Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Como calcular o custo com gás nas suas receitas


Torf

Posts Recomendados

Publicidade

5 horas atrás, SantinoBarzagli disse:

Se colocarmos cada detalhe do nosso estilo de vida na ponta do lápis, não haverá sanidade mental que resista.

 

De qualquer forma, são informações válidas.

Näo foi isso que eu quis dizer, o que eu quero dizer é que as pessoas possuem um pensamento muito reducionista. Por exemplo, quando fazem uma viagem de automóvel, calcula-se o custo da viagem como sendo o custo com combustível e ignora-se o desgaste de pneus e pecas, a depreciacäo do veículo, óleo...

 

Vejo diversos tópicos de pessoas comparando custos de proteínas e, ao comparar o custo do frango, por exemplo, com o do whey ou da albumina, esquece-se que o frango congelado tem uma porcäo considerável de água e que você terá custos para mantê-lo armazenado e para prepará-lo.

 

Vamos supor que você vai fazer uma receita proteica tipo um päo proteico ou um bolo, brownie, enfim... A maioria das pessoas leva em consideracäo apenas o custo dos ingredientes. Mas supondo que os ingredientes custam 9 R$ e, durante o preparo, você utiliza o forno por 1 hora, o gasto com gás corresponde a 10% do valor total da receita, o que é um valor considerável.

 

Enfim, a sugestäo foi dada. Ao escolher um alimento, näo leve em consideracäo apenas o valor que você vai pagar no supermercado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, eu entendi perfeitamente e concordo com você. É uma visão mais ampla e abrangente.

 

Dá para aplicar essa linha de raciocínio em tudo na vida.

 

"O quanto eu vou desgastar o solado do meu tênis indo da minha casa até a padaria?"

"O quanto eu vou desgastar o teclado do meu notebook fazendo uma redação de duas mil palavras?"

 

E o exemplo que você deu das peças e dos pneus de um carro numa viagem.

 

O cara precisa se planejar para ir ao mercado, preparar os alimentos e pesá-los.

O cara precisa se preocupar em bater os macros do dia. Precisa pensar no horário que vai comer, se será possível levar uma ou duas refeições para o trabalho.

O cara precisa se preocupar com o descanso, calcular horas de sono. Precisa se preocupar com a progressão de cargas no treino, ou com uma variação de estímulos.

Se for usuário de anabolizantes, precisa se preocupar com o protocolo, com a autenticidade das drogas, com exames médicos, com aplicações e TPC's.

 

E tudo isso considerando que este mesmo cara "apenas" trabalhe durante oito horas do seu dia, não esteja estudando. 

 

Será mesmo que vale a pena calcular cada detalhe de uma rotina? Será mesmo que é válido pensar em detalhes tão minuciosos?

 

Ao meu ver, pensar em tudo isso, todo santo dia, é de enlouquecer qualquer um.

 

E não estou falando que devemos viver sem planejamentos e programações...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, SantinoBarzagli disse:

Se colocarmos cada detalhe do nosso estilo de vida na ponta do lápis, não haverá sanidade mental que resista.

 

De qualquer forma, são informações válidas.

Se um empresa não coloca esses detalhes na sua rotina ela esta fadada a falir.

Exemplo prático é empresa de refeições industriais. Os cara tem que calcular cada centavo de tudo. Na média fica de R$0,25 a R$ 1,00 de lucro liquido por prato, depende principalmente da carne e modo de preparação.

As vezes uma carne de 2ª que agrega muito tempo de trabalho para ser limpa e de cozimento, fora o desperdício, sai mais caro que bife de coxão mole.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Paçoca bolada disse:

Eu nem gasto com gás de cozinha moro em apartamento o gás é encanado, como faz pra calcular o preço do gás encanado Torf?

Caso você esteja mesmo interessado em saber o custo do gás por unidade de tempo (minuto, horas, dia, etc), é possível se o seu prédio tiver o medidor individual.

 

Vai ser um negócio meio chato, mas você fazendo uma vez já dá pra ter uma idéia. Você faz assim: Confira a quantidade que o medidor esteja mostrando antes de comecar o experimento e a anote. Aí você escolhe um intervalo de tempo, tipo o experimento irá durar uma semana, ou 15 dias. Aí toda vez que você usar o fogäo ou o forno, você cronometra o tempo gasto. No final do experimento você terá uma unidade de tempo em horas (tempo de uso) e uma quantidade de gás consumido (o valor final do medidor menos o valor inicial). Com isso você terá uma nocäo média, porém dá pra fazer algo mais específico.

 

Se quiser fazer algo bem específico, tire um intervalo de tempo de tipo 5 dias a uma semana. Näo use o forno, use apenas o fogäo, sempre apenas uma boca (a mesma boca sempre) e sempre com o fogo na mesma altura. Aí você no final terá um valor de quanto de gás é gasto por minuto ou por hora no fogäo.

Como é difícil isolar só o forno, você pode fazer o teste quando for fazer alguma receita que irá demorar bastante. Daí você anota o valor do medidor antes de ligar o forno e o valor do medidor ao desligar o forno e divide esse valor pelo número de minutos ligados. Aí você terá o valor em cm³ ou mm³ ou dm³, dependendo da sensibilidade do seu leitor, de gás por minuto. Daí você olha na conta o valor do volume e multiplica pelo tempo, daí você vai ter o valor em Reais por minuto ou Reais por hora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

valeu Torf, vdd mano eu trabalho como faturista hospitalar... Aqui a gente briga até por 0,05 centavos caso o hospital cobre a mais pelo medicamento.Se tuh fizer as contas de centavos em centavos no final do ano dá um valor alto pela quantidade de guias de cobranças.

Editado por Paçoca bolada
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 minutos atrás, SantinoBarzagli disse:

Dá para aplicar essa linha de raciocínio em tudo na vida.

Você tem razäo, mas aí cabe a si denotar o que é um gasto significativo ou näo.

 

O custo do desgaste de um solado de calcado por metro percorrido é algo mínimo, portanto é um aspecto que pode ser ignorado.

 

Supondo que um pneu tenha uma durabilidade de 50.000 km (isso se você ficar sempre calibrando, fizer uma boa manutencäo) e o custo de 250 Reais por unidade e faz-se necessárias 4 unidades, você tem um investimento de 0,02 R$ por km rodado, o que parece ser mínimo porém numa viagem de ida e volta de Natal-RN ao Recife-PE, você terá um gasto de 12 Reais só com pneus, o que é algo relevante, considerando que você gastaria uns 40 litros de gasolina a 3,50 R$, o custo dos pneus é cerca de 10% dos custos totais da viagem, considerando apenas pneus e combustíveis.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...