Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Terminar ou continuar o bulking, fazer mini cutting?


daredevilx

Posts Recomendados

Salve, sempre busco respostas pras minhas dúvidas aqui no fórum e quase sempre as encontro nas dúvidas de outros usuários, mas dessa vez me deu vontade de criar um tópico eu mesmo. Antes de tudo, vou contextualizar:

 

Já havia treinado durante aproximadamente 10 meses (2017~2018), na época eu tinha 16 anos e não consegui acertar direitinho a dieta, metabolismo muito acelerado, enfim, me mantive com 70kg durante todo o período (185 de altura), planejava voltar a treinar desde o começo de 2019, mas as condições estavam complicadas, até que nesse ano quando as academias voltaram a abrir depois da quarentena eu consegui começar a treinar (junho/2020) não sei ao certo meu peso na época, mas chuto que estava de 73 a 75(78 na balança da academia durante a tarde), enquanto eu me adaptava a rotina de treino(leia-se ia treinar 3/4 dias por semana) fui ganhando peso e evoluindo sem contar os macros especificamente, afinal eu estava no começo, porém tinha uma certa noção de que logo teria que arrumar uma balança, montar minha dieta etc.

Passado um certo tempo(3 meses aproximadamente), de 32cm de braço evolui pra 35, desde o segundo mês eu ja estava tomando creatina, nesse momento estava com aproximadamente 84kg, e montei uma dieta de 2600kcal, usando malto e proteina da soja pós treino pra ajudar a bater a meta, fui nesse ritmo, ajustando a quantidade de calorias diárias conforme a necessidade, e no momento estou com 88.9kg em jejum(última pesagem quinta feira 24/12), ja estou com um bom volume no peitoral, 38cm no braço esquerdo, e minhas costas e pernas evoluíram bastante, mas nada extremamente expressivo. Meu metabolismo está começando a ficar acelerado conforme ganho massa muscular, tanto que as 2800kcal que estou comendo atualmente não estão dando tanto resultado na balança(pretendo subir caso fique estagnado por mais uma semana).

 

Enfim, a grande dúvida é a seguinte: tenho como evoluir ainda mais nesse bulking pq meu bf está entre 16 e 18%, mas aquela famosa pochetinha na linha do umbigo já está me incomodando demais, então eu me encontro em algumas situações: finalizar o bulking e fazer um cutting completo, fazer um mini cutting durante os 1/2 primeiros meses de 2021, ou continuar o bulking até os 20% de bf e foda-se a pochete?

 

Lembrando que essa "pochete", não é lá aquelas coisas, quando estou de pé meu abdômen marca um pouco dos 2 gomos superiores(principalmente quando contraio), mas como minha maior concentração de gordura se localiza nos glúteos e na linha de cintura, me incomoda um pouco como disse antes, acredito que meu biotipo seja entre ectomorfo e mesomorfo, pq eu até que mantenho uma boa massa muscular sem treinar, tenho os ombros e costas largos, panturrilha grossa(43cm) mas meus braços são longos e finos. 

 

Caso alguém chegue a ler o tópico e conseguir me ajudar com esse impasse, agradeço desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

O ideal seria além das informações que você nos passou, anexar algumas fotos mano. Não estamos falando de uma ciência exata, logo, só números não condizem com o proposito do seu tópico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Considerando que vc já bulkou por uns 6 meses, não é mais iniciante, ganhou uns 10kg, eu diria que cutting. Fora iniciantes (até 4~6 meses de treino), não recomendo passar de 15% de BF.

Seque até a dobra abdominal bater uns 10~12mm, pra então voltar a crescer. Isso vai representar uns 12% de BF.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...