Ir para conteúdo

Crescer seco

Vinicius.seth

Posts Recomendados

Postado

Galera eu estudo muito sobre topicos de nutrição, biologia, recentemente coloquei meu corpo em um teste de cutting severo, perdi 20kg em 5 meses, em apenas 1 semana recuperei 4 kilos, tudo bem que não é tudo de massa muscular mais ok!, Porem eu vi esse video do leandro twin 

Falando que da pra crescer o mais seco possivel com 2500 fucking calorias, eu tenho 72 kilos(falso magro) bf de 16. a questão que não quer calar, devo entrar nessa de 2500 calorias? 

Meu def. calorico e de 3000 calorias, treino pesado pra caralho, consumo muito pre-treino, levo muito a serio meus treino, vou para comer os ferros de la. 

Tenho 1,73. faço cardio leve todos os dias na bike ergometrica. para manter o peso é evitar ganho de gordura, pelo fato de eu ser um falso magro. tenho 21% de massa magra, antes no off tava entre 30- 35, perdi bastante massa muscular nesse cutting miseravel! Porem tenho facilidade em ganhar peso. 

Postado

Cada individuo tem sua particularidade, não da de pegar um valor de 2500kcal genérico usado de exemplo e achar que vai dar certo pra você, pode ser que de certo, mas é mais provável que não...

seu déficit é de 3000? quer dizer o seu gasto diário?  quanto você tava comendo nessa sua dieta?

Postado
Agora, kkmultes disse:

Cada individuo tem sua particularidade, não da de pegar um valor de 2500kcal genérico usado de exemplo e achar que vai dar certo pra você, pode ser que de certo, mas é mais provável que não...

seu déficit é de 3000? quer dizer o seu gasto diário?  quanto você tava comendo nessa sua dieta?

Muito pouco, dei o azar de encontrar um nutricionista filho da puta! Estragou meu shape literalmente, estou estudando mais a fundo para iniciar meu off season limpo.

Agora, kkmultes disse:

raramente chegaria entre 2000-2300, era muito pouco, nem tomei coragem de contar os macros cara, com medo de ver o quão o filho da puta fui eu de ter seguido isso.

Postado
2 minutos atrás, Vinicius.seth disse:

Muito pouco, dei o azar de encontrar um nutricionista filho da puta! Estragou meu shape literalmente, estou estudando mais a fundo para iniciar meu off season limpo.

raramente chegaria entre 2000-2300, era muito pouco, nem tomei coragem de contar os macros cara, com medo de ver o quão o filho da puta fui eu de ter seguido isso.

considerando seu estado atual e que você tem facilidade de acumular gordura 2000kcal é um bom ponto de partida... pra manter uma boa dieta e crescer o mais seco possível..

Pq o Nutricionista foi FDp? tinha que saber certinho a dieta que te passou pra opinar sobre isso daí, resultado deu! 20kg em 5 meses é excelente. da uma media de 1kg por semana, é o ideal pra quem ta acima do peso obeso, semi obeso etc....

Postado
Agora, kkmultes disse:

considerando seu estado atual e que você tem facilidade de acumular gordura 2000kcal é um bom ponto de partida... pra manter uma boa dieta e crescer o mais seco possível..

Pq o Nutricionista foi FDp? tinha que saber certinho a dieta que te passou pra opinar sobre isso daí, resultado deu! 20kg em 5 meses é excelente. da uma media de 1kg por semana, é o ideal pra quem ta acima do peso obeso, semi obeso etc....

Foi fdp, pq perdi muita massa muscular mano, Vou te mandar meu outro topico e vc dar sua opinião

Agora, kkmultes disse:

Tava pensando em 2500 calorias mano, 2 grama kilo de proteina , minha necessidade e de 144 de proteina 4 grama killo de carbo, e 2 grama kilo gordura. vou te mandar minha dieta, pra ser dar uma verificada

https://prnt.sc/uvthrm

Postado
Agora, Azyzz Br Remastered disse:

Vc tava comendo igual passarinho mais da metade disso deve ser aguá , crescer seco depende mt da genetica/quão longe vc ta do seu limite e ter treino dieta etc tudo alinhado

Sim mano, são opiniões todas distintas. um fala pra eu secar, outro pra crescer, fica dificil saber qual e a melhor opção rs, 

