Lucas Guido Postado Abril 14, 2015 às 03:56 Postado Abril 14, 2015 às 03:56 (editado) Fala pessoal, Ontem terminei de escrever um artigo sobre um dos grandes motivos de os suplementos custarem tão caro no Brasil: os impostos. São os lojistas e fabricantes que acabam levando a fama de careiros, mas se vocês derem um lida rápida irão ver onde está a origem do preço alto (pelo menos uma delas). Me esforcei para deixar o texto bem simples para que todos pudessem entender. Meu objetivo foi tirar o tema do "achismo". No Money No Whey: uma análise do preço do Whey Protein importado no Brasil Convido vocês a lerem e compartilharem! Valew! Editado Abril 21, 2015 às 19:46 por Lucas Guido
Supermoderador busarello Postado Abril 14, 2015 às 19:01 Supermoderador Postado Abril 14, 2015 às 19:01 Há erro no conceito de "valor aduaneiro", sobre o qual incidem os impostos vinculados à importação. Ele é composto do valor do produto + o valor do frete internacional + o valor do seguro (sobre a operação de frete internacional). Além disso, há recolhimento de ICMS sobre a importação. O valor base (desta "perna" do ICMS) é o valor aduaneiro acrescido do II e do IPI vinculado à importação. Lucas Guido reagiu a isso 1
Lucas Guido Postado Abril 15, 2015 às 03:59 Autor Postado Abril 15, 2015 às 03:59 Fala Busarello.. sua colocação está correta, mas eu não trataria como um erro, mas sim uma aproximação. Para aplicar o II sobre o frete, eu precisaria do valor do frete isolado da margem do importador, e esse valor eu não tenho. Como fiz uma aproximação de "pior caso" (no caso o mínimo imposto possível), retirei o frete da base de cálculo do II. De qualquer forma a diferença seria pequena. Com relação ao ICMS, se você observar a célula E18, o ICMS está sendo considerado. Porém como há tomada de crédito, sigo com valores líquidos nas próximas etapas.
spankeer Postado Abril 15, 2015 às 04:02 Postado Abril 15, 2015 às 04:02 Eu sei o que vc tá fazendo aqui malandrinho, só nos backlink, riairairiaria Lucas Guido reagiu a isso 1
Torf Postado Abril 15, 2015 às 06:40 Postado Abril 15, 2015 às 06:40 (editado) Eu sei o que vc tá fazendo aqui malandrinho, só nos backlink, riairairiaria Pois é... Dava pra ter copiado aqui, mas, enfim, vamos ao artigo: "Todo(a) maromba sabe que, cedo ou tarde, o whey protein fará parte de sua dieta." Taí um motivo do whey ser algo bem caro. O marketing que faz com que o cidadäo pense que o whey é algo imprescindível quando, na verdade, estäo aparecendo mais e mais estudos que mostram que ele é altamente dispensável. O que eu achei estranho foi que o autor do artigo utilizou preco de varejo do mercado internacional ao invés de usar ou estimar um preco de atacado que, eu garanto, é esse que o importador vai pagar. Aí depois vem falar de empresa, funcionários, IRPJ... Eu acho que se tivesse sido usado um preco estimado mais provável de ser o real, poderiamos haver um lucro consideravelmente maior. Mas nota-se que a tendência do artigo é criticar a carga tributária e isentar totalmente os lojistas sobre a culpa nos altos precos dos produtos. Frases como "Portanto o Governo nunca leva prejuízo, diferente do seu sócio, que pode quebrar com você. Resumidamente, quando disserem “aqui o Governo é meu sócio”, corrija o interlocutor: o Governo não é seu sócio, ele é o seu senhor." levaram-me a chegar a essa opiniäo. Editado Abril 15, 2015 às 06:41 por Torf
Posts Recomendados
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisar ser um membro para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar Agora