Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Ajuda TPC - oxandrolona. Atrofia testicular?


Posts Recomendados

Bom dia galera! 

Idade: 22 anos

peso: 70kg

altura: 1,7m

 

Estou em uso de oxandrolona 20 mg/ dia em unica tomada diaria. O ciclo seria de 90 dias, estou no dia 45. Porem estou pensando em parar nos 60 dias devido uma diminuiçao do tamnaho dos meus testiculos, alem de um estar maior que o outro.

 

Obs: oxandrolona manipulada em farmacia de manipulacao de referencia. 

 

Eu quando iniciei, não pensava em fazer TPC devido a essa baixa dose que estou usando, porem com essa percepçao minha e pelos resultados de exames que realizei ( resultados logo abaixo) estou pensando em fazer tamoxifeno 20mg por 4 semanas após ultima dose.

 

Realizei os exames com uns 15 dias de uso, e minha testosterona total e livre despencaram em comparação ao exame realizado há menos de 1 ano. Estradiol também deu baixo, FSH e LH nos limites inferiores da normalidade. E prolactina normal. Meu colesterol tb deu uma zoada.

 

Como a oxandrolona não é testosterona (me corrijam se eu estiver errado) ela não é detectada na testo total e livre, porém ela inibe o eixo explicando os resultados de exames, correto?

 

Estou abismado que essa dose de oxandrolona possa estar causando essas coisas, pelo que pesquesei essa dose não faria nem "cócegas". Imaginei que iria suprmir um pouco o eixo mas não tanto. (Ou na realidade posso estar supervalorizando os resultados)

 

Não tenho nenhum outro colateral!

 

Resultados de exames: Colesterol total 160; HDL 28; LDL 117; Triglicerides 74;

TGO 48,6;

TGP: 55,3

TSH: 1.48 (normal)

T4Livre: 1.65 (normal)

LH: 2.15 (ref 1,7-8,6) ultimo exame era 4,5

FSH: 3,5, ultimo exame era 4,9

Estradiol: 12,7 (ref 25,8 a 60,7)

Testosterona Total: 118 (ref 241-827) antes era 617

Testosterona livre: 24,3 ( ref 34-245) antes era 137

Prolactina: 7,6

SHBG: 27,4

SDHEA: 331

 

Obs: valores de referencia de acordo com minha idade e sexo masculino.

 

É isso! Me ajuda ai pessoal! Essa diminuiçao da testo é muito acentuada? Devo fazer TPC de qual forma? Algum grau de atrofia testicular é normal? 

 

Desculpa se postei no local errado, fiquei em duvida entre aqui e "efeitos colaterais".

 

Abraço!

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

  • Moderador

Oxan nao inibe eixo mimimi é claro que inibe! Taí a prova...testiculo encolher é normal e ele volta na tpc. 15 dias de 40mg tamox + 15 dias de 20mg resolve.

 

Mas eu no seu lugar aumentava pra 40mg a oxan, ta no inferno abraça o capeta meu amigo. Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu pessoal.

43 minutos atrás, MBD disse:

Oxan nao inibe eixo mimimi é claro que inibe! Taí a prova...testiculo encolher é normal e ele volta na tpc. 15 dias de 40mg tamox + 15 dias de 20mg resolve.

 

Mas eu no seu lugar aumentava pra 40mg a oxan, ta no inferno abraça o capeta meu amigo. Abraço.

Amigo, a tpc regulariza o colesterol? Vou ver se consigo 40mg, mas mantenho os 90 dias ou diminuo pra 60 mesmo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Leonardo Prado disse:

Valeu pessoal.

Amigo, a tpc regulariza o colesterol? Vou ver se consigo 40mg, mas mantenho os 90 dias ou diminuo pra 60 mesmo?

da pra ver que vc nem sabia muita coisa antes de usar né... como ta os ganhos? sinceramente não sei oq vcs acham da oxan.. droga é droga não tem essa que não vai acontecer nada...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutes ago, Leonardo Prado said:

Valeu pessoal.

Amigo, a tpc regulariza o colesterol? Vou ver se consigo 40mg, mas mantenho os 90 dias ou diminuo pra 60 mesmo?

faz 60 por ser hepatotoxica.

 

colesterol vc regula na tpc, com cardio, omega 3 e etc ..

Editado por lionschulzdonordeste
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

?????????

*O mito da alta hepatoxidade dos AEs orais*, Dudu Haluch.

