Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Resultados de exames e níveis de testosterona


nwalker

Posts Recomendados

Cara, no começo do ano estava vindo de 2meses de uma dieta hipo, high fat low carb e cortei leite.

Minha testo total que sempre ficava em torno de 500 caiu pra 280. Fiquei desesperado subi as kcal, o carbo e depois de ver uns vídeos de um cara meio duvidosos resolvi voltar com leite integral em grande quantidade. 3 meses depois a testo total bateu 725, nunca antes tinha ficado tão alta. Refiz o exame 3 semanas depois pq achei que foi erro do lab e  continua acima de 700. Não sei se foi a dieta hipercalorica, os carbos,  voltar com leite... Mas algo deu certo.

Editado por celotreze
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

25 minutos atrás, celotreze disse:

Cara, no começo do ano estava vindo de 2meses de uma dieta hipo, high fat low carb e cortei leite.

Minha testo total que sempre ficava em torno de 500 caiu pra 280. Fiquei desesperado subi as kcal, o carbo e depois de ver uns vídeos de um cara meio duvidosos resolvi voltar com leite integral em grande quantidade. 3 meses depois a testo total bateu 725, nunca antes tinha ficado tão alta. Refiz o exame 3 semanas depois pq achei que foi erro do lab e  continua acima de 700. Não sei se foi a dieta hipercalorica, os carbos,  voltar com leite... Mas algo deu certo.

como assim high fat

só mandando gordura boa ou comendo pizza?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

56 minutos atrás, nwalker disse:

 

Bom, vamos lá. Vou adicionar mais informação então.

Procurei um endocrinologista em Novembro do ano passado, pelos mesmos problemas de hoje. Insônia, cansaço, dificuldade para dormir. Além disso, baixo nível de hipertrofia muscular e acumulo de gordura (mas sendo franco, eu tava comendo bastante carbo...carbo bom, mas bastante). Nessa época eu estava fazendo dieta hipercalórica, coisa de 2800 kcal/dia.

 

Meu nível de testo foi esse:

 

TESTOSTERONA TOTAL

Resultado.....: 5,33 ng/mL

Homens 15 a 50 anos..: 2,50 a 8,36

 

SHBG - GLOBULINA LIGADORA DE HORMÔNIOS SEXUAIS

Resultado.....: 38,6 nmol/L

Valores de referência: Homens..: 13,0 a 71,0 nmol/L

 

Até que bom, mas ela NÃO PEDIU testo livre e biodisponível, eu continuava com os sintomas e testo total não significa nada.

 

 

Depois, em MARÇO deste ano, fiz esses exames que ja postei no tópico, coletado durante o PERÍODO NOTURNO aqui já estava em dieta HIPOCALÓRICA (1700 kcal/dia) e TRBALHANDO, tendo cortado bastante os carbos. Note que a queda foi BEM GRANDE.

 

TESTOSTERONA TOTAL

 Resultado.....:  3,03 ng/mL

Valor de referência: Homens 15 a 50 anos..: 2,50 a 8,36

 

TESTOSTERONA LIVRE

 Resultado.....:  142  pmol/L   

Valor de referência: Homens..: de   210 a  640 pmol/L

 

SHBG - GLOBULINA LIGADORA DE HORMÔNIOS SEXUAIS

 Resultado.....: 56,6  nmol/L

Valores de referência:  Homens..: 13,0 a 71,0 nmol/L

 

PROLACTINA

   Resultado.....:  16,7 ng/mL

    Valores de referência:  Homens    : 4,0 a 15,2 ng/mL

 

Com esse exame terrível o médico me passou 4 aplicações de testosterona.

 

1 mês e meio após estas aplicações, em JULHO deste ano, repeti os exames (dieta NORMAL, mesocalórica/bulk leve):

 

PRL - Prolactina          13,70 ng/mL

Valor de referência: Masculino     : 2,64 a  13,13 ng/mL

 

Testosterona total      475,0 ng/dL

Valor de referência: HOMEM  Ate 50 anos     : 240 a 870 ng/dL

 

Testosterona livre       8,36 ng/dL

Valor de referência: Homens: 2,62 a 16,7 ng/dL

 

Melhorou um pouco, mas, para a MINHA IDADE considero bem meia boca.

