Kizen Postado Agosto 12, 2025 às 16:42 Postado Agosto 12, 2025 às 16:42 Estou iniciando um controle de cargas. Quem faz progressão de cargas, como que controla isso? Eu procuro avaliar: Tonelagens diárias a cada sessão (exercício -> cargas * repetições * séries). Esse indicador é óbvio e fácil. Até aí tudo bem. Mas o problema começa quando fazemos a periodização dos exercícios. Estou planejando trocar de exercícios 1x a cada mês, também vai depender do 'feeling'. Ou seja, só da mesmo para controlar a progressão dentro de 1 mês. Ao trocar de exercícios se perde a progressão de cargas correto? Quando inicio uma sessão de treino e tem um exercício novo, faço o aquecimento, nele com 2 séries, eu tento avaliar qual será minha carga para atingir mais ou menos o número de repetições na 1a série de treino de fato (após as 2 de aquecimento). Isso mesmo se o exercício novo estiver no meio do treino. Alguém usa alguma técnica melhor?
Gabriel A Postado Agosto 12, 2025 às 16:51 Postado Agosto 12, 2025 às 16:51 (editado) Trocar de exercícios 1x a cada mês ? Então o treino não está bem montado mano Organiza um programa de treino para no mínimo umas 8 semanas ... Não sei como você costuma organizar, mas por exemplo, Treina peito na Segunda e na Quinta (Na segunda a escolha de alguns exercícios e na quinta 1 ou outro de diferente para mudar o estímulo e não ficar um treino cansativo tbm por ser por um longo período). Mantém mínimo umas 8 semanas e vai avaliando (progressão de carga... altera-se tbm o número de repetições....quantidade de séries, para depois saber se troca o treino ou não. Se estiver evoluindo cargas e o treino estiver fluindo não vejo o pq trocar toda hora.... Até pq mesmo que você possa evoluir cargas satisfatórias em um exercício novo, você está causando um"dano" diferente na musculatura, então num primeiro momento o seu corpo se recupera do "dano" para ai depois começar a trocar por evolução... 1 mês é pouco tempo para este processo Editado Agosto 12, 2025 às 16:54 por Gabriel A Kizen reagiu a isso 1
lorenzo_EP Postado Agosto 12, 2025 às 17:03 Postado Agosto 12, 2025 às 17:03 Em 12/08/2025 em 13:42, Kizen disse: Mas o problema começa quando fazemos a periodização dos exercícios. Estou planejando trocar de exercícios 1x a cada mês, também vai depender do 'feeling'. Ou seja, só da mesmo para controlar a progressão dentro de 1 mês. Ao trocar de exercícios se perde a progressão de cargas correto? Isso é desnecessário e não é periodização. Tenho tópicos explicando. Kizen e Rafa Tecilla reagiu a isso 1 1
p-fh Postado Agosto 12, 2025 às 17:12 Postado Agosto 12, 2025 às 17:12 Esse artigo para treino de força tem um planejamento de carga interessante: https://www.hipertrofia.org/blog/2019/02/07/treino-de-forca/
Posts Recomendados
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisar ser um membro para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar Agora