Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Diário do gato de Schrödinger: LPO e Powerlifting


Lucas, o Schrödinger

Posts Recomendados

Publicidade

Em 19/02/2020 em 17:33, Schrödinger disse:

Alguns lifts do treino de hj:

 


Salvei legal o primeiro snatch depois de perder o controle das escápulas. Pelo menos a base tá sólida. 

Fala mano beleza? Começando a acompanhar esse teu diário imenso rsrs,uma dica,pelo que vi uns videos teus tanto aqui,quanto em seu canal no youtube,não sei se por estar treinando com uma barra e anilhas não olimpicas,mas voce mantém uma velocidade muito constante tanto no Snatch quanto no Clean and Jerk,a fase de primeira puxada,de fato é mais lenta,justamente pela saida da inércia e posição biomecanica menos favorável,mas assim que se inicia a fase da segunda puxada,(momento o qual a barra já se encontra ligeiramente acima do joelho) deve ser realizada de maneira mais explosiva possivel. Perdão se voce já estiver justificado isso em algum canto, pulei para as últimas páginas do diário,não da para começar do inicio rsrs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Coach-Natal disse:

voce mantém uma velocidade muito constante tanto no Snatch quanto no Clean and Jerk,a fase de primeira puxada,de fato é mais lenta,justamente pela saida da inércia e posição biomecanica menos favorável,mas assim que se inicia a fase da segunda puxada,(momento o qual a barra já se encontra ligeiramente acima do joelho) deve ser realizada de maneira mais explosiva possivel.


Bem vindo! To sempre aberto a dicas.

 

Meu first pull é bem lento, até mais que o normal. É a forma que eu encontrei de manter o quadril baixo. No futuro talvez em tente melhorar isso.
 

Olhando aqui o vídeo de novo, meu second pull é bem curto mesmo, o que, ao menos em princípio, não me parece ser um problema. No snatch eu inicio o second pull mais ou menos no meio da coxa e no clean logo acima do joelho. Esse pedaço do movimento me parece rápido, não acha?

 

Eu acho q constante não é, até pq meu first pull é bem lento. Mas pode ser que meu second pull não seja explosivo o suficiente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Schrödinger disse:


Bem vindo! To sempre aberto a dicas.

 

Meu first pull é bem lento, até mais que o normal. É a forma que eu encontrei de manter o quadril baixo. No futuro talvez em tente melhorar isso.
 

Olhando aqui o vídeo de novo, meu second pull é bem curto mesmo, o que, ao menos em princípio, não me parece ser um problema. No snatch eu inicio o second pull mais ou menos no meio da coxa e no clean logo acima do joelho. Esse pedaço do movimento me parece rápido, não acha?

 

Eu acho q constante não é, até pq meu first pull é bem lento. Mas pode ser que meu second pull não seja explosivo o suficiente.

Fala mano,tranquilo?Então, o snatch se divide em algumas fases,a chamada de segunda puxada tem ínicio exatamente ao fim da fase de transição(momento no qual a barra migra da primeira puxada e passa do joelho,apartir dali tudo é segunda puxada,logo apartir dali deveria ocorrer uma aceleração agressiva da barra,de fato como voce mesmo descreveu,esse segundo pull que voce chama de curto,eu diria que esta quase para um high hang snatch,com esse "pull curto" voce perde muita potencia,não tenho dúvida alguma que se começar a acelerar de maneira explosiva assim que passar o joelho,vai conseguir mobilizar mais carga,e executar as mesmas com muito mais facilidade.

Pegue o momento 0 ao 1s de video ,e veja a velocidade de saida ,de transição e second pull até ANTES da explosão,até esse momento,achei a velocidade bem constante do segundo 7 ao 8 tambem só visualizei uma explosão maior no final da seguda puxada mesmo. Isso é até um bom indicativo rsrs,sinal que tem um lastro para crescer grande ai.

Quanto a sua posição de saida do Snatch,achei muito boa !

