Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

O Que Tomar Para Absorver Melhor O Whey?!


pontepreta

Posts Recomendados

Craw, também não conheço estudos do tipo que comparem a refeição sólida com a liquida, medindo os efeitos da mps e mpb num período de 24h, seria interessante.

Comparando ambas refeições eu também não me lembro de ter visto (especificamente), apenas:

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/12368421#

É citado nas fontes alguns poucos estudos demonstrando que MPS/MPB é balanceado ao longo de 24h, e portanto ficar dando picos não resulta necessariamente em maiores ganhos ao final do dia. Mas não é exaaatamente o que estamos discutindo, então... :P

Ou seja, se há uma diferença do efeito na MPS entre as proteínas, pq considerar a ingestão de carne e whey a mesma coisa?

Porque a questão é justamente essa: para nós, que defendemos que whey = carne, não existe uma distinção prática relevante. É claro que se formos analisar aminograma, tempo de digestão, MPS/tempo etc, existem inúmeras diferenças. Mas na prática, não existem motivos científicos para alguém afirmar que se Fulano ingere 500g carne/dia e Ciclano ingere 450g carne + 50g whey, o segundo vá ter mais resultados.

A unica suposta vantagem do whey é o pico agudo de MPS, mas como já afirmado, isso está longe de representar ganhos reais. Existem vários problemas nessa afirmação, por ex:

1) Assumir que o pico de MPS causado pelo Whey é vantajoso significa acreditar que o corpo consegue hipertrofiar miofibrilas em menos de uma hora, o que sabemos que não ocorre;

2) A maioria dos estudos com shake pós-treino são feitos em jejum, o que significa que o sistema digestório está "limpo" e permite uma absorção "perfeita" do Whey. Na prática, a maioria das pessoas ingerem refeição pré-treino, o que já atrapalharia na absorção do Whey;

3) No mesmo sentido do ponto 2, a maioria dos estudos não são feitos com pessoas que ingerem 2g+/kg proteina/dia, o que significa que elas não tem um MPS limitado pela dieta. É bem plausível acreditar que em uma pessoa que ingira 2g+/kg prot/dia, o MPS seja muito mais limitado e isso impossibilite picos agudos tão notáveis;

4) Usando a leucina como analogia, dá pra reforçar a ideia que um simples aumento de MPS não resulta diretamente em maiores ganhos musculares, ex: http://journals.lww.com/co-clinicalnutrition/Abstract/2010/05000/Long_term_effects_of_leucine_supplementation_on.10.aspx

Entre outros. Nem mesmo a questão "tome seu shake na primeira hora pós-treino" é aceita pacificamente, já que:

1) Os mecanismos protéicos pós-treino ficam elevados por pelo menos 24h, e não apenas 1h;

2) Existem estudos contrariando a ideia, ex:

http://ajpendo.physiology.org/content/281/2/E197.abstract?ijkey=9c97c722cf23400479a37e6d7fe84cf8fefaee37&keytype2=tf_ipsecsha

O grupo tomou um shake imediatamente antes do treino, e depois tomou imediatamente após o treino. No primeiro caso (antes), o shake foi superior em praticamente todos quesitos (e esses resultados já foram copiados em outros estudos), o que já questiona a superioridade do shake pós-treino.

No final das contas, é o que eu disse Guiguera. Eu amaria saber que um simples shake pode me fazer maior, e também não tenho motivo algum para ser um Anti-Whey... mas quando eu vou olhar os estudos, eu tento ser o mais imparcial possível, e - do meu ponto de vista - é inegável que existem muitos contra-argumentos e muitos estudos questionando a ideia que Whey > outras fontes protéicas para fins estéticos. Na minha opinião, afirmar que Whey é vantajoso para fins estéticos é puramente suposição e parte de um julgamento parcial do problema, porque mesmo ele tendo algumas décadas de estudo, a base a favor é extremamente fraca e muito questionável.

Como ficou claro aqui e em outros tópicos, para cada estudo a favor do Whey que alguém posta, eu posso colocar pelo menos um conra. Enquanto alguns demonstram existir mais MPS, outros não relatam essa diferença. Há todos problemas citados (maioria dos estudos não copiam o dia-a-dia de um BB, já que testam com o treino em jejum E com uma dieta pobre em proteínas) e por ai vai. Não só cientificamente, mas empirica também: cada vez mais surgem pessoas afirmando que largaram o mito do shake pós-treino e não viram diferença alguma (sim, sou um deles :D), sejam elas amadoras (como os varios relatos no fórum) ou ex-Mr. Olympias (como o Ronnie Coleman que não tomava shake pós).

