Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Investimentos & Bolsa De Valores


Broly75

Posts Recomendados

Publicidade

Empreender é infinitamente mais lucrativo. Amigo, em qual área você empreende? Da uma olhada: http://www.senhormercado.com.br/investidor-ou-empreendedor/

Tomara que não seja verdade, kkkkkkk.

Pior que é. Este vídeo é foda:

Tem esse tbm:

Outros no youtube.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para quem pensar em bolsa de valores, em outubro minha performance acumulada está em -1,4% . Pelo menos 50% dos meus papeis foram estopados e, provavelmente, os outros também serão. Meu estilo é de seguidor de tendências e para esta metodologia, acho que este ano já deu. Provavelmente eu consiga algum lucro ainda no mercado futuro.

O mercado está em queda e é nesta hora que os grandes começam a acumular. Os fundamentalistas Buffett like aproveitam para comprar ainda mais com o mercado assim. Eu possuo uma visão miope sobre macroeconomia e análise de balanços e tal. Então não sei surfar esta onda, resta-me ver estes dias passarem. Para os aventureiros de primeira viajem, a dica é de cautela.

-------------------------------

A bolsa de valores é uma forma de empreendedorismo. Este é o objetivo principal da bolsa. Fazer com que pessoas comuns peguem suas economias e adquiram uma fração de uma empresa. Este negócio começou com a compra de fração de investimentos para as caravelas que iriam buscar especiarias no Oriente. Era um negócio com chance de mais de 1000% de retorno sobre o capital investido. Muitas vezes os barcos afundavam e as pessoas ficavam "a ver navios" ( adorei esta, haha).

Para poder avaliar bem um investimento, além do payback, temos que considerar a escala.

É muito fácil achar um negócio que renda 100% em uma semana quando estamos falando de 100-300 reais. Se pensarmos em R$ 100.000, isto é impossivel ( eu desconheço, tecnologia talvez).

Na minha escala de investimento eu tenho uma performance média de 70% ao ano.

Warren Buffett consegue "só" 30% no mesmo período. Será que eu sou mais foda que ele? Claro que não. Ele faz isto desde 1955 e movimenta quase 50 bilhões de dolares. Minha estratégia de trader talvez nem cuncione com 3x o meu capital, quem dirá com 50 bilhões!! Escalas diferentes senhores.

Para montar um negócio, as coisas são semelhantes. quanto maior o capital investido, provavelmente maior vai ser o payback ( tempo de retorno do capital investido, ou quando no tempo se consegue 100% de retorno sobre o investimento inicial). Payback e risco estão intimamente relacionados também. Não existe retorno alto e risco baixo, são variáveis concorrentes.

Um nivel médio empresarial de baixo risco gira entre 50 e 300k com payback entre 24 e 48 meses. Na bolsa tem queter muito talento e ventos favoráveis para um retorno destes, mas se pensar em "horas trabalhadas" existe uma desproporção muito grande. Eu não levo vocação para ser empresário, já fui, medianemente bem sucedido, mas trabalhava umas 14-16 horas todos os dias. Tem quem goste, mas para mim isto não é vida. Hoje sou empregado público, em vias de abandonar meu emprego e viver de renda. Na bolsa trabalho 10-15 minutos por dia. Sinto-me mais feliz e bem menos estressado. Deixo o brilhantismo empresarial para os grandes gestores, eu colho os frutos. Como eu disse em um outro comentário, a vida é muito curta para se desperdiçar tabalhando. Só se vive uma vez!

Abraços.

Excelente texto mklek

Bondade sua. Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A bolsa de valores é uma forma de empreendedorismo.

Há uma diferença entre empreender e empresariar. Eu acho que investidor da bolsa tá mais pra empresário que empreendedor.

Existem empreendedores profissionais: os caras montam negócios, fazem funcionar e vendem. Vendem por não serem empresários, mas empreendedores. Captou a diferença? O empreendedor cria. O empresário que é o dono de empresa. Acionista tá mais pra empresário, ao meu ver - não envolver criatividade, esforço, solução, etc. embora envolva outros conhecimentos técnicos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Excelente post como sempre, obrigado.

