Ir para conteúdo

Déficit Calórico: Aeróbicos X Underfeeding

AVPR

Posts Recomendados

Postado

Pessoal, procurei aqui no fórum, mas não encontrei tópico tratando sobre esse tema (se alguém souber de algum, por favor postar o link aqui).

Já li em algum site americano que seria preferível emagrecer com um déficit calórico gerado por aeróbicos do que por dieta. O problema é que não consigo mais achar de jeito nenhum onde li isso, pra saber qual é o argumento do autor para essa afirmação.

Por exemplo, se quiséssemos produzir um défict de 300 calorias, seria melhor consumir as calorias da TMB e fazer um aeróbico que gastasse 300 cal do que consumir a TMB - 300 cal e não fazer exercício nenhum.

Sei que, matematicamente, é a mesma coisa. Mas alguém sabe dizer se há alguma diferença hormonal, no metabolismo ou em algum outro aspecto entre esses 2 tipos de déficit calórico?

Valeu

Postado

Eu também fiquei me perguntando isso um dia, até esqueci de perguntar...

Mas eu acho que é melhor o deficit calórico por aeróbico pelos benefícios que ele traz, mesmo que nem seja muito ligado

a hipertrofia diretamente.

Vamos ver

Postado

Os dois se complementam.

Não só aeróbicos mas atividade física em geral aumenta seu metabolismo de lipídios, aumenta a produção de GH testosterona etc. Então fica meio obvio que vai ser BEM melhor jogar peteca que seja do que ficar parado.

Mas não adianta fazer atividade física e só comer lixo, pois da mesma forma não ficara em deficit calórico se se entupir de calorias.

Se a duvida e qual gastaria as calorias mais rápido, não seria fácil definir pois, cada individuo tem suas particularidades e responde de forma diferente aos estímulos.

• Supermoderador
Postado

Até onde eu sei, foi o Tom Venuto que falou isso, em um livro dele.

Mas eu não creio que ele tenha falado especificamente de aeróbicos; se não me engano ele fala de "exercícios físicos", e eu entendo que ele quis dizer tanto aeróbicos quanto treino com pesos.

Obviamente treinar com pesos é melhor do que não treinar quando se está em dieta.

E mesmo em termos de aeróbicos, como o gaspar falou, é melhor do que não fazer nada.

Quanto à questão do déficit calórico, acho que depende muito do déficit utilizado. 300 kcal é bem pouco; uma caminhada de pouco mais de uma hora por dia já queima esta quantidade de calorias, então não há problema nenhum em todo o déficit vir do aeróbico. Mas um déficit desses gera uma perda de gordura bastante lenta; quem quer perder peso (mais) rápido precisa de um déficit maior. E aí fica complicado obter o déficit apenas com aeróbicos.

No meu entendimento, considerando um déficit calórico mais elevado (~1000 kcal, o que daria pouco menos de 1 kg de perda de gordura por semana), o ideal é que a maior parte do déficit venha da dieta (uns 60-70%), e o restante de aeróbicos. Se eles forem de baixa intensidade, provavelmente você conseguirá fazê-los todos os dias, e não terá problemas de recuperação.

Postado

Até onde eu sei, foi o Tom Venuto que falou isso, em um livro dele.

Mas eu não creio que ele tenha falado especificamente de aeróbicos; se não me engano ele fala de "exercícios físicos", e eu entendo que ele quis dizer tanto aeróbicos quanto treino com pesos.

Obviamente treinar com pesos é melhor do que não treinar quando se está em dieta.

E mesmo em termos de aeróbicos, como o gaspar falou, é melhor do que não fazer nada.

Quanto à questão do déficit calórico, acho que depende muito do déficit utilizado. 300 kcal é bem pouco; uma caminhada de pouco mais de uma hora por dia já queima esta quantidade de calorias, então não há problema nenhum em todo o déficit vir do aeróbico. Mas um déficit desses gera uma perda de gordura bastante lenta; quem quer perder peso (mais) rápido precisa de um déficit maior. E aí fica complicado obter o déficit apenas com aeróbicos.

No meu entendimento, considerando um déficit calórico mais elevado (~1000 kcal, o que daria pouco menos de 1 kg de perda de gordura por semana), o ideal é que a maior parte do déficit venha da dieta (uns 60-70%), e o restante de aeróbicos. Se eles forem de baixa intensidade, provavelmente você conseguirá fazê-los todos os dias, e não terá problemas de recuperação.

concordo, acho melhor atentar na dieta, e fazer cardio longe dos treinos... assim da pra jogar uma intensidade maior, claro cuidando sempre das proteinas...

a perda de MM é zero

só não faça a loucura que todo mundo faz, inclusive eu ja fiz: querer queimar gordura a todo custo, emendando cardio com treino e assim por diante... pique mais as coisas, se não der, simples esquece aerobico e come menos, fica só treinando com peso.

abraço

• 2 semanas depois...
Postado

Pessoal, obrigado pelas respostas, mas reitero a pergunta.

Entendi que, na visão de vocês, o ideal seria uma combinação dos dois, tanto da restrição calórica quanto da queima calórica.

Mas a minha pergunta foi de cunho mais teórico: em que aspectos seriam diferentes o defict originado da dieta e o originado da queima calórica, supondo que fosse possível usar isoladamente um deles?

Valeu

• Supermoderador
Postado

aeróbicos têm diversos benefícios para a saúde, que você não obteria apenas com a dieta.

Hormonalmente eu acredito que a resposta a um déficit vindo da dieta ou de aeróbicos seja a mesma.

Postado

Pessoal, obrigado pelas respostas, mas reitero a pergunta.

Entendi que, na visão de vocês, o ideal seria uma combinação dos dois, tanto da restrição calórica quanto da queima calórica.

Mas a minha pergunta foi de cunho mais teórico: em que aspectos seriam diferentes o defict originado da dieta e o originado da queima calórica, supondo que fosse possível usar isoladamente um deles?

Valeu

eu acho que o deficit gerado pelo aerobico, alem de ser mais dificil de se fazer, vai fadigar os membros, levando a perda de força...dependendo da intensidade

foi isso que entendi.

vamos supor que vc faça uma corrida na segunda e treine agacho na terça, provavelmente se estiver em cutting não aguente a carga, logo vai ter que abaixar carga

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...