 

Agora, ontem dia 1 de AGOSTO repeti os exames, que foram estes que coloquei as imagens. A testo total/livre caíram um pouco, enquanto a prolactina normalizou.

 

Ou seja, DENTRO deste quadro, me parece que meu índice de aproveitamento e produção de testosterona não é bom. E isso dentro de todo o quadro que eu expliquei: fadiga, insônia, dificuldade para perder gordura, hipertrofia lenta.

 

 

Toda dieta hipocalórica por LÓGICA tende a baixar sim a testo, é perfeitamente possível que sim, no entanto só se você manteve esse tipo de dieta por um longo período de tempo, porque ter de aplicar propionato é porque a situação não é comum, só que a aplicação é meio que enganosa porque essa testo entra e impede que seu corpo produza ao natural, por isso que existe o TRT, porque quando o corpo produz baixa testo, quando você começa a tomar testo sintética você tem que manter tomando ela porque o corpo tende a parar de produzir.

Mas não sei, pode ser até um período que seu corpo passou.

Continuo achando que essas dúvidas você tem que tirar diretamente com o médico.

Editado por mut4nt3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Sou mega iniciante no assunto (posso falar besteira), mas como estava passando por uma situação parecida, acho que posso te ajudar.

 

Em primeiro lugar, sua maior preocupação precisa ser dormir melhor.

 

Se vc não está dormindo o suficiente, de nada adiante ficar super preocupado com níveis hormonais, alimentação e hipertrofia. Será uma preocupação inútil.

 

No meu caso, vitamina D3 7.000ui e ZMA ajudaram bastante.  Hábitos mais saudáveis também contribuem.

 

Em segundo lugar, passe a comer mais. Especialmente alimentos como ovos, castanhas, brócolis, salmão, etc...

 

Em terceiro lugar, como já falaram aí, o seu nível de testosterona é o nível adequado para você. Lógico que é saudável melhorá-lo e vc terá resultados com isso, mas de nada adianta ficar se remoendo pq vc acha que seus níveis são baixos demais. (o lado psicológico acaba afetando, entende ?)

Editado por Fgimenez
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 7/15/2016 at 13:09, nwalker disse:

Faz um certo tempo que venho sofrendo de alguns problemas como cansaço, sono, dificuldade para dormir, acumulo de gordura abdominal e dificuldade em obter hipertrofia muscular (estagnação mesmo), mesmo me alimentando bem e treinando corretamente.

Em novembro do ano passado, resolvi procurar um endocrinologista, suspeitando de testosterona baixa.

 

Ela pediu alguns exames para verificar os níveis hormonais, vou colocar todos os resultados em PDF para melhor visualização e também porque é muita coisa para colocar no tópico.

 

 

 

Coletado em 22/11/2015 (11h26min) – Laboratório Salomão Zoppi:

 

 

 

Testosterona Total

Resultado.....:  5,33 ng/mL

Referência: Homens 15 a 50 anos..: 2,50 a 8,36

 

SHBG:

Resultado.....: 38,6  nmol/L

Referência: Homens..: 13,0 a 71,0 nmol/L

 

(Os demais resultados estão no PDF abaixo)

 

https://dl.dropboxusercontent.com/u/22666507/22_11_15.pdf

 

Marquei retorno após os exames, e ao verifica-los ela disse que estavam todos normais, que não havia problema hormonal. 

Tudo bem, segui em frente...

 

Já em 2016, não estando nada satisfeito com meu corpo e tendo permanecido os mesmos problemas, acabei indo até uma clínica de Medicina Esportiva. Lá me foram solicitados MUITOS exames, coloquei alguns deles no PDF abaixo:

 

https://dl.dropboxusercontent.com/u/22666507/Exames_10_03.pdf

 

Neste momento, eu também estava fazendo uma dieta hipocalórica para perder gordura corporal, pois eu estava com mais de 20% de BF. Comecei essa dieta em Janeiro, e fiz os exames no dia 10/03/2016.

