Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Carne Vermelha Aumenta IGF1?


Posts Recomendados

IGF1 é um caralho complicado mesmo. Ele tende a reduzir com restrição calórica, jejum e balanço nitrogenado negativo, e volta a subir quando há refeeding e ganho de peso. Ainda assim, obesos parecem ser mais resistentes a redução de IGF1 com restrição calórica, e tbm à lipolise promovida pelo GH. É como se eles fossem menos dependentes da ingestão calórica para manter IGF1 estável (1). Outra coisa é o IGF1 sérico e as IGFBPs circulantes. Como elas fazem transporte do IGF, um aumento delas decorrentes de alterações na dieta também causa 'clearance' (limpeza, eliminação) do IGF.

A relação entre IGF1 e consumo de carne vermelha não é direto. Não dá pra simplesmente dizer ''carne vermelha aumenta IGF1". O ponto principal é o consumo de aminoácidos essenciais em si. O refeed após jejuns de mais de 24h, feito com aminos essenciais causa um aumento maior de IGF1 do que com proteínas incompletas (1), tanto que se você tiver uma dieta rica em proteína de soja (que é completa e tem um valor biológico ducaralho, o IGF1 aumenta tanto quanto com o consumo de carne. Quer ver?

Neste estudo de 1 ano (2), foram pegos 93 homens com estágio inicial de câncer de próstata. Eles foram separados 2 grupos, sendo um com o sonsumo médio de 80g de proteína animal por dia, e outro consumindo 117g de proteína vegetal por dia, sendo 7 a 18 porções de soja (isso dá 7 a 18 copos de leite de soja, ou uma torre de tofu). Em 1 ano os níveis de IGF1 de ambos os grupos terminaram praticamente iguais.

Mesmo que o biomarcador usado tenha sido inversamente relacionado com a progressão da doença e consumo de soja, não pretendo cobrir a parte do Cãncer de Próstata aqui. O que eu quero é falar de IGF1.

Continuando... Mesmo que ambos grupos tivessem níveis semelhantes de IGF1, os níveis de IGFBPs do grupo da soja era maior, e isso era provavelmente promovido pelas isofravonas da soja, que chegava a 133mg/dia (muito maior que a média de 30 a 50mg do consumido normalmente no Japão). Ou seja, mesmo semelhantes, mais IGF1 era ligado à proteína e eliminado.

Bem, o estudo foi feito com homens que tiveram cancer de próstata em estágio inicial detectado, então pode ficar sussa, talvez esse estudo não valha pra você. Para cobrir o lado XX da história, temos um estudo semelhante envolvendo mulheres, mas sem câncer envolvido na história (na real câncer foi motivo de exclusão das participantes).

Vamos lá. Neste estudo (3) de 2 fucking anos, 196 mulheres em pré-menopausa foram separadas em 2 grupos, sendo um de intervenção e outro de controle. O grupo de intervenção consumiu 2 porções diárias de soja (tofu, leite de soja, soja em grãos, e proteína de soja em pó, equivalente a 5~22g de proteína e 50mg de isoflavonas), o que dava 10x mais soja do que o grupo controle. Mesmo assim, em ambos os grupos a ingestão proteica total não era alta como no estudo anterior.

A parte dos dois bons estudos acima, talvez o melhor artigo que me deparei é um onde a comparação se deu entre 292 mulheres. 99 consumiam carne, 101 eram vegetarianas e 92 eram vegans. Nenhum dos grupos possuia ingestão de proteína consideralmente alta. Em porcentagem do total calórico a ordem ficava em onívoras (17,6%), vegans (13,5%) e vegeratianas em 13,7%. Nada demais... todo mundo dentro do peso ideal e pá mas as vegans eram mais magras, claro.

Eu vou descrever o resultado aqui, mas o interessante é vocês irem olhar as tabelas do estudo.

As veganas tinham 13% menos IGF1 do que as onívoras e 41% maior concentração de IGFBP1 e 2 que as onívoras e 20% maior que as vegetarianas.
Tem até uma frase aqui que eu preciso simplesmente transcrevê-la pra vocês: 
"Proteína animal MAIS proteína de Soja, um marcador de proteína alto em aminoácidos essenciais em todos os grupos, foi o nutriente mais fortemente associado com IGF1 sérico. Isso correspondeu ao aumento de 13% de IGF1 no grupo onívoro (mais de 41,5g/dia de prot, comparado com menos de 16,2g no menos quartil".

O contraste foi evidente tbm com aumento das proteínas ligadoras ao IGF, que aumentavam nas mulheres com baixíssima ingestão proteica. E, contribuindo com o estudo entre homens, as mulhres que mais consumiam leite de soja (mesmo vegans) também tinham maiores níveis de IGF1 quando comparadas as do próprio grupo que não consumiam.

Enfim, depois de 8h lendo artigos, eu não concluiria que carne vermelha AUMENTA IGF1, e sim consumo proteico. Enquanto isso, as dietas a base de plantas onde maior fonte proteica é soja tendem a ter maiores níveis de IGFBPs, que eliminariam mais rapidamente esse IGF1.

Há pontos que posso falar em outros posts, sobre a irrefutável relação entre IGF1 e câncer, ou até mesmo pq soja reduz chance de cancer de mama (que convém mencionar, já que os dois maiores estudos que abordei foram com mulheres). E também podemos falar disso nos comentários.

Enfim, não confiem no que eu escrevo, olhem a porra das fontes e leiam os estudos na íntegra. Tratei de conseguir o full text pra vocês aí:

(1) goo.gl/H7Ffqm
(2) goo.gl/frCeUY
(3) goo.gl/Ky0J8U
(4) goo.gl/8ZMrAO

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...