Postado 1/07/2014 às 10:28 07/1, 2014 Supermoderador 1- Deve ser pq vc tem um estoque de glicogênio de mais ou menos 12h? 2- Não to dizendo que é lei, tem muitas variáveis é só uma referencia. Mas em conversas com nutricionistas de renome no âmbito esportivo, busarello, foi chego a essa conclusão. Quanto a digestibilidade da carne é algo por volta de 3h/4h. Em nenhum momento mencionei que a pessoa iria digerir tudo isso neste meio tempo, o que mencionei é que depois desse período pode-se elevar o nível de cortisol e ninguém quer isso. Seu estoque de glicogênio hepático dura algumas horas, já o muscular só é depletado com atividades físicas. A "digestibilidade" da carne, como de qualquer alimento, vai depender da quantidade ingerida. Ainda assim, o tempo para digestão completa de uma refeição é muito alto, pode levar dias. Aqui tem mais informações sobre o assunto: https://www.vivo.colostate.edu/hbooks/pathphys/digestion/basics/transit.html Sobre o cortisol, este estudo comparou 3 refeições ao dia x 1 refeição ao dia. Uma refeição ao dia diminuiu (em quase 50%!) os níveis de cortisol: https://ajcn.nutrition.org/content/85/4/981.full Tabela que mostra o cortisol (perto do final): https://ajcn.nutrition.org/content/85/4/981/T4.expansion.html A questão é que existem vários meios para se obter um resultado, seja comendo de 3/3, 5/5 8/8. O que manda é o seu individualismo biológico, o que for melhor para o seu organismo vai ser adaptado na sua dieta, independentemente se está nos "padrões" ou não. Exatamente. Não existe uma solução única para todos, cada um se adaptam melhor com um tipo de dieta.
Postado 1/07/2014 às 10:39 07/1, 2014 Supermoderador 1- Deve ser pq vc tem um estoque de glicogênio de mais ou menos 12h? 2- Não to dizendo que é lei, tem muitas variáveis é só uma referencia. Mas em conversas com nutricionistas de renome no âmbito esportivo, busarello, foi chego a essa conclusão. Quanto a digestibilidade da carne é algo por volta de 3h/4h. Em nenhum momento mencionei que a pessoa iria digerir tudo isso neste meio tempo, o que mencionei é que depois desse período pode-se elevar o nível de cortisol e ninguém quer isso. Seu estoque de glicogênio hepático dura algumas horas, já o muscular só é depletado com atividades físicas. A "digestibilidade" da carne, como de qualquer alimento, vai depender da quantidade ingerida. Ainda assim, o tempo para digestão completa de uma refeição é muito alto, pode levar dias. Aqui tem mais informações sobre o assunto: https://www.vivo.colostate.edu/hbooks/pathphys/digestion/basics/transit.html Sobre o cortisol, este estudo comparou 3 refeições ao dia x 1 refeição ao dia. Uma refeição ao dia diminuiu (em quase 50%!) os níveis de cortisol: https://ajcn.nutrition.org/content/85/4/981.full Tabela que mostra o cortisol (perto do final): https://ajcn.nutrition.org/content/85/4/981/T4.expansion.html Foi o que eu quis apontar ao citar o prazo pedido para os exames. Sempre pensei que os tempos, variando entre 8 e 12 horas, fossem justamente para evitar / reduzir a expressão da refeição na corrente sanguínea.E, somado a isso, o processo digestivo é um dos que mais gasta energia no corpo, sendo, portanto, uma fonte de stress (?) e de cortisol (hipótese). A questão é que existem vários meios para se obter um resultado, seja comendo de 3/3, 5/5 8/8. O que manda é o seu individualismo biológico, o que for melhor para o seu organismo vai ser adaptado na sua dieta, independentemente se está nos "padrões" ou não. Exatamente. Não existe uma solução única para todos, cada um se adaptam melhor com um tipo de dieta. [2] Ouso dizer que metade dos "arranca rabo" aqui no fórum não existiria se as pessoas entendessem isso.E, outro detalhe, esse individualismo biológico pode, em certa medida, ser "trabalhado". Com perseverança e hábito é possível.
Postado 1/07/2014 às 13:20 07/1, 2014 E, outro detalhe, esse individualismo biológico pode, em certa medida, ser "trabalhado". Com perseverança e hábito é possível. Eu mesmo mudei bastante minha rotina alimentar e a adaptação do meu organismo à nova rotina. Concordo que esse "individualismo" não é um "determinismo".
Postado 1/07/2014 às 13:28 07/1, 2014 Imagino alguém mostrando esse tópico pra um grupo de nutricionistas (brasileiros) sem duvidas eles te queimavam vivo. É engraçada a nutrição no nosso país.
Postado 1/07/2014 às 14:00 07/1, 2014 Foi o que eu quis apontar ao citar o prazo pedido para os exames. Sempre pensei que os tempos, variando entre 8 e 12 horas, fossem justamente para evitar / reduzir a expressão da refeição na corrente sanguínea. E, somado a isso, o processo digestivo é um dos que mais gasta energia no corpo, sendo, portanto, uma fonte de stress (?) e de cortisol (hipótese). [2] Ouso dizer que metade dos "arranca rabo" aqui no fórum não existiria se as pessoas entendessem isso. E, outro detalhe, esse individualismo biológico pode, em certa medida, ser "trabalhado". Com perseverança e hábito é possível. Logo mais vou dar uma lida, com certeza! Só deixando claro, é só uma discussão amigável, não fiz afronta a nenhum de vocês.. E sim, busarello, tem como "modelar" mas é algo que exige tempo e disciplina, né.