A alta hepatoxidade dos esteróides é um dos mitos mais divulgados sobre esteróides, e um dos que causa mais medo entre os usuários, e como veremos, sem nenhum fundamento científico.

Muito dessemito também é divulgado por artigos sobre esteróides, e quase sempre sem referências confiáveis, como a afirmação de que o hemogenin é um esteróide que pode provocar câncer de fígado [1].

"Nós temos dito há anos que se você tomar esteróides 17AA9alfa-alquelados), você acabará por ficar com problemas de figado. Nunca combine 17 AA, jamais ir além de 50mg/ dia, nunca vá mais de 4 semanas, etc; Tudo isso é uma porcaria! Como eu e você veremos através de alguns estudos, hoje, você verá que esteróides 17AA podem ser hepatotóxicos, mas não ao grau que você pensaria.

Para fazer um esteróide hepatóxico, é necessário apenas uma pequena alteraçãode uma molécula de esteróide; uma ligaçãoforte que não podem ser prontamente quebrada por enzimasno fígado.Esta pode ser uma ligação na posição 17, ou mesmona posição 1 (como na primobolan ou proviron).

Porque o fígado não pode facilmente quebrar os esteróides antes ele é liberado na corrente sanguínea, o que também resulta na esteróides por via oral para se tornar mais bio-disponível.

Podemos ver que o fígado tem de trabalhar mais para quebrar estes esteróides.

As enzimas no sangue e tecidos facilmente metabolizar outros esteróides tais como a testosterona.

Comumente, este aumento na atividade do fígado tem sido visto como um processo prejudicial, mas como você verá, este aumento é, em si, éirrelevante.

O fígado é o filtro do corpo humano - pode descobrir o que fazer com qualquer coisa.

O único verdadeiro problema surge quando a pessoa mantém seu fígado em plena explosão por longos períodos de tempo." [2]

As quatro mais comuns manifestações graves detoxicidade hepática induzida por esteróides são colestase intra-hepática, peliose hepática, adenoma hepatocelular e carcinoma hepatocelular.

Colestase intra-hepática refere-se a uma condição em que o fígado não pode mais adequadamente transportar e metabolizar biliar (obstrução do ducto biliar).Isso pode coincidir com icterícia, ou amarelamento da pele e os olhos como bilirrubina constrói nos tecidos do corpo.

Colestase é geralmente resolvido com a cessação imediata do uso de esteróides.

Peliose hepática é uma condição rara e muito grave, caracterizada por cistos cheios de sangue no fígado.

Adenoma hepatocelular é um tumor raro do fígado não-malignas (não cancerosos).

Embora em alguns casos, não requerem intervenção adicional que não seja a abstinência do uso de esteróides, hepatocelular ademona pode levar a vida em risco de sangramento ou insuficiência hepática.

O carcinoma hepatocelular se refere ao câncer de fígado malignos.

Esta última consequência e talvez o mais grave de uso de esteróides só foi documentada em um previamente saudável usuário recreativo de esteróides [1].

Entre os diversos estudos, os casos relatados de usuários de esteróides com problemas hepáticos é quase sempre raro e muitas vezes a culpa dos esteróides é duvidosa.

Alguns casos conhecidos e comprovados sobre a hepatoxidade dos esteróides se referem ao abuso por longos períodos de tempo, como o da menina japonesa de 14 anos que apresentou lesões no fígado após ser submetida a tratamento com oximetolona (hemogenin) com 30mg por dia durante 6 anos [3].

Existe também relatos de atletas alemães que entre os anos 60 e 80 que usaram altas doses de turinabol (100-150mg/dia) e não tiveram problemas relacionados à hepatoxidade [4].

Em 1999, pesquisadores tentaram provar que a hepatotoxicidade dos esteróides é exagerada[5].

Neste estudo, 15 dos participantes eram fisiculturistas usando esteróides e 10 eram não-esteróides fisiculturistas.

Dados foram comparados a 49 pacientes com hepatite viral e com 592 estudantes de medicina sedentários e praticantes de atividade física.

Todos os bodybuilders mostraram aumentos do aspartato aminotransferase (AST), cinase aminotransferase (ALT) e creatina alanina (CK), enquanto gama-glutamiltranspeptidase (GGT) estavam na gama normal.

Em comparação, os pacientes com hepatite mostraram aumento da ALT, AST e GGT enquanto que o grupo controle de estudantesde medicina apresentaram níveis aumentados de CK.

A partir deste, os investigadores sugeriram que é a correlação entre AST, ALT e GGT que mostra disfunção hepática verdadeira.

