Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Tudo Que Você Quer Saber Sobre O Tribulus Terrestris!


Hitch

Posts Recomendados

Publicidade

  • 2 meses depois...

TRIBULUS TERRESTRIS É UMA FARSA ?
VEJA VC MESMO ..
 
O Tribulus terrestris (TT abreviado) é uma planta originária da Índia. Segundo as crenças antigas é um afrodisíaco natural e que aumenta a potência física do atleta, pois aumenta seus níveis de testosterona. Lendo alguns blog´s e sites sobre o produto, como por exemplo, o http://www.nutrifitness.com.br/products/tribulus-pro-universal1/, percebemos que o fabricante afirma que o extrato de TT pode aumentar em até 50% a testosterona. Praticamente um “anabolizante natural”. Vejam alguns dos “benefícios” apresentados supostamente pela planta:
v Eficaz no aumento da produção de TESTOSTERONA
v Estimulante para aumentar o IMPULSO SEXUAL; (ambos os sexos)
v Aumento da FORÇA e MASSA MUSCULAR em atletas; (efeito anabólico)
v Diminui a FRIGIDEZ SEXUAL em mulheres;
v Aumenta a quantidade e a motilidade de espermatozóides; (fertilidade)
Mas será que a planta realmente cumpre o que promete? Analisamos e postamos alguns estudos científicos e de acordo com os resultados faremos uma conclusão sobre o assunto:
 
Este estudo: Evaluation of the aphrodisiac activity of Tribulus terrestris Linn. in sexually sluggish male albino rats http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22368416 teve como objetivo avaliar os possíveis efeitos deTribulus terrestris em órgãos endócrinos sensíveis intactos de ratos machos castrados, e fêmeas pós-menopausa sem ovários (Estudo foi feito nesse tipo de animal para se ter certeza de que o extrato iria reagir com os tecidos, sem a influência dos órgãos retirados). Os ratos foram tratados com extrato da planta e comparados a um outro grupo de ratos que usaram andrógenos. O estudo durou 28 dias. Nenhum dos 2 grupos foi capaz de estimular os tecidos sensíveis como próstata e vesículas. O extrato de Tribulus não aumentou os níveis de testoterona, indicando ausência de atividade androgênica e estrogênica in vivo.
 
Este estudo: Short term impact of Tribulus terrestris intake on doping control analysis of endogenous steroids http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18282674 teve como objetivo avaliar o impacto da ingestão doTribulus no exame antidoping a curto prazo. Duas mulheres usaram o extrato 3x ao dia durante 2 dias e fizeram o teste antidoping. Nenhuma variação hormonal foi detectada na urina, indicando que o extrato de tribulus não possui impacto sobre o metabolismo da testosterona.
 
Este estudo Effects of anabolic precursors on serum testosterone concentrations and adaptations to resistance training in young men http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/10997957 comparou um medicamento feito com extrato de tribulus (misturado a outros ativos) com um placebo. O resultado diz que não houve aumento na testosterona livre e não há evidências de que esses extratos aumentem a resistência aos treinos físicos.
 
Este estudo: The effect of five weeks of Tribulus terrestris supplementation on muscle strength and body composition during preseason training in elite rugby league players.http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17530942 teve como objetivo investigar se a suplementação deTribulus terrestris produziria grandes ganhos de força e massa muscular magra em 5 a 28 dias em jogadores da elite de rugby. Realizou-se um teste duplo cego (eles não sabiam o que estavam usando) com 22 jogadores australianos, onde 11 jogadores foram suplementados com extrato do Tribulus terrestris e para os outros 11 jogadores foram administrados placebos (Substância sem efeito nenhum, tipo comprimido de farinha de trigo). Ao decorrer de 28 dias concluiu-se que não houve diferença entre ganhos de força ou massa muscular magra entre os jogadores suplementados com Tribulus terrestris e os jogadores do grupo placebo, nem houve aumento na concentração de testosterona/epitestosterona na urina.
 