Po me deu até vontade de comprar uma barrinha dessas e anilhas para treinar snatch e clean em casa kkkkkkkkk,mas não tenho coragem ainda huahauahua,to acostumado com a barra/anilhas olimpicas, sempre treinou com essa barra?Ou treina LPO ou Cross em algum lugar? To com a pulga atrás da orelha para comprar e fazer igual tu rapaz kkkkkk

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

50 minutos atrás, Coach-Natal disse:

Fala mano,tranquilo?Então, o snatch se divide em algumas fases,a chamada de segunda puxada tem ínicio exatamente ao fim da fase de transição(momento no qual a barra migra da primeira puxada e passa do joelho,apartir dali tudo é segunda puxada,logo apartir dali deveria ocorrer uma aceleração agressiva da barra,de fato como voce mesmo descreveu,esse segundo pull que voce chama de curto,eu diria que esta quase para um high hang snatch,com esse "pull curto" voce perde muita potencia,não tenho dúvida alguma que se começar a acelerar de maneira explosiva assim que passar o joelho,vai conseguir mobilizar mais carga,e executar as mesmas com muito mais facilidade.

Pegue o momento 0 ao 1s de video ,e veja a velocidade de saida ,de transição e second pull até ANTES da explosão,até esse momento,achei a velocidade bem constante do segundo 7 ao 8 tambem só visualizei uma explosão maior no final da seguda puxada mesmo. Isso é até um bom indicativo rsrs,sinal que tem um lastro para crescer grande ai.

 

Pode ser que sim mesmo. Mas eu hoje to bem limitado pela força do squat (meu pull é mais forte que meu squat). Meus números de snatch e clean tão no limite dos ratios, ou seja, sem aumentar o squat eles não vão subir (claro, tem ali sempre 1-2kg que podem subir com melhoria técnica/neural, mas o que falta pra mim hoje é força bruta de squat mesmo).

 

Por outro lado, a questão da aceleração mais longa ou mais curta é uma questão de escola, até onde sei. Tem escolas que ensinam que tem que ser rápido mesmo, outras vão nessa linha do que vc falou. Nessa linha vale uma lida nesse post lá no site do ATG:

 

https://www.allthingsgym.com/larrys-chinese-weightlifting-experience-part-2-clean-jerks-pulls/

 

Olha esse trecho:

 

Citar

 

Second Pull

One thing I noticed with both Snatch and Cleans was that I initiated my second pull too early for Coach Fang’s liking. As I prolonged my first pull and waited longer and longer until I accelerated the bar with the second pull, he pointed even higher up on his thigh telling me I was pulling too early still!

 

Eventually it got to the point where there was barely an acceleration phase at all, and the pull became:

  • first pull into the power point, and then;
  • immediately finish the pull.

The Power Point

 

When I started pulling like that, Coach Fang started nodding his head. My previous understanding of pulling mechanics was that the first pull brought the bar above the knees at a steady pace, and the second pull accelerated the bar into the eventual finish at the top of the pull where you fully extend your hips and knees. (Nota minha: essa é a forma que geralmente todo mundo ensina)

 

Coach Fang’s cues cut out that acceleration phase, resulting in steady bar speed from ground to high thigh, followed by a short and violent burst of power that propels the bar up to the receiving height.

 

 

 

Além disso, tem uma diferença sutil na power position. Os chineses chegam nessa fase com os joelhos mais dobrados, enquanto os americanos chegam com as pernas mais verticais. A diferença é que com os joelhos mais dobrados é possível usar mais os quads pra impulsionar a barra pra cima. 

 

Mas o detalhe é que nao foi intencional rsrs, eu sempre priorizei o posicionamento do corpo sobre potência. A partir disso, minha técnica foi naturalmente por esse caminho, de um lift mais lento, mas bem posicionado, com base mais sólida. Se isso é bom ou ruim, hoje não sei, pois pro meu nível de força, a técnica não compromete. Mais pra frente pode ser que eu precise realmente focar nesses ajustes, de um first pull mais rápido e de um second pull mais explosivo desde a passagem dos joelhos, até pq eu não sou chinês.

 

Outro detalhe é que eu não movo os pés. Eu já inicio com uma base mais larga o pull. Isso também foi natural, pois a base mais larga me dá mais estabilidade no pull e já fica meio que na posição final do squat. Também é outra características de muitos chineses.

 

Citar

Quanto a sua posição de saida do Snatch,achei muito boa !

