Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

As Desvantagens do Treino ABC2x


Marcos12

Posts Recomendados

Boa noite, companheiros do ferro.

 

Antes de mais, estou ciente de que este artigo vai criar muita confusão a muitos elementos que partilham avidamente este fórum.  Talvez até estresse. Pois bem, meu objetivo não é esse. Apenas quero reforçar uma ideia que tenho e partilhá-la com vocês.

 

Desde muito cedo que me iniciei no treinamento de pesos. Quando era novato, ia na academia treinar peito dia sim, dia sim durante quase 1 mês. Depois comecei a aprofundar meus conhecimentos. Procurando saber mais, descobri este fórum. Comecei por ler vários artigos destinados a iniciantes, onde os seus participantes exaltavam os treinos fb, sl 5x5, starting strength e referiam serem os ideias para ganho de massa muscular, porque Arnold e Reg Park os usavam. A verdade é que são. Mas para um jovem que tem até 1 mês de academia.

Porque estes treinos são bons e porque eles são recomendados? Ora, permite ao iniciante desempenhar com uma maior frequência os exercícios básicos o que contribui para o seu aperfeiçoamento. Também permite progredir a carga de uma forma contínua e moderada. Até aqui tudo ok. Serão estes os treinos ideiais para quem procura massa muscular?

 

Muitos dos jovens que entram na academia (inclusive eu, no meu tempo), começaram a malhar por razões amorosas, ou porque sofriam de bullying, ou porque não se sentiam bem com seu corpo. Ora, uma vez mais, estes jovens procuram um corpo esbelto. Definido, volumoso, igual aos que contemplam nas capas das revistas e não a habilidade de levantar 300kg do chão, ou erguer 200 acima do pescoço.

 

Quando era iniciante, colocava uma planilha de treino ABC2x aqui no fórum com cerca de 5 exercícios para músculos grandes e 3 para pequenos e as respostas eram uma após outra: "Muito volumoso", "Faz 2 para grandes, 1 para pequeno." "Ao supinar pesado seu tricep e ombro vão crescer, não precisa acrescentar isoladores."

Confiante de que meus companheiros estavam certos deixei de incluir esses movimentos, reduzi o número de exercício para apenas 1 ou 2 básicos (1 barra e 1 halter). Pratiquei este treino por 15 meses. Pensando que ia conseguir o que tanto ambicionava, decepcionei-me. Os resultados foram devastadores. Obtive massa muscular, mas sem grandes marcas nos básicos.

 

Desde aí pratiquei um velho ABCDE, com 4 a 5 grandes exercícios escolhidos a olho para cada agrupamento muscular. Durante 15 meses comi, bebi e tratei-me tal como fizera durante a prova do abc2x e os resultados? As fotos falam por si. dhBedd8.jpg

 

 

"Então mas o abc2x é menos eficaz que o abcde? Isso não é o que ensinam no fórum."

 

Pois, mas sabe cara, muitas das pessoas que aqui habitam não querem abandonar suas ideias, impostas nelas há muito tempo. É como pedir para você mudar de país e perder tudo em sua vida, casa, pessoa de quem gosta, filhos, irmãos, amigos...

 

Um treino abc2x, onde você treina peito - ombro - tricep. Mesmo treinando peito apenas com 1 exercício (supino), com a faixa de reps que vc bem entender, você não terá o mesmo desempenho indo treinar ombro e tricep seguido. Ainda para mais sabendo que vai treinar estes 3 músculos na mesma semana. Eu chegava a fazer apenas 3 séries de Militar com medo do volume semanal estar muito alto e eu estar em risco de não crescer.

 

Muitos que defendem o treino abc2x numa versão "não-volumosa-para-naturais" com poucos exercícios estão nadando noutra praia.  Reside uma diferença entre massa muscular e estética de um corpo. É por isso que o SL 5x5 alega gerar massa muscular, mas nunca viu um cara ficar com um shape de verão fazendo SL. Strongmans e Powerlifters vão querer me matar, mas eu tou nem aí.

Boas discussões.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

até concordo, que no fórum o pessoal fala pra colocar pouco exercício de mais, na pratica nunca fiz menos de 4 pra musculos grandes, mas enfim não concordo que abcde é a melhor opção pra um natural, até um abc2x é bom, só não fazer poucos exercícios, dar mais intensidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, pedrinho91 disse:

Tem a evolução com o ABC2x? Para compararmos?

 

Ta muito bom o shape...

As únicas fotos que tenho são essas. No início era meio gordinho, sem shape nenhum mesmo. Meio que desnutrido, com gordura e sem massa.