Postado
36 minutos atrás, Azyzz Br Remastered disse:

Velho vc ta magro e sem musculo mas para de ser doidão vai na maciota faz oq o mano falou abaixa pra 2000 vai vendo oq acontece com o shape e ajustando , calma!

sabe que até não culpo o cara, a dieta fode o psicológico de qualquer ser humaninho. eu tô em cutting e meu humor tá horrível, tá fudido. tô dando socos no ar estilo mike tyson desde que acordei e isso é coisa de psicótico, pq eu só luto boxe 2 vezes por semana. como dizem os nutricionistas: "é tranquilo, só fracionar as refeições". olha, essa porra irrita pra caralho, tinha me esquecido de como restrição calórica deixa o cara zoado kkk

Postado
43 minutos atrás, matheuskr disse:

sabe que até não culpo o cara, a dieta fode o psicológico de qualquer ser humaninho. eu tô em cutting e meu humor tá horrível, tá fudido. tô dando socos no ar estilo mike tyson desde que acordei e isso é coisa de psicótico, pq eu só luto boxe 2 vezes por semana. como dizem os nutricionistas: "é tranquilo, só fracionar as refeições". olha, essa porra irrita pra caralho, tinha me esquecido de como restrição calórica deixa o cara zoado kkk

Eu fico bem puto nas primeiras 2-3 semanas , 2-3 semanas atras tava brigando até com minha sombra no forum , depois acostumo

Postado
2 horas atrás, Vinicius.seth disse:

Tenho 1,73. faço cardio leve todos os dias na bike ergometrica. para manter o peso é evitar ganho de gordura, pelo fato de eu ser um falso magro. tenho 21% de massa magra, antes no off tava entre 30- 35, perdi bastante massa muscular nesse cutting miseravel!

Massa Magra e Massa Muscular são coisas diferentes. Massa Muscular é considerado como Massa Magra. Água é considerado como Massa Magra. Tudo que não é gordura é considerado como Massa Magra.

Se for considerar os valores de 89 com 23% de BF, você teria 20kg de gordura. E com 71 e 17%, você teria 12kg de gordura. O que daria 8kg de gordura perdido e provavelmente metade dos outros 12kg foi Glicogênio Muscular perdido e Retenção.

Não que eu concorde que seu nutricionista tenha feito um bom trabalho, te colocando em um déficit muito grande - mas você não tinha tanta massa muscular assim para perder.

Postado

Vi que vc ta bem desesperado e eu te entendo, ficar tao magro assim e ainda ficar essa barriga é complicado.. Também sou falso magro e sei a luta que é isso.. Vou tentar te ajudar e te dar um rumo, ok?Antes:

Nesse vídeo o twin nao fala pra qualquer pessoa seguir essas 2500kcal e sim o cara que tem 1,70 70kg e 20 anos.. Entao nao use como referencia pra si.

Pare de falar "off/off season"" significa fora de temporada, fora de competicao, vc nao é atleta entao nao faz off, vc fará um bulking(dieta hipercalórica, onde vc come mais do que consome normalmente no dia e consequentemente sobe o peso)

Vamos lá

Vc colocou "minha dieta" mas vc está seguindo ela faz uns 3 dias né?o ideal é continuar na anterior até saber algumas informacoes pra saber quanto vc estava consumindo, se vc jogar pra 2500 e sua dieta estava com 1100kcal estagnada, a sua situacao vai piorar ainda mais, acredite, vai ficar com o físico mais cagado ainda.. Além disso,  essa dieta da planilha do twin ta toda estranha, 100g de frango tem 13,5 de gordura??? Nao é filé de frango q vc come?pra dar tudo isso de gordura tem q ser uma coxinha bem gostosa :3

Faca o seguinte, por enquanto volte pra dieta que ficou meses, e responda, vc estava estagnado ou ainda perdia peso quando ainda estava nela?

1 - Primeiro de tudo vc precisa saber quanto está o seu consumo atual, nao acho bacana colocar nem 2000kcal quanto mais 2500.. Se vc está num cutting pode ter ido até 1000kcal e se estiver estagnado nisso, aumentar pra 2000 vai fazer um up de +1000kcal e os ganhos serao bem feios.

