Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Concentração, memória e raciocínio - (Nootrópicos?)


Thomas William

Posts Recomendados

Em 29/01/2022 em 19:53, Thomas William disse:

(Edit- pesquisando em sites gringos, achei algo dizendo que para dormir mais rápido poderia ser utilizado logo antes de dormir, mas poderia atrapalhar o ritmo circadiano, aonde o ideal seria a utilização 6-7 horas antes... Mas durante esse intervalo de 6 horas eu não iria sentir uma grande sonolência?)

 

Não necessariamente o processo é demorado pela via oral, não é só a melatonina que vai parar no seu estômago tem muito mais coisa sendo digerida e absorvida - o que deixa o processo lento, e o processo vai ser ainda mais lento se você for em um rodízio de pizza ou em uma churrascaria e fizer aquele cheat meal monstro.

 

Então é um pouco complicado dizer quanto tempo antes você deve tomar, isso depende do seu estilo de vida. Se você toma 6h antes e vê que 3h após o consumo você está imprestável de sono, talvez você deva começar a utilizar 3h antes de dormir.

 

E em questão de higiene do sono é sempre bom ir dormir no mesmo horário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Publicidade

Em 29/01/2022 em 20:21, Mr Nobody disse:

Não necessariamente o processo é demorado pela via oral, não é só a melatonina que vai parar no seu estômago tem muito mais coisa sendo digerida e absorvida - o que deixa o processo lento, e o processo vai ser ainda mais lento se você for em um rodízio de pizza ou em uma churrascaria e fizer aquele cheat meal monstro.

 

Então é um pouco complicado dizer quanto tempo antes você deve tomar, isso depende do seu estilo de vida. Se você toma 6h antes e vê que 3h após o consumo você está imprestável de sono, talvez você deva começar a utilizar 3h antes de dormir.

 

E em questão de higiene do sono é sempre bom ir dormir no mesmo horário.

Hello.

 

Acho que foi vc mesmo que me esclareceu algumas dúvidas num tópico meu sobre melatonina, um tempo atrás, onde eu estava falando sobre insônia.

 

Também fiz aquele tópico sobre queda de desempenho mental (Questão que ainda estou enfrentando).

 

E vendo este outro amigo passando por problemas semelhantes, e como eu, fazendo o uso de várias vitaminas e melatonina, fique pensando...

 

Qual a chance da melatonina estar fazendo este estrago na nossa capacidade cognitiva?

 

Segundo o Eslen Delanogare(Desculpem se escrevi errado) muitas pessoas que acham que tem problemas de memória/atenção na verdade estão com problemas de sono!

 

Se eu tomo a melatonina num horário errado (Perto da hora de dormir por exemplo) e ela começa a fazer efeito um bom tempo depois (Perto da hora onde eu já devo acordar por exemplo) então faz sentido que eu acorde com a sensação de estar meio dopado e sonolento (E isso tem me acontecido!!).

 

Fazendo isso, eu mexi no meu ciclo circadiano, e não vou estar com níveis regulados de cortisol durante o dia, causando cansaço, sonolência e falta de concentração (Porém cometemos o belíssimo erro de tentar amenizar isso com café)

 

Para piorar, na próxima noite, por conta da desregulação do ciclo circadiano, iremos liberar cortisol em horário errado, causando a insônia (Aquela onde não conseguimos pegar no sono ou aquela onde acordamos durante a noite várias vezes, ou temos dificuldade de dormir novamente)

 

E repetindo esse ciclo de péssimas escolhas, vamos lascando com nossa capacidade cognitiva... Pois o sono é ESSENCIAL para desempenhar bem qualquer tarefa!

 

O que acha dessa teoria? Fui muito longe ou exagerei?

 

Se o que eu disse faz sentido....

 

O que na sua opinião seria uma boa alternativa para o uso da melatonina oral (aquela que ingerimos) tomar as 18:00 por exemplo?

 

Doses que simulam a produção natural do organismo, segundo o que pesquisei, parecem ser de 0,3 a 0,5 mg.  Sendo assim, mesmo acertando o horário, 3 mg pode ser exagero?

 

Treinos noturnos (após as 18:00) na sua opinião, também tem esse poder de desregular nosso ciclo circadiano, jogando nosso cortisol lá em cima a noite, quando ele deveria estar baixo, e causando essa lista de efeitos indesejáveis?

 

Obs: A descontinuação do uso da melatonina é um pouco complicada, pois é bem difícil fazer uma boa higiene do sono, não se expondo a muita luz de noite, quando ainda temos coisas a fazer (Treino as vezes inclusive).