Tenha em mente, podemos apenas imaginar que os 15 usuários de esteróides estavam usando 17 AA esteróides, e não sabemos que doses que foram utilizadas., Mas o senso comum nos diz que os resultados são provavelmente relevantes. [2]

*Então o que podemos concluir de tudo isso?*

Primeiro, 17 AA esteróides são hepatotóxico em doses elevadas tomadas durante um tempo longo.

Por outro lado, os ciclos curtos e dosagens pequenas parecem estar perfeitamente seguras, sem necessidade de proteções hepáticas como silimarina, etc.

Eu sugiro que doses máximas devem ser 500mg a 900mg por dia.

Eles devem ser reciclados para talvez 8 semanas, e se necessário um intervalo de 3 meses a partir deles deve ser dado.

Usando as técnicas acima mencionadas, o fígado pode ser saudável para um longo período de tempo.

Simplificando, a histeria em torno da "hepatoxidade" dos esteróides, é baseada principalmente na sabedoria popular.

*REFERÊNCIAS*

[1]http://forums.steroid.com/archive/index.php/t-450672.html(W. Llewellyn)

[2]http://forums.steroid.com/archive/index.php/t-93011.html(Roy Harper)

[3]J Gastroenterol 2000;35(7):557-62, Multiple hepatic adenomas caused by long-term administration of androgenic steroids for aplastic anemia in association with familial adenomatous polyposis. Nakao A, Sakagami K, Nakata Y, Komazawa K, Amimoto T, Nakashima K, Isozaki H, Takakura N, Tanaka N.

[4]3. W. Llewellyn, Anabolics 2006.

[5]Clin J Sport Med 1999 Jan;9(1):34-9, Anabolic steroid-induced hepatotoxicity: is it overstated? Dickerman RD, Pertusi RM, Zachariah NY, Dufour DR, McConathy WJ.

DUDU Haluch, tradução e adaptação.

@lionschlzdonordeste leia esse artigo acima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutes ago, Jornal said:
  Hide contents

?????????

*O mito da alta hepatoxidade dos AEs orais*, Dudu Haluch.

 

A alta hepatoxidade dos esteróides é um dos mitos mais divulgados sobre esteróides, e um dos que causa mais medo entre os usuários, e como veremos, sem nenhum fundamento científico.

 

Muito dessemito também é divulgado por artigos sobre esteróides, e quase sempre sem referências confiáveis, como a afirmação de que o hemogenin é um esteróide que pode provocar câncer de fígado [1].

 

"Nós temos dito há anos que se você tomar esteróides 17AA9alfa-alquelados), você acabará por ficar com problemas de figado. Nunca combine 17 AA, jamais ir além de 50mg/ dia, nunca vá mais de 4 semanas, etc; Tudo isso é uma porcaria! Como eu e você veremos através de alguns estudos, hoje, você verá que esteróides 17AA podem ser hepatotóxicos, mas não ao grau que você pensaria.

 

Para fazer um esteróide hepatóxico, é necessário apenas uma pequena alteraçãode uma molécula de esteróide; uma ligaçãoforte que não podem ser prontamente quebrada por enzimasno fígado.Esta pode ser uma ligação na posição 17, ou mesmona posição 1 (como na primobolan ou proviron).

 

Porque o fígado não pode facilmente quebrar os esteróides antes ele é liberado na corrente sanguínea, o que também resulta na esteróides por via oral para se tornar mais bio-disponível.

 

Podemos ver que o fígado tem de trabalhar mais para quebrar estes esteróides.

 

As enzimas no sangue e tecidos facilmente metabolizar outros esteróides tais como a testosterona.

 

Comumente, este aumento na atividade do fígado tem sido visto como um processo prejudicial, mas como você verá, este aumento é, em si, éirrelevante.

 

O fígado é o filtro do corpo humano - pode descobrir o que fazer com qualquer coisa.

 

O único verdadeiro problema surge quando a pessoa mantém seu fígado em plena explosão por longos períodos de tempo." [2]

 

As quatro mais comuns manifestações graves detoxicidade hepática induzida por esteróides são colestase intra-hepática, peliose hepática, adenoma hepatocelular e carcinoma hepatocelular.

 

Colestase intra-hepática refere-se a uma condição em que o fígado não pode mais adequadamente transportar e metabolizar biliar (obstrução do ducto biliar).Isso pode coincidir com icterícia, ou amarelamento da pele e os olhos como bilirrubina constrói nos tecidos do corpo.

 

Colestase é geralmente resolvido com a cessação imediata do uso de esteróides.