 

E foi aí que veio o grande problema...vejam os níveis de testo:

 

Exames 10/03/2016 (19h14min) – Laboratório Salomão Zoppi

 

 

TESTOSTERONA TOTAL

 Resultado.....:  3,03 ng/mL

Valor de referência: Homens 15 a 50 anos..: 2,50 a 8,36

 

TESTOSTERONA LIVRE

 Resultado.....:  142  pmol/L  

Valor de referência: Homens..: de   210 a  640 pmol/L

 

 

SHBG - GLOBULINA LIGADORA DE HORMÔNIOS SEXUAIS

 Resultado.....: 56,6  nmol/L

Valores de referência:  Homens..: 13,0 a 71,0 nmol/L

 

PROLACTINA

   Resultado.....:  16,7 ng/mL

    Valores de referência:  Homens    : 4,0 a 15,2 ng/mL

 

De todos os exames feitos, estes foram os que mais me preocuparam. Testosterona Livre bem mais baixa que do exame anterior, Testo Livre baixíssima, abaixo do limite mínimo, SHBG bem mais alto que no exame anterior e Prolactina alta, acima da referência.

 

Após estes exames, consegui consulta com o Endocrinologista da clínica somente no dia 29/04/16. Neste dia ele conferiu os exames, e constatou o óbvio: testosterona extremamente baixa.

No mesmo dia me receitou 4 aplicações de testosterona (Propionato de Testosterona 200mg) intra-muscular, cada aplicação feita em um intervalo de 15 dias, além disso receitou um suplemento para manipulação:

 

HMB 500MG

TRIBULUS 600MG

TURKESTERONE 100MG

ARGININA 300MG

L-CARNITINA 300MG

LEUCINA 300MG

 

Tomar isso duas vezes ao dia (8h e 18h), durante 60 dias.

 

Fiz as aplicações, tendo iniciado dia 29/04 e feito a última 11/06.

Durante este tratamento senti um ganho de força, mais disposição e aliado à minha dieta, perdi uma quantidade significativa de gordura corporal, mesmo neste momento minha dieta estando mais calórica do que quando comecei o cutting em Janeiro.

 

O mesmo médico pediu que após o término deste tratamento, eu refizesse os exames de Testosterona, Prolactina e TSH. Resultados abaixo:

 

Exames 04/07/2016 – 08:15 – Laboratório CDB

(Coletados aproximdamente 4 semanas após o fim da aplicação de testosterona)

 

PRL - Prolactina          13,70 ng/mL

Valor de referência: Masculino     : 2,64 a  13,13 ng/mL

 

Testosterona total      475,0 ng/dL

Valor de referência: HOMEM  Ate 50 anos     : 240 a 870 ng/dL

 

Testosterona livre       8,36 ng/dL

Valor de referência: Homens: 2,62 a 16,7 ng/dL

 

TSH - Hormonio Tireoestimulante     3,94 uIU/mL

Valor de referência:  Adultos          : 0,34 a  5,60 uIU/mL

 

Por estes resultados ocorreu uma melhora nos níveis de testosterona, entretanto estou abaixo do valor médio do intervalo de referência, quando, o ideal seria estar próximo do limite superior, até mesmo devido a minha idade. E nada garante que estes níveis não irão despencar novamente, voltando para abaixo do mínimo.

E a prolactina se manteve no nível obtido anteriormente, ou seja, alto.

 

Gostaria de saber a opinião de vocês a respeito destes resultados, e o que eu deveria fazer. Mais aplicações de testosterona? Utilização de outras medicações?

 

[removed]

Editado por argonauth
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acompanhando.

Em maio, meus níveis de Testo/Prolactina também tavam ruins, cheguei a 180 de testo e 35 de prolactina, isso com 23 anos. Sentia os mesmos sintomas que vc, além de estar estagnado nos resultados da academia, mesmo me alimentando super bem (dieta de nutricionista) e malhando com personal. Fui a um endocrino que não resultou em nada, mas me foquei em comer mais gordura boa/tomar vitamina D/treinar perna e qualquer outra artimanha que lia na internet para aumentar a testo.

Passado 4 meses e algumas idas a endocrinos que não mudaram em nada, meus níveis de testosterona e prolactina normalizaram (400/8). Estranhei porque a testo subiu (não tanto como eu queria mas pra níveis normais) mas os sintomas persistiam, assim como a dificuldade em perder gordura/ganhar mm, por isso fiz mais um exame em que apontou meu nível de estradiol elevado, deu 65.