Sem falar na dificuldade de dormir que as vezes o treino pode provocar. (Fico acelerado e com bastante calor após o treino)

 

Perdoe(m) o texto imenso e a quantidade de perguntas.

 

Embora a pergunta tenha sido direcionada ao amigo Nobody, qualquer um que puder opinar será muito bem vindo.

 

Abraços a todos e fiquem com Deus

Editado por Luiz Menegheti
Add infos e correções
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como já bem comentado, uma variável importante é o sono de qualidade. Dormir 8 horas por dia não necessariamente significa ter tido sono de qualidade.

 

Eu tenho apneia do sono, ronco igual uma 7 galo, mas isso vem melhorando com o ajuste da minha alimentação, não fazer refeições perto da hora de dormir, cárdio também ta ajudando, enfim, a patroa disse que quando estou com o treino e dieta em dia eu ronco menos, acho que não existe base científica melhor do que quem dorme ali do nosso lado kkkk

 

Quando eu ronco demais, tenho dificuldade com tarefas simples, as vezes durmo sentado enquanto to no trabalho, não consigo fazer leituras dinâmicas, demoro a assimilar, tudo fica lento, ao passo que quando não ronco tanto o dia flui melhor.

 

Antes dos nootrópicos ajusta alimentação, treino, dieta e sono por pelo menos uns 3 meses, cria também o hábito de dormir e acordar sempre no mesmo horário nesse período. Aí você vê se melhorou o bastante ou se vai precisar partir pra uma outra via.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Luiz Menegheti vou te dizer o que eu penso sobre a melatonina: é desnecessário para a grande maioria da população. Quem é que provavelmente precisa disso: pessoas que não conseguem manter a rotina, seja devido ao fuso horário ou porque tem escala de trabalho que ferram completamente com o sono dela ou se você simplesmente gosta de viver a vida noturna mesmo, e muito provavelmente em uma escala menor pessoas que tem problema para a produção de melatonina.

 

Higiene do sono vai resolver o problema da grande maioria das pessoas com o sono, se elas não tiverem outro problemas como apneia do sono - mas isso a melatonina não vai resolver também.

 

E sim, eu acho que 3mg de melatonina é muito mesmo que você tome no horário correto. Não se começa utilizando medicamentos em alta quantidade. Se o problema pode ser resolvido com 0,5mg, porque você vai querer tomar 3mg? É o mesmo problema de quem quer entrar no mundos dos esteroides com 1~2g de droga por dia, você tem que começar de baixo e subir de acordo com a resposta do seu organismo. Para sobrecarregar outra parte do corpo e causar algum problema a longo prazo? Suplementação de chá verde todos os dias a longo prazo vai causar problemas de fígado - e não lembro se é 10x ou 100x mais concentrado do que uma xícara de chá verde - e isso não vai acontecer se você toma uma xícara por dia. Eu não sei se a melatonina em excesso tem potencial para causar alguma doença a longo prazo, ao curto prazo é os colaterais dos quais você está fugindo - sonolência, tontura, confusão, estado de alerta comprometido.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 08/02/2022 em 17:06, Mr Nobody disse:

vou te dizer o que eu penso sobre a melatonina: é desnecessário para a grande maioria da população. Quem é que provavelmente precisa disso: pessoas que não conseguem manter a rotina, seja devido ao fuso horário ou porque tem escala de trabalho que ferram completamente com o sono dela ou se você simplesmente gosta de viver a vida noturna mesmo, e muito provavelmente em uma escala menor pessoas que tem problema para a produção de melatonina.

 

Higiene do sono vai resolver o problema da grande maioria das pessoas com o sono, se elas não tiverem outro problemas como apneia do sono - mas isso a melatonina não vai resolver também.

 

E sim, eu acho que 3mg de melatonina é muito mesmo que você tome no horário correto. Não se começa utilizando medicamentos em alta quantidade. Se o problema pode ser resolvido com 0,5mg, porque você vai querer tomar 3mg? É o mesmo problema de quem quer entrar no mundos dos esteroides com 1~2g de droga por dia, você tem que começar de baixo e subir de acordo com a resposta do seu organismo. Para sobrecarregar outra parte do corpo e causar algum problema a longo prazo? Suplementação de chá verde todos os dias a longo prazo vai causar problemas de fígado - e não lembro se é 10x ou 100x mais concentrado do que uma xícara de chá verde - e isso não vai acontecer se você toma uma xícara por dia. Eu não sei se a melatonina em excesso tem potencial para causar alguma doença a longo prazo, ao curto prazo é os colaterais dos quais você está fugindo - sonolência, tontura, confusão, estado de alerta comprometido.

 

 

Muito obrigado novamente!

