Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Investimentos & Bolsa De Valores

Broly75

Posts Recomendados

Postado

Surf, basicamente elas trabalham com RDC (Recibo de Depósito Cooperativo) que remunera através do CDI. A vantagem é a taxa de administração que costuma ser inferior as dos grandes bancos e os valores mínimos de aplicação são mais baixos. Ou seja, conseguem oferecer rentabilidade semelhante aos fundos referenciados DI dos bancos para grandes investidores ao pequeno poupador. Tem uma aqui na cidade que pretendo investir um recurso para testar.

Mais um dado para quem pretende comprar imóvel pensando em ganhar com aluguel:

https://atarde.uol.com.br/economia/noticias/1654708-aumento-do-aluguel-em-sao-paulo-em-2014-e-o-menor-desde-2005

Legal!

Essa é pra que acha que não faz 300-400% na bolsa

https://exame.abril.com.br/mercados/noticias/oi-empolga-investidores-e-alta-na-semana-passa-dos-50

Postado

Empreender é muito fácil.

Ja comecei o negócio que falei nesse tópico um tempo atrás. Vou lá a cada dois dias apenas pra conversar com os peões e ver como está o andamento. Faço os pedidos por telefone no depósito. Claro, tem um cara nessa comigo e que ja está nisso a algum tempo. Mas mesmo assim, não tem segredo. E a obra está na fundação que dizem ser a parte mais complicada.

Detalhe: Pedreiro está ganhando mais que advogado.

Postado

apenas uns 5% dos operadores ganham valores de respeito...

uns 15% ganham mas não pra mudar de vida

uns 35% empatam

uns 45% perdem

Ja comecei o negócio que falei nesse tópico um tempo atrás. Vou lá a cada dois dias apenas pra conversar com os peões e ver como está o andamento. Faço os pedidos por telefone no depósito. Claro, tem um cara nessa comigo e que ja está nisso a algum tempo. Mas mesmo assim, não tem segredo. E a obra está na fundação que dizem ser a parte mais complicada.

se vc fosse esperto compraria de atacadistas...

sério, vcs 2 não são bem-vindos

Postado (editado)

se vc fosse esperto compraria de atacadistas...

Não vale a pena. Pessoal de bairros mais afastados (que é o caso) roubam areia e brita a noite. O que pagaríamos para o servente ficar lá a noite sequer compensaria a compra em maior escala.

Por que não sou bem vindo? Por pensar diferente de você? O mundo não é assim, Planeta. Aprenda a conviver com as diferenças.

Editado por flexão29
Postado

Surgiu a oportunidade de eu fazer um seguro de vida resgatável, alguém aqui tem? Achei interessante pelo meu momento de vida.

Postado

Surgiu a oportunidade de eu fazer um seguro de vida resgatável, alguém aqui tem? Achei interessante pelo meu momento de vida.

Como investimento não vale a pena. O resgate ao final dos pagamentos é inferior a poupança. Porém, como você falou o seu momento de vida pode inspirar uma precaução para sua família. Nesse caso até o seguro de vida tradicional pode ser cogitado, pois é bem mais barato que o resgatável.

Postado

Como investimento não vale a pena. O resgate ao final dos pagamentos é inferior a poupança. Porém, como você falou o seu momento de vida pode inspirar uma precaução para sua família. Nesse caso até o seguro de vida tradicional pode ser cogitado, pois é bem mais barato que o resgatável.

Sim, verdade... O que mais me faz pensar nessa modalidade é garantir uma graninha pra quem fica, caso eu morra, sem inventário. O que vc acha nesse caso, silver?

Postado

Sim, verdade... O que mais me faz pensar nessa modalidade é garantir uma graninha pra quem fica, caso eu morra, sem inventário. O que vc acha nesse caso, silver?

Fabiana, vou analisar sob a minha realidade. Não cogito seguro de vida pois sou servidor público e caso algo aconteça minha esposa, que também é servidora pública, ficará com a pensão que é o total dos meus rendimentos. No caso dela a pensão é vitalícia. Os filhos recebem até os 21 anos de idade.