Postado 1/07/2014 às 14:18 07/1, 2014 Supermoderador Logo mais vou dar uma lida, com certeza! Só deixando claro, é só uma discussão amigável, não fiz afronta a nenhum de vocês.. E sim, busarello, tem como "modelar" mas é algo que exige tempo e disciplina, né. Com certeza. Defender um ponto de vista é excelente. Volta e meia somos (todos) "firmes" nestas defesas, mas, com bom senso, essa firmeza só torna a discussão produtiva. Sigamos nela. Quanto ao modelar, há um post muito bom do André Pajé onde ele defende a rotina de 3 em 3 horas justamente para dar ao indivíduo algum hábito: https://www.hipertrofia.org/forum/topic/12239-comer-de-3-em-3-horas-defesas-e-criticas-sobre-esse-sistema/#entry126717 https://www.hipertrofia.org/forum/topic/12239-comer-de-3-em-3-horas-defesas-e-criticas-sobre-esse-sistema/#entry126777
Postado 1/07/2014 às 17:04 07/1, 2014 Com certeza. Defender um ponto de vista é excelente. Volta e meia somos (todos) "firmes" nestas defesas, mas, com bom senso, essa firmeza só torna a discussão produtiva. Sigamos nela. Quanto ao modelar, há um post muito bom do André Pajé onde ele defende a rotina de 3 em 3 horas justamente para dar ao indivíduo algum hábito: https://www.hipertrofia.org/forum/topic/12239-comer-de-3-em-3-horas-defesas-e-criticas-sobre-esse-sistema/#entry126717 https://www.hipertrofia.org/forum/topic/12239-comer-de-3-em-3-horas-defesas-e-criticas-sobre-esse-sistema/#entry126777 Só por ser do pajé já sei que é de qualidade. Era exatamente ai que queria chegar, obrigador por disponibilizar isso (pelo menos pra mim que ainda não havia lido..) Acho algo muito interessante a se colocar em pratica, e faria com certeza com meus pacientes. Além da questão de horário, outra coisa igual ou mais importante quanto, é quantidade e o que vai ser ingerido nas refeições. Há proporção entre os nutrientes é de grande valia, não adianta a pessoa se alimentar de manhã de nescau com bolacha (E é isso que a maioria não entende).
Postado 1/07/2014 às 22:43 07/1, 2014 Supermoderador Só por ser do pajé já sei que é de qualidade. Era exatamente ai que queria chegar, obrigador por disponibilizar isso (pelo menos pra mim que ainda não havia lido..) Acho algo muito interessante a se colocar em pratica, e faria com certeza com meus pacientes. Além da questão de horário, outra coisa igual ou mais importante quanto, é quantidade e o que vai ser ingerido nas refeições. Há proporção entre os nutrientes é de grande valia, não adianta a pessoa se alimentar de manhã de nescau com bolacha (E é isso que a maioria não entende). Isso também é controverso.Se a ultima refeição foi, digamos, lá pelas 23 horas, e composta por uns 4 ovos mais um copo de iogurte natural com bastante canela em pó, as 6 horas da manha ainda haverá muito a ser digerido / absorvido. Neste ponto, nescau (com leite) e bolacha pode ser uma boa como pré treino. No fim, exceto para aqueles com alguma restrição médica ou os atletas, o todo (diário) é mais relevante do que as refeições vistas de forma individual.
Postado 2/07/2014 às 03:10 07/2, 2014 Isso também é controverso. Se a ultima refeição foi, digamos, lá pelas 23 horas, e composta por uns 4 ovos mais um copo de iogurte natural com bastante canela em pó, as 6 horas da manha ainda haverá muito a ser digerido / absorvido. Neste ponto, nescau (com leite) e bolacha pode ser uma boa como pré treino. No fim, exceto para aqueles com alguma restrição médica ou os atletas, o todo (diário) é mais relevante do que as refeições vistas de forma individual. Citei esse exemplo como forma de alimentação "errada" na qual se necessita de uma certa sabedoria para entender o porque de estar se alimentando disto, as pessoas pensam que é só comer qualquer coisa e ta valendo. É preciso muita inteligencia na hora de montar uma dieta, inteligencia pra saber o que comer, quando comer e de que forma melhor aproveitar tudo o que esse alimento tem a oferecer. Tem algumas coisas que podem levar a uma má compreensão, entende?
Postado 9/05/2015 às 13:33 05/9, 2015 Mais ou menos o que eu ia falar. Não se trata só do que comer ou não comer. O dia a dia de cada pessoa pode ser tão diferente quanto o objetivo dela (hipertrofia, emagrecer, ambos, etc) e tudo mais. Mas o post do Victor é muito esclarecedor. Eu, como bom cético que sou, sempre tive minhas desconfianças com tanta gente repetindo essa história das 3 horas como um papagaio de pirata.... E foi bom ver algo mais completo do que tem por aí falando disso. Eu sempre fui favorável a que cada um vá fazendo o seu caminho. É claro que o trabalho do nutricionista tem todo o seu valor, e existem certas 'regras' que são praticamente ponto pacífico, mas a dinâmica da vida nem sempre vai caber numa planilha....
Crie uma conta ou entre para comentar