Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Então Você Acha Que Sabe Agachar


Aless

Posts Recomendados

  • Supermoderador

"From my research, I would say the leg should, at minimum, be rotated forward from the vertical 30 degrees to perform a squat. In proficient squatters, the angle is between 35-45 degrees. "

Esta citação de Loren Chiu, na terceira parte da discussão, é a que me parece mais efetiva num agachamento em que os pés permanecem direcionados para fora num ângulo próximo de 30º, contribuindo para boa profundidade e o perfeito alinhamento entre o fêmur e os pés.

A citação não está falando da abertura dos pés, e sim do ângulo com a vertical. Ou seja, está falando da dorsiflexão do tornozelo (logo antes da frase citada está "Second, it highlights the importance in achieving good leg dorsiflexion to perform a squat).

Não li todos os artigos, mas pelo que falam jogar os joelhos para fora e além da linha de centro dos pés pode ser tão ruim quanto permití-los 'caírem' para dentro. A discussão é muito técnica (falam inclusive que a aproximação dos joelhos só seria ruim com eles próximos da extensão, e não em flexão como na parte baixa do agachamento), não tenho conhecimento suficiente para opinar a respeito de tudo, mas creio que esse fato seja realmente importante, o joelho deveria estar alinhado com os pés, nem para dentro nem para fora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Eu agacho com os pés na largura do joelho e levemente apontados para fora. Tento deixar meu agachamento o mais natural possível, porque PRA MIM, de nada adianta eu agachar com os pés retos se tenho a pisada meio pra fora! Estou pensando certo, ou não ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o que tento fazer é apontar os pés levemente pra fora e enquanto agacho mantenho os joelhos na mesma direção em que os pés estão apontados... foi o que li em uma das orientações aqui do fórum... acho que aportar os pés pra fora e levar os joelhos exatamente pra frente enquanto agacha é antinatural e perigoso... a não ser que seja uma variação que desconheço rsrs

Editado por josuka
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • Supermoderador

Levou um tempo, mas voltei.

http://journal.crossfit.com/2014/02/offline-tba.tpl

Link direto para o vídeo, em HD: http://library.crossfit.com/free/video/CrossFit_Offline_Ep4.mp4

Take home message: uma coisa é ensinar a agachar na frente da pessoa e dar dicas conforme a pessoa precisa. Outra é dicas genéricas onde tu já estabeleceu uma base de conceitos. O que está acontecendo é que as pessoas tiram a 'dica' e aplicam ela como regra, e se esquecem dos conceitos básicos, e isso dá merda lá na frente.

O que o Kelly diz é pra jogar os joelhos para fora para gerar mais tensão considerando que os pés estão firmes no chão e para evitar que os joelhos caiam para dentro. Não é para jogar os joelhos para fora em 100% das pessoas o máximo que elas conseguirem (apesar de ter fotos assim no livro e isso eu acho bem estranho, pra não dizer errado, e ele não justificou isso no vídeo apesar de apontarem esse erro).

E eles também frisam no final a questão de que uma coisa é um atleta experiente que sabe onde ele vai conseguir o máximo de performance, outra é um cara que não tem a menor ideia de como agachar e está procurando dicas de como conseguir fazer o movimento sem nenhum coach.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Me deu muita agonia ao ver os vídeos e traduções postadas aqui...fui lembrando do quanto eu errei e de tudo que aos poucos causou minha lesão no joelho ( são erros muito comuns, vejo várias pessoas fazendo o mesmo que fiz, iniciantes ou não).

Quando comecei a treinar eu só fazia agachamento em máquinas. Foram praticamente 2 anos agachando no smith, sendo instruída a não deixar os joelhos ultrapassarem os pés. Tenho lombalgia e usava cinto na maioria das vezes, principalmente quando comecei a usar cargas maiores. Resultado: não trabalhei lombar nem equilíbrio e só desenvolvi bem meu quadríceps, zero "hamstring".

Resolvi então começar a fazer agachamento livre, minha postura estava obviamente errada e ralei pra ter equilíbrio e conseguir pelo menos agachar. Fui melhorando um pouco com o tempo, minhas cargas não eram tão altas assim e não cheguei a ter nenhuma lesão.

Então há alguns meses atrás resolvi mudar meu treino e experimentar uma progressão de cargas com treino low reps. Foi aí que a cagada aconteceu né...quando comecei a aumentar as cargas e ter mais dificuldade pra agachar é que senti na pele (precisamente no joelho esquerdo) as consequências de anos agachando errado.

Resumindo o quão podre era meu agachamento: a ponta dos meus pés sempre saía um pouco do chão (o tênis também não ajudava em nada); eu sempre jogava meus joelhos pra frente, só sentia pegar mesmo quadriceps; eu tentava manter a coluna reta, mas...não sei explicar bem isso, mas eu não inclinava quase nada minha coluna pra frente e não empinava minha bunda direito nem nada; pra finalizar eu quase sempre abaixava minha cabeça pra olhar minhas pernas e pés.

Meu joelho dava umas fisgadas bem fortes e eu precisava até parar o exercício na metade pra passar.

Agora eu consigo ver tudo com mais clareza, mas juro que era um movimento "natural" pra mim. Tô cuidando dos estragos no joelho e pesquisando sobre mobility pra incorporar nos treinos também.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nunca é tarde pra aprender, embora paguemos caro pelos erros já cometidos, eu passei uns cinco anos treinando com leg e nem smith fazia (uma vez disse ao instrutor que não achava seguor agachar e ele: "certeza, segue no leg que é melhor").

Por sorte passei pouco tempo no smith pra ir pro livre, porque não conseguia me equilibrar direito na quela máquina.

Tive a sorte de não me machucar, porém perdia aí uns seis anos até descobrir o melhor exercício de pernas que existe (e um dos dois de lombar também).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nunca é tarde pra aprender, embora paguemos caro pelos erros já cometidos, eu passei uns cinco anos treinando com leg e nem smith fazia (uma vez disse ao instrutor que não achava seguor agachar e ele: "certeza, segue no leg que é melhor").

Por sorte passei pouco tempo no smith pra ir pro livre, porque não conseguia me equilibrar direito na quela máquina.

Tive a sorte de não me machucar, porém perdia aí uns seis anos até descobrir o melhor exercício de pernas que existe (e um dos dois de lombar também).

Malditos instrutores dementes!!!!!

Comigo também foi assim!

"Faz leg ou agacha na máquina porque agachamento livre é muito avançado e é perigoso você machucar a coluna"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...