Postado

Fabiana, vou analisar sob a minha realidade. Não cogito seguro de vida pois sou servidor público e caso algo aconteça minha esposa, que também é servidora pública, ficará com a pensão que é o total dos meus rendimentos. No caso dela a pensão é vitalícia. Os filhos recebem até os 21 anos de idade.

Entendi! É bem diferente do meu cenário, eu por exemplo não tenho nada em previdência, aí me veio a questão do inventário e do $$ pra liberar meus bens, caso aconteça algo...

Postado (editado)

se vc fosse esperto

Olha o naipe do cara... Devia comprar o site com o $ das opções (LOL) e aí aceitar só quem quiser

Parece piada para quem não entende do assunto de construção e obras, mas a depender do advogado até acredito mesmo, tem muito advogado empregado ganhando salário mínimo.

Acaba que um chefe de obras experiente com vários empregados pode ganhar muito mais mesmo por cada contrato, a depender da empreitada então pode ganhar muito bem.

Editado por Conan2015
Postado

Boa noite galera, queria entrar nessa discussão, porém em uma parte um pouco diferente hehe... Sou bem leigo nesse assunto de investimento e como vou receber meu primeiro salário agora dia 05 de fevereiro, quero começar a poupar e invistir desde já e por isso ando pesquisando muito mesmo sobre principalmente poupança e tesouro direto...

Vamos supor que vou invistir cerca de 300,00 por mês durante 20 anos.

Qual vale mais a pena? Poupança ou Tesouro direto? (considerando que eu tenha um valor inicial de 0 reais(No tesouro direto vale mais a pena caso eu ja tenha um valor alto para aplicar ou estou errado?))

Caso seja tesouro direto: Gostaria de investimentos de longo prazo, então acho que NTN-B ou NTN-B PRINCIPAL sería o mais recomendado. Estou tendo duvida em qual dos dois. Sei a diferença entre eles, que um você recebe um valor semestralmente, podendo assim reaplicar o dinheiro. Como funciona esse reaplique no tesouro direto? É parecido com a poupança onde o valor poupado vai acumulando?

Me desculpem se não fui muito claro nas perguntas.

Postado

Boa noite galera, queria entrar nessa discussão, porém em uma parte um pouco diferente hehe... Sou bem leigo nesse assunto de investimento e como vou receber meu primeiro salário agora dia 05 de fevereiro, quero começar a poupar e invistir desde já e por isso ando pesquisando muito mesmo sobre principalmente poupança e tesouro direto...

Qual vale mais a pena? Poupança ou Tesouro direto? (considerando que eu tenha um valor inicial de 0 reais(No tesouro direto vale mais a pena caso eu ja tenha um valor alto para aplicar ou estou errado?))

Caso seja tesouro direto: Gostaria de investimentos de longo prazo, então acho que NTN-B ou NTN-B PRINCIPAL sería o mais recomendado. Estou tendo duvida em qual dos dois. Sei a diferença entre eles, que um você recebe um valor semestralmente, podendo assim reaplicar o dinheiro. Como funciona esse reaplique no tesouro direto? É parecido com a poupança onde o valor poupado vai acumulando?

Poupança não compensa em vista da inflação. NTN-B a longo prazo, pois ele protege o dinheiro. Em 20 anos dá pra acontecer muita merda na economia do país, ainda mais com o PT no poder. Tu tá fazendo certíssimo e 20 anos dá pra ficar muito rico botando 300 por mês, muito rico mesmo. Sério. Isso vai dá uma puta grana.

Postado

Poupança não compensa em vista da inflação. NTN-B a longo prazo, pois ele protege o dinheiro. Em 20 anos dá pra acontecer muita merda na economia do país, ainda mais com o PT no poder. Tu tá fazendo certíssimo e 20 anos dá pra ficar muito rico botando 300 por mês, muito rico mesmo. Sério. Isso vai dá uma puta grana.

