Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Nordic Curl - O Exercicio Esquecido


Saintgraal

Posts Recomendados

Nordic Curl

Por Fernando Reiser @fernandocreiser

10985378_846908945370602_353852008687020

A Nordic Curl, ou Flexão Nórdica, Russa ou qualquer outra denominação que expressa praticamente o mesmo movimento é uma flexão de joelhos aonde a extremidade distal está praticamente fixa a uma superficie, enquanto o coxas, troncos e membros superiores ficam em “suspensão” realizando a resistência que os isquiotibiais precisam vencer mas a imagem vale por mil palavras.

Não é de hoje o interesse de treinadores e pesquisadores a respeito do treinamento de isquiotibiais, já que esse grupamento é um dos que mais são lesados nos esportes de rendimento. A importância desse grupamento pode estar correlacionada também a incidência de lesões de LCA. Como por exemplo uma baixa razão de produção de força entre quadriceps-isquiotibiais. Esse déficit de força pode prejudicar principalmente mulheres que naturalmente já estão mais suscetiveis a lesões nesse ligamento. E esse assunto pode ser até mais aprofundado aqui, mas não será hoje que vou abordar isso...

Ebben (2009) Hamstring Activation [...] IntJournalSportsPhysPerfor. Avaliaram exercícios comuns de membros inferiores e a atividade muscular de quadriceps e isquiotibiais no intuito de verificar o domínio de cada um sobre os exercícios. 34 atletas foram avaliados nos seguintes exercícios, flexão nórdica, flexora, stiff, stiff unilateral, bom dia e agachamento.

A intensidade da atividade muscular de isquiotibiais na flexão nórdica foi a maior em comparação a todos os outros exercícios, assim como a razão isquiotibias-quadriceps foi cerca 22,5 maior.

Esse é um estudo relacionado a flexão nórdica, existem outras dezenas de estudos relacionados a reabilitação e desempenho; uma dúvida frequente; a compressão patelofemoral. Desconheço mensurações de CP nesse exercício, contudo é muito provável que seja menor que muitos levantamentos como agachamento, arranco, salto triplo, e até cadeira extensora e não deve ser um problema para individuos com joelho integro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

É ou isso ou bridge. Se negligenciar o treino de posteriores vai ter problemas.

Eu lembro de quando me colocaram a primeira vez pra fazer um que ficava-se de joelhos, com pés na parede, sustentando o tronco num rolo de dimensões apropriadas. Tipo isso:

ball-ghr.jpg

Aí vi o quão desbalanceado e fraco eu sou era.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse exercício faz parte da rotina de PLs...strongmans e alguns caras do LPO.

É um exercício bem difícil de se fazer, experimentem.

eu passo pra algumas idosas com elastico

>bem dificil de se fazer

>passa para idosas

O exercicio não é tão dificil, ou essas idosas é que são malhadas? haha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

>bem dificil de se fazer

>passa para idosas

O exercicio não é tão dificil, ou essas idosas é que são malhadas? haha

eu passo com elastico cara, ou seja, já é uma adaptação

fica bem suave pra elas

o elastico ajuda no retorno

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...