 

18 minutos atrás, lucasf21 disse:

até concordo, que no fórum o pessoal fala pra colocar pouco exercício de mais, na pratica nunca fiz menos de 4 pra musculos grandes, mas enfim não concordo que abcde é a melhor opção pra um natural, até um abc2x é bom, só não fazer poucos exercícios, dar mais intensidade.

Cara, o contrasenso do abc2x é o facto de treinar músculos que por si só já desempenham um grande papel nos levantamentos principais. Exemplificando, você vai treinar ombro depois de 3 exercícios de peito, depois de um supino inclinado pesado? Como? Eu era obrigado a reduzir drasticamente a carga. Já para não falar de quando ia no supino fechado reduzia em 50% a carga.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não vejo porque não seria possível utilizar o mesmo volume semanal que se utiliza em um ABCDE em um ABCx2. Na verdade um ABCx2 permite um volume até maior, com uma frequência também maior! Além disso, tudo indica que, caso o volume seja igualado, a maior frequência promoverá a maior hipertrofia.

 

Não entendi também a utilização do SL5x5, SS num texto que critica o ABCx2. Não dá pra comparar o volume de um com o outro. Acho até que essa coisa de sair por aí recomendando esses treinos aqui no fórum meio que esfriou. Talvez pq são treinos essencialmente ruins mesmo, mas como tem alguma objetividade e simplicidade em relação aos exercícios e progressões acabaram se popularizando.

 

Eu nem gosto muito desse apego a essas pequenas siglas de formatação de treinos. O que deve-ser realmente levar em consideração são as variáveis do treino: volume, frequência e intensidade. Uma discussão sobre volume x frequência x intensidade seria mais produtiva e objetiva, a meu ver.

 

Mas vc acertou em cheio em uma coisa: volume é um promotor de hipertrofia. Via de regra, mais volume promove mais hipertrofia - até que se atinja o limiar de volume, que é algo individual e depende do nível de treinamento, idade, entre outros fatores e é difícil de se estabelecer. O que não é tão simples assim é definir como mensurar efetivamente o volume - o que o Greg Nuckols discute num artigo que postei no tópico sobre volume.

 

Abraços

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, Marcos12 disse:

As únicas fotos que tenho são essas. No início era meio gordinho, sem shape nenhum mesmo. Meio que desnutrido, com gordura e sem massa.

 

Cara, o contrasenso do abc2x é o facto de treinar músculos que por si só já desempenham um grande papel nos levantamentos principais. Exemplificando, você vai treinar ombro depois de 3 exercícios de peito, depois de um supino inclinado pesado? Como? Eu era obrigado a reduzir drasticamente a carga. Já para não falar de quando ia no supino fechado reduzia em 50% a carga.

realmente isso é verdade, comigo foi a mesma coisa chegava em ombro morto, abc2x tem seus pontos ruins, mas existe outros tipos de treinos mais frequentes para estimulo do que o abcde.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Shrödinger disse:

Qual a dificuldade de (num ABCx2) em um dia focar em movimentos verticais e no outro dia em movimentos horizontais? Acaba com esse problema dos ombros.

 

 

To fazendo isso em upper lower2x

O upper, um dia começa com low reps vertical e depois high horizontal. no outro dia o inverso.

 

Povo se atém demais a sequencia peito ombro triceps. Ah sinergismo...  uma galera reclama que peito não cresce com supino pq não sabe supinar com o peito e acaba usando mais o ombro e triceps... Derrepente fadigar esses 2 antes seria mais interessante, no caso de hipertrofia

 

Edit: ao topico, já ouviu falar de progressão de volume??

 

Editado por surf
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Shrödinger disse:

Qual a dificuldade de (num ABCx2) em um dia focar em movimentos verticais e no outro dia em movimentos horizontais? Acaba com esse problema dos ombros.

 

Os treinos tradicionais ABCDE, promovem um desbalanço brutal na musculatura dos ombros. O deltoide anterior de um fisiculturista é em média 5x mais volumoso que o de uma pessoa comum; o medial é 2-3x maior e o posterior não chega a ser 20% maior. Isso é que dá treinar músculos e não movimentos...

 

Quer falar de desbalanços? Abc2x foi o treino que mais desbalanços me causou. Minhas pernas cresceram, mas meus ombros continuaram pequenos, junto com meus biceps e triceps.  Basta ver pela foto, mas vocês estão nem aí. É  vossa box e nada mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Stein fechou este tópico

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...