Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Tudo Sobre Agachamento


Aless

Posts Recomendados

Publicidade

Visitante Renan.012

Amigo pois fique sabendo que qualquer um que tenha esse problema de curvar a lombar, tende a fazer o mesmo em qualquer agachamento que o quadril fique mais baixo que o joelho, e me conta o que você acha mais provável, machucar a lombar fazendo um ATG errado com 100kg ou fazendo um low-bar cometendo o mesmo erro com a lombar, só que com 120kg?

Em questão de mobilidade dos tornozelos, volto pra mesma questão o quadril passo da linha do joelho a pessoa vai ter problemas até em um agachamento low-bar, mas como a tendencia é quanto mais baixo você vai, mais acentuada é a "flexão" dos tornozelos então nesse ponto sim, é preciso um pouco mais de mobilidade.

Mas se pergunta uma outra coisa amigo, o que você acha que é mais normal, sentar nos calcanhares ou ficar sentado no ar sem se apoiar em nada?

Sobre usar mais músculos no ATG, desculpa mas aposto que se a gente pegar um estudo decente que compare o número de fibras musculares e unidade motoras utilizadas em cada um, duvido que o ATG saia na frente de um Low bar decente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E aí Aless, beleza? Nunca li nada específico nem sobre prós nem contra de se fazer low-bar ATG. Vc poderia detalhar um pouco os problemas envolvendo low-bar + ATG?

Abração!

Opinião do Mehdi:

2. You're Squatting Too Deep. First, you can not Squat "ass-to-grass" low bar or your lower back will round at the bottom - you need the high bar position for that. Next, if you're going to Squat rock bottom with the high bar position, then make sure you're flexible enough for that otherwise your lower back will round at the bottom, and this will hurt once you're Squatting weights heavy enough. The fact is that most guys do not have the hip flexibility to Squat "ass-to-grass" because they're too sedentary (not your fault, I'm also a desk jockey). That's why I advise you to Squat low bar and stop when you hit parallel. It's safe on your knees, safer on your lower back, and you'll Squat more weight.

Fonte: http://stronglifts.c...ower-back-pain/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opinião do Mehdi:

2. You're Squatting Too Deep. First, you can not Squat "ass-to-grass" low bar or your lower back will round at the bottom - you need the high bar position for that. Next, if you're going to Squat rock bottom with the high bar position, then make sure you're flexible enough for that otherwise your lower back will round at the bottom, and this will hurt once you're Squatting weights heavy enough. The fact is that most guys do not have the hip flexibility to Squat "ass-to-grass" because they're too sedentary (not your fault, I'm also a desk jockey). That's why I advise you to Squat low bar and stop when you hit parallel. It's safe on your knees, safer on your lower back, and you'll Squat more weight.

Fonte: http://stronglifts.c...ower-back-pain/

Então a escolha dele pelo low bar é apenas para que seja possível utilizar cargas maiores já que devido a falta de mobilidade o agacho high bar faria com que ele estagnasse mais rapidamente.

Pelo meu entender o que ele disse é que o ideal seria fazer o high bar, claro, dentro do possível quanto a mobilidade de cada um.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador

Então a escolha dele pelo low bar é apenas para que seja possível utilizar cargas maiores já que devido a falta de mobilidade o agacho high bar faria com que ele estagnasse mais rapidamente.

Pelo meu entender o que ele disse é que o ideal seria fazer o high bar, claro, dentro do possível quanto a mobilidade de cada um.

Não foi o que eu entendi... ele recomenda fazer low-bar, é mais seguro e você vai pegar mais carga.

Não sei se já comentaram no tópico, mas é verdade que passar o joelho da linha dos pés pode machucar os joelhos??

Não necessariamente.... uma coisa é aquele agachamento ridículo que você vê as pessoas fazendo na academia, descendo reto e jogando totalmente os joelhos para a frente. Isso eu entendo que é perigoso. Doem os meus joelhos quando eu vejo alguém fazendo isso.. haha

Mas em um agachamento high-bar ou frontal feito corretamente os joelhos muito provavelmente irão passar das pontas dos pés, e isso não tem problema nenhum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante Renan.012

Não sei se já comentaram no tópico, mas é verdade que passar o joelho da linha dos pés pode machucar os joelhos??