 

Ultimamente tenho buscado o mais "natural" , e isso inclui ajustar as doses dos suplementos que uso, e deixar de usar algumas coisas.

 

Tentarei novamente aplicar a orientação da melatonina sobre horários e redução de dose. Venho compartilhar por aqui as melhoras que obtiver.

 

Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 08/02/2022 em 16:18, Luiz Menegheti disse:

Hello.

 

Acho que foi vc mesmo que me esclareceu algumas dúvidas num tópico meu sobre melatonina, um tempo atrás, onde eu estava falando sobre insônia.

 

Também fiz aquele tópico sobre queda de desempenho mental (Questão que ainda estou enfrentando).

 

E vendo este outro amigo passando por problemas semelhantes, e como eu, fazendo o uso de várias vitaminas e melatonina, fique pensando...

 

Qual a chance da melatonina estar fazendo este estrago na nossa capacidade cognitiva?

 

Segundo o Eslen Delanogare(Desculpem se escrevi errado) muitas pessoas que acham que tem problemas de memória/atenção na verdade estão com problemas de sono!

 

Se eu tomo a melatonina num horário errado (Perto da hora de dormir por exemplo) e ela começa a fazer efeito um bom tempo depois (Perto da hora onde eu já devo acordar por exemplo) então faz sentido que eu acorde com a sensação de estar meio dopado e sonolento (E isso tem me acontecido!!).

 

Fazendo isso, eu mexi no meu ciclo circadiano, e não vou estar com níveis regulados de cortisol durante o dia, causando cansaço, sonolência e falta de concentração (Porém cometemos o belíssimo erro de tentar amenizar isso com café)

 

Para piorar, na próxima noite, por conta da desregulação do ciclo circadiano, iremos liberar cortisol em horário errado, causando a insônia (Aquela onde não conseguimos pegar no sono ou aquela onde acordamos durante a noite várias vezes, ou temos dificuldade de dormir novamente)

 

E repetindo esse ciclo de péssimas escolhas, vamos lascando com nossa capacidade cognitiva... Pois o sono é ESSENCIAL para desempenhar bem qualquer tarefa!

 

O que acha dessa teoria? Fui muito longe ou exagerei?

 

Se o que eu disse faz sentido....

 

O que na sua opinião seria uma boa alternativa para o uso da melatonina oral (aquela que ingerimos) tomar as 18:00 por exemplo?

 

Doses que simulam a produção natural do organismo, segundo o que pesquisei, parecem ser de 0,3 a 0,5 mg.  Sendo assim, mesmo acertando o horário, 3 mg pode ser exagero?

 

Treinos noturnos (após as 18:00) na sua opinião, também tem esse poder de desregular nosso ciclo circadiano, jogando nosso cortisol lá em cima a noite, quando ele deveria estar baixo, e causando essa lista de efeitos indesejáveis?

 

Obs: A descontinuação do uso da melatonina é um pouco complicada, pois é bem difícil fazer uma boa higiene do sono, não se expondo a muita luz de noite, quando ainda temos coisas a fazer (Treino as vezes inclusive).

Sem falar na dificuldade de dormir que as vezes o treino pode provocar. (Fico acelerado e com bastante calor após o treino)

 

Perdoe(m) o texto imenso e a quantidade de perguntas.

 

Embora a pergunta tenha sido direcionada ao amigo Nobody, qualquer um que puder opinar será muito bem vindo.

 

Abraços a todos e fiquem com Deus

Eu tenho uma opinião diferente sobre essa tal absorção da melatonina

 

Concerteza absoluta (no meu caso) ela não está relacionada a dificuldade de raciocínio, clareza mental... Mas sim, muito provavelmente, está relacionada a uma noite de sono ruim

 

O que eu percebi após tomar, 6, 3mg ou doses ainda menores é que, sinto os efeitos logo após 20-60 minutos - se for um dia aonde consumi cafeína depois das 16:00 ou treinei a noite eu não sinto efeito algum - e após 4-6 horas de sono eu simplesmente desperto e mesmo estando muito cansado, não consigo dormir. Vejo muitos relatos parecidos pela internet, o que eu mais encontrei como indicação seria consumir uma melatonina de longa absorção...

