Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Levantamento Terra - Dorsal Ou Pernas.?


Stein

Posts Recomendados

Terra não é um exercício com foco em costas, na verdade é um exercício que poderíamos chamar de half body, pois ele estimula toda a cadeia muscular posterior, dos trapézios até panturrilhas pega tudo.

Então não é correto dizer que é um exercício para as costas, muito menos que é para as pernas.

Quanto ao grupo que a pessoa mais sente, é simples.

Ela vai sentir sempre o músculo mais fraco.

Pois é o mais fraco que vai gritar primeiro, doer primeiro, queimar primeiro.

É também o que vai doer mais nos dias seguintes.

Agora raciocinem comigo:

Vcs que dizem que pega mais a lombar, imaginem que conseguem fazer bom dia com 200kg e agachamento com apenas 100.

Ao fazerem um terra, acham que a lombar iria doer mais que as pernas?

A maioria sente mais a lombar simplesmente pq este é o músculo mais negligenciado do nosso corpo, a gente só usa mesmo para sentar e levantar da cadeira.

E como ele atua forte no terra, fica bem evidente essa fraqueza.

Coloquem um servente de pedreiro, que fica o dia inteiro empurrando carrinho de mão cheio de concreto, tijolo e cimento para cima e para baixo (farmer walk like), para fazer um terra e perguntem depois qual foi o grupo que ele mais sentiu.

Muito provavelmente ele dirá que sentiu mais as pernas, pq a lombar do cara é de aço.

Faz muito sentido, eu ia falar que sentia muito mais o quadríceps, mas depois de ler este comentário eu percebi que o que me atrapalha é o meu menísco, fode demais, minha lombar só sinto dentro da academia, mas o menisco dói demais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Quando fazia ABC2x fazia terra no dia de costas, pois no dia de perna já fazia agachamento e RDL, porém eram cargas bem leves

Quando voltar para o ABC mês que vem vou ver se o antebraço vai aguentar barras e remadas após o terra, senão a lombar terá que aguentar no dia de pernas hehe

faz o terra como ultimo exercício de costas..

Sinto que a versão sumô pega muito mais pernas do que costas, é normal?? O__o

sim..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve galera!

Cheguei atrasado aqui, então não sei se isto já foi discutido.

O levantamento Terra pode ser tanto Quadril dominante, quanto quadriceps dominante. Embora seja impossivel separar os grupamentos, dependendo da postura pode-se recrutar mais um, ou outro. Na pratica, quando grindar no levantamento percebe-se bem isto.

Vou repetir parte de uma discussão que eu estava tendo outro dia com um grande Powerlift aqui do Fórum:

""

Estou lendo umas coisas do Smolov e comecei a perceber que a sinergia entre SQ e DL é bem mais forte do que eu pensava. Vou cometer um sacrilégio aqui, mas começo a pensar que um bom DL deve ser apenas uma variação de SQ com amplitude reduzida e execução ao contrário ( extensão - flexão). O que quero dizer é que se deve fazer um SQ e um DL com os mesmos grupamentos. O ponto de equilíbrio entre posteriores e anteriores deve ser necessariamente o mesmo para os 2 lifts.

Vou citar aqui o Dan Green que se especializou tanto na execução usando quads que esta é a forma principal para DL e SQ:

dan-squat.jpg

dan.jpg

Eric Lilliebridge em uma boa forma de DL:

maxresdefault.jpgNeste Vídeo, veja como ele usa os quads:

Veja a semelhança na postura para o SQ

""

Então, responde a pergunta do tópico, pode ser um trabalho diferente, dependendo da postura e padrões antropométricos. Mas, trabalho ativo, não isométrico, vai ser obrigatóriamente toda a cadeia posterior, a cadeia anterior da coxa, musculos do quadril e lombar ( eretores e blá, blá , blá).

Isométricamente, o DL trabalha quase todo o resto do corpo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

faz o terra como ultimo exercício de costas..

Atualmente faço o SL, em que o terra é último exercício tb, meu treino de costas e bíceps no ABC seria

Terra 3x5

Remada curvada 3x8

Barra fixa 4x6

Rosca direta 3x8

Kroc Rows 2x15

Assim posso fazer terra com intensidade total, acha bom trocar a ordem mesmo assim, ou apenas se sentir o antebraço arregar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou deixar meu relato, ontem no treino de costas eu fiz o Terra e senti Dorsal, Trapézio e Antebraço, não senti nada de perna..

Mas hoje... quando acordei a lombar tava gritando de DMT, assim que cheguei pra fazer o agachamento do meu treino de pernas, já na primeira série de agachamento já senti as pernas meio cansadas, mas continuei o treino mesmo assim, ainda fiz 3 séries de stiff e a lombar chamou legal.. a conclusão que eu cheguei é que pra encaixar o Terra, depende muito do treino que você faz, ele trabalha todo o posterior do corpo sem exceção e ainda é um exercício foda pro antebraço.. É legal pra se encaixar num FB fica bem tranquilo fazer o Terra, mas em um ABC2X ou AB2X acho melhor colocar o Terra só no ultimo treino da semana, é um exercício desgastante demais. Meu treino de pernas hoje ficou bem prejudicado pelo Terra de ontem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou deixar meu relato, ontem no treino de costas eu fiz o Terra e senti Dorsal, Trapézio e Antebraço, não senti nada de perna..

Mas hoje... quando acordei a lombar tava gritando de DMT, assim que cheguei pra fazer o agachamento do meu treino de pernas, já na primeira série de agachamento já senti as pernas meio cansadas, mas continuei o treino mesmo assim, ainda fiz 3 séries de stiff e a lombar chamou legal.. a conclusão que eu cheguei é que pra encaixar o Terra, depende muito do treino que você faz, ele trabalha todo o posterior do corpo sem exceção e ainda é um exercício foda pro antebraço.. É legal pra se encaixar num FB fica bem tranquilo fazer o Terra, mas em um ABC2X ou AB2X acho melhor colocar o Terra só no ultimo treino da semana, é um exercício desgastante demais. Meu treino de pernas hoje ficou bem prejudicado pelo Terra de ontem.

em abc2x é melhor o terra com pernas, ou vc da um off, treinar terra e no outro dia agachamento fica tenso, se for ab2x upper lower, terra no lower fica melhor também na minha opinião claro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

fala ae galera , aproveitando o topico queria tirar minha duvida... faço abcx2.. sendo o seguinte :

costas/biceps/antebraço/trapezio

peito/ombro/triceps

perna

nessa ordem, queria colocar o terra no treino de costas.. no primeiro treino ok , porem no segundo vai ser logo após um treino de pernas... seria coerente eu fazer este exercicio somente na segunda feira ?? valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

fala ae galera , aproveitando o topico queria tirar minha duvida... faço abcx2.. sendo o seguinte :

costas/biceps/antebraço/trapezio

peito/ombro/triceps

perna

nessa ordem, queria colocar o terra no treino de costas.. no primeiro treino ok , porem no segundo vai ser logo após um treino de pernas... seria coerente eu fazer este exercicio somente na segunda feira ?? valeu

manda na segunda no dia de costas, e manda em pernas no sabado é uma possibilidade, mas em abc2x eu faria em pernas é muito melhor se for mandar o terra 2x semana claro minha opinião.

Editado por KimKaphwann
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...