Putz ja esboçei um sorrisão kkkk você não está sendo ironico né? Enfim,

Eu tenho um plano de aplicar 30% do meu salario, estou no momento ganhando 1000 mais vou começar engenharia civil, então daqui uns 4 anos esse valor investido vai aumentar...

Uma coisa que eu não entendo no tesouro direto é que tipo. Todo mês eu tenho que comprar POR EXEMPLO 0,1% do título? (No caso seria invistir os 300 reais todos mês...?) Não é igual na poupança em que o valor poupado vai aumentando, e o juros recebido também vai aumentando... consegue me entender? eu não entendo essa parte de como invistir mensalmente no tesouro... Eu tenho 17 anos, seria melhor ir em uma agencia bancaria esclarecer esse tipo de duvida?

Postado (editado)

Putz ja esboçei um sorrisão kkkk você não está sendo ironico né? Enfim,

Eu tenho um plano de aplicar 30% do meu salario, estou no momento ganhando 1000 mais vou começar engenharia civil, então daqui uns 4 anos esse valor investido vai aumentar...

Uma coisa que eu não entendo no tesouro direto é que tipo. Todo mês eu tenho que comprar POR EXEMPLO 0,1% do título? (No caso seria invistir os 300 reais todos mês...?) Não é igual na poupança em que o valor poupado vai aumentando, e o juros recebido também vai aumentando... consegue me entender? eu não entendo essa parte de como invistir mensalmente no tesouro... Eu tenho 17 anos, seria melhor ir em uma agencia bancaria esclarecer esse tipo de duvida?

Sim. É fácil juntar 1 milhão. O problema que as pessoas não conseguem separar estes "300" por mês. E vai ser seu desafio. Na real o maior problema de ganhar dinheiro com títulos é o tempo. Se você vai esperar 20 anos, você já tá praticamente rico.

Dica do joseal:

"Coloque uma parte em NTN-Bs e outra parte em LFTs. Lembre-se que devem ser títulos "curtos" (ou seja, que não vençam daqui 204882 anos). Vencimentos até 2020 já são de bom tamanho."

Usa essa calculadora: https://www3.tesouro.gov.br/tesouro_direto/calculadora/calculadora.aspx

Ps.: as outras dúvidas vê com quem investe aí no tópico, eu sou empreendedor e tudo que entra vai pra expansão da empresa.

Editado por FrangoEctomorfo
Postado

Inicialmente, por causa do valor que você vai dispor mensalmente recomendaria LCI e LFT. Todos dois rendem bem mais que a poupança e protegerão teus recursos da inflação. A LFT promete em função dos juros altos que devem perdurar até 2016. Quando tiver conseguido um valor mais substancial aí pensaria em outras alternativas.

Postado

Outra coisa que você deve levar em conta é ter uma certa liquidez, pois nunca sabemos quando precisaremos recorrer aos nossos investimentos para uma emergência ou necessidade. No futuro com mais recursos investidos você pode deixar parte em investimentos com resgate mais rápido e sem perdas e investir a outra parte em investimentos de longo prazo.

Postado (editado)

Brother sinceramente, com 300 reais por mês você não vai conseguir muito retorno, no final das contas se comprar títulos do governo, poupança, ouro, dólar, etc... a grana vai ficar parecida no final pouca coisa. 300x12 x 5 anos do curso - 18 mil. Mesmo com os rendimentos não passa muito disso.

Vale pela iniciativa em aprender a investir. Como a grana é pouca eu te indicaria estudar um pouco e entrar no mercado de ações, fazer uma carteira própria e regular ela você mesmo; sentir como é que é a parada, vai perder pouco no final das contas e esse $ não é essencial.

Mas de certa forma estará lidando com $ vivo e aprendendo os mecanismos do mercado, isso é muito bom.

Tem vários cursos básicos sobre mercado de ações por aí, tem vários "gurus"virtuais surgindo na área com grupos e apostilas, e o mercado por cima tem 2 tipos de negociadores, os fundamentalistas como Warren Buffet (investem seguro a longo prazo parece o seu caso) e os mais especuladores como o do clássico livreto de de Jesse Livermore (https://pt.slideshare.net/InvestorsmmTrader/reminescencias-de-um-especulador-financeiro-edwin-lefreve).