 

Peliose hepática é uma condição rara e muito grave, caracterizada por cistos cheios de sangue no fígado.

 

Adenoma hepatocelular é um tumor raro do fígado não-malignas (não cancerosos).

 

Embora em alguns casos, não requerem intervenção adicional que não seja a abstinência do uso de esteróides, hepatocelular ademona pode levar a vida em risco de sangramento ou insuficiência hepática.

 

O carcinoma hepatocelular se refere ao câncer de fígado malignos.

 

Esta última consequência e talvez o mais grave de uso de esteróides só foi documentada em um previamente saudável usuário recreativo de esteróides [1].

 

Entre os diversos estudos, os casos relatados de usuários de esteróides com problemas hepáticos é quase sempre raro e muitas vezes a culpa dos esteróides é duvidosa.

 

Alguns casos conhecidos e comprovados sobre a hepatoxidade dos esteróides se referem ao abuso por longos períodos de tempo, como o da menina japonesa de 14 anos que apresentou lesões no fígado após ser submetida a tratamento com oximetolona (hemogenin) com 30mg por dia durante 6 anos [3].

 

Existe também relatos de atletas alemães que entre os anos 60 e 80 que usaram altas doses de turinabol (100-150mg/dia) e não tiveram problemas relacionados à hepatoxidade [4].

 

Em 1999, pesquisadores tentaram provar que a hepatotoxicidade dos esteróides é exagerada[5].

 

Neste estudo, 15 dos participantes eram fisiculturistas usando esteróides e 10 eram não-esteróides fisiculturistas.

 

Dados foram comparados a 49 pacientes com hepatite viral e com 592 estudantes de medicina sedentários e praticantes de atividade física.

 

Todos os bodybuilders mostraram aumentos do aspartato aminotransferase (AST), cinase aminotransferase (ALT) e creatina alanina (CK), enquanto gama-glutamiltranspeptidase (GGT) estavam na gama normal.

 

Em comparação, os pacientes com hepatite mostraram aumento da ALT, AST e GGT enquanto que o grupo controle de estudantesde medicina apresentaram níveis aumentados de CK.

 

A partir deste, os investigadores sugeriram que é a correlação entre AST, ALT e GGT que mostra disfunção hepática verdadeira.

 

Tenha em mente, podemos apenas imaginar que os 15 usuários de esteróides estavam usando 17 AA esteróides, e não sabemos que doses que foram utilizadas., Mas o senso comum nos diz que os resultados são provavelmente relevantes. [2]

 

*Então o que podemos concluir de tudo isso?*

 

Primeiro, 17 AA esteróides são hepatotóxico em doses elevadas tomadas durante um tempo longo.

 

Por outro lado, os ciclos curtos e dosagens pequenas parecem estar perfeitamente seguras, sem necessidade de proteções hepáticas como silimarina, etc.

 

Eu sugiro que doses máximas devem ser 500mg a 900mg por dia.

 

Eles devem ser reciclados para talvez 8 semanas, e se necessário um intervalo de 3 meses a partir deles deve ser dado.

 

Usando as técnicas acima mencionadas, o fígado pode ser saudável para um longo período de tempo.

 

Simplificando, a histeria em torno da "hepatoxidade" dos esteróides, é baseada principalmente na sabedoria popular.

 

*REFERÊNCIAS*

[1]http://forums.steroid.com/archive/index.php/t-450672.html(W. Llewellyn)

 

[2]http://forums.steroid.com/archive/index.php/t-93011.html(Roy Harper)

 

[3]J Gastroenterol 2000;35(7):557-62, Multiple hepatic adenomas caused by long-term administration of androgenic steroids for aplastic anemia in association with familial adenomatous polyposis. Nakao A, Sakagami K, Nakata Y, Komazawa K, Amimoto T, Nakashima K, Isozaki H, Takakura N, Tanaka N.

 

[4]3. W. Llewellyn, Anabolics 2006.

 

[5]Clin J Sport Med 1999 Jan;9(1):34-9, Anabolic steroid-induced hepatotoxicity: is it overstated? Dickerman RD, Pertusi RM, Zachariah NY, Dufour DR, McConathy WJ.

 

DUDU Haluch, tradução e adaptação.

@lionschlzdonordeste leia esse artigo acima.

"EU"nao usaria por longo perido, ainda mais com esse HDL.

ainda mais sem conhecimento sobre homocisteína, hematócrito, pressao ..

Editado por lionschulzdonordeste
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...