Este estudo: The effects of Tribulus terrestris on body composition and exercise performance in resistance-trained males. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/10861339 teve como objetivo determinar os efeitos da suplementação de Tribulus terrestris sobre a composição corporal e efeitos sobre o desempenho físico de resistência em indivíduos que praticam treinos com pesos.
Foram administrados o suplemento de Tribulus terrestris em quinze indivíduos, e placebo a outros quinze, sendo os indivíduos suplementados com 3,21 mg de Tribulus terrestris por Kg de peso corporal por dia. Durante a suplementação de Tribulus terrestris não houve alterações no peso corporal, percentual de gordura, água corporal total, consumo alimentar, ou estados de humor em qualquer grupo. Concluiu-se que a suplementação com tribulusnão aumentou a composição corporal e desempenho em exercícios de resistência.
 
Mais um estudo que indica a falta de evidência da eficácia do tribulus : The aphrodisiac herb Tribulus terrestris does not influence the androgen production in young men. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/15994038Nesse houve uma avaliação em 21 jovens saudáveis, que usaram extrato da planta por 4 semanas comparados a um outro grupo de jovens saudáveis com mesma idade usando placebo. Os resultados obtidos foram iguais, indicando que o extrato não possui influência direta ou indireta sobre o aumento de testosterona.
 
Já este estudo de caso Tribulus terrestris-induced severe nephrotoxicity in a young healthy male:http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20667992 afirma que um paciente que usou o extrato de tribulus com água por 2 dias apresentou toxicidade no fígado e nos neurônios. A suspensão do uso resultou em melhoras ao paciente. Estudo feito apenas com uma pessoa, não sendo confiável. Pode ser um indicativo ou apenas um caso raro e isolado.
 
Este estudo: The influence of the Tribulus terrestris extract on the parameters of the functional preparedness and athletes' organism homeostasis. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20095389 investigou a influência do Tribulus em atletas que foram suplementados com 3 cápsulas por dia durante 20 dias do suplemento alimentar "Tribulus" (Optimum Nutrition, EUA). Durante a utilização do suplemento houve um aumento na potência muscular anaeróbica. As concentrações nos níveis de testosterona no sangue aumentaram durante os primeiros 10 dias, a partir do décimo dia não houve mais aumentos nos valores da testosterona no sangue.Percebe-se que esse é um dos únicos trabalhos (ou o único, caso nenhum outro tenha passado despercebido à nossa pesquisa), onde o tribulus diz ter aumentado os níveis de testosterona. Infelizmente não pudemos ler o artigo completo, pois o mesmo é pago e não temos acesso livre ao PubMed (site onde encontramos maior parte dos artigos). Mas podemos avaliar algo importante nele: É o único a citar uma marca de suplementos (OPTIMUS). Portanto pode ser algo tendencioso, feito para produzir um resultado positivo propositalmente. Ou então, como alguns suplementos em geral, que não contem extrato puro da erva, pode possuir alguma outra substância que possa ter influenciado no aumento, já que nos demais artigos o extrato do tribulus não possui evidência alguma em aumentar a concentração do hormônio testosterona.
 
Como visto na maioria dos trabalhos científicos, o extrato da planta Tribulus terrestris não possui evidências que comprovem as afirmações dos fabricantes de suplementos com seu extrato. Mesmo com estudos pequenos, com poucas cobaias/voluntários e em pouco tempo, a indicação do produto não se sustenta de forma racional. Portanto, os resultados obtidos a partir da suplementação doTribulus terrestris não foram satisfatórios de acordo com os artigos publicados, não havendo aumento de força ou massa muscular. Então ficam claros os resultados e você saberá se irá investir cerca de 100 R$ ou mais nesse tipo de suplementação. Como todo suplemento sintético, os extratos naturais também podem interagir com outros medicamentos e provocar intoxicações. Consulte um profissional entendido no assunto e que seja de sua confiança.
 