Se conseguir comprar um carro no final da faculdade com esse $ já ajudaria muito, acho que com títulos do tesouro é isso que se pode esperar. E sabe-se lá qual política o PT vai propor nos próximos anos, agora aumentaram os juros, mas eu não confiaria muito nesse governo.

Não dá para ficar rico, nem sequer juntar um bom dinheiro com esse investimento de patamar tão baixo, os juros vão render muito pouco, pequeno investimento, pequenos lucros.

Se começar a aprender os mecanismos dos investimentos e especulação agora que é novo pode começar a lucrar bem depois de formado - quando realmente vai poder colocar alguns "mils" mensais no investimento. Faculdade tem tempo livre pra estudar, você é bom em matemática.

Aproveita e estuda a fundo e sempre tire suas conclusões vc mesmo afinal o $ é seu.

Só minha opinião, boa sorte e abraço.

Editado por Conan2015
Postado (editado)

Brother sinceramente, com 300 reais por mês você não vai conseguir muito retorno, no final das contas se comprar títulos do governo, poupança, ouro, dólar, etc... a grana vai ficar parecida no final pouca coisa. 300x12 x 5 anos do curso - 18 mil. Mesmo com os rendimentos não passa muito disso.

Entendi mano, mas eu tenho um pouco de "medo, receio" da bolsa de valores. Não consigo entender direito mas vou pesquisar mais afundo...

Estava pensando no tesouro direto pois sinceramente, não preciso de 1, 2 milhões de reais, mas eu quero, como o joseal disse, ter uma aposentadoria sossegada no futuro... Com 500 mil reais por exemplo da para viver do lucro da rentabilidade tranquilamente entendeu?

Inicialmente, por causa do valor que você vai dispor mensalmente recomendaria LCI e LFT. Todos dois rendem bem mais que a poupança e protegerão teus recursos da inflação. A LFT promete em função dos juros altos que devem perdurar até 2016. Quando tiver conseguido um valor mais substancial aí pensaria em outras alternativas.

Mano o valor minimo para investimento em LCI era de 30 mil reais se não me engano...

Editado por Leooc13
Postado (editado)

Entendi mano, mas eu tenho um pouco de "medo, receio" da bolsa de valores. Não consigo entender direito mas vou pesquisar mais afundo...

Estava pensando no tesouro direto pois sinceramente, não preciso de 1, 2 milhões de reais, mas eu quero, como o joseal disse, ter uma aposentadoria sossegada no futuro... Com 500 mil reais por exemplo da para viver do lucro da rentabilidade tranquilamente entendeu?

Mano o valor minimo para investimento em LCI era de 30 mil reais se não me engano...

Leooc13 o valor para investimento mínimo em LCI gira em torno de R$ 1000,00. LCA é que o investimento é mais alto. No caso do BB por exemplo eles exigem 30 mil, mas LCI é mil reais.

Bolsa de valores acho uma boa mas tem que estudar muito antes de entrar. Estou me preparando para formar uma carteira ainda esse ano. Mas só vou começar quando estiver mais preparado.

Fiz uma simulação aqui no excel para um investimento mensal de R$ 300,00 com rendimento líquido de 0,70% ao mês. Com LCI, LFT e LCA você consegue mais que isso.

Ao final de um ano você terá R$ 3.741,88, sendo que R$ 168,07 são o rendimento. Você pode dizer é pouco, mas se não tivesse poupado teria usado boa parte desse dinheiro em consumo de supérfluos. Poupar tem que virar um hábito desde cedo na sua vida, assim fica mais fácil quando tua renda melhorar. Já percebeu que tem gente que ganha duas vezes mais que outras e não consegue ter nada? Conheço pessoas que tem renda mensal três vezes superior a minha e vive na porta de agiota. Eu nunca nem passei na porta de um. Sua iniciativa é louvável pois menos de 20% da população economicamente ativa no Brasil tem o costume de poupar. Outra coisa, vá com calma. Você não precisa resolver o seu futuro em cinco anos. Lembre-se também que nesse tempo você terá necessidade de consumir. Só poupar não dá. O dinheiro tem que lhe proporcionar lazer e conforto também.

