado (editado)

Eu acredito que um princípio de honestidade intelectual é atacar o argumento mais forte e não o mais fraco. Os nove argumentos apresentados jamais receberam críticas nesses tópicos. Não foi apresentada nenhuma boa objeção aos argumentos cosmológicos que apresentei.

Ao contrário, foram atacados apenas os indícios de reforço. Quer dizer, para ser sincero, estou exagerando, mandar um meme não é atacar um argumento. Acho que as respostas são iguais para todos os argumentos apresentados.

Mas eu preciso destacar uma coisa dos milagres da Santa Igreja. As pessoas partem do pressuposto preconceituoso de que há viés confirmatório, mas isso não confere. Ao contrário, falsos milagres são bastante condenados. Muitos santos que viveram na época da inquisição foram perseguidos pelos inquisidores até que suas obras fossem consideradas milagres legítimas.

Nos milagres recentes, cientistas judeus, muçulmanos e ateus são convidados a estudarem o caso. A conclusão é de que não existe explicação naturalista possível e muitos descrentes acabam se convertendo.

Convido a estudarem a vida de Santo Pio Di Pietrelcina, inclusive assistindo este filme que vou linkar. Ele é um santo recente. Foi perseguido por 50 anos por padres da Igreja, inclusive padres cientificistas. Ele restaurou a visão de uma menina sem pupilas, reviveu crianças, tinha estigmas que não curavam e não apodreciam (e cheiravam rosas), profetizou o papado do São João Paulo II e quando a pessoa vinha confessar com ele, ele já sabia os pecados das pessoas. Inclusive foram colocadas escutas em sua cabine de confessionário.

Editado por Visitante
Postado
35 minutos atrás, NewbieTrack disse:

Quem foram aqueles que secretamente arriscando suas vidas ajudavam alguns judeus a fugir dos campos de concentração?

Deus está no coração daqueles que tem fé. :pope:

Entäo essas pessoas agiram näo por vontade própria mas sim pela vontade de Deus? E o livre arbítrio?

Postado
1 minuto atrás, Torf disse:

Entäo essas pessoas agiram näo por vontade própria mas sim pela vontade de Deus? E o livre arbítrio?

Essas pessoas foram motivadas.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...