REFERÊNCIA:
* US National Library of Medicine National Institutes of Health
 
* BLOG FARMACOTROFIA



Olha a dosagem do teste, 3,21 mg por Kg. Nego com 80 kg n chega nem a 500 mg, e o.msm que pedir pra ter resultado com uma dieta pobre em proteína ou carb
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Mais alguns artigos sobre o suplemento TT:

 

Proerectile pharmacological effects of Tribulus terrestris extract on the rabbit corpus cavernosum.

http://europepmc.org/abstract/med/10748960

 

The hormonal effects of Tribulus terrestris and its role in the management of male erectile dysfunction – an evaluation using primates, rabbit and rat

http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0944711307002838

 

Sexual Effects of Puncturevine (Tribulus terrestris) Extract (Protodioscin): An Evaluation Using a Rat Model:

http://online.liebertpub.com/doi/abs/10.1089/10755530360623374

 

Antihypertensive and vasodilator effects of methanolic and aqueous extracts of Tribulus terrestris in rats

http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0378874105006562

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tribulus é muito superestimado, na época em que postei isso a hype em cima dele era imensa.

 

Porém o tempo passa e seu senso crítico melhora, até porque há inúmeras pesquisas evidenciando que principalmente para aumento de T e composição corporal o TT é useless e quem acompanha meus posts sabe que eu ressalto isso.

Editado por Hitch
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mandei manipular tribulus terrestres 1000 MG por caps, porem tenho ginecomastia de 0,3 milímetros(minima), e vi alguns relatos que TT pode causar gineco, e agora? Devo continuar a tomar o TT ou não?? A gineco pode aumentar? 

(vou completar 18 anos daqui 4 meses).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mandei manipular tribulus terrestres 1000 MG por caps, porem tenho ginecomastia de 0,3 milímetros(minima), e vi alguns relatos que TT pode causar gineco, e agora? Devo continuar a tomar o TT ou não?? A gineco pode aumentar? 

(vou completar 18 anos daqui 4 meses).

 

Se aumentar muito mais muito mesmo a testosterona, pode aumentar a ginecomastia. Se voce for depender de tribulus pra isso pode ficar tranquilo.

Editado por Mateus Renanh
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

Só um comentário... médico nenhum é especialista em alimentação (e suplementos alimentares são área de alimentação), nem mesmo os nutrólogos que estão tão em alta por aí. SÓ NUTRICIONISTA, é permitido por lei e habilitado durante a graduação pra isso. Falo como nutri esportivo, são anos de química, dietologia e mais uma porrada de cursos de suplementação e nutrição esportiva pra chegar um cara que fez medicina, nunca estudou uma química de alimentos na vida e querer dizer o que é suplementação.

Nutrólogo trata disturbios alimentares, e NÃO FAZ DIETA. Então concordo contigo, krebz, quem usa suplemento entende muito mais de suplemento (algumas exceções né......) do que os médicos por aí.

 

 

Tribulus tem função termogênica, mas uma xícara de café vai ter o mesmo efeito (simples assim)

 

 

Libido mais alta não tem relação nenhuma com aumento ou não de testo. O Clomid pode aumentar sim os hormônios sexuais, mas fica observando cara pq os efeitos colaterais podem ser vários.

 

 

simples assim.

 

 

simples assim 2.


 

Ainda não acredito que tenha gente (principalmente profissional) que recorra ao TT pra qualquer coisa, tem uma pá de artigo científico mostrando que não afeta em nada a massa, pode causar leves alterações na quantidade de hormônio (dentre eles testo, mas não só) mas é só PODE, não é certo.

Geralmente TT é usado pra quem tem deficiência de testo e precisa repor e não quer recorrer a esteróide, o TT estimula o corpo a produzir mais testo quando há falta. Se seu corpo não considera como faltando não vai fazer mais. (ponto) e isso pra um efeito que pode ou não acontecer... não vale a pena.

 

Sobre a libido, ovo de codorna e catuaba também aumentam libido e não vejo ninguém se entupindo disso pra malhar como estimulante hormonal. É absorver muito informação de Bem Estar sem pesquisar antes cara...

 

muito bom seu post tao informativo que fiquei com uma pulga atras da orelha.

supondo individuos normais, saudaveis mas que já passaram da casa dos 30 anos, no meu caso que tenho 35 anos, será que o Tribulus poderia ser capaz de me fazer voltar ao vigor dos 18 anos? nao de libido mas de producao endogena de testosterona?

de repente como "reposicao" hormonal entre aspas pois nao estaria repondo nada somente estimulando a producao.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...