Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Estudos Recentes Sobre Whey C/ Leite


PyroMaker

Posts Recomendados

  • Supermoderador

Eu entendo, mas foi exatamente isso que o craw falou.

O que você não está entendendo/sendo convencido, exatamente?

Quanto ao texto, o craw falou especificamente sobre a leucina mais acima. Sim, estudos mostram que a leucina aumenta a síntese de proteínas. Mas até que ponto essa informação é importante/significativa? Se você consumir 100g de leucina por dia e mais nada você irá ganhar massa muscular? Não, vai faltar energia.

Além disso, a indústria de suplementos é muito forte. Eles "vendem" um produto como sendo uma solução mágica. Veja se você encontra, em algum texto no BB.com, que carne tem BCAA. E tem. Quase tanto quanto whey (em torno de 5% menos). Qualquer fonte de proteína completa tem BCAA. Mas eles não falam isso, porque se falarem você pode pensar "hmmm, vou guardar meu dinheiro e comprar carne então, que é mais barata do que whey".

Aí você vai falar "ah, mas whey é melhor porque é de absorção mais rápida". Pois é, mas ninguém até hoje provou que, em uma dieta com proteína suficiente, uma fonte de proteína de mais rápida absorção seja melhor do que uma mais lenta.

Você tem que olhar os estudos com senso crítico. Não deixe que os outros te influenciem por causa do tamanho deles. Desenvolva seu senso crítico, leia os artigos e procure os pontos fortes e fracos. Entenda o contexto em que o estudo foi feito - muitos estudos são de curto prazo (menos de um dia) e feitos em jejum; isso não reflete o "mundo real", quando você toma o seu pós-treino muito provavelmente você ainda terá muita coisa sendo digerida no seu trato gastrointestinal - e isso influencia velocidade de digestão, absorção, etc. Isso quando os estudos não são feitos em ratos.... há muitos suplementos que não têm qualquer base científica em estudos com humanos. Usar algo assim é uma questão de fé :D

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Grub, peço desculpas se te ofender, mas é que está te faltando o conhecimento básico sobre nutrição, e como eu estava respondendo diretamente o Jonathan, eu não me preocupei em explicar minimamente cada detalhe citado porque eu sei que ele me entende.

Esse artigo também é falho. O fato de o Whey absorver mais rapidamente não significa nada. 20g de proteina do whey ainda são 20g de proteina. O que determina se a proteina vai chegar no musculo ou não, não é a velocidade de absorção; se a proteina digeriu em 20 ou 200minutos, ela foi digerida da mesma forma, na mesma quantidade. Não tem lógica em pensar que 20g de whey chega no musculo de uma maneira melhor do que 20g de clara de ovo, por exemplo; no final do tempo de digestao, em ambos casos o saldo vai ser digestão = 20g de proteina.

Quanto a leucina, acabei de citar que os estudos mais atuais (2010 pra frente) já mostram que não infleuncia. Apesar de eles aumentarem a sintese protéica, a leucina por si só é muito pouco calórica para aumentar os ganhos musculares, e isso é citado por estudos, não por mim. Ainda, mesmo que voce acredite nisso por qualquer motivo que seja, a diferença é mínima: se voce ingere 160g de proteina por dia vindas de carne, ou então 140g + 20g de whey, qual a diferenca no aminograma? A segunda opção vai ter no maximo 2g de leucina a mais por dia, e olhe lá. Os estudos que mostram vantagem pro Whey ainda são feitos ou em jejum ou em dietas não suficientes em proteina diaria (o cara ingere 50g/dia de proteina, ai talvez faca diferenca) ou em ratos; não existe UM estudo mostrando que se uma pessoa ingerir, por exemplo, 2g/kg de proteina por dia mas substituir 20g de proteina X por Whey, ela vá ter mais ganhos. Isso é puro marketing.

E só pra deixar uma segunda dica: muito cuidado com os artigos do BB.com. Eles vendem suplementos e está lotado de coisas erradas no site, só pra empurrar a venda de produtos.

Abracos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu agradeço o esforço de me ensinar, não me ofendeu em nada, aliás estamos em um forum e é para isso que eles servem, discutir.

Entendi todo seu pensamento e realmente faz sentido. Nosso corpo é muito complexo para tirar conclusões tão simples como, tomar whey no pós por ser uma proteina de rapida absorção irá me fazer crescer.