Não, mas falar que é mais provável você machucar os joelhos em um Hi-bar ATG não seria nenhuma mentira.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema de se avançar demais os joelhos é que isso indica que está colocando o peso na parte da frente dos pés, quando na verdade deveria estar apoiado sobre os calcanhares durante toda a execução.(tanto high como low bar)

Estando com o peso concentrado sobre os calcanhares, você dificilmente passará os joelhos a frente mais do que o necessário.

Mesmo no Low-bar, pessoas com pernas longas e troncos curtos tendem a avançar os joelhos para manter a barra centralizada, isso é normal, particularidade ergonômica de cada biotipo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador

E aí Aless, beleza? Nunca li nada específico nem sobre prós nem contra de se fazer low-bar ATG. Vc poderia detalhar um pouco os problemas envolvendo low-bar + ATG?

Abração!

Taels, o Aless viajou, só deve voltar a postar no final de semana.

Eu creio que o problema com ATG low-bar seria de curvatura da lombar... seus posteriores ficam bastante alongados no low-bar (para poder fazer o hip drive), descer mais irá puxar os posteriores ainda mais, a lombar não vai aguentar e vai acabar curvando.

Eu pelo menos nunca vi um low-bar muito abaixo de paralela que não envolvesse uma curvatura bem grande da lombar.

E usualmente no low-bar as canelas ficam na vertical; descendo mais do que paralelo eu imagino que você precisaria inclinar mais ainda o tronco, para manter a barra acima do meio dos pés, não? Pelo menos eu imagino que seria bem estranho.

abraços

Oi Taels, tudo bem, e por ai?

O Martin respondeu por mim. O agachamento com a barra mais abaixo exige mais tecnica, mais controle que a versao com a barra mais acima, e tambem requer mais mobilidade. Raramente alguem faz ele correto, ou porque nao sabe a tecnica ou porque tem algum encurtamento. Se o normal onde apenas passa-se levemente do paralelo ja eh um problema, imagina indo ATG com ele. Eu realmente nunca vi ninguem agachando ATG com low-bar nos videos do Youtube, e tudo que eu leio que faz diferenciacao entre low e high comenta sobre isso.

Eu vi que tu ja postou nesse topico, mas vou deixar o link aqui se alguem se interessar: /?do=embed' frameborder='0' data-embedContent>

faço com a barra no trapezio e faço ATG! e faço correto. estou a fazer uma compilação em video dos meus exercicios compostos... vou postar um dia :)

sobre o porque de fazer:

1- se tenho mobilidade para o fazer, porque não?? sempre fiz desde a primeira vez! não sei porquê acho facil. minha biomecanica deve ajudar (penso eu)

2- maior amplitude em qualquer exercício é melhor!

3- na assinatura do ICE tem uns topicos sobre agacho profundo (ATG) que fala que é muito melhor pois recruta mais o equilibrio e isso faz recrutar mais musculos e coisas go genero... claro que é preciso ter muito cuidado pois tem mais probabilidade de criar "erneas discais" se mal executado (não sei se escrevi bem o nome :P

1- Se voce realmente tem mobilidade para isso (se nao passou anos estudando e trabalhando sentado), pode fazer sem problemas. Mas seria interessante gravar um video e postar para o pessoal avaliar, ja vi varios achando que fazia correto e o video mostrou o contrario. A performance muda conforme a carga e com uma carga consideravel voce nao deveria estar olhando para o espelho do lado, para ter certeza que esta certo, soh se alguem que realmente entende avalia o movimento. Voce possivelmente acha ele mais facil por causa do movimento de reflexo (nunca lembro em portugues como eh o nome tecnico correto), onde voce desce e ja pega embalo para subir, dando aquela quicada no chao. Isso da mais forma ja que a tensao no quadriceps se acumula.

2- Nao necessariamente. Voce precisa garantir que a amplitude nao eh um problema para 'frear' o movimento. Tente agachar antes do paralelo e para 'pausar' o movimento voce vai jogar muita tensao nos joelhos (um dos motivos do movimento parcial ser prejudicial), mas depois que voce passa do paralelo e os joelhos estao em angulo agudo, isso nao eh mais um problema. A partir dai acontece um jogo de puxa daqui e empurra dali e quanto mais extendido um musculo esta mesmo forca ele vai poder fazer. No ATG muita gente soh consegue sair da posicao mais baixa (hole) por causa do quique no chao: o quadrips esta no maximo e nao vai conseguir fazer muita forca.