Vou te recomendar o site https://www.fatsecret.com.br

vc pode logar com seu facebook ou conta do google, ou baixar o app no cel, vc vai primeiro colocar a dieta(a do nutricionista lá, relaxe que vai mudar) de Seg Qua Sex Dom, anotar o total de kcal e a quantidade de proteina, carbo e gordura e deixar salvo aí pra mandar pra gente, depois vc faz o mesmo na de Ter  Qui Sab só pra desencargo de consciencia pra vermos se tem alguma mudanca considerável e compartilha aqui com a gente também.

Assim saberemos os macros certinho e te daremos um caminho a seguir.

Eu até calcularia pra vc mas é algo que da um trabalhinho e vc precisa praticar, pode ser que faca isso a vida toda pois a dieta além de ser um dos principais fatores da estética do físico, influência bastante na saúde.

Postado
7 horas atrás, matheuskr disse:

Demais, geral te chamando de magro, isso mexe dms também. Os cara fala na teoria mas vim pra prática e foda, pra quem pesava 89 kilos 

Postado
5 horas atrás, VYD disse:

Vi que vc ta bem desesperado e eu te entendo, ficar tao magro assim e ainda ficar essa barriga é complicado.. Também sou falso magro e sei a luta que é isso.. Vou tentar te ajudar e te dar um rumo, ok?Antes:

Nesse vídeo o twin nao fala pra qualquer pessoa seguir essas 2500kcal e sim o cara que tem 1,70 70kg e 20 anos.. Entao nao use como referencia pra si.

Pare de falar "off/off season"" significa fora de temporada, fora de competicao, vc nao é atleta entao nao faz off, vc fará um bulking(dieta hipercalórica, onde vc come mais do que consome normalmente no dia e consequentemente sobe o peso)

Vamos lá

Vc colocou "minha dieta" mas vc está seguindo ela faz uns 3 dias né?o ideal é continuar na anterior até saber algumas informacoes pra saber quanto vc estava consumindo, se vc jogar pra 2500 e sua dieta estava com 1100kcal estagnada, a sua situacao vai piorar ainda mais, acredite, vai ficar com o físico mais cagado ainda.. Além disso,  essa dieta da planilha do twin ta toda estranha, 100g de frango tem 13,5 de gordura??? Nao é filé de frango q vc come?pra dar tudo isso de gordura tem q ser uma coxinha bem gostosa :3

Faca o seguinte, por enquanto volte pra dieta que ficou meses, e responda, vc estava estagnado ou ainda perdia peso quando ainda estava nela?

1 - Primeiro de tudo vc precisa saber quanto está o seu consumo atual, nao acho bacana colocar nem 2000kcal quanto mais 2500.. Se vc está num cutting pode ter ido até 1000kcal e se estiver estagnado nisso, aumentar pra 2000 vai fazer um up de +1000kcal e os ganhos serao bem feios.

Vou te recomendar o site https://www.fatsecret.com.br

vc pode logar com seu facebook ou conta do google, ou baixar o app no cel, vc vai primeiro colocar a dieta(a do nutricionista lá, relaxe que vai mudar) de Seg Qua Sex Dom, anotar o total de kcal e a quantidade de proteina, carbo e gordura e deixar salvo aí pra mandar pra gente, depois vc faz o mesmo na de Ter  Qui Sab só pra desencargo de consciencia pra vermos se tem alguma mudanca considerável e compartilha aqui com a gente também.

Assim saberemos os macros certinho e te daremos um caminho a seguir.

Eu até calcularia pra vc mas é algo que da um trabalhinho e vc precisa praticar, pode ser que faca isso a vida toda pois a dieta além de ser um dos principais fatores da estética do físico, influência bastante na saúde.

A galera do tópico que eu fiz semana passada, disse um seguinte a respeito da dieta: faça manutenção, aumente as quantidades, "você tá comendo igual pinto", "largue mais o rápido possível esta dieta" fica difícil maninho, e aí que eu tô precisando de ajuda. Ninguém tem uma sugestão concreta. Vou estudar como meu organismo se comporta, irei me pesa todos os dias e me olha no espelho se o aspecto melhora ou piora. 

Postado

Cara, a questão é que não existe resposta correta ou fórmula de bolo, se existisse todo mundo era shaypado

Tu tem que estudar(ou pagar alguém que estudou ou confiar em alguém que quer te ajudar de graça), e testar no teu corpo e ver como teu corpo reage. Não é porque um influenciador ou estudioso tem uma fórmula ou calculadora que aquilo vai se aplicar a tua realidade e ao teu corpo. Cada corpo é diferente e tu só vai descobrir testando, e isso leva tempo.

