Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Treino ABCDE / Volume de treino semanal


umaprendiz

Posts Recomendados

Galera, eu sempre treinei ABC2x, mas notei que ultimamente meus treinos de músculos menores (bíceps e tríceps) não estão com uma intensidade legal, pois sempre treino bíceps com costas e tríceps com peitoral.

 

Resolvi alterar meu treino e ver como me adapto. Estou fazendo da seguinte forma:
A = Costas (5 exercícios de 4 séries, totalizando 20 séries semanais)

B = Peito (5 exercícios de 4 séries, totalizando 20 séries semanais)

C = Pernas (4 exercícios de 4 séries, totalizando 16 séries semanais)

D = Ombros (5 exercícios de 4 séries, totalizando 20 séries semanais)

E = Bíceps e tríceps (4 séries de cada, totalizando 16 séries semanais de cada músculo)

 

Além de abdominais e panturrilhas, que intercalo para treinar de 2 a 3 vezes na semana.

 

Alguém que treina dessa forma considera um bom volume semanal? Eu parti do princípio de que no ABC, eu fazia 12 séries de peito por dia. Sendo 2 treinos na semana, totalizava 24 séries, mas eu estava sentindo que o volume também estava alto.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Em 31/10/2022 em 19:29, umaprendiz disse:

Galera, eu sempre treinei ABC2x, mas notei que ultimamente meus treinos de músculos menores (bíceps e tríceps) não estão com uma intensidade legal, pois sempre treino bíceps com costas e tríceps com peitoral.

 

16 séries pra bíceps? acha que faz algum sentido um músculo minúsculo ter o mesmo volume de treino que suas pernas inteiras?

 

Pega o teu ABC2x

E faz uma parte com 1-2 séries por exercício com repetições de 6 a 12

E a outra parte 1-2 séries com repetições de 15 a 25

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também achei exagerado seu treinos e braços, até porque de for levar em conta a quantidade semanal do volume, em treino de peito/costas se faz necessário contar 0,5 série, teoricamente seriam 10 séries considerando um treino de com 20 sets.

O restante é bem individual, precisa levar em consideração seu tempo de treino, se é hormonizado, fase de dieta, tempo disponível pra treino, para sono etc etc.

Mas se fazia 24 séries e abaixou o volume pode ser uma boa visto que de acordo com o que é abordado normalmente já estaria trabalhando no MRV.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 31/10/2022 em 20:10, Zanne disse:

 

16 séries pra bíceps? acha que faz algum sentido um músculo minúsculo ter o mesmo volume de treino que suas pernas inteiras?

 

Pega o teu ABC2x

E faz uma parte com 1-2 séries por exercício com repetições de 6 a 12

E a outra parte 1-2 séries com repetições de 15 a 25

 

 

Sim. A ideia é o volume ser bem menor nos treinos de perna.

Qual o motivo de fazer 25 repetições?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 31/10/2022 em 20:16, somedieyoung_ disse:

Também achei exagerado seu treinos e braços, até porque de for levar em conta a quantidade semanal do volume, em treino de peito/costas se faz necessário contar 0,5 série, teoricamente seriam 10 séries considerando um treino de com 20 sets.

O restante é bem individual, precisa levar em consideração seu tempo de treino, se é hormonizado, fase de dieta, tempo disponível pra treino, para sono etc etc.

Mas se fazia 24 séries e abaixou o volume pode ser uma boa visto que de acordo com o que é abordado normalmente já estaria trabalhando no MRV.

 

Vou diminuir 1 exercício de bíceps/tríceps, totalizando 12 séries semanais de cada um e ver como vou me adaptar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 01/11/2022 em 09:43, umaprendiz disse:

 

Sim. A ideia é o volume ser bem menor nos treinos de perna.

Qual o motivo de fazer 25 repetições?

 

Oscilar volumes e cargas.

 

Se treinar sempre com a mesma janela de repetições, vai estagnar mais rápido e facilitar o inicio a processos inflamatórios crônicos (epicondilite lateral, bursite...)

 

A janela de repetições mais alta também sinaliza hipertrofia e oferece um "descanso" pros tendões e articulações ao utilizar uma carga menor. 

Assim vc tem 1 treino com cargas altas e 1 treino com cargas moderadas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 01/11/2022 em 10:57, Zanne disse:

 

Oscilar volumes e cargas.

 

Se treinar sempre com a mesma janela de repetições, vai estagnar mais rápido e facilitar o inicio a processos inflamatórios crônicos (epicondilite lateral, bursite...)

 

A janela de repetições mais alta também sinaliza hipertrofia e oferece um "descanso" pros tendões e articulações ao utilizar uma carga menor. 

Assim vc tem 1 treino com cargas altas e 1 treino com cargas moderadas.

 

Um tipo de periodização então, mas com mais frequência.

Interessante. Nunca treinei dessa forma. Sempre trabalhei na faixa de 8 a 15 reps, progredindo cargas.

O volume semanal estava alto, eu chegava pra treinar costas novamente na quinta-feira e sentia fadiga muito mais rápido do que o primeiro treino.

Por enquanto estou indo bem. Hoje fiz treino somente de costas, 4 exercícios com 4 séries cada, totalizando 16 séries semanais. Se eu sentir que abaixei muito o volume, aumento mais 1 exercício no próximo treino, que será na terça-feira que vem.

Sobre os exercícios, não tem muito segredo: faço duas puxadas verticais (aberta e fechada), serrote (peso livre) e uma remada aberta, sempre treinando pesado, no limite dos 70% da 1RM.

Trapézio deixo para treinar junto ao treino de ombros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 31/10/2022 em 20:10, Zanne disse:

 

16 séries pra bíceps? acha que faz algum sentido um músculo minúsculo ter o mesmo volume de treino que suas pernas inteiras?

 

Pega o teu ABC2x

E faz uma parte com 1-2 séries por exercício com repetições de 6 a 12

E a outra parte 1-2 séries com repetições de 15 a 25

 

Por que repetições tão longas em um dia e menos repetições no outro dia? Tô perguntando só por curiosidade mesmo

 

Edit: acabei lendo sua resposta já no outro comentário. Show

Editado por Bodybiulderhardcore
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...