Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

O Que Fazer Em Pequenas Lesões? Método R.i.c.e.


Nico

Posts Recomendados

image.png

O QUE FAZER EM PEQUENAS LESÕES?

MÉTODO R.I.C.E.

Rest (repouso)

Ice (gelo)

Compression (compressão)

Elevation (elevação)

Muitas vezes passamos por determinadas situações e não sabemos como proceder. Por exemplo, quando acabamos de treinar e sentimos uma dor leve no joelho, perna, pé ou outra parte qualquer do corpo e não entendemos o porquê, nem mesmo sabemos o que fazer. Para piorar, muitas vezes não damos muita importância a este “aviso” que o nosso corpo está a dar. O que devemos fazer nesta situação?

Ir direto ao médico?

Ignorar e esperar pelo próximo treino?

Esta é uma dúvida muito comum entre os praticantes de desporto, e por isso é importante conhecermos melhor o “auto-tratamento”, que poderá nos ajudar a evitar lesões mais graves e até mesmo prevenir uma interrupção do treinamento.

O mais importante componente do “auto-tratamento” para a maior parte das lesões desportivas é o descanso, o gelo, a compressão e a elevação – método “RICE”. Este método deve ser utilizado logo que a lesão aparece ou quando os sintomas são sentidos. Usando este “auto-tratamento” nas primeiras 24 horas, os sintomas ou lesões aparecidos podem reduzir o tempo de debilidade de 50% a 70%. A maior função do método RICE é que ele minimiza e controla a inflamação e o inchaço, embora estes dois sintomas sejam uma maneira do próprio corpo se proteger, restringindo movimentos na região lesionada.

Descanso: desportos e exercícios devem ser parados imediatamente. A continuação da prática poderá piorar ou agravar a lesão. Durante as primeiras 24 horas ou 72 horas (dependendo da lesão) é necessário fazer gelo, compressão e elevação. Após o estágio inicial da imobilização, descanso não significa ficar totalmente parado até que a lesão tenha se cicatrizado, e sim, voltar a treinar levemente.

Gelo: a melhor maneira de diminuirmos o inchaço, a dor, e a inflamação, é através da aplicação de gelo na região afectada por 15 a 20 minutos, com intervalo de 20 minutos. Para proteger a pele, utilize uma toalha ou t-shirt entre a pele e o saco de plástico com gelo ou use uma bolsa de gelo apropriada. Faça massagem com o próprio gelo na área infeccionada. Massagem com gelo combina dois elementos do método “RICE”: gelo e compressão. O uso do gelo pode trazer benefícios por 7 dias. As primeiras 72 horas são mais críticas, assim o gelo deve ser feito o máximo de vezes possível neste período.

Compressão: para reduzir o inchaço, a compressão pode ser feita com o próprio gelo, pressionando-o contra a região afectada ou também sem ele, fazendo uma massagem da seguinte maneira: comece a aplicação leve em volta da região inflamada; depois com um pouco mais de pressão sobre a região mais dolorida; fique atento a cor da pele, temperatura, e sensação de dor para que a massagem não esteja comprimindo alguns nervos.

Elevação: manter a região da lesão elevada é necessário para combater as forças da gravidade que naturalmente induzem o sangue para a região. Quando possível, a região lesionada deve ser mantida acima da altura do coração. Um atleta lesionado na perna deve colocar, quando deitado, um travesseiro para apoiá-la e mantê-la elevada. Deve-se fazer elevação no período de 24 horas à 72 horas. Durante as primeiras 24 horas, não aplique quente, não faça massagem, nem exercícios, pois isto poderá trazer uma vasodilatação na região lesionada.

Porém, lembre-se: o método RICE é utilizado como primeiro tratamento apenas. Dependendo da natureza da lesão, talvez seja necessário procurar um tratamento médico o mais rápido possível.

O método consiste na aplicação terapêutica de qualquer substância ao corpo, resultando em uma diminuição de calor, e consequentemente rebaixando a temperatura dos tecidos. Mas sem provocar destruição tecidual. A crioterapia é aplicada intensamente na medicina do desporto e utiliza principalmente o gelo na massagem ou em tratamentos pós-operatório, como no caso da reconstrução da articulação do joelho.

Os efeitos fisiológicos do gelo são anestesia, redução da dor e do espasmo muscular. As massagens e aplicações com bolsas de gelo também são indicadas para reduzir o edema e as inflamações. Além disso, a crioterapia facilita a mobilização precoce, melhora a amplitude de movimento, estimula a rigidez articular, reduz o metabolismo e estimula a circulação.

Já na criocinética é realizada uma aplicação intermitente de frio e exercícios activos. Os banhos de contraste alternam o calor e o frio, e o processo conhecido como criocirurgia consiste na destruição de tecidos com finalidade terapêutica. A escolha da melhor técnica a ser utilizada vai depender da acessibilidade da parte do corpo que precisa de tratamento. Consulte um especialista.

Fonte: 3 Fitness

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...