Postado
1 hora atrás, Vinicius.seth disse:

A galera do tópico que eu fiz semana passada, disse um seguinte a respeito da dieta: faça manutenção, aumente as quantidades, "você tá comendo igual pinto", "largue mais o rápido possível esta dieta" fica difícil maninho, e aí que eu tô precisando de ajuda. Ninguém tem uma sugestão concreta. Vou estudar como meu organismo se comporta, irei me pesa todos os dias e me olha no espelho se o aspecto melhora ou piora. 

A intencao deles foi te ajudar, talvez nao tenham tido atencao que vc ja está em cutting faz tempo, se eu fosse vc respondia se estava ainda perdendo peso ou n e seguia essa orientacao totalmente básica q eu disse, se sua dieta estava estagnada por ex em 1500kcal e vc aumentar pra 2500, vai ter  1000kcal a mais q vc vai estar colocando e vai ganhar MUITO MAIS barriga, tenha certeza disso.

Além de que essa dieta ta toda estranha como o caso do frango e ainda que esteja correta, 113g de gordura com 1000kcal de superavit calórico vai dar muito bom sim, depois nao venha chorar dizendo que te orientaram errado e ninguém ajudou.

Boa sorte.

E outra, falaram pra baixar pra 2000 ou 2500 pq vc disse que estava consumindo 3000kcal

Postado
1 hora atrás, Vinicius.seth disse:

Cara, calcula a porra da tua TMB, depois faz o cálculo de uma estimativa de quanto você gasta de energia por dia, além da sua TMB, e come de 200 a 300 calorias a mais que isso, e treine pesado!

Para de ficar chorando, faz o básico.

Postado

Fazer as coisas no desespero só traz mais problema ainda, Já q vc ta com preguica e vai acabar fazendo cagada, Calculei a sua dieta no site q te passei de seg/qua/sex/dom e por cima deu 1340kcal, nem 1500..

1340 Carboidratos (35%) 469kcal = 117g

Gorduras (38%)509kcal=56g(pode manter assim ou até 1g/kg)

Proteínas (27%) 361kcal=90g(seria melhor aumentar pra 2g/kg)

A questão é: se vc estava estagnado, aumente no máximo pra 1840kcal ou pra 1640kcal, se ainda estava perdendo peso(mais de 800g por semana) coloque 2000kcal e veja se sobe ou desce e QUANTO sobe ou desce, em uma semana e pesando em jejum tanto no comeco quanto no fim da semana, aí sim partirá de algo corretamente.

Postado

"treino pesado" sinceramente pela foto do outro tópico não parece, vc provavelmente acha que treina pesado

"off season" vc não é atleta cara, não sabe nem montar a própria dieta e quer usar termos de atleta

"tomo muito pré treino" porra que merda ein, sinal que a dieta tá uma bosta e vive sem energia

Tu quer crescer ou fazer cutting? Pq o título do tópico fala em crescer mas vc escreveu que tá em déficit calórico, não faz o menor sentido

Postado
Agora, VYD disse:

A intencao deles foi te ajudar, talvez nao tenham tido atencao que vc ja está em cutting faz tempo, se eu fosse vc respondia se estava ainda perdendo peso ou n e seguia essa orientacao totalmente básica q eu disse, se sua dieta estava estagnada por ex em 1500kcal e vc aumentar pra 2500, vai ter  1000kcal a mais q vc vai estar colocando e vai ganhar MUITO MAIS barriga, tenha certeza disso.

Além de que essa dieta ta toda estranha como o caso do frango e ainda que esteja correta, 113g de gordura com 1000kcal de superavit calórico vai dar muito bom sim, depois nao venha chorar dizendo que te orientaram errado e ninguém ajudou.

Boa sorte.

E outra, falaram pra baixar pra 2000 ou 2500 pq vc disse que estava consumindo 3000kcal

Agora, VYD disse:

Boa sorte.

