Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Varicocele Pode Causar Diminuição Dos Níveis De Testosterona?


void field

Posts Recomendados

Oi, procurei algo parecido no fórum e não encontrei, então estou criando esse tópico.

*

Varicocele é quando as veias que percorrem o cordão espermático (estrutura responsável por suspender os testículos) encontram-se dilatadas. Também é definida como a formação de varizes nas veias da região escrotal. Há prejuízo do fluxo sanguíneo local, consequentemente, da troca de nutrientes, resultando no acúmulo de substâncias tóxicas e aumento de temperatura local. Esses fatores podem provocar alterações na quantidade do sêmen e na qualidade dos espermatozoides.

Já que a varicocele afeta os testículos, e é lá que ocorre a produção de testosterona, gostaria de saber se de alguma forma a varicocele pode afetar a produção desse hormônio que é tão importante no ganho de massa muscular.

Tenho 20 anos e uma varicocele no testículo esquerdo, segundo o urologista, de pequeno volume - tanto é que ele não me recomendou cirurgia. Só que ele disse que não poderia ficar pegando peso, pois isso acabaria aumentando as varizes, coisa que eu estou desobedecendo.

Na época não me passou pela cabeça perguntá-lo sobre isso da testosterona. Poderiam opinar? Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Pode.

Ela vai causar uma intoxicação testicular que leva a diminuição na produção de espermatozóides/hormônios masculinos.Aliás,é a causa mais comum de infertilidade masculina e uma das causas de diminuição na produção de testosterona levando a Andropausa.

Editado por Johnn
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo voce tem varicocele e mesmo assim ta levantando peso?auishauishsuia

É questao de tempo pra voce operar,começar a sentir dores ja pode ir no medico...a varicocele pode causar infertilização,mas claro que vai acontecer isso se voce sentindo muitas dores nao quiser operar.

Mas eu já estava sentindo dores, por isso procurei o urologista. Ele disse que era de pequeno volume, e que pela minha idade (20 anos), não iria indicar cirurgia. Só se estivesse me incomodando muito por causa da dor, aí sim valeria a pena tirar. Ele me receitou DIOSMIN SDU pra ajudar na circulação dos vasos

Pode.

Ela vai causar uma intoxicação testicular que leva a diminuição na produção de espermatozóides/hormônios masculinos.Aliás,é a causa mais comum de infertilidade masculina e uma das causas de diminuição na produção de testosterona levando a Andropausa.

Que droga, hein? Eu já vi alguns falarem que afeta mesmo a produção de espermatozoides, isso eu tinha certeza. A testosterona eu tinha dúvidas, porque cheguei a ler alguma coisa sobre não ter ligação com os hormônios por ser em áreas diferentes de dano testicular, alguma coisa assim. Você poderia me explicar melhor?

nem sabia que isso existia...

como eu sei se eu tenho isso aí?? dói? incomoda?? como é... respondam aí

Em alguns casos pode ser até assintomático e você ter e nem perceber, mas geralmente ela dói sim. É uma dor chatinha nos testículos (quase em todos os casos no lado esquerdo), que sobe e chega a dor até no abdômen. Não é uma dor forte, mas é chata. Tipo, não dá pra esquecer das suas bolas, entende? Você fica meio que sentindo a bola o dia inteira. Dá um incômodo, e as vezes dói mais forte.

Se for uma coisa avançada dá pra você visualizar os vasos varicosos no saco. Tem um teste que eles fazem, que é fazer força assoprando o dorso da sua mão e observar se aparecem vasos no testículo.

De qualquer forma, só dá pra ter certeza fazendo uma ultrassonografia da bolsa escrotal.

.

Editado por void field
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olhem essa informação que eu encontrei:

*O nome varicocele vem do grego varicos=varizes e cele=bolsa. É uma doença que acomete 1 em cada 5 homens, e se caracteriza pela presença de varizes na bolsa escrotal. Pode ser uni ou bilateral e ter 3 graduações (I,II,III). No grau I somente é detectada por exames como ultra-som. No grau II, ela é detectada no exame médico local (palpação) com manobra de Valsalva (forçar a expiração aumentando a pressão abdominal). No grau III ela é visível a olho nu. As veias escrotais se dilatam e ocorre um refluxo venoso em direção aos testículos. A congestão sanguínea local leva a um acumulo de substâncias tóxicas e aumento da temperatura local levando a um “stress” e alterando a função dos testículos.

http://www.fertilis.com.br/bomdia37.html

Se isso for verídico, 20% dos homens tem varicocele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então,cara...é algo controverso demais.

As células de Sertoli são menos resistentes que as de Leydig(suporta maior variação de temperatura/aumento de radicais,etc).

Porém,ACHO que em um nível avançado de varicocele elas serão afetadas.

Os médicos diferem muito quanto à esse assunto.

De qualquer maneira,eu procuraria um médico .

Meu irmão operou disso há uns 3 meses.

Teve que ficar sem levantar peso por uns meses.

A cirurgia foi de boa diz ele...o problema foi com os colaterais da Anestesia :laughingsmiley:

http://www.elsimarcoutinho.com/artigos/andropausa-e-a-terapia-de-reposicao-hormonal/

''Uma outra condição que encurta a vida do testículo, acelerando a instalação de uma andropausa, é a existência de varicocele que pode reduzir os níveis de testosterona pela metade em um indivíduo de 30 anos de idade. A varicocele consiste no desenvolvimento de varizes nos testículos que dificultam a saída do sangue venoso deste órgão e permitem o refluxo de sangue venoso proveniente dos rins e da glândula supra-renal para dentro do testículo. Essa condição de refluxo ocorre principalmente no testículo esquerdo cuja conexão com a rede vascular renal é obrigatória.

Outras condições de deficiência testicular como a criptorquidia, que representa a não descida do testículo para o saco escrotal, ou até os testículos mal descidos, também prejudicam a sua função endócrina. Do mesmo modo a atrofia de testículo por qualquer causa também pode determinar andropausa precoce.
Há condições mais graves que determinam subdesenvolvimento das gônadas por defeitos genéticos, como a síndrome de Kilinefelter, que também podem determinar uma deficiência na produção de testosterona.

Os sintomas da andropausa podem ser sutis como simplesmente um desinteresse ou perda de desejo sexual, ou mais sérios, como a perda da potência sexual ou mais sérios ainda quando os níveis de testosterona baixam além dos limites inferiores de 250 ng/dl, neste caso, uma situação em que aparecem sintomas semelhantes à menopausa da mulher como calores(fogachos), sudorese, depressão, esquecimento ou perda de memória e ganho de peso, particularmente de gordura, acompanhada de perda da massa muscular.''

Editado por Johnn
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 em cada 5 homens tem isso e boa parte nem sabe. galera nao ta nem ai pra saber de nada entao a vida continua na boa

a resposta para sua pergunta é "não", varicocele não causa diminuição da sua produção de testosterona. ela apenas causa esterilidade, que é reversivel.

se voce tem (assim como eu), pode continuar destruindo a academia a rolé, só não se esqueça de consultar o urologista 1x ao ano e de fazer espermograma a cada X intervalo de tempo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...