Ir para conteúdo

Bater No Liquidificador Aumenta A Velocidade De Absorçao ?

gelow

Posts Recomendados

Postado

bater no liquidificador leite com aveia pode aumentar o tempo de absorçao dos nutrientes?

to querendo substituir o pao integral e o iogurte por uma vitamina com leite + aveia mas tenho medo que triturando no liquificador o batido aja como um alimento de alto indice glicemico.

isso procede?

Postado

Acredito que a digestão seja mais rápida, porém, o pico de insulina não mude, afinal, a substância é a mesma, o que muda é a forma de ingerí-la...

Estou certo?

Postado

eu daria um chute dizendo que como a digestao eh mais rapida e liberaçao de energia vai ser mais rapida tb... mas posso ta falando a maior besteira do mundo.

queria ter uma certeza sobre isso ae, pq eh mt mais facil mandar a maioria das paradas batida no liquidificador. frutas. aveia e etc.

Postado

eu axo q o pico de insulina será maior sim ... basta compararmos açucar cm a aveia por exemplo ... os 2 são carbo porem um é absorvido mais rápido por ser mais simples (açucar)..então se a aveia é absorvida mais rápidamente o corpo vai liberar insulina mais rapido.

me corrijam se estiver errado.

Postado
eu axo q o pico de insulina será maior sim ... basta compararmos açucar cm a aveia por exemplo ... os 2 são carbo porem um é absorvido mais rápido por ser mais simples (açucar)..então se a aveia é absorvida mais rápidamente o corpo vai liberar insulina mais rapido.

me corrijam se estiver errado.

O açucar é um carboidrato simples, monosacarideo, então ele cai de uma vez na corrente sanguinea. A aveia é polisacarideo, cai mais lentamente. E bater no liquidificador não vai transformar um polisacarideo em monosacarideo (totalmente absurdo).

O que pode acontecer é que algo comer aveia (por exemplo), em flocos... vai levar x tempo pro corpo digerir e absorver, se for ja batida o corpo digere mais rapido, pois nao tem q dissolver o alimento, então a absorção é a mesma.

OBS: O corpo tb queima calorias pra digerir os alimentos...

Postado

Olha, faz diferença na velocidade de absorçao o que é de nível molecular, e a nível molecular nada é alterado no liquidificador.

Agora tem um coisa: quando o material é triturado, a superfície de contato do dito cujo aumenta, e portanto a velocidade da digestão é maior. Há uma relação quadrada: metade do tamanho, quatro vezes mais facilmente atacada na superfície, 4 vezes mais rápida a digestão.

Então, se a aveia tem carboidratos pesados, com fibras que precisam ser digeridas, esse processo será mais rápido caso a aveia esteja triturada. Mas a absorção em si, será igual.

Então o que se conclue?

Que a aveia batida deve ser "digerida mais rápido", e por isso seu processo de absorção começa antes, e então no final das contas o pico glicêmico é atingido um pouco mais cedo.

Não sei dizer o quanto, mas na teoria, um pouco antes do que quando se come a aveia inteira.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...