Relato de hoje, resultado de 1 semana >>> 2500 calorias. estava com 71,80. Fiz uma refeição lixo a noite, comi 8-10 pedaço de fatia de pizza, com uma barra de chocolate, mais 2 fatia de bolo. No dia seguinte estava com 74,50kg. Então voltei para a dieta no dia seguinte, se passaram três dias, voltei para meu peso normal, hoje (sexta-feira) fui para os 71,30 kg. a questão é esta, eu testei meu corpo com a dieta de 2500 (prefiro essa quantidade porque sinto mais disposição para treinar, e não sinto forme o dia inteiro) vou continuar com esta dieta, vou ver na proxima sexta-feira quantos gramas vou perder. vou relatar novamente, quero saber a opinião de vocês, se devo continuar com esta dieta? Estou literalmente tendo resultados satisfatorios....

Agora, Vinicius.seth disse:

Relato de hoje, resultado de 1 semana >>> 2500 calorias. estava com 71,80. Fiz uma refeição lixo a noite, comi 8-10 pedaço de fatia de pizza, com uma barra de chocolate, mais 2 fatia de bolo. No dia seguinte estava com 74,50kg. Então voltei para a dieta no dia seguinte, se passaram três dias, voltei para meu peso normal, hoje (sexta-feira) fui para os 71,30 kg. a questão é esta, eu testei meu corpo com a dieta de 2500 (prefiro essa quantidade porque sinto mais disposição para treinar, e não sinto forme o dia inteiro) vou continuar com esta dieta, vou ver na proxima sexta-feira quantos gramas vou perder. vou relatar novamente, quero saber a opinião de vocês, se devo continuar com esta dieta? Estou literalmente tendo resultados satisfatorios....

E tambem sentir os musculos mais densos, pouco inchando também, o abdomen foi pra frente, da pra ver um gomo grande denso, bebo 2-4 litros por dia, bebo chá verde. Como eu disse vou ver se continuo tendo resultados com esta dieta, caso pare de dar resultados vou diminuindo. não posso diminuir tão rapidamente assim, meu corpo vai ser assustar(eu ja testei, e foi horrivel,) colateral >>> Cansado, estressado, bipolar, desanimado, um pouco triste com os resultados, fica paranoico com que come, fica com medo das calorias. Dieta atual >>> Feliz, mais disposição para treinar, auto-estima voltando ao normal, corpo ficando cheio porem no momento sem ganhos de gorduras(não notavel) sem fome, humor : normal, feliz , sem paranoia !

Postado

Agora, lucasbsilva9 disse:

Cara, calcula a porra da tua TMB, depois faz o cálculo de uma estimativa de quanto você gasta de energia por dia, além da sua TMB, e come de 200 a 300 calorias a mais que isso, e treine pesado!

Para de ficar chorando, faz o básico.

Agora, VYD disse:

Fazer as coisas no desespero só traz mais problema ainda, Já q vc ta com preguica e vai acabar fazendo cagada, Calculei a sua dieta no site q te passei de seg/qua/sex/dom e por cima deu 1340kcal, nem 1500..

1340 Carboidratos (35%) 469kcal = 117g

Gorduras (38%)509kcal=56g(pode manter assim ou até 1g/kg)

Proteínas (27%) 361kcal=90g(seria melhor aumentar pra 2g/kg)

A questão é: se vc estava estagnado, aumente no máximo pra 1840kcal ou pra 1640kcal, se ainda estava perdendo peso(mais de 800g por semana) coloque 2000kcal e veja se sobe ou desce e QUANTO sobe ou desce, em uma semana e pesando em jejum tanto no comeco quanto no fim da semana, aí sim partirá de algo corretamente.

Sim mano, vou colocar em pratica, vou relatar os ganhos e percas semana que vem

Agora, fredsetek disse:

"treino pesado" sinceramente pela foto do outro tópico não parece, vc provavelmente acha que treina pesado

"off season" vc não é atleta cara, não sabe nem montar a própria dieta e quer usar termos de atleta

"tomo muito pré treino" porra que merda ein, sinal que a dieta tá uma bosta e vive sem energia

Tu quer crescer ou fazer cutting? Pq o título do tópico fala em crescer mas vc escreveu que tá em déficit calórico, não faz o menor sentido

Irmão você tá aqui pra ajudar ou atrapalhar? eu ja entendi tudo, só não editei a porra do topico

Postado
7 minutos atrás, Vinicius.seth disse:

Fiz uma refeição lixo a noite, comi 8-10 pedaço de fatia de pizza, com uma barra de chocolate, mais 2 fatia de bolo. No dia seguinte estava com 74,50kg. Então voltei para a dieta no dia seguinte, se passaram três dias, voltei para meu peso normal, hoje (sexta-feira) fui para os 71,30 kg.