 

Sobre o treino e estimulantes, cafeína tem uma meia vida de 3-7 horas, isso significa que, você teria que consumi-la praticamente somente após acordar para não afetar o sono. Experiência pessoal: 300mg 9 horas antes de dormir afeta minimamente meu sono, 450mg, também 9 horas antes, afeta consideravelmente. Dias de treinos muito intensos, como perna ou costas, também são os dias que tenho as piores noites de sono

Editado por Thomas William
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 09/02/2022 em 19:15, Thomas William disse:

Eu tenho uma opinião diferente sobre essa tal absorção da melatonina

 

Concerteza absoluta (no meu caso) ela não está relacionada a dificuldade de raciocínio, clareza mental... Mas sim, muito provavelmente, está relacionada a uma noite de sono ruim

 

O que eu percebi após tomar, 6, 3mg ou doses ainda menores é que, sinto os efeitos logo após 20-60 minutos - se for um dia aonde consumi cafeína depois das 16:00 ou treinei a noite eu não sinto efeito algum - e após 4-6 horas de sono eu simplesmente desperto e mesmo estando muito cansado, não consigo dormir. Vejo muitos relatos parecidos pela internet, o que eu mais encontrei como indicação seria consumir uma melatonina de longa absorção...

 

Sobre o treino e estimulantes, cafeína tem uma meia vida de 3-7 horas, isso significa que, você teria que consumi-la praticamente somente após acordar para não afetar o sono. Experiência pessoal: 300mg 9 horas antes de dormir afeta minimamente meu sono, 450mg, também 9 horas antes, afeta consideravelmente. Dias de treinos muito intensos, como perna ou costas, também são os dias que tenho as piores noites de sono

Obrigado pela resposta e desculpe se eu acabar poluindo um pouco seu tópico para tirar as minhas dúvidas.

 

É bom poder ouvir um pouco de quem está passando por situação parecida.

 

Quanto ao treino noturno, estou testando treinar pela manhã, antes de ir trabalhar. Pois quando treino a noite, sinto que fico meio acelerado, e que isso pode estar prejudicando meu sono. É dureza iniciar o dia em jejum fazendo um treino de musculação, mas se isso melhorar minha capacidade cognitiva, estou disposto a fazer.

Hoje é apenas o segundo dia onde estou fazendo o treino pela manhã, então não sei dizer o quanto isso vai ajudar. Na primeira noite, não notei nenhuma melhora no sono.

 

Já controlo a quantidade de café que tomo, e atualmente tomo por volta das 15:00 minha ultima xícara de café (Elas tem de 80 a 100 ml e tomo de 4 a no máximo 5 por dia)

Como é café coado, acredito que esteja totalmente dentro da quantidade saudável de ingestão de cafeína.

 

Mas quem sabe valha e pena fazer um teste de reduzir drasticamente a quantidade de cafeína, e deixa-la muito mais longe do horário de sono (Um cafezinho de manhã e outro após o almoço por exemplo). Pois do jeito que está, não dá pra ficar.

 

E assim como você, estou com as demais questões que envolvem saúde em dia. Bons exames, fazendo musculação e aeróbico com constância, dieta certinho... até meu bf já esta normalizado (Abaixo de 15 %).

 

Voltei a ler também. A fim de melhorar essas questões...

 

Enfim, vou acompanhando por aqui, afim de pegar algumas dicas que venham impactar positivamente nessa questão.

 

Boa sorte pra gente e fique com Deus!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais informações que podem ser interessantes para o tópico:

 

Experimentei usar apenas 1,5 mg de melatonina as 18:00. E na manhã seguinte ainda me senti meio sonolento, meio dopado.

Essa noite experimentei usar apenas 0,63 mg de melatonina, também as 18:00. E hoje também estou me sentindo da mesma forma.

 

Não sei dizer se é a melatonina dando problema, ou isso vem da minha qualidade de sono que não me parece estar boa.

Vou aproveitar minha folga para fazer o teste com menos mg ainda e sem nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 10/02/2022 em 09:08, Luiz Menegheti disse:

Mais informações que podem ser interessantes para o tópico:

 

Experimentei usar apenas 1,5 mg de melatonina as 18:00. E na manhã seguinte ainda me senti meio sonolento, meio dopado.

Essa noite experimentei usar apenas 0,63 mg de melatonina, também as 18:00. E hoje também estou me sentindo da mesma forma.

 

Não sei dizer se é a melatonina dando problema, ou isso vem da minha qualidade de sono que não me parece estar boa.

Vou aproveitar minha folga para fazer o teste com menos mg ainda e sem nada.

Eu recomendaria testar glicinato de magnésio ou citrato de magnésio (alguns dizem que o glicinato piora o sono e o citrato melhora e outros dizem o contrário), inclusive o Leandro Twin já falou aqui no fórum que o magnésio pode ajudar...

 

Estou testando o glicinato de magnésio 1 hora antes e a melatonina 1mg Time Release (longa absorção) 20 minutos antes, vou esperar mais umas 2 semanas pra formar uma opinião

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...