Uma dúvida: Então dependendo a escala de investimento a estratégia pode mudar completamente?

---

Como vc monta ou acha setups?

Na bolsa, o tamanho do capital influência na velocidade que você faz a mobilização di dinheiro. Se considerar blue chips, consiguimos operar R$ 100.000 em poucos segundos. Geralmente a operação ocorre com pouca diferença de preço. Esta diferença é chamada de slipagem. Vou explicar.

Por exemplo, o último negócio e um papel que você possui ocorreu ao preço de R$ 31,20, então você descide vender todas as suas ações. Digamos que você possua 1000 ações, no book de ofertas existem ordens de compra de 500 ações a 31,20 e 500 ações a 31,18. Para garantir que você venda todas as ações você faz uma ordem de 1000 ações a 31,17. Caso não tenha ninguém na sua na fial de ordens, a venda será executada assim: 500 ações a 31,20 e 500 ações a 31,18, com o preço médio de 31,19 na ordem. A diferença entre o ultimo preço e o preço da sua ordem é de 1 centavo, a slipagem é isto.

Veja, você negociou 31.190 reais com uma diferença de 1 centavo por ação. a slipagem é quase nada.

Agora imagine em uma escala maior, tipo 300 milhões por ordem. Esta slipagem será bem maior, para o papel acima chega dar uns 20 -30 centavos. O sistema tem que ser em outra escala de tempo, pois a mobilidade do capital é menor.

Isto tudo é para blue chips, agora imagine no caso de small caps da bolsa que o valor total da empresa é de 100 milhões. Se você tentar comprar 50 milhões em ações desta empresa na bolsa não vai conseguir, pois para isto a slipagem chegaria a 100% e tornaria a compra inviável. Oferta e procura.

Para nós os mortais que negociamos valores abaixo de R$1.000.000 esta slipagem não é tão importante e podemos fazer negócios mais rápidos para otimizar os ganhos. Acima deste valor eu diria que no Brasil qualquer coisa maior que 30% ao ano já seria uma excelente performance.

Não sei se fui claro, escrevi com pressa, mas é mais ou menos isto!

---------------------

Setups são regras que vocÊ monta para comprar e vender um determinado ativo. O setup que uso é baseado no turtle sistem que é um sistema baseado em rompimento de tendências.

No meu sistema a compra é ativada no rompimento do máximo dos últimos 20 periodos ( posso uasr canais de donchian para isto) e a venda ocorre na abertura do próximo periodo sempre que o fechamento for inferior ao último máximo depois da entrada menos 2,5 vezes o ATR de 20 períodos, ou quando for inferior ao mínimo dos últimos 10 períodos. Um setup bem simples e funcional, não é uma fórmula mágica mas depende de quem vai operar. Minha gestão de risco aceita 1% de perda teórica do capital por operação. Por exemplo, minha perda teórica é de 2,5 vez o ATR vez o lote. Se o ATR for de 0,80, por exemplo, minha perda teórica será de 2,5x0,8x nºde açoes. A quantidade de ações vai determinar o meu risco. Neste exemplo, se eu tiver R$ 1.000.000 em capital para investir na bolsa, o máximo que vou comprar de ações será 1%X1.000.000/2,5*0,8 = 5.000 ações.

Isto tudo ocorre para compra e venda de ações, Eu posso operar com mercados futuros e ações alugadas invertendo a operação e apostando na queda, mas isto é outra história....

-----------------------------

Sobre trade system, sugiro primeiro entender sobre análise técnica. A respeito deste assunto exite muito material na internet e bons livros também.

Especificamente sobre trade System, sugiro o livro "Operando com Trading Systems na bolsa de valores" de Rivadavila S. Malheiros.

Sobre personalidade de trader e gestão de risco, sugiro o ebook do Hugo R.Teixeira (site senhor mercado):Como Se Tornar Um Trader e Viver da Bolsa de Valores.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...