3- Da uma olhada nesse topico, ele fala das diferencas do low bar e do high bar, e quando um musculo para de trabalhar:

No ATG voce vai usar muito mais gluteos, um dos motivos dele ser recomendado para mulheres. Porque? Quando o quadriceps esta no maximo da sua extensao, ele nao consegue mais fazer forca da mesma forma que antes, logo outro musculo precisa trabalhar. Gluteos entao entram no jogo com mais forca. Voce esta fazendo o agachamento porque quer trabalhar mais musculos, porque quer um quadriceps melhor ou gluteos? Se o objetivo eh quadripces, entao seria melhor se colocasse o maximo de carga, logo ATG nao eh o ideal. Agora se voce quer pegar a maior quantidade de musculos, faca o high bar ATG ou low bar normal, vai pegar uma gama maior de musculos durante o movimento.

Opinião do Mehdi:

2. You're Squatting Too Deep. First, you can not Squat "ass-to-grass" low bar or your lower back will round at the bottom - you need the high bar position for that. Next, if you're going to Squat rock bottom with the high bar position, then make sure you're flexible enough for that otherwise your lower back will round at the bottom, and this will hurt once you're Squatting weights heavy enough. The fact is that most guys do not have the hip flexibility to Squat "ass-to-grass" because they're too sedentary (not your fault, I'm also a desk jockey). That's why I advise you to Squat low bar and stop when you hit parallel. It's safe on your knees, safer on your lower back, and you'll Squat more weight.

Fonte: http://stronglifts.c...ower-back-pain/

Nesse texto o Mehdi nao fala nada de errado, mas cuidado com algumas coisas que ele fala. Ja vi gente dizendo que assim que chegava no paralelo ja tinha arredondado e ele mandava o cara agachar com mais peso porque o agachamento mais seria a unica forma de melhorar, e isso eh idiotisse. Mobilizacoes ajudariam mais e talvez exercicios assistenciais. Assim como eh ensinado na WSB, voce precisa 'quebrar a tecnica' de alguem para ver o que esta errado e trabalhar nas deficiencias isoladamente. Apenas repetir o movimento errado, alem de levar mais tempo para progredir, pode causar problemas/lesoes. Eu fiquei uns 4 meses sem agachar com barra ate conseguir ficar sem arredondar (muito) porque estava fazendo muito errado.

Então a escolha dele pelo low bar é apenas para que seja possível utilizar cargas maiores já que devido a falta de mobilidade o agacho high bar faria com que ele estagnasse mais rapidamente.

Pelo meu entender o que ele disse é que o ideal seria fazer o high bar, claro, dentro do possível quanto a mobilidade de cada um.

Problemas de mobilidade ficam mais visiveis no low-bar do que no high-bar, e com o agravante que o low-bar precisa de uma tecnica melhor, nao eh apenas 'bote a barra nas costas e agache' como pode ser feito com o high bar.

Não sei se já comentaram no tópico, mas é verdade que passar o joelho da linha dos pés pode machucar os joelhos??

Não foi o que eu entendi... ele recomenda fazer low-bar, é mais seguro e você vai pegar mais carga.

Não necessariamente.... uma coisa é aquele agachamento ridículo que você vê as pessoas fazendo na academia, descendo reto e jogando totalmente os joelhos para a frente. Isso eu entendo que é perigoso. Doem os meus joelhos quando eu vejo alguém fazendo isso.. haha

Mas em um agachamento high-bar ou frontal feito corretamente os joelhos muito provavelmente irão passar das pontas dos pés, e isso não tem problema nenhum.

Concordo com o Martin

O problema de se avançar demais os joelhos é que isso indica que está colocando o peso na parte da frente dos pés, quando na verdade deveria estar apoiado sobre os calcanhares durante toda a execução.(tanto high como low bar)

Estando com o peso concentrado sobre os calcanhares, você dificilmente passará os joelhos a frente mais do que o necessário.

Mesmo no Low-bar, pessoas com pernas longas e troncos curtos tendem a avançar os joelhos para manter a barra centralizada, isso é normal, particularidade ergonômica de cada biotipo.

Isso tambem eh verdade, eu ja tentei achar de novo e nao consegui. Vi um video onde o cara estava explicando a diferenca no recrutamento muscular e na tecnica para low-bar em um cara com 1,6x e outro com quase 1,90, a inclinacao das costas varia bastante, assim como a posicao dos joelhos. Nao da pra generalizar na explicacao porque conforme a altura da pessoa ela vai conseguir manter a a perna a vertical ou nao.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...