Não sei quais são suas expectativas mas 500 mil não te garantem uma rentabilidade para viver tranquilamente. Tem que lembrar que você precisa reinvestir parte da rentabilidade para proteger o recurso investido da inflação. Numa perspectiva realista 500 mil te renderiam um valor entra 4 mil e 5 mil em renda fixa. Parte desse valor precisa ser reinvestido, pelo menos a metade. Então você teria 2000 a 2500 de renda mensal. Um valor investido na atual situação que te garantisse tranquilidade seria, no meu entender, acima de dois milhões de reais. Você pode ganhar bem mais com ações, mas pode perder também.

Editado por silversurfer
Postado (editado)

Leoc, o pessoal está certo, não se entra na bolsa sem estudar e muito mesmo. Na dúvida vai de poupança, tesouro mesmo, ou algum tipo de fundo bancário de baixo risco.

Se for estudar sobre mercado de capitais, também é importante pensar algumas estratégias durante o estudo e colocar em prática em algum simulador, ver se tem feeling pra coisa.

3 simuladores pra brincar, (tem vários outros e até pagos, com atualização rápida dos valores, bom pra malucos daytraders).

bovespa - https://folhainvest.folha.com.br/

mercados futuros - https://simulador.bmf.com.br/

e um simulador de tesouro direto para os cálculos https://simuladortesourodireto.cblc.com.br/

Editado por Conan2015
Postado (editado)

Ja criei conta nesse simulador da folha ha cerca de 3 mesês atrás, mas como não entendia sobre o assunto acabou não dando em nada... Talvez daqui um tempo eu comece a pensar em investir na bolsa, mas por enquanto acho que um investimento com um risco menor valha mais a pena.

Uma simulação minha, nao sei se está totalmente correta, portanto, me corrigem... Lá vai:

Vou investir em NTNB com vencimento em 2035, que tem uma rentabilidade de 5,89% ao ano. Vamos supor que o valor de IPCA permaneça em 6% todo ano. Fazendo as contas:

Rentabilidade = (1 + taxa) * (1 + IPCA) - 1 = (1 + 5,89%) * (1 + 6%) - 1 = (1,0589) * (1,06) - 1 = 0,1224 = 12,24% ao ano.

Rentabilidade ao mes = 0,96 ao mês.

Supondo que tenho um montante inicial de 0 reais, inflação de 6% ao ano e investimento mensal de 300 reais durante 5 anos:

Investimento acumulado = 18.000,00

Rendimento acumulado = 5.576,00

Total = 23.576,00 (desconsiderando a inflação) ou 20.644,00 (considerando a inflação de 6%)

Eu li que é possível continuar investindo no mesmo titulo até 2 anos antes de sua data de vencimento. Então vamos fazer desse jeito (não sei se é o correto)

Montante acumulado de 20.644,00, passando a invistir mensalmente 1000,00 por mais 13 anos:

Total acumulado: cerca de 270 mil reais em um investimento de 20 anos com um rendimento mensal de 2500 reais (descontando a inflação, senão daria quase 500 mil reais, sendo 285 mil de rentabilidade).

Não sei... considerando que tenho 17 anos, da para conseguir meu primeiro milhão apenas no tesouro direto...

Editado por Leooc13
Postado

até dá pra ir na bolsa em conhecimento

mas é tipo poucas empresas boas, que antes eram souza cruz e ambev, vc ia comprando pouco a pouco a cada mês e depois vai reinvestindo comprando mais com os dividendos gordos que essas empresas pagam, (ou pagavam)

Postado

Pessoal..to afim de investir uns 100 reais mensais,voces aconselhariam onde?sendo que vou investir,no minimo,ate me flrmar((3 anos)

LCI e LFT. Como o valor é baixo você só vai conseguir investir em LCI depois de dez meses poupando (valor inicial R$ 1.000,00), então comece com LFT.