Mas pelo menos comigo, uma coisa é certa: desde o primeiro dia que eu comecei a suplementar, eu me dediquei muito mais ao bodybuilding.

Não sei se algum dia, terei coragem de parar de tomar o whey pós-treino, pois sinto medo mesmo, apesar de concordar 100% com essa teoria que você citou.

Apesar de não querer trabalhar com nutrição ou ed. fisica, irei pesquisar mais, não que eu pesquise pouco, eu me interesso muito em aprender a lidar com meu corpo, mas tenho muito que aprender.

Mas valeu mesmo. Abraço

Espero no futuro voltarmos a nos falar.

Editado por Grub
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou usar um exemplo pra ver se eu entendi legal:

Nao necessita obrigatoriamente de carbo alto ig no pos treino junto com o whey entao, a nao ser para aumentar a ingestao de carbo/kcal na dieta. Este não vai aumentar a síntese protéica(e se aumentar não trará resultados significativos) e tampouco vai evitar o disperdício do whey, certo? Então no caso o whey só serviria para a mesma função do malto que seria agregar valor kcal(alem das prot. claro) ao saldo energetico, correto?

No meu caso como sou ovo lacto e mta das vezes uso proteina vegetal o whey alem da praticidade seria interessante por causa do valor biologico/aminograma maior do que a PTS por exemplo que seria o "grosso" da base protéica da minha dieta, por ex.?

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou usar um exemplo pra ver se eu entendi legal:

Nao necessita obrigatoriamente de carbo alto ig no pos treino junto com o whey entao, a nao ser para aumentar a ingestao de carbo/kcal na dieta. Este não vai aumentar a síntese protéica(e se aumentar não trará resultados significativos) e tampouco vai evitar o disperdício do whey, certo? Então no caso o whey só serviria para a mesma função do malto que seria agregar valor kcal(alem das prot. claro) ao saldo energetico, correto?

No meu caso como sou ovo lacto e mta das vezes uso proteina vegetal o whey alem da praticidade seria interessante por causa do valor biologico/aminograma maior do que a PTS por exemplo que seria o "grosso" da base protéica da minha dieta, por ex.?

Obrigado.

Tibissa, nao entendi muito bem o q fiz vc quis perguntar, então vou dar um apanhado geral:

- Esqueça essa neurose de síntese proteíca, apenas certifique-se de ingerir uma boa quantidade de proteínas ao longo do dia e é o suficiente

- eu nao mandaria whey sozinho no pós, mesmo sabendo q exercício de resistencia nao depleta 100% do glicogenio, existem outros fatores que podem levar o seu organismo a ocasionar uma gliconeogenese (stress ao longo do dia, défict calórico, etc). É difícil, mas pode ocorrer, lembro de várias vezes quando eu era muito mais desinformado do q era hj, q passei varias noites mijando de 10 em 10 minutos, após ingerir 20-30g de whey (sozinho) num pós imediato.

- ja sugeri uma refeicao completa no pós, mas me parece q vc quer praticidade, entao mande um shake com whey, ovos, farelo de aveia, nescau, leite...

Editado por Sherminator
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tibissa, nao entendi muito bem o q fiz vc quis perguntar, então vou dar um apanhado geral:

- Esqueça essa neurose de síntese proteíca, apenas certifique-se de ingerir uma boa quantidade de proteínas ao longo do dia e é o suficiente

- eu nao mandaria whey sozinho no pós, mesmo sabendo q exercício de resistencia nao depleta 100% do glicogenio, existem outros fatores que podem levar o seu organismo a ocasionar uma gliconeogenese (stress ao longo do dia, défict calórico, etc). É difícil, mas pode ocorrer, lembro de várias vezes quando eu era muito mais desinformado do q era hj, q passei varias noites mijando de 10 em 10 minutos, após ingerir 20-30g de whey (sozinho) num pós imediato.

- ja sugeri uma refeicao completa no pós, mas me parece q vc quer praticidade, entao mande um shake com whey, ovos, farelo de aveia, nescau, leite...

Fala sherm, blz cara?

Então, a tua sugestão e teu primeiro posts foram bem esclarecedores.