Po me deu até vontade de comprar uma barrinha dessas e anilhas para treinar snatch e clean em casa kkkkkkkkk,mas não tenho coragem ainda huahauahua,to acostumado com a barra/anilhas olimpicas, sempre treinou com essa barra?Ou treina LPO ou Cross em algum lugar? To com a pulga atrás da orelha para comprar e fazer igual tu rapaz kkkkkk

 

 

Eu treinava num box de crossfit. Resolvi comprar um rack justamente pra tentar focar na parte de força de perna. Daí experimentei fazer uns snatches um dia e vi que dava. Comecei a fazer uma planilha de LPO com foco em força de perna e desenvolvi bem. Comecei em julho do ano passado, fiz dois meses de uma planha do Catalyst e depois montei minhas próprias planilhas... Meu snatch subiu 9kg (de 66 pra 75kg) e meu C&J subiu 7kg (de 80 pra 87kg, embora eu já tivesse feito power C&J com 86kg, novamente pernas fracas). 

 

Me surpreendi muito com a possibilidade de treinar LPO improvisado e recomendo demais pra quem já tem uma base legal. Basta ter dois steps de EVA de 10cm e usar anilhas de 10kg (assim fica da altura mais ou menos adequada). Obviamente não é igual a treinar com equipamentos adequados, mas é perfeitamente possível (só não recomendo pra quem ainda não tem base nenhuma).

 

E hoje eu to querendo focar 100% no squat nos próximos meses pra criar um buffer pra poder evoluir nos olys.

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Assim que eu postei,e li meu próprio post( sim eu faço isso rsrs),percebi que esqueci de mencionar as variações técnicas existentes entre as diversas escolas de LPO.O mais tradicional ensinado no Brasil é a vertente do Leste Europeu,eu do contrário,desde meu primeiro snatch com PVC até o atual momento fui cria da escola chinesa,meu Coach na época já havia feito inclusive alguns camps de LPO ao redor do mundo(Bulgária,Colombia,China) e a que mais lhe apeteceu foi a metodologia chinesa,logo foi a base de tudo que aprendi,claro ,não sou chines,não tenho biotipo de chines,e como o próprio Carlos Aveiro( atual treinador da seleção brasileira de LPO) fala,o Brasil é fruto de muita miscigenação para que possa se formar uma escola específica.

Quanto a essa postagem muito interessante,falando do momento mais explosivo da segunda puxada,vale considerar o seguinte.veja por exemplo um daqueles videos do Li Dayin em slow motion no youtube,a diferença não é grande pois é uma barra muito pesada afinal kkkk,mas há um ganho de velocidade assim que se passa a transição trazendo a barra para o corpo.

O LPO chines é baseado em uma filosofia de 5 palavras: {close, fast, low, timing, stable}.

Acredito que esse seu comentário acerca do ponto máximo da segunda puxada reside muito mais no timing de finalizar a tripla extensão e correr para debaixo da barra,do que própriamente na velocidade,que inclusive é uma das palavras chaves da metodologia deles. Quanto a questão de mover os pés isso é tanto escola quanto escolha individual,não o que comentar rsrsrs.

Uma dica que te dou é nesse periodo de foco no backsquat ainda manter pelo menos uma porcentagem de 30% de trabalho técnico,para não ficar forte demais mas defasado técnicamente. Sigo acompanhando,e por todo o conhecimento,muito bacana trocar uma idéia com pessoas interessadas pelo assunto.

E perdão pelo texto sem respostas coladas as perguntas como voce fez,novo no forum não sei fazer essas coisas ainda rsrs.?️‍♂️

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Coach-Natal disse:

veja por exemplo um daqueles videos do Li Dayin

Vou prestar atenção nos videos dele, mas é aquela coisa, os chineses são diferentes entre si também... a galera sempre associa o squat jerk aos chineses, mas a maioria deles compete com split, mas como a maioria dos squat jerkers são chineses fica a impressão de que todos fazem assim. O mesmo vale pra mover os pés: quase todos movem alguma coisa, alguns mais, outros menos. A puxada não é diferente, tem uma diversidade grande entre os lifters. A gente teria que pegar pelo menos alguns pra olhar e avaliar... vou prestar atenção nesse ponto da puxada agora qd ver esses vídeos... O Zhi é constante até a power position, mas o constante dele é rápido pra caralho kkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Vecchio disse:

O que você encontrar sobre power jerks mantendo a mesma stance para os pés que o clean que antecedeu dá um salve aí.


não sei se tem a mesma stance, mas é sem mover os pés no power jerk:

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Lucas, o Schrödinger mudou o título para Diário do gato de Schrödinger: LPO e Powerlifting

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...