Ja criei conta nesse simulador da folha ha cerca de 3 mesês atrás, mas como não entendia sobre o assunto acabou não dando em nada... Talvez daqui um tempo eu comece a pensar em investir na bolsa, mas por enquanto acho que um investimento com um risco menor valha mais a pena.

Uma simulação minha, nao sei se está totalmente correta, portanto, me corrigem... Lá vai:

Vou investir em NTNB com vencimento em 2035, que tem uma rentabilidade de 5,89% ao ano. Vamos supor que o valor de IPCA permaneça em 6% todo ano. Fazendo as contas:

Rentabilidade = (1 + taxa) * (1 + IPCA) - 1 = (1 + 5,89%) * (1 + 6%) - 1 = (1,0589) * (1,06) - 1 = 0,1224 = 12,24% ao ano.

Rentabilidade ao mes = 0,96 ao mês.

Supondo que tenho um montante inicial de 0 reais, inflação de 6% ao ano e investimento mensal de 300 reais durante 5 anos:

Investimento acumulado = 18.000,00

Rendimento acumulado = 5.576,00

Total = 23.576,00 (desconsiderando a inflação) ou 20.644,00 (considerando a inflação de 6%)

Eu li que é possível continuar investindo no mesmo titulo até 2 anos antes de sua data de vencimento. Então vamos fazer desse jeito (não sei se é o correto)

Montante acumulado de 20.644,00, passando a invistir mensalmente 1000,00 por mais 13 anos:

Total acumulado: cerca de 270 mil reais em um investimento de 20 anos com um rendimento mensal de 2500 reais (descontando a inflação, senão daria quase 500 mil reais, sendo 285 mil de rentabilidade).

Não sei... considerando que tenho 17 anos, da para conseguir meu primeiro milhão apenas no tesouro direto...

Acho que seus cálculos estão certos, o problema das NTNB é se você precisar resgatar antes. Vai ter perdas consideráveis. Por isso não investiria tudo nelas.

até dá pra ir na bolsa em conhecimento

mas é tipo poucas empresas boas, que antes eram souza cruz e ambev, vc ia comprando pouco a pouco a cada mês e depois vai reinvestindo comprando mais com os dividendos gordos que essas empresas pagam, (ou pagavam)

Pensando em dividendos minha carteira seria composta basicamente de grandes bancos privados, empresas controladoras de concessões de rodovias e empresas de energia. Manteria na minha carteira a Vale pois em médio prazo o aço deve voltar a ter demanda forte em função da recuperação da economia americana.

Postado

Pensando em dividendos minha carteira seria composta basicamente de grandes bancos privados, empresas controladoras de concessões de rodovias e empresas de energia. Manteria na minha carteira a Vale pois em médio prazo o aço deve voltar a ter demanda forte em função da recuperação da economia americana.

Vale está realmente com bons fundamentos pra investir apesar do movimento de queda no último ano de 30R$ para 18,35 R$, é complicado, mas também uma boa oportunidade para comprar confiando nos fundamentos e esquecer dela.

Sobre PETR4 tem uma galera operando vendido, estão esperando por mais uma bomba atômica, nunca se sabe. Ficar comprado nisso agora nem morto.

Com os preços baixos do petróleo a 50$, se por acaso chegar 45$ adeus pré-sal, fica insustentável.

Como a Arábia Saudita e EUA estão visando quebrar a Rússia baixando os preços a patamares que ela não tem como exportar, eu apostaria por uma queda nos preços mesmo e uma baixa nos preços da PETR4 nos próximos meses.

Postado

concessões o governo muda regras no meio do jogo, fez isso a poucos anos quando obrigou concessionárias elétricas a renovar com contrato diferente...

com o tempo a idéia socialista vai obrigar contratos com mínimos lucros distribuidos quando foreem serviços públicos...

funciona? não

vai gerar pobreza geral pro país e falta de produtos e serviços?

sim

mas será feito de uma forma ou outra

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...