Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Antes e depois - Qual caminho seguir a partir de agora?

Posts Recomendados

Postado

Tenho 1,84 de altura e 31 anos.

Estimo que minha BF esteja em uns 15%, e meu gasto calórico seja de 2.800 kal,

A primeira foto é de 2023(90kg) e a segunda atual(82,5kg), meu objetivo sempre foi perder gordura e tentar manter ou ganhar um pouco de massa magra.

Agora a dúvida que tenho e se continuo em déficit calórico até chegar em uns 80kg ou se já tá na hora de entrar em um bulking.

Sugestões de qual o caminho a seguir a partir de agora?

https://imgur.com/a/HToC9ob

Postado

Cara, é algo muito pessoal…

como tá fazer esse déficit pra ti? Tu tá cansado? Como tá libido? Disposição ? 

se tiver tudo tranquilo eu secaria mais(quanto mais seco tu começar um processo para ganhar massa muscular menos gordura tu tende a acumular no processo) 

mas não tem certo ou errado, tu pode também partir pra uma recomposição. 

abraco

Postado

Parabéns pelo resultado mano, muito bom mesmo!

Eu continuaria um pouco mais antes de jogar um superávit aí. Se está confortável com o déficit, acho que ainda dá pra extrair uns 3kg de boa e depois ir aumentando o peso de uma forma mais limpa.

Postado
Em 21/05/2025 em 10:10, DocM disse:

Cara, é algo muito pessoal…

como tá fazer esse déficit pra ti? Tu tá cansado? Como tá libido? Disposição ? 

se tiver tudo tranquilo eu secaria mais(quanto mais seco tu começar um processo para ganhar massa muscular menos gordura tu tende a acumular no processo) 

mas não tem certo ou errado, tu pode também partir pra uma recomposição. 

abraco

Tudo tranquilo sim. Às vezes sinto vontade de comer mais sim, mas acho que é normal isso em déficit e tá dando pra controlar de boa. Treino 4x na semana (2x superiores e 4x inferiores) e corro 3x por semana. Não sinto cansaço.

Em 21/05/2025 em 10:10, HeiseN_ disse:

Parabéns pelo resultado mano, muito bom mesmo!

Eu continuaria um pouco mais antes de jogar um superávit aí. Se está confortável com o déficit, acho que ainda dá pra extrair uns 3kg de boa e depois ir aumentando o peso de uma forma mais limpa.

Obrigado, mano!

É o que eu tava pensando, visto que me incomoda muito uma BF alta, mesmo estando com pouca massa ainda, me sinto muito melhor do que quando estava com 90kg e a BF lá nas alturas.

A ideia seria queimar tudo que der e mudar pra um superavit bem leve 300kal ou 400kal pra acumular o mínimo possível de gordura. Não tenho pressa.

Em 21/05/2025 em 10:11, lorenzo_EP disse:

BF ainda tá pelos 20%, mas se tu tentar emagrecer mais, vai ficar pior. Falta massa muscular no corpo, entra em manutenção calórica e foca no treino.

20%? tudo isso, mano? O meu chute de BF em 15% foi comparando várias fotos e pelas formulas baseando nas medidas do pescoço, cintura, peso e altura. Também enviei as fotos pro chat GPT comparar (não tenho noção de qual a precisão disso), mas em todos essas estimativas sempre ficou algo entre 14% e 18%.

Tô me dedicando no treino, inclusive meu treino é baseado no seu tópico "A "fichinha básica" que serve pra 90% dos iniciantes". Muito bom, muito obrigado!

Postado
Em 21/05/2025 em 10:53, Lucasrts57 disse:

20%? tudo isso, mano? O meu chute de BF em 15% foi comparando várias fotos e pelas formulas baseando nas medidas do pescoço, cintura, peso e altura. Também enviei as fotos pro chat GPT comparar (não tenho noção de qual a precisão disso), mas em todos essas estimativas sempre ficou algo entre 14% e 18%.

Com 15% já apareceria alguma definição, tá mais pra 20% mesmo, e antes tava perto dos 30%. Tem bastante gordura acumulada no tronco. Mas não te prende a esse número, o importe é: melhorou. E agora foca em construir uma estrutura (massa muscular).

Postado
Em 21/05/2025 em 10:53, Lucasrts57 disse:

A ideia seria queimar tudo que der e mudar pra um superavit bem leve 300kal ou 400kal pra acumular o mínimo possível de gordura. Não tenho pressa.

Não tente secar tudo, vai ficar feio.. mas acredito q mais 3-5kg ajudaria no visual, depois faz uma transição lenta até chegar em superavit como vc disse. 

O segredo é não ter pressa, parabens pela evolução.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...