Eu fiz esse post só pra ajudar a concilidar e facilitar o entendimento. Não sei se me fiz entender, o primeiro era uma dúvida minha, esse segundo já é algo meramente exemplificativo, não se aplicando ao meu caso concretamente falando.

O lance da síntese proteíca eu já desencanei, mas era só pra confirmar se era isso mesmo.

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala sherm, blz cara?

Então, a tua sugestão e teu primeiro posts foram bem esclarecedores.

Eu fiz esse post só pra ajudar a concilidar e facilitar o entendimento. Não sei se me fiz entender, o primeiro era uma dúvida minha, esse segundo já é algo meramente exemplificativo, não se aplicando ao meu caso concretamente falando.

O lance da síntese proteíca eu já desencanei, mas era só pra confirmar se era isso mesmo.

Valeu

Ah sussa, eh q vc me parece q vc digita rápido ou tem preguiça de ficar corrigindo a pontuação, aí pra lerdos como eu fica difícil entender :P

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

CRAW

Não exagere os conceitos à la Schopenhauer.

whey eleva sintese proteica. fato.dieta hiperproteica é "conveniente" a ganhos ponderais. fato.

defendo as duas coisas. seu exemplo do jejum, PARECE no minimo, desesperado.

Mais:

eu posto estudos. artigos com aceitação na literatura científica internacional. Vou considerar achismo qualquer afirmação que não utilize referencias científicas.

por favor, já que todos aqui são tão esclarescidos, embasem suas opinioes e descrevam as referencias para que os aprendizes e iniciantes, como eu, possam compartilhar do conhecimento que vcs possuem.

O que passa disso é apenas religião, não CIENCIA, JA QUE POR DEFINIÇÃO O CONHECIMENTO CIENTÍFICO É ENTENDIDO COMO CONHECIMENTO comprovado.

Editado por Jonathan Martins
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não. Isso, no ramo do Direito, é conhecido como ônus da prova: aquele que acusa (ou afirma) deve provar. Voce está afirmando que Whey pode elevar a sintese proteica, e eu concordei. Porém, estou afirmando que: 1) elevar sintese protéica não é uma caracteristica especifica do Whey, mas sim de qualquer proteina; 2) não existem estudos os quais comprovem que Whey traga mais resultados do que uma outra proteina, supondo a mesma ingestão calórica/macro. Como para provar meu segundo ponto eu precisaria de uma prova negativa, ou seja, eu teria que colocar todos estudos do mundo referentes a Whey para provar que não existe isso, obviamente nao o vou fazer. Voce, por outro lado, afirma que sim: tomar 20g de Whey pode trazer mais resultados do que tomar 20g de clara de ovo, ou de caseina, ou de carne. Logo, é meio óbvio que o ônus da prova, ou seja, a obrigação de apresentar estudos é sua.

Se voce tivesse provas de que Whey realmente é superior para ganhos estéticos, voce ja teria postado a um bom tempo atrás. Como o mais perto que voce chegou disso, até agora, foi postar estudos óbvios (como "whey eleva sintese proteica"... óh céus, ninguem imaginava isso), me parece que quem está desesperado para ficar enrolando é voce. E não, não citei o jejum por estar desesperado, citei apenas para facilitar a compreensão e mostrar que voce está errado. Mas concordo que eu poderia ter postado estudos, tipo este, o qual compara dois grupos de mulheres ingerindo a mesma quantidade calórica, porém um grupo consumindo no máximo 4% de acucar/dia e o outro ingerindo em média 43%. Para quem não quiser ler o estudo, resumo dele: ambos grupos tiveram perdas equivalentes de gordura. O fato de uma dieta ter 10x mais acucar, e portanto ser muito mais insulinemica do que a outra, não alterou a perda de gordura, o que mostra que voce está errado. O mpcosta82 postou, em outro tópico recente, alguns estudos comparando dietas Low vs Medium/High carb as quais tambem mostram que insulina não é lipogenica sem um aumento calórico, o que novamente mostra que voce está errado.

Resumo: voce está enrolando MUITO pra provar que Whey é melhor do que outra fonte proteica. Citar Schopenhauer e filosofar um pouco não muda esse fato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O conhecimento científico não é comprovado, é no máximo aplicado e a partir disso tiram-se conclusões. Não é a toa que nas mais diversas áreas as definições são modificadas com boa frequência.

Editado por villas
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...