Sugiro que vc faça exame do seu estradiol. Estou fazendo exames para investigar o porquê desses níveis altos.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
Em 9/20/2016 at 09:25, Fgimenez disse:

Sou mega iniciante no assunto (posso falar besteira), mas como estava passando por uma situação parecida, acho que posso te ajudar.

 

Em primeiro lugar, sua maior preocupação precisa ser dormir melhor.

 

Se vc não está dormindo o suficiente, de nada adiante ficar super preocupado com níveis hormonais, alimentação e hipertrofia. Será uma preocupação inútil.

 

No meu caso, vitamina D3 7.000ui e ZMA ajudaram bastante.  Hábitos mais saudáveis também contribuem.

 

Em segundo lugar, passe a comer mais. Especialmente alimentos como ovos, castanhas, brócolis, salmão, etc...

 

Em terceiro lugar, como já falaram aí, o seu nível de testosterona é o nível adequado para você. Lógico que é saudável melhorá-lo e vc terá resultados com isso, mas de nada adianta ficar se remoendo pq vc acha que seus níveis são baixos demais. (o lado psicológico acaba afetando, entende ?)

 

Dormir bem pra mim é quase impossível...já estava tendo tantos problemas que acabei apelando para medicação (Zolpidem), felizmente com isso estou conseguindo dormir entre 5 e 7 horas por noite, tirando as noites que eu acordo várias vezes e durmo denovo.

 

VIT D eu já uso, além de ômega 3. Acho que meu sono ruim tem exatamente relação com o fato de eu utilizar uma medicação inibidora do TNF-Alfa. Vi que existe uma relação entre sono e essa proteína. Mas não posso deixar de utilizar esse remédio pelo menos por um tempo ainda.

 

Em 9/20/2016 at 09:43, argonauth disse:

Quantos anos você tem?

26

 

Em 9/21/2016 at 02:36, gcabrejos disse:

Acompanhando.

Em maio, meus níveis de Testo/Prolactina também tavam ruins, cheguei a 180 de testo e 35 de prolactina, isso com 23 anos. Sentia os mesmos sintomas que vc, além de estar estagnado nos resultados da academia, mesmo me alimentando super bem (dieta de nutricionista) e malhando com personal. Fui a um endocrino que não resultou em nada, mas me foquei em comer mais gordura boa/tomar vitamina D/treinar perna e qualquer outra artimanha que lia na internet para aumentar a testo.

Passado 4 meses e algumas idas a endocrinos que não mudaram em nada, meus níveis de testosterona e prolactina normalizaram (400/8). Estranhei porque a testo subiu (não tanto como eu queria mas pra níveis normais) mas os sintomas persistiam, assim como a dificuldade em perder gordura/ganhar mm, por isso fiz mais um exame em que apontou meu nível de estradiol elevado, deu 65.

Sugiro que vc faça exame do seu estradiol. Estou fazendo exames para investigar o porquê desses níveis altos.

Abraço.

 

Minha Prolactina está normal agora. Não postei aqui, mas fiz um exame dia 19/10 (ou seja, dois meses) e o resultado foi bem no centro dos intervalos, deu 8,92 ng/mL.

Agora a testosterona está em queda livre. Exame de junho deu 450, exame de agosto 400, e agora em outubro 331 ng/dL.

Meu estradiol em agosto estava normal, 34,6 pg/mL (normal inferior a 39,8 pg/mL), só se aumentou nos últimos meses.

Atualizando, exames de outubro:

 

Testosterona caiu bastante, de 400 foi pra 330, livre e biodisponível bem ruins também.

 

Enfim, eu acho que a única solução pra mim é TRT mesmo...

Untitled.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, nwalker disse:

já estava tendo tantos problemas que acabei apelando para medicação (Zolpidem)

Ja experimentou trocar esse zolpidem por algum fito?  Eu tentaria 5-htp + citrato de magnésio.  Quando tomava, ficava meio dopado e dormia que era uma beleza.

Não li o tópico inteiro, mas como está sua dieta atualmente? está ingerindo uma boa quantidade de gordura?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...