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

"Os resultados sugerem que atrasar a ingestão de um suplemento de hidrato de carbono pós-exercício irá resultar em uma taxa reduzida de armazenamento de glicogénio muscular."

http://jap.physiolog.../93/4/1337.full

Esse estudo foi feito em ciclistas, no site onde encontrei falava-se que não podia se aplicar a um treino de força, mas não dizia porque(isso que me irrita); alguém saberia explicar?

Glicogenese é Glicogenese e Sintese proteica é sintese proteica.

Se você levar em conta os mecanismos naturais pelos quais são feita a sintese protéica e a captação de glicose, você verá que independe do horário a ingestão de certos nutrientes.

Logo comer de noite mesmo sem fazer exercício nesse período não engorda, e shake pós treino é muito questionavel a sua necessidade, mas claro é bom manda-lo caso esse se encaixe nessa dieta a fim de suprir e necessidade DIÁRIA dos nutrientes desse shake.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

e lá se vai mais um mito

o do Whey protein

craw, então se eu tomo um shake de 30g albumina((24g prot), eu não vou ter menor construção muscular/ganhos do que se eu tomar a mesma quantidade de prot de whey?

certo?

e se eu tomo um shake pre-treino, meia hora antes, de albumina + aveia + chocolate em pó, eu posso simplesmente terminar o treino, tomar um banho e comer uma deliciosa e completa refeição ? sem sequer fcar preocupado, já que terei horas de construção muscular garantidas, e o corpo tem um limite de ganhos que a maior velocidade de inicioo do shake whey não vai consguir fazer com que o corpo exceda?

bom tópico

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você faz uma refeição pré-treino minimamente correta, certamente 2-3h após ainda vão existir aminoácidos circulantes e carbos/gorduras sendo digeridas e/ou insulina em niveis acimas dos basais. Resultado prático = catabolismo extremamente improvável. Logo, sim, whey perde a obrigatoriedade nesse caso, podendo ser substituido por uma albumina ou refeição completa (por ex). Vale notar que deve existir equivalência calórica/de macronutrientes, por ex: se antes voce fazia o shake A + refeição B, e ai voce simplismente corta o shake A, não vai dar certo visto que voce vai estar ingerindo menos proteína do que antes; o que deve ser feito é cortar o shake A e aumentar a ingestão protéica em B para que no final voce ingira a mesma quantia.

Se você treina em jejum, ai talvez seja interessante o uso de um shake pós-treino; mas digo talvez porque nunca vi estudos bem feitos nesse contexto, então fica difícil afirmar algo. Eu particularmente acredito que não faça diferença também.

Só lembrando que, por mais óbvio que seja, esse é o meu ponto de vista (e de alguns vários nutricionistas [especialmente gringos]), então certamente - como deu pra ver nesse tópico mesmo - não é algo unânime ou algum tipo de verdade absoluta. Apesar de, como já afirmei mais detalhadamente, eu achar que os estudos referentes ao Whey são extremamente questionáveis/duvidosos, gosto de deixar claro essa questão da opinião em respeito aqueles que não concordam comigo.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Craw, seria realmente necessario um ref pre treino, para haver AA apos 2/3h do inicio do treino?

Supondo que eu nao utilize whey no pos, eu mandasse apenas frango como fonte de proteina , a sintese proteica no final do dia vai ser basicamente a msm certo, caso eu mande um refeicao com fonte proteica cerca de 5h antes do termino do meu treino?(comer as 15:30 e ir treinar as 18:30 por exemplo)

Abracoo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Craw, seria realmente necessario um ref pre treino, para haver AA apos 2/3h do inicio do treino?

Supondo que eu nao utilize whey no pos, eu mandasse apenas frango como fonte de proteina , a sintese proteica no final do dia vai ser basicamente a msm certo, caso eu mande um refeicao com fonte proteica cerca de 5h antes do termino do meu treino?(comer as 15:30 e ir treinar as 18:30 por exemplo)

Abracoo

Na minha opinião, não importa o horário do consumo das proteínas, mas sim o total diário. É por isso que dietas como LG/WD, nas quais o treino ocorre depois de 14-18h em jejum/semi-jejum, dá pra ganhar massa magra tranquilamente, por exemplo. Então sim, se voce ingerir uma fonte protéica 5h antes do treino, e depois ingerir no pós, desde que esteja ingerindo uma quantidade razoável diária (1.8g/kg+), na minha opinião seus ganhos já vão estar garantidos se o contexto estiver adequado (treino, restante da dieta etc).

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...