Meu, aumentar calorias não significa SE ENTUPIR DE LIXO. Isso aí é só encher o corpo de "calorias vazias", sem valor nutricional.

Já te dei a receita no outro tópico: come bem, LIMPO, treina com vontade e para de choro!

3 minutos atrás, Vinicius.seth disse:

Irmão você tá aqui pra ajudar ou atrapalhar? eu ja entendi tudo, só não editei a porra do topico

Ele tá certo, não adianta ficar puto. Tu tá completamente perdido e não quer seguir a orientação de fazer O BÁSICO.

Postado
Agora, Alex Ruiz disse:

Meu, aumentar calorias não significa SE ENTUPIR DE LIXO. Isso aí é só encher o corpo de "calorias vazias", sem valor nutricional.

Já te dei a receita no outro tópico: come bem, LIMPO, treina com vontade e para de choro!

Ele tá certo, não adianta ficar puto. Tu tá completamente perdido e não quer seguir a orientação de fazer O BÁSICO.

faço refeição livre a cada 20 dias amigão, não se preocupe, so como alimentos limpos, sem acuçares, sem sal, sem nada. so comida de verdade!

Agora, Alex Ruiz disse:

já estou fazendo, so sinto um pouco de ignoração de cada, estou aqui atrás de ajuda, não de caras gontescos, vamos ser franco, eu ja entendi tudo e ja to colocando em pratica

Postado

Vc não respondeu qual seu objetivo cara! No título fala em crescer, numa postagem fala que a dieta está LITERALMENTE DANDO RESULTADOS e logo a seguir fala em baixar as calorias.

Se está tendo resultados e "já entendeu tudo" não sei qual sua intenção com as publicações.

Postado
Agora, fredsetek disse:

Vc não respondeu qual seu objetivo cara! No título fala em crescer, numa postagem fala que a dieta está LITERALMENTE DANDO RESULTADOS e logo a seguir fala em baixar as calorias.

Se está tendo resultados e "já entendeu tudo" não sei qual sua intenção com as publicações.

Como eu ja obtiver respostas, não faz mais sentido nos da continuadade a esta discussão

Postado

mano deve ter o mesmo problema que eu sempre tive, dificuldade de perder gordura corporal, geralmente quando vejo esse problema é por conta da sensibilidade a insulina. 

umas coisas que ajudam muito é AEJ, e a dieta pensada em alimentos de baixo índice glicemico, e deixar os carbo de rápida absorção pra pós treino. espero que ajude 

Postado
Agora, EdmAmorim disse:

mano acho que tu tem o mesmo problema que eu sempre tive e no geral o que causa essa dificuldade pra baixar gordura é a sensibilidade a insulina causa por anos de BF alto

sim, tenho esse bf desde de criança, sempre fui um falso magro, sofro muito mano, agora to botando pra fuder, eu quero mudar, to batalhando pra isso, e criticas, e povo te chamando de magro, e tudo dando errado, isso e sinal que vai da certo, tudo que esses cara falam, eu coloco em pratica, não pensem que vocês estão sendo ignorados, eu estou Absorvendo igual um aluno com o professor. vou relatar os resultados da aqui 15 -20 dias, vou postar foto de hoje (atual) com eu de 15-20 dias.

Agora, EdmAmorim disse:

mano deve ter o mesmo problema que eu sempre tive, dificuldade de perder gordura corporal, geralmente quando vejo esse problema é por conta da sensibilidade a insulina. 

umas coisas que ajudam muito é AEJ, e a dieta pensada em alimentos de baixo índice glicemico, e deixar os carbo de rápida absorção pra pós treino. espero que ajude 

Sim mano, to colocando algumas frutas de baixo indice , ja que eu fechei a dieta, Coloquei maça, e toranja, arroz integral, aipim, vinagrete, alface. Tudo se baseando na minha necessidade calorica, 142 grama de proteina, 1 grama kilo de gordura, 2 grama kilo carb. Deu 1852 calorias diarias. 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...