Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Agachamento - Até Onde Descer (Vídeo)


pcbola

Posts Recomendados

"Coaches using the change in lumbar curve, or lumbar flexion angle, as a determining factor, or teaching cue for good squat technique may in fact be interfering with normal lumbar movement behavior. Further, the point at which the subject loses the lumbar curve cannot be used as a cue to determine when a person should cease the descent."

Tradução por mim:

"Treinadores usando a mudança na curvatura lombar, ou o ângulo de flexão lombar, como um fator determinante ou como 'dica' para uma boa técnica de agachamento podem estar na verdade interferindo com o comportamento natural do movimento lombar. Então o ponto em que o sujeito perde a curvatura lombar não pode ser usado para determinar quando uma pessoa deve parar a descida."

Fonte:

http://www.researchgate.net/publication/47156847_The_Lumbar_and_Sacrum_Movement_Pattern_During_the_Back_Squat_Exercise_(vol_24_pg_2731_2010)

Editado por Luís Guadagnin
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

comigo a retroversão pelvica começa antes mesmo das pernas ficarem paralelas ao chao. Nao rola agachamento total pra mim.

Não consegue com maior abertura de pernas, pés mais para fora, iniciar com os joelhos e usando high bar? Eu faço isso e consigo ir até a paralela com a lombar neutra, ou um pouquinho abaixo com uma flexão mínima, sendo que tenho uma flexão de quadril muito limitada. Agora to usando anilhas nos calcanhares provisoriamente e pretendo pegar um tenis de levantamento olímpico quando der. Vou ficar só no agachamento mais ao estilo olímpico, com os joelhos bem pra frente e tronco mais vertical, só que bem pouco abaixo da paralela em vez de ATG. De qualquer forma acho o melhor agachamento pra maioria das pessoas. Low bar pra mim é coisa pra powerlifter, desnecessário para hipertrofia e força em geral.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na minha opinião low bar abaixo da paralela não é pra todo mundo (incluindo eu). Como você se inclina mais pra frente, tem que ter uma boa flexão de quadril para conseguir descer sem arredondar a lombar. No meu caso mesmo com high bar eu só consigo ir até a paralela ou pouca coisa abaixo se não tiver uma elevação no calcanhar, isso porque tenho pouco mais de 90 graus de flexão do quadril e nada tem a ver com flexibilidade, é pura morfologia, acetábulo fundo, ou angulação etc..

por vivencia eu acho mais questão de mobilidade do que morfologica.

onde eu treino tem uma mulher que até hj nao sei se é uma instrutura da academia ou personal, mas que trabalha individualmente la.

ela trabalha MUITO bem fazendo exercicio de mobilidade nos alunos, fazendo N exercicios pra melhorar a capacidade fisica dos mesmos, e nao tem UM aluno dela que eu não veja no fim, executando o exercicio com boa tecnica, seja agachamento, terra, supino etc.

quanto a inclinação do low bar, e muito relativa, existem formas de se diminuir MUITO a inclinação do tronco

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

por vivencia eu acho mais questão de mobilidade do que morfologica.

onde eu treino tem uma mulher que até hj nao sei se é uma instrutura da academia ou personal, mas que trabalha individualmente la.

ela trabalha MUITO bem fazendo exercicio de mobilidade nos alunos, fazendo N exercicios pra melhorar a capacidade fisica dos mesmos, e nao tem UM aluno dela que eu não veja no fim, executando o exercicio com boa tecnica, seja agachamento, terra, supino etc.

quanto a inclinação do low bar, e muito relativa, existem formas de se diminuir MUITO a inclinação do tronco

Sim, existem algumas formas de diminuir a inclinação, abdução de pernas, joelhos mais pra frente, mas com low bar sempre terá mais inclinação do que high bar. Então low bar não é pra mim, caso contrário não chego na paralela.

Mobilidade da pra melhorar um pouco, mas 90% é genética. Na parte baixa de um agachamento o posterior de coxa está encurtado (flexão de joelhos), o quadríceps está encurtado (flexão de quadril), não entendo também porque recomendam tanto alongar o flexor de quadril, sendo que ele também está encurtado, já que para alonga-lo você faz uma extensão do quadril, o que é o oposto da parte mais funda do agachamento. Os únicos musculos teoricamente alongados são os gluteos, porém mesmo antes deles alongarem a ponto de serem um fator limitante, seus ossos interrompem o movimento. Só os tornozelos podem fazer alguma diferença, mas eu trabalho mobilidade deles todos os dias e não vejo nenhum progresso. Me diga qual musculo você sente alongando na parte baixa de um agachamento? No stiff você pode claramente dizer que falta de flexibilidade do posterior pode ser um fator limitante, já que há extensão de quadril e de joelhos, portanto você sente o posterior alongando. No agachamento, flexibilidade raramente é um fator limitante. O pouco que melhora é controle motor e para isso o próprio agachamento é o melhor treino de mobilidade possível. Vou deixar alguns links sobre butt wink que mostram bem isso.

http://deansomerset.com/butt-wink-aout-hamstrings/

http://deansomerset.com/beyond-butt-wink-hip-shape-injuries-and-individual-ability-part-1/

http://deansomerset.com/beyond-butt-wink-part-2/

http://deansomerset.com/beyond-the-butt-wink-part-3/

Esse tem correção de postura no título, mas fala sobre limitações do corpo em geral:

Ou seja, o negócio não é corrigir e melhorar mobilidade em 90% dos casos, é você adaptar o treino ao seu limite. No meu caso é agachar o mais vertical possível e ainda sim pouco abaixo da paralela ou paralela, é o máximo que consigo. E meu terra tem que ser semi sumo (que está mais pra um convencional mais aberto). Muita abdução de pernas e eu não tenho flexão de quadril, pouca abdução e eu não chego na barra sem ficar torto, nem com altura padrão de 20-23 cm.

Editado por Lemin
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, existem algumas formas de diminuir a inclinação, abdução de pernas, joelhos mais pra frente, mas com low bar sempre terá mais inclinação do que high bar. Então low bar não é pra mim, caso contrário não chego na paralela.

Mobilidade da pra melhorar um pouco, mas 90% é genética. Na parte baixa de um agachamento o posterior de coxa está encurtado (flexão de joelhos), o quadríceps está encurtado (flexão de quadril), não entendo também porque recomendam tanto alongar o flexor de quadril, sendo que ele também está encurtado, já que para alonga-lo você faz uma extensão do quadril, o que é o oposto da parte mais funda do agachamento. Os únicos musculos teoricamente alongados são os gluteos, porém mesmo antes deles alongarem a ponto de serem um fator limitante, seus ossos interrompem o movimento. Só os tornozelos podem fazer alguma diferença, mas eu trabalho mobilidade deles todos os dias e não vejo nenhum progresso. Me diga qual musculo você sente alongando na parte baixa de um agachamento? No stiff você pode claramente dizer que falta de flexibilidade do posterior pode ser um fator limitante, já que há extensão de quadril e de joelhos, portanto você sente o posterior alongando. No agachamento, flexibilidade raramente é um fator limitante. O pouco que melhora é controle motor e para isso o próprio agachamento é o melhor treino de mobilidade possível. Vou deixar alguns links sobre butt wink que mostram bem isso.

http://deansomerset.com/butt-wink-aout-hamstrings/

http://deansomerset.com/beyond-butt-wink-hip-shape-injuries-and-individual-ability-part-1/

http://deansomerset.com/beyond-butt-wink-part-2/

http://deansomerset.com/beyond-the-butt-wink-part-3/

Esse tem correção de postura no título, mas fala sobre limitações do corpo em geral:

Ou seja, o negócio não é corrigir e melhorar mobilidade em 90% dos casos, é você adaptar o treino ao seu limite. No meu caso é agachar o mais vertical possível e ainda sim pouco abaixo da paralela ou paralela, é o máximo que consigo. E meu terra tem que ser semi sumo (que está mais pra um convencional mais aberto). Muita abdução de pernas e eu não tenho flexão de quadril, pouca abdução e eu não chego na barra sem ficar torto, nem com altura padrão de 20-23 cm.

na verdade quanto mais pra frente os joelhos no low bar acho eu que a tendencia de se inclinar fica maior, mas obviamente um low bar inclina mais que um high bar.

em um low bar eu sinto perfeitamente os posteriores e gluteos se alongando pra manter o corpo mais vertical, lembrando que quando alonga os posteriores se faz tanto com a perna esticada como dobrada, pois uma acaba alongando mais a inserção do joelho e a outra do quadril(justamente a que se sente alongar no agachamento).

quanto melhor for a mobilidade de uma pessoa melhor vai ser a adaptação motora da mesma, por isso que é importante o trabalho extra e não simplesmente o ato de agachar pra melhorar o mesmo, uma pessoa que não tem boa mobilidade de tornozelo e quadril, vai continuar com pouca mobilidade de tornozelo e quadril mesmo que agache all time, melhora muito pouco em comparação do trabalho de mobilidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha namorada não conseguia chegar nem a 90 graus no agachamento e já perdia a forma e o equilíbrio.

A gente passou menos de um mês fazendo um trabalho com a fase concêntrica do agachamento (seria um levantamento então? rs) e com agachamentos pausados e agora ela já consegue descer mais que eu no low bar.

O butt wink é realmente uma questão óssea e estrutural, mas acredito não ter nada que fisicamente te impeça de descer até a paralela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou me adaptando bem pra caramba com low bar, comecei a testar semana passada, nunca tinha usado, parece que fica mais facil... o corpo balança menos e o tronco sobe mais reto. Quando tensiona bem as costas e os cotovelos apontados para baixo, parece que tem alguém te ajudando a subir.

Editado por BRADOK_31
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou me adaptando bem pra caramba com low bar, comecei a testar semana passada, nunca tinha usado, parece que fica mais facil... o corpo balança menos e o tronco sobe mais reto. Quando tensiona bem as costas e os cotovelos apontados para baixo, parece que tem alguém te ajudando a subir.

No low bar? o.O

tinha algo de muito errado no teu high bar entao ashuahsuha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou me adaptando bem pra caramba com low bar, comecei a testar semana passada, nunca tinha usado, parece que fica mais facil... o corpo balança menos e o tronco sobe mais reto. Quando tensiona bem as costas e os cotovelos apontados para baixo, parece que tem alguém te ajudando a subir.

Seu agachamento high bar provavelmente precisa de uma abertura de pernas maior e/ou pés rotacionados mais para fora, com os joelhos iniciando o movimento, para você conseguir ficar mais vertical. O maior erro que eu vejo é gente fazendo agachamento com as pernas pouco abertas, seguindo receita de bolo: "pés na larguda dos ombros", "inicia jogando o quadril pra tras", como se todo mundo fosse igual. A maiorias das pessoas possuem femur longo, logo precisam de maior abertura de pernas (quando a estrutura do quadril permite) e os joelhos flexionam junto com o quadril para iniciar.

O que não faz sentido é seu low bar ter o tronco mais reto que high bar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...