Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Vigorexia - O Que Ela É, E Descubra Se Você Tem!


birumorais

Posts Recomendados

Vigorexia, algo que para alguns pode ser considerado transtorno ou obsessão, mas para outros..é o simples fato de não estar satisfeito, ser determinado e sempre querer mais, você, o que acha?

O que é:

A vigorexia, transtorno dismórfico muscular ou Síndrome de Adonis, é uma doença psicológica caracterizada por uma insatisfação constante com o corpo, que afeta maioritariamente os homens, levando-os à prática exaustiva de exercícios físicos.

Causas da Vigorexia

O principal sintoma a vigorexia é o fato de indivíduo estar em ótima forma física e continuar achando que seu corpo é inadequado, por ser muito fraco. Outros sintomas são:

  • Dor muscular persistente por todo o corpo;
  • Cansaço ao extremo;
  • Irritabilidade;
  • Depressão;
  • Anorexia/ Dieta muito restritiva;
  • Insônia;
  • Aumento da frequência cardíaca ao repouso;
  • Sentimento de inferioridade.

Por norma, os vigoréticos, adotam uma alimentação muito restritiva e passam a eliminar o consumo de gorduras exagerando no consumo de alimentos ricos em proteínas, visando o aumento da massa muscular. É comum que eles também abusem dos anabolizantes.

Eles ficam sempre insatisfeitos com os resultados, vendo-se a si mesmos como indivíduos muito magros, apesar de serem muito fortes e terem músculos muito bem desenvolvido. Por isso, a vigorexia é considerada um tipo de Transtorno Obsessivo Compulsivo e necessita de tratamento.

Causas da vigorexia

As causas da vigorexia são psicológicas, mas acredita-se que possa haver alguma relação com os neurotransmissores do sistema nervoso central, pois alguns casos de vigorexia foram precedidos por doenças como meningite ou encefalite.

Consequências da vigorexia

Com o passar do tempo, a vigorexia pode gerar consequências danosas ao organismo como insuficiência renal, hepática; problemas de circulação sanguínea e depressão.

Se houver abuso do uso de anabolizantes, pode haver doenças cardiovasculares envolvidas, câncer de próstata e diminuição do tecido testicular.

Tratamento para vigorexia

O tratamento mais indicado em caso de vigorexia é a psicoterapia, onde os objetivos serão fazer o indivíduo aceitar-se como realmente é e aumentar a sua auto-estima. Além disso, pode ser necessária a toma de medicamentos à base de Serotonina e uma alimentação equilibrada, orientada por um nutricionista.

E vocês, o que acham? Eu acho que sim..pode existir uma certa "doença" mas se você não tiver um pouco de vigorexia, você nunca vai ser grande!

Editado por birumorais
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Ela existe, mas a gente precisa um pouco dela tambem, agora em casos extremos onde se há depressão...é bom se tratar

Concordo. Quanto ao se tratar é foda cara, é difícil vc acordar tds os dias, se olhar no espelho e se sentir um bosta, fica mais dificil ainda admitir isso para as outras pessoas..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito que isso depende do ponto de vista, pois, alguns familiares meus, acham que eu estou "overreacting", faço uma dieta, comendo a horario, com alimentos selecionados, EVITO açucares e alcool, adoro ir para a academia (sabe quando pega gosto pelo que faz e resultados)... Por coisas assim, algumas vezes escuto comentarios do tipo, "voce esta exagerando, ja esta com um corpo bom" ou "pra que tanta restrição, voce esta neurotico".... Na minha opinião, exageram, pois eu não faço nada do outro mundo, minha dieta nem é tão rigorosa assim, eu simplesmente coloco